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Questões de Concursos Engenharia de Software

Resolva questões de Engenharia de Software comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


621Q101733 | Engenharia de Software , Teste de Software, Analista Administrativo Área 4, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, que tratam das disciplinas de
implementação, teste e distribuição.

A cobertura do teste é a medida do percentual do código-fonte da aplicação que tenha sido submetido a testes.

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622Q254200 | Engenharia de Software, Teste de Software, Técnico Judiciário Programação de Sistemas, TRE PI, FCC

Também conhecido por teste estrutural ou orientado à lógica, é uma técnica de teste de software que trabalha diretamente sobre o código fonte do componente de software para avaliar aspectos, tais como, teste de condição, teste de fluxo de dados, teste de ciclos e teste de caminhos lógicos. Trata-se da técnica de teste

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623Q658457 | Engenharia de Software, Refatoração, Analista Judiciário Análise de Sistemas, TJ PA, CESPE CEBRASPE, 2020

No processo de TDD (test driven development), a refatoração
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624Q99622 | Engenharia de Software , Refatoração, Analista Administrativo Área 4, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, que tratam das disciplinas de
implementação, teste e distribuição.

A refatoração consiste na mudança do código-fonte do software, de modo a melhorar sua estrutura interna, sem que se altere o seu comportamento externo.

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625Q839233 | Engenharia de Software, Processos de Software Desenvolvimento Ágil, Analista de Controle Externo, TCE RJ, CESPE CEBRASPE, 2021

Acerca das metodologias ágeis e suas características, julgue o próximo item.

O FDD (feature driven development) tem como principal característica fornecer uma maneira de construir e manter sistemas que satisfazem restrições de prazo, por meio do uso de prototipagem incremental em um ambiente controlado de projeto.

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626Q151154 | Engenharia de Software, Middleware, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRE RJ, NCE UFRJ

O objetivo de uma camada de Middleware em um sistema multicamadas é:

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627Q259255 | Engenharia de Software, UML, Técnico Judiciário, TRT 12a Região, FCC

A UML é utilizada para modelar sistemas orientados a objetos. Um de seus diagramas é usado como técnica para descrever lógica de procedimento, processo de negócio e fluxo de trabalho.Esse diagrama, de várias formas, desempenha um papel semelhante aos fluxogramas, mas a principal diferença entre esse diagrama e a notação de fluxograma é que o diagrama suporta comportamento paralelo. O diagrama citado é o de:

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628Q109814 | Engenharia de Software, Orientação a Objetos, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCE AM, FCC

Sobre a orientação a objeto é correto afirmar:

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629Q116017 | Engenharia de Software , Teste de Software, Analista de Sistemas, Prefeitura de Santa Maria Madalena RJ, CONSULPLAN

O teste de software é a investigação do software, a fim de fornecer informações sobre sua qualidade em relação ao contexto em que ele deve operar. Isso inclui o processo de utilizar o produto para encontrar seus defeitos. Sobre as técnicas de testes de software, analise as afirmativas:

I. Caixa-branca: trabalha diretamente sobre o código fonte do componente de software para avaliar aspectos, como: teste de condição, teste de fluxo de dados, teste de ciclos, teste de caminhos lógicos, códigos nunca executados.
II. Caixa-preta: avalia o comportamento externo do componente de software, sem se considerar o comportamento interno do mesmo. Dados de entrada são fornecidos, o teste é executado e o resultado obtido é comparado a um resultado esperado previamente conhecido.
III. Caixa-cinza: tem por objetivo verificar a facilidade que o software possui de ser claramente compreendido e manipulado pelo usuário.
IV. Caixa-azul: avalia o comportamento do software em situação real de uso, onde são testadas as funcionalidades técnicas específicas do software.

Estão corretas apenas as afirmativas:

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630Q165277 | Engenharia de Software, Ciclo de Vida de Software, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

Analise as seguintes afirmações relacionadas a Ciclo de Vida de um projeto de software:

I. As fases do ciclo de vida de um projeto são equivalentes aos processos de gerenciamento de projetos.

II. As organizações consideram o ciclo de vida do produto parte do ciclo de vida do projeto.

III. O ciclo de vida do projeto define as fases que conectam o início de um projeto ao seu final.

IV. A transição de uma fase para a outra dentro do ciclo de vida de um projeto, em geral é definida por alguma forma de transferência técnica ou entrega.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

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631Q116155 | Engenharia de Software , Métricas de Software, Analista de Saneamento, EMBASA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Métricas são utilizadas para medir produtividade, estimar qualidade
dos software e identificar e quantificar as funcionalidades
requeridas para um projeto. Com relação a esse assunto, julgue os
itens que se seguem.

Fator de estimativa de qualidade (EQF, estimate quality factor) é definido como a área sob a curva do valor atual pela área entre o valor estimado e o atual. Isso é o inverso da percentagem de erro ou o erro médio relativo.

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632Q156709 | Engenharia de Software, Teste de Software, Analista Ministerial Informática, MPE PI, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de teste de software, julgue os itens seguintes.

Os testes de unidade são feitos por equipes especializadas em testes, de forma a se garantir que os módulos que compõem o sistema sob construção estejam funcionando de acordo com as especificações.

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633Q847186 | Engenharia de Software, Processos de Software Desenvolvimento Ágil, Ministério da Economia Tecnologia da Informação Usuário UX, CESPE CEBRASPE, 2020

Acerca de gerenciamento de projetos, julgue o item a seguir.

No gerenciamento ágil de projeto, o desenvolvimento orientado para teste de aceitação é uma descrição formal do comportamento de um produto de software, geralmente expressa como um exemplo ou cenário de uso.

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634Q109503 | Engenharia de Software , Análise de Requisitos, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Imagem 007.jpg
Considerando a figura acima, que apresenta um modelo de processo para desenho de sítios web, o qual contempla vários aspectos de
engenharia de usabilidade, julgue os itens seguintes, relativos aos conceitos de engenharia de usabilidade e engenharia de software.

O modelo de processo mostrado apresenta elementos do paradigma iterativo e incremental.

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635Q116196 | Engenharia de Software , UML, Analista de Sistemas, INB, CONSULPLAN

Assinale F para falso ou V para verdadeiro e marque a alternativa correspondente:
( ) A UML pode ser utilizada somente para modelagem de sistemas ligados à informática.
( ) UML é uma linguagem para especificação, documentação, visualização e desenvolvimento de sistemas orientados a objetos.
( ) Ao se modelar um sistema utilizando a UML, segundo normas do grupo gestor da UML (Object Management Group - OMG), tem-se que utilizar pelo menos quatro de seus diagramas.
( ) A UML é um método de desenvolvimento, o que significa que ela diz o que fazer primeiro e em seguida como desenhar seu sistema.
A seqüência está correta em:

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637Q219934 | Engenharia de Software, XP, Perito Criminal, Polícia Civil ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A respeito de desenvolvimento de sistema, reengenharia e
linguagens de programação, julgue os próximos itens.

O extream programming é um método de desenvolvimento ágil de software, em que o representante do cliente faz parte do desenvolvimento, e os programadores de software desenvolvem testes antes da escrita do código.
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638Q154934 | Engenharia de Software, RUPProcesso Unificado Rational, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 1a REGIÃO, FCC

Segundo o RUP (Rational Unified Process) a
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639Q149063 | Engenharia de Software, UML, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TJ SE, FCC

Em uma hierarquia de modelos de quatro camadas onde a UML (metamodelo - camada M2) é instância de um modelo de mais alto nível de abstração (metametamodelo - camada M3 p. ex. MOF), pode se afirmar que um diagrama de classes (modelo - camada M1) é uma instância da UML e, portanto, de uma camada de menor nível de abstração em relação àquela. Desta forma, descendo-se na hierarquia, a camada de mais baixo nível (M0) representa:

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640Q263496 | Engenharia de Software, Analise e Projeto Orientado a Objetos, Técnico Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 14a Região, FCC

Considere:
I. Uma classe define o comportamento dos objetos através de seus métodos, e quais estados ele é capaz de manter através de seus atributos.

II. Na herança cada classe derivada (subclasse) apresenta as características (estrutura e métodos) da classe base (superclasse) e acrescenta a elas o que for definido de particularidade para ela.

III. Polimorfismo é o princípio pelo qual duas ou mais classes derivadas de uma mesma superclasse podem invocar métodos que têm a mesma identificação e mesmo comportamento.

IV. Um objeto é capaz de armazenar estados através de seus atributos e reagir a mensagens enviadas a ele, assim como se relacionar e enviar mensagens a outros objetos.
Na orientação a objetos é correto o que se afirma em

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