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Questões de Concursos Engenharia de Software

Resolva questões de Engenharia de Software comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


361Q112895 | Engenharia de Software , UML, Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAF

Na UML o diagrama que mostra elementos de configuração de processamento runtime e os componentes de software, processos e objetos, que neles se mantêm, é denominado diagrama de

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362Q836608 | Engenharia de Software, Outros modelos de Processo de Software, Técnico em Comunicação e Processamento de Dados Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2021

O modelo de desenvolvimento de software RAD (Rapid Application Development) conta com uma fase de Modelagem, que compreende a modelagem de
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363Q847117 | Engenharia de Software, Gestão de Projetos em Engenharia de Software, Analista de Tecnologia da Informação, CESPE CEBRASPE, 2020

A respeito de gerenciamento de projetos, julgue os itens a seguir, com base no PMBOK 6.a edição.
Uma das ferramentas utilizadas para estimar os recursos das atividades é a estimativa análoga, que usa um algoritmo baseado em dados históricos e parâmetros de projetos.
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364Q231721 | Engenharia de Software, Refatoração, Programador de Computador, TRE RN, FCC

Em relação à Refatoração, é INCORRETO afirmar:

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365Q847170 | Engenharia de Software, Processos de Software Desenvolvimento Ágil, Ministério da Economia Tecnologia da Informação Usuário UX, CESPE CEBRASPE, 2020

No que se refere a metodologias ágeis e experiência de usuário, julgue o item que segue.

No Agile UX, design, negócios e desenvolvimento se unem para trabalhar em um processo cíclico, ao passo que, no Lean UX, eles trabalham em paralelo.

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366Q832071 | Engenharia de Software, Processos de Software Desenvolvimento Ágil, Banco da Amazônia Técnico Científico, CESGRANRIO, 2021

“O Scrum é um arcabouço que ajuda pessoas, times e organizações a gerar valor por meio de soluções adaptativas para problemas complexos.”
SCHWABER, K. ; SUTHERLAND, J. O Guia do Scrum, O Guia Definitivo para o Scrum: As Regras do Jogo. Nov. 2020. p 3. Adaptado.
Para cumprir seu objetivo, o Scrum se baseia em quatro eventos formais, contidos dentro de um evento de maior duração: a Sprint.
Tais eventos formais implementam os três pilares empíricos do Scrum, que são
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367Q846925 | Engenharia de Software, Engenharia de Requisitos, AL AP Analista Legislativo Desenvolvedor de Sistemas, FCC, 2020

Considere a lista abaixo, elaborada durante um levantamento de requisitos na Assembleia Legislativa do Amapá, para um sistema hipotético de avaliações internas:

1. Registrar avaliação de colaborador por parlamentar: O sistema deve permitir ao parlamentar, em uma única tela, a avaliação de todos os seus colaboradores.

2. Considerar Aspectos Legais: O sistema deve seguir orientações elencadas na Resolução 099/XXXX do Conselho Legislativo do Estado.

3. Registrar autoavaliação de parlamentar: O sistema deve permitir ao parlamentar sua autoavaliação em relação às disposições legais sob as quais atuou no período.

4. Atentar à Segurança: O sistema deve fornecer mecanismos de segurança e autenticação alinhados com os adotados pelo processo XPTO.

5. Impedir acesso direto ao processo XPTO: O sistema deverá mostrar ao usuário que existem formulários de avaliação a serem respondidos e dará a opção de respondê-los depois.

Adotando RFU para requisitos funcionais e RNF para não-funcionais, a classificação correta e respectiva da lista 1 a 5 acima é:

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368Q178014 | Engenharia de Software, DFD, Desenvolvedor, MEC, FGV

O fluxo de dados, componente do DFD, é utilizado para mostrar o movimento de fragmentos ou pacotes de informações de um ponto a outro do sistema.
Os fluxos que se subdividem na saída de um processo para servir de insumo para outros processos são chamados:

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369Q230632 | Engenharia de Software, DFD, Profissional de Nível Superior, Chesf, CESGRANRIO

A análise estruturada prevê o desenvolvimento do Diagrama de Fluxo de Dados como um dos seus principais documentos.

Esse diagrama é composto de fluxos que representam a comunicação entre

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370Q846950 | Engenharia de Software, Métricas de Software, ALEPI Consultor Legislativo Tecnologia da Informação, COPESE, 2020

Para garantir um bom gerenciamento e desenvolvimento das aplicações desenvolvidas na ALEPI, foram implementadas na casa, Métricas de Software. Sobre tais métricas analise as seguintes afirmativas a seguir:
I. As Métricas Orientadas ao Tamanho consiste na contagem de linhas de código como medida-chave. Está fortemente ligado à linguagem de programação utilizada, impossibilitando a utilização de dados históricos para projetos que não utilizam a mesma linguagem. Um conjunto de métricas de qualidade e produtividade pode ser desenvolvido com esta técnica; II. Métricas Orientadas à Função consiste em um método para medição de software do ponto de vista do usuário, que determina de forma consistente o tamanho e complexidade de um software, sob a perspectiva do usuário. Ela dimensiona um software, quantificando a funcionalidade proporcionada ao usuário a partir do seu desenho lógico. Ou seja, são medidas indiretas do software e do processo por meio do qual ele é desenvolvido; III. Confiabilidade, complexidade, funcionalidade, qualidade e eficiência são exemplos de medidas diretas de métricas de software. IV. A partir dos resultados apresentados pela métrica ponto por função, é possível estimar a quantidade de erros que serão encontrados durante o teste.
Marque a opção que corresponde somente às afirmativas verdadeiras.
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371Q113274 | Engenharia de Software , Análise de Requisitos, Analista de Informática Desenvolvimento de Sistemas, MPU, FCC

Considere a seguinte especificação: "O sistema deverá inserir os dados por ordem de telefonema (data e hora) atentando para os critérios de segurança e confiabilidade ora estabelecidos. A arquitetura deve ser suficientemente prática, a fim de oferecer a máxima manutibilidade e a orientação a objeto é fundamental para garantir a reusabilidade".

São requisitos não funcionais

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372Q132392 | Engenharia de Software, Frameworks, Analista do Seguro Social Ciência da Computação, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Diversos são os arcabouços (frameworks) de definição de arquitetura de sistemas de informação. Por meio desses arcabouços, a arquitetura de sistemas de informação de uma organização pode ser descrita em diversos modelos que relacionam aspectos dos dados, funções, redes, pessoas e aspectos temporais e motivacionais de uma organização a modelos que representam visões que podem ser distintas e complementares, como as dos planejadores, dos donos da organização, dos projetistas, dos construtores, dos subcontratados e dos usuários. Julgue os itens subseqüentes acerca desse assunto.

Frameworks como os referidos acima pregam processos e métodos de desenvolvimento de aplicações que, em geral, devem seguir um caminho no qual as visões são construídas, com maior sucesso, de baixo para cima.

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373Q120206 | Engenharia de Software , Ciclo de Vida de Software, Analista de Sistemas Suporte Basis SAP R3, ELETROBRÁS, CESGRANRIO

Uma fábrica de software utiliza um ciclo de vida de desenvolvimento de sistemas que contempla um conjunto sequencial de ações de desenvolvimento, desde o diagnóstico do problema até os testes necessários à implementação. Além disso, nada está terminado até que todas as fases estejam completas. Esse ciclo de vida é conhecido como

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374Q99472 | Engenharia de Software , Engenharia de Requisitos, Analista Tecnologia da Informação, IPHAN, FUNIVERSA

No desenvolvimento de um software, a fase em que se determinam os objetivos e as restrições do sistema, utilizando-se técnicas como entrevistas, questionários, prototipagem, entre outras, chama-se

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375Q120756 | Engenharia de Software , UML, Analista de Tecnologia da Informação Banco de Dados, CETESB, VUNESP

Na UML, a principal diferença entre o diagrama de objetos e o diagrama de classes é que o diagrama de objetos mostra

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376Q107016 | Engenharia de Software , Engenharia da Informação, Analista Administrativo Informática, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito da engenharia de software, julgue os itens de 101 a 109.

O extreme programming (XP) constitui método ágil de desenvolvimento de software. Uma das práticas que se enquadram nos princípios dos métodos ágeis é a programação em pares, que promove o compartilhamento da autoria do código do sistema. Além dessa vantagem, a programação em pares atua como processo informal de revisão porque cada linha de código é vista por pelo menos duas pessoas.

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377Q118066 | Engenharia de Software , Metodologia de desenvolvimento de software, Analista de Sistemas, Prefeitura de Santa Maria Madalena RJ, CONSULPLAN

Com base na metodologia de desenvolvimento dinâmico de sistemas (DSDM Dynamic System Development Method), analise as afirmativas:

I. Estudo de viabilidade: estabelece os requisitos básicos e restrições do negócio associados à aplicação em construção e depois avalia se a aplicação é viável ao processo de desenvolvimento.
II. Estudo do negócio: estabelece os requisitos funcionais e de informação que permitirão à aplicação fornecer valor ao negócio; também define a arquitetura básica da aplicação e identifica os requisitos de manutenibilidade para a aplicação.
III. Iteração do modelo funcional: produz um conjunto de protótipos incrementais que demonstram a funcionalidade para o cliente.
IV. Iteração de projeto e construção: revisita os protótipos construídos durante a iteração do modelo funcional para garantir que cada um tenha passado por engenharia, de modo que seja capaz de fornecer valor ao negócio operacional para os usuários finais.

Estão corretas apenas as afirmativas:

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380Q117335 | Engenharia de Software , Ciclo de Vida de Software, Analista de Sistemas, ELETROBRÁS, CESGRANRIO

A figura abaixo representa, simplificadamente, as fases do Modelo de Ciclo de Vida Cascata.

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Dentre as diversas características desse modelo, afirma-se que

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