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Questões de Concursos Engenharia de Software

Resolva questões de Engenharia de Software comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q115676 | Engenharia de Software , Engenharia de Requisitos, Analista de Sistemas, BADESC, FGV

Analise o fragmento a seguir:

"a base de dados deve ser protegida para acesso apenas de usuários autorizados".

O fragmento acima apresenta um exemplo do seguinte requisito:

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82Q166217 | Engenharia de Software, Teste de Software, Auditor do Tesouro Municipal Tecnologia da Informação, Prefeitura de Natal RN, ESAF

Com relação aos tipos de testes que podem ser considerados e executados em um projeto de software, é correto afi rmar que o objetivo principal do Teste Funcional é assegurar que

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83Q110568 | Engenharia de Software , Teste de Software, Analista de Controle Interno – Tecnologia da Informação, SAD PE, CESPE CEBRASPE

A respeito do plano de teste, um registro do processo de planejamento de testes de software, assinale a opção correta.

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84Q168780 | Engenharia de Software, Qualidade de Software, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

Com o propósito de produzir software com qualidade, segundo o CMM, a Garantia de Qualidade de Software (SQA) tem o objetivo de

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85Q116575 | Engenharia de Software , Conceitos Básicos, Analista de Sistemas, Chesf, CONSULPLAN

Segundo Pressman (1995), Engenharia de Software é o estabelecimento e uso de sólidos princípios de engenharia para que se possa obter economicamente um software que seja confiável e que funcione eficientemente em máquinas reais, abrangendo um conjunto de três elementos fundamentais (métodos, ferramentas e procedimentos). Assinale a alternativa INCORRETA:

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86Q110305 | Engenharia de Software , Ciclo de Vida de Software, Analista de Controle Interno – Tecnologia da Informação, SAD PE, CESPE CEBRASPE

Um desenvolvedor de software foi contratado por uma empresa de software, mas ainda não tem informações acerca do modelo de desenvolvimento, do modelo de ciclo de vida ou do processo de desenvolvimento de software sob o qual se estruturam as atividades da organização. O desenvolvedor, no entanto, ao chegar às dependências da empresa, no seu primeiro dia de trabalho, começou a observar alguns comportamentos desempenhados pelos seus colegas. Tratando tais comportamentos como evidências do desempenho de um processo aderente a determinado modelo, o desenvolvedor registrou algumas proposições acerca do modelo empregado na empresa.

A respeito da situação acima, em cada uma das opções a seguir, é apresentada uma evidência coletada pelo desenvolvedor, que deve ser analisada individualmente, independentemente das demais evidências coletadas. Assinale a opção em que a conclusão de evidência é coerente com o que estabelece o corpo de conhecimento da engenharia de software acerca desse tema.

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87Q116530 | Engenharia de Software , Processo de Software, Analista de Sistemas Desenvolvimento e Manutenção, INFRAERO, FCC

A principal metodologia tradicional utilizada no desenvolvimento de software é o modelo clássico também conhecido como cascata ou sequencial. Nesse modelo,

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88Q151911 | Engenharia de Software, Sistemas Distribuídos, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRE AM, FCC

Em relação aos sistemas distribuídos, considere

I. O protocolo ou canal de comunicação pode ser dotado de um interpretador para compatibilizar a informação que possa não ser entendida por certas máquinas, estendendo dessa forma, a um maior número de computadores no sistema.

II. O Middleware é composto por um conjunto de processos ou objetos num grupo de computadores, que interagem entre si de forma a implementar comunicação e oferecer suporte para partilha de recursos a aplicações distribuídas.

III. Peer-to-peer pode ser entendido como uma arquitetura de sistemas distribuídos caracterizada pela descentralização das funções na rede, onde cada nodo realiza tanto funções de servidor quanto de cliente.

IV. Um sistema distribuído pode ser definido como uma coleção de processadores francamente acoplados, que não compartilham memória nem relógio, interconectados por uma rede de comunicação.

É correto o que se afirma APENAS em

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89Q140983 | Engenharia de Software, Metodologias Ageis, Analista Judiciário Informática, TRF 3a, FCC

Os modelos ágeis de desenvolvimento de software têm menos ênfase nas definições de atividades e mais ênfase na pragmática e nos fatores humanos do desenvolvimento. Um destes modelos enfatiza o uso de orientação a objetos e possui apenas duas grandes fases: 1 - Concepção e Planejamento e 2 - Construção. A fase de Concepção e Planejamento possui três disciplinas (chamadas de processos): Desenvolver Modelo Abrangente, Construir Lista de Funcionalidades e Planejar por funcionalidade. Já a fase de Construção incorpora duas disciplinas (processos): Detalhar por Funcionalidade e Construir por Funcionalidade.

O texto acima apresenta a metodologia ágil conhecida como

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90Q257342 | Engenharia de Software, Metodologia de desenvolvimento de software, Técnico Judiciário Programação de Sistemas, TRE AP, CESPE CEBRASPE

O uso de metodologias de desenvolvimento de sistemas tem como objetivo garantir que

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91Q118595 | Engenharia de Software , Métricas de Software, Analista de Sistemas, CVM, ESAF

A métrica de software Complexidade ciclomática

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92Q109135 | Engenharia de Software, Qualidade de Software, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCE AM, FCC

Considere o excerto a seguir:

A engenharia de software pode ser considerada uma tecnologia, com métodos e ferramentas próprios, estruturada em camadas, do ponto de vista sistêmico. A abordagem sistêmica da engenharia de software deve se apoiar num compromisso organizacional com a qualidade que leve à cultura de um processo contínuo de aperfeiçoamento, e é essa cultura que, em última análise, leva ao desenvolvimento de abordagens cada vez mais efetivas. A camada de base em que a engenharia de software se apoia é I e o “adesivo” que mantém unidas as camadas, estruturadas segundo a visão sistêmica, é o I I .

As lacunas I e II devem ser preenchidas, correta e respectivamente, por:

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93Q154286 | Engenharia de Software, XP, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRF 4a, FCC

A Extreme Programming (XP) baseia-se em 12 práticas, que são um conjunto de atividades que deverão ser seguidas pelas equipes que desejam utilizar a XP. Na prática do Jogo do Planejamento, as funcionalidades são descritas em pequenos cartões que são conhecidos como

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94Q263705 | Engenharia de Software, Engenharia de Requisitos, Técnico Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 23a REGIÃO, FCC

Detalhes técnicos desnecessários especificados pelos usuários podem confundir os objetivos globais do sistema. No levantamento de requisitos, trata-se de um problema de

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95Q115778 | Engenharia de Software, Métricas de Software, Analista de Sistemas, IBGE, CESGRANRIO

A Tabela I mostra uma estimativa para funcionalidades de um sistema a ser desenvolvido. A Tabela II mostra os pesos para o cálculo de pontos de função não ajustados.

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Assumindo-se que a produtividade média de uma equipe é de 8 horas por ponto de função (não ajustados), o valor mais próximo do esforço total estimado, em horas, para o desenvolvimento das funcionalidades do sistema é

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96Q167847 | Engenharia de Software, Metodologia de desenvolvimento de software, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

O modelo espiral para a Engenharia de Software foi desenvolvido acrescentando-se novos elementos às melhores características de outros modelos. Segundo o modelo espiral, a determinação dos objetivos, alternativas e restrições está relacionada à atividade de

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97Q217101 | Engenharia de Software, Usabilidade, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Segundo a norma ISO 9241, usabilidade é a capacidade
que um sistema interativo oferece a seu usuário, em determinado
contexto de operação, para a realização de tarefas de maneira
eficaz, eficiente e agradável. Segundo a norma ISO/IEC 9126,
usabilidade é a facilidade com que um usuário pode aprender a
operar, preparar entradas para um sistema ou componente e
interpretar as saídas desse sistema.


Tendo como referência as informações acima, julgue os itens a
seguir, relativos à engenharia de usabilidade.

A modelagem de conteúdo e navegação envolve aspectos estruturais e dinâmicos para realizar o desenho da arquitetura da interface em termos de espaços de interação. O aspecto dinâmico corresponde à criação de um modelo simplificado do conteúdo da interface, e o aspecto estrutural, à definição da navegação associada ao modelo dinâmico.

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98Q121201 | Engenharia de Software , Processo de Software, Analista de Tecnologia da Informação, UFF, UFF

Em relação à engenharia de software, a afirmação NÃO pertinente aos processos de software é:

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99Q152200 | Engenharia de Software, Scrum, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 1a REGIÃO, FCC

No SCRUM, o processo de desenvolvimento inicia com uma reunião de planejamento na qual o Product Owner e a equipe decidem, em conjunto, o que deverá ser implementado do Product Backlog. Assim, a equipe planeja seu trabalho, definindo o Sprint Backlog, na

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100Q168612 | Engenharia de Software, Auditor Fiscal da Receita Estadual, SEFAZ RS, FUNDATEC

Um cliente contratou uma empresa para desenvolver um sistema de E-Commerce. Após os levantamentos iniciais, definiu-se, de comum acordo, entre o cliente e a empresa contratada, que esse sistema terá, obrigatoriamente, os seguintes comportamentos, dentre outros: "Logar no Sistema", "Selecionar Produtos", "Listar Produtos" e "Calcular Frete". Nesse caso, tais comportamentos obrigatórios, que o sistema de E-Commerce deverá ter, são chamados de:
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