Início

Questões de Concursos Engenharia de Software

Resolva questões de Engenharia de Software comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q233830 | Engenharia de Software, XP, Programador de Computador, TRE RN, FCC

Assegurar que a equipe se concentre em fazer, primeiro, apenas aquilo que é claramente necessário e evite fazer o que poderia vir a ser necessário, mas ainda não se provou essencial. Este é um dos cinco valores fundamentais do XP (Extreme Programming), denominado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q100027 | Engenharia de Software , Analista Programador, DPE RO, FGV

O Manifesto Ágil é uma declaração que reúne os princípios e práticas que fundamentam o desenvolvimento ágil de software. É um dos princípios desse manifesto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q237509 | Engenharia de Software, Qualidade de Software, Programador, CAMARA SJC, FIP

Com relação à qualidade de software, é incorreto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q149967 | Engenharia de Software, Metodologia de desenvolvimento de software, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRE MT, CESPE CEBRASPE

Existem vários modelos de desenvolvimento de software, cada um com suas particularidades. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q121565 | Engenharia de Software, UML, Analista de Tecnologia da Informação, DATAPREV, Quadrix

O diagrama de atividades da UML tem um papel semelhante ao dos fluxogramas, mas a principal diferença é que os diagramas de atividades suportam comportamento paralelo. O nome dado à figura do diagrama de atividades que demonstra comportamento paralelo e que aceita um fluxo de entrada e vários fluxos concorrentes de saída é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q121683 | Engenharia de Software , Projeto de Software, Analista de Sistemas Júnior Processos de Negócios, Petrobras, CESGRANRIO

São feitas as afirmativas a seguir, sobre o fechamento de um projeto.

I - É necessário, ao final do projeto, rever o artefato de lições aprendidas de forma a retirar do mesmo as experiências mal sucedidas, para que outros projetos possam se beneficiar dos acertos do time ao mesmo tempo em que não são deixadas brechas para acionamento legal por parte dos stakeholders em caso de não-conformidade ou informações que possam revelar fraquezas e pontos sensíveis dos produtos gerados ou que contribuam para formar uma imagem negativa do mesmo.

II - O fechamento de um projeto prevê atividades de naturezas administrativas, tais como avaliações de desempenho e obtenção de aceite formal das entregas, as quais são realizadas não só no final do projeto como ao longo do ciclo de vida do mesmo, notadamente no fechamento das fases do projeto.

III - Se o projeto for completado com sucesso antes do prazo previsto ou com orçamento menor do que o especificado, as causas desse resultado devem ser identificadas e avaliadas sob a perspectiva de desvios do planejamento.

IV- Se houver um contrato formal assinado para o projeto, atividades específicas de encerramento do contrato devem ser conduzidas, exceto no caso em que o projeto seja cancelado, absorvido pela organização como um projeto permanente ou substituído por outro projeto.

Estão corretas APENAS as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q269054 | Engenharia de Software, Metodologias Ageis, Analista Desenvolvimento de Sistemas, MPU, CESPE CEBRASPE

Em relação às abordagens de desenvolvimento de software, julgue os próximos itens.

Scrum é uma metodologia de desenvolvimento de software que possui entre os seus princípios a realização do trabalho em sprint. Nessa metodologia, o tempo da sprint é variável, o que a faz adaptar-se mais facilmente às mudanças que possam ocorrer.

  1. ✂️
  2. ✂️

68Q111588 | Engenharia de Software , Teste de Software, Analista de Informática Desenvolvimento de Sistemas, MPU, FCC

Considere as informações abaixo em relação ao desenvolvimento de sistemas:

I. executar um software com o objetivo de revelar falhas, mas que não prova a exatidão do software.
II. correta construção do produto.
III. construção do produto certo.

Correspondem corretamente a I, II e III, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q120507 | Engenharia de Software , Teste de Software, Analista de Teste de Qualidade, MEC, FGV

O teste de software que garante o atendimento aos requisitos, ou seja, que verifica se os requisitos estão corretamente codificados, são conhecidos como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q117819 | Engenharia de Software , Análise de Requisitos, Analista de Sistemas, Senado Federal, FGV

Considere a lista de requisitos, a seguir, de um sistema que será desenvolvido.

1. O sistema deverá emitir relatórios de compras a cada 15 dias.
2. O sistema só irá permitir a visualização do campo "valor máximo" para gerentes.
3. O sistema deverá fornecer diariamente o relatório de despesas.
4. O sistema não poderá excluir um fornecedor do cadastro se o fornecedor estiver inadimplente.
5. O sistema não permitirá acesso aos registros de compras após as 17 horas.

Em relação a esses requisitos, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q117632 | Engenharia de Software , Gerência de Projetos, Analista de Sistemas, MEC, FGV

Texto associado.

Imagem 017.jpg

A figura abaixo ilustra um recurso empregado no desenvolvimento de sistemas, e tem como características:
I. Constitui um método simples para sistematizar uma classe de fatos, probabilidades e oportunidades combinados, cujos efeitos poderiam ser difíceis de manipular e comparar.
II. pode ser utilizada em diversas situações, da avaliação de riscos ou comparação entre propostas alternativas até a discussão dos resultados de um brainstorming.
III. proporcionam um recurso útil de análise quando utilizada em conjunto com um banco de dados consolidado ou técnicas de modelagem por computador.
Esse recurso é conhecido por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q118260 | Engenharia de Software , Processo de Software, Analista de Sistemas Desenvolvimento de Sistemas, BRDE, AOCP

Dentro da Engenharia de Software, encontramos uma gama de conceitos. Embasado nisso, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s) sobre Processos de Software.

I. Podemos definir um processo de software como um conjunto de atividades relacionadas que levam à produção de um produto de software.

II. A definição das funcionalidades do software e as restrições a seu funcionamento devem ser definidas na produção de um software. Essa atividade está incluída no processo de software.

III. A validação de software também é uma atividade presente no processo de software.

IV. Os processos de software são complexos e, como todos os processos intelectuais e criativos, dependem de pessoas para tomar decisões e fazer julgamentos. Não existe um processo ideal, a maioria das organizações desenvolve seus próprios processos de desenvolvimento de software.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q257857 | Engenharia de Software, UML, Técnico Judiciário Programação de Sistemas, TJ SE, FCC

Em um Diagrama de Atividades da UML, o desvio representa

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q148931 | Engenharia de Software, Metodologia de desenvolvimento de software, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 15a Região, FCC

Histórias de usuários na atividade de planejamento, encorajamento de uso de cartões CRC e de refabricação, reuniões em pé e programação em pares são características típicas do modelo de processo de software

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q117807 | Engenharia de Software , DFD, Analista de Sistemas, ELETROBRÁS, CESGRANRIO

Observe a figura de parte de um Diagrama de Fluxo de Dados, apresentada abaixo, para responder às questões de nos 58 e 59.

Imagem 003.jpg

Assim como um sistema, cada função pode ser entendida como uma caixa-preta que produz respostas a partir de estímulos predeterminados. A função "Diagnosticar paciente", mostrada no DFD parcial acima, será executada quando o paciente informar seus sintomas ao sistema. Isso é um exemplo de ocorrência de um evento classificado como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q185846 | Engenharia de Software, Engenharia de Requisitos, Agente de Defensoria Programador, DPE SP, FCC

No contexto da Engenharia de Requisitos, considere:

I. O sistema deve fornecer uma entrada de dados que possibilite a inclusão de atributos de permissão de acesso às dependências da corporação por técnicos, supervisores e chefes.

II. Algumas permissões de acesso deverão ter tratamento especial para a entrada de atributos. Para este tipo de permissão, atributos excedentes a uma faixa predeterminada só poderão ser incluídos por chefes de seção.

Em relação às assertivas acima, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q120780 | Engenharia de Software , Qualidade de Software, Analista de Tecnologia da Informação, UFF, UFF

Segundo Pressman, na qualidade do software, as inspeções, revisões e testes utilizados ao longo do processo de software, para garantir que cada produto de trabalho satisfaça os requisitos estabelecidos, são conhecidas como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q234524 | Engenharia de Software, Scrum, Programador de Computador, TRE CE, FCC

Um dos pontos da metodologia Scrum é o Daily Scrum, que consiste em uma reunião diária com aproximadamente 15 minutos de duração onde são tratados assuntos relacionados ao projeto. Nessa reunião são feitas 3 perguntas a cada membro do time de desenvolvimento, constando o que foi feito desde a última reunião, o que será feito até a próxima reunião e qual

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q217384 | Engenharia de Software, Usabilidade, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Segundo a norma ISO 9241, usabilidade é a capacidade
que um sistema interativo oferece a seu usuário, em determinado
contexto de operação, para a realização de tarefas de maneira
eficaz, eficiente e agradável. Segundo a norma ISO/IEC 9126,
usabilidade é a facilidade com que um usuário pode aprender a
operar, preparar entradas para um sistema ou componente e
interpretar as saídas desse sistema.


Tendo como referência as informações acima, julgue os itens a
seguir, relativos à engenharia de usabilidade.

A avaliação heurística é realizada considerando-se um conjunto de regras ou diretrizes para identificar possíveis problemas na interação entre o usuário e o computador. Essa avaliação baseia-se no conhecimento e na experiência de avaliadores especialistas que, analisando as interfaces de determinado sistema, fazem o levantamento dos problemas e sugerem possíveis soluções.

  1. ✂️
  2. ✂️

80Q259869 | Engenharia de Software, Orientação a Objetos, Técnico Judiciário Programação de Sistemas, TRF 4a, FCC

A proteção de atributos e operações das classes, fazendo com que estas se comuniquem com o meio externo por meio de suas interfaces, define o conceito de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.