Questões de Concursos Engenharia de Software

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81Q1011812 | Engenharia de Software, Processos de Software, Técnico de Tecnologia da Informação, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação ao processo unificado (RUP), julgue o item que se segue.

O RUP possui nove disciplinas: seis core disciplines, diretamente ligadas à engenharia de software, e três umbrellas ou supporting disciplines, que dão suporte ao processo.

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82Q1061733 | Engenharia de Software, Engenharia de Requisitos, Transformação Digital e Gestão de TI, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito das boas práticas de narração de histórias de usuário, julgue os itens a seguir.

I O uso da voz ativa e do modelo “Como [persona], quero [ação] para [benefício].” ajudam a explicitar o valor da funcionalidade.
II Personas são personagens fictícias que, criadas com base em dados reais dos usuários, representam seus objetivos, comportamentos e atitudes.
III As histórias de usuário devem ser repassadas prontas pelo product owner para a equipe, a fim de se evitar impacto nas atividades em andamento do time.

Assinale a opção correta.
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84Q1047141 | Engenharia de Software, Prototipação, Análise de Sistemas, CIAAR, Aeronáutica, 2025

O protótipo de software é uma versão inicial de um sistema utilizado para demonstrar conceitos, experimentar opções de projeto e descobrir mais sobre o problema e suas possíveis soluções. Considerando os conceitos sobre prototipação de software, é incorreto afirmar que:
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85Q1061734 | Engenharia de Software, Engenharia de Requisitos, Transformação Digital e Gestão de TI, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2025

Uma instituição financeira está modernizando seu sistema de atendimento ao cliente e deve identificar requisitos críticos, como preferências de clientes sobre notificações de transações e necessidades de acessibilidade para idosos.
Com base na situação hipotética precedente, assinale a opção em que é corretamente citada a técnica de levantamento de requisitos mais adequada para a descoberta de necessidades não óbvias de clientes e funcionários da instituição.
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86Q1011814 | Engenharia de Software, Processos de Software, Técnico de Tecnologia da Informação, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação ao processo unificado (RUP), julgue o item que se segue.

No ciclo de desenvolvimento inicial típico para um projeto de tamanho médio, recomenda-se a seguinte distribuição de esforço: 10% para iniciação, 25% para elaboração, 50% para construção e 15% para transição.

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87Q1047142 | Engenharia de Software, Engenharia de Requisitos, Análise de Sistemas, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Os requisitos de um sistema são as descrições dos serviços que ele deve prestar e das restrições à sua operação. Esses requisitos refletem as necessidades dos clientes de um sistema que atende a um determinado propósito, como controlar um dispositivo, fazer um pedido ou encontrar informações.
Considerando as características de requisitos funcionais e não funcionais, pode-se afirmar que:
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88Q1008743 | Engenharia de Software, Gestão de Projetos em Engenharia de Software, Tecnologia da Informação, MPERJ, FGV, 2025

Com relação ao SCRUM, a pessoa responsável por garantir e maximizar, a partir do trabalho do time de desenvolvimento, o retorno sobre o investimento no produto para os clientes, definir o produto e a tomada das decisões de negócios relativas a seu desenvolvimento a partir das necessidades dos clientes do projeto e demais partes interessadas, alinhado com ou em direção aos objetivos da organização, chama-se
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89Q1009255 | Engenharia de Software, Classe B, DPERO, FGV, 2025

Uma das ferramentas amplamente utilizadas para controlar e testar a segurança de Web Services é o SoapUI. Com relação aos tipos de testes oferecidos pela ferramenta, analise os itens a seguir.
I. Os testes do tipo to-be oferecem como vantagem a possibilidade de criação de código e testes antes da criação dos serviços web reais. os desenvolvedores podem criar testes para operações que ainda não foram implementadas enquanto desenvolvem o aplicativo.
II. Os testes do tipo load permitem que os desenvolvedores avaliem os serviços web de forma rápida e fácil usando diferentes estratégias para verificar se as funcionalidades não quebram sob cargas de trabalho distintas.
III. Os testes do tipo as-is permitem que os desenvolvedores melhorem a eficiência, segurança contra ciberataques e a usabilidade dos serviços web.
Está correto, o que se afirma em
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91Q1061736 | Engenharia de Software, Engenharia de Requisitos, Transformação Digital e Gestão de TI, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2025

Perguntas como “Isso é realmente o mínimo necessário?”, “Esse conjunto torna o produto viável?”, “Há algo essencial que esquecemos?” são apropriadas na etapa do processo de definição do MVP denominada
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92Q1011816 | Engenharia de Software, Scrum, Técnico de Tecnologia da Informação, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito do processo ágil e da metodologia Scrum, julgue o item que se segue.

O sprint backlog é composto pela meta da sprint, pelos itens do product backlog selecionados e pelo plano para entregá-los, definido pelo time de desenvolvimento.

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93Q1047144 | Engenharia de Software, Processos de Software, Análise de Sistemas, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Scrum é um método de desenvolvimento ágil de software concebido por Jeff Sutherland e sua equipe de desenvolvimento no início dos anos 1990. Sobre as características desta metodologia pode-se afirmar que.
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94Q1061737 | Engenharia de Software, Engenharia de Requisitos, Transformação Digital e Gestão de TI, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2025

Uma equipe de produto está desenvolvendo um novo aplicativo de mobilidade urbana. Para a identificação dos reais desafios enfrentados pelos usuários, os designers saem a campo, realizam entrevistas com passageiros e motoristas, observam seus comportamentos e documentam suas angústias e necessidades.
No que se refere ao processo de product design, a etapa descrita na situação hipotética precedente corresponde à
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95Q1011817 | Engenharia de Software, Scrum, Técnico de Tecnologia da Informação, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito do processo ágil e da metodologia Scrum, julgue o item que se segue.

Durante a sprint, o escopo pode ser esclarecido e renegociado com o product owner à medida que surgirem novos aprendizados, desde que nenhuma mudança comprometa a meta da sprint.

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96Q1061738 | Engenharia de Software, Processos de Software, Transformação Digital e Gestão de TI, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2025

Ajudar o gestor do product backlog a encontrar técnicas para a definição eficaz da meta do produto no gerenciamento do product backlog é responsabilidade
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97Q1011818 | Engenharia de Software, Técnico de Tecnologia da Informação, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito do processo ágil e da metodologia Scrum, julgue o item que se segue.

Nos processos ágeis, os ciclos são sequenciais e lineares, o que valoriza a colaboração multidisciplinar e a entrega contínua de valor alinhada às necessidades do cliente.

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98Q1061739 | Engenharia de Software, Processos de Software, Transformação Digital e Gestão de TI, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2025

O modelo “Como [usuário, persona ou sistema], eu quero [ação] para que [valor, motivo ou necessidade por trás].” é utilizado no gerenciamento do backlog para descrever
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99Q1009259 | Engenharia de Software, Acoplamento e Coesão, Classe B, DPERO, FGV, 2025

A Programação Orientada a Objetos (POO, ou Object-oriented programming, OOP) é um paradigma de programação que usa objetos para organizar e reutilizar código.
Com relação a Programação Orientada a Objetos, analise os itens a seguir.
I. A abstração define a interface de uma classe e de seus elementos, determinando o processo de identificação de um objeto, e permite concentrar-se no que o objeto é, no que o objeto faz, sem se preocupar em como ele faz.
II. O encapsulamento contém a definição de como implementar atributos e métodos de uma classe, que serão instanciados a certo objeto
III. O acoplamento estabelece medida para avaliar o quanto duas ou mais classes estão conectadas, possibilitando executarem operações comuns, ou seja, generalização.
IV. A coesão se refere a capacidade de medir o quanto uma determinada classe ou método faz sentido.
Está correto o que se afirma em:
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100Q1009261 | Engenharia de Software, Classe B, DPERO, FGV, 2025

Design Orientado por Domínio (ou DDD, Domain Driven Design) é uma metodologia de desenvolvimento de software que visa criar um modelo de software que corresponda ao domínio de negócios. Com relação a Design Orientado por Domínio, analise os itens a seguir
I. O DDD se opõe à ideia de ter um único modelo para todo o sistema; em vez disso, incentiva a divisão do sistema em contextos limitados, cada um dos quais tem seu próprio modelo.
II. Durante a fase estratégica de DDD, você está mapeando fora do domínio empresarial e definindo contextos limitados para seus modelos de domínio.
III. DDD tático é quando você define os modelos de domínio com mais precisão, sendo estes padrões aplicados dentro de um único contexto limitado.
Está correto o que se afirma em
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