Início

Questões de Concursos Engenharia de Telecomunicações

Resolva questões de Engenharia de Telecomunicações comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1021Q1060341 | Engenharia de Telecomunicações, Comunicações por Satélites, Engenharia Telecomunicação, TCE PA, FGV, 2024

A disponibilidade de um enlace de comunicações via satélite entre duas estações terrenas ao longo de um ano foi igual a 99,99%. Dessa maneira, é possível dizer que, durante o período de observação de um ano, o enlace ficou indisponível por um total de, aproximadamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1022Q999124 | Engenharia de Telecomunicações, Engenheiro em Telecomunicações, IMBEL, IBFC, 2024

São diâmetros de núcleos de fibras ópticas multimodo comerciais o que se descreve na alternativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1023Q1047253 | Engenharia de Telecomunicações, Transmissão, Engenharia de Telecomunicações, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Um OTDR (refletômetro óptico no domínio do tempo) é um instrumento versátil e portátil amplamente utilizado para avaliar as características de um enlace por fibras ópticas.
Para localizar um evento de quebra de uma fibra óptica o OTDR envia um pulso luminoso que, ao encontrar o ponto de quebra, sofre uma reflexão devido à mudança brusca do meio de propagação da luz. Esse pulso retorna ao OTDR que avalia a distância do evento pelo tempo de atraso desse pulso, entre o instante de emissão e o instante de recebimento.

Considere uma fibra óptica cujo núcleo possui um índice de refração igual a 1,480. Se o OTDR indica que existe um evento de quebra na fibra a uma distância de 15 km, o tempo total de percurso do pulso luminoso terá sido de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1024Q1047258 | Engenharia de Telecomunicações, Transmissão, Engenharia de Telecomunicações, CIAAR, Aeronáutica, 2025

O cabo coaxial é um tipo de linha de transmissão muito utilizado em sistemas de telecomunicações. Existem cabos coaxiais com características construtivas muito diferentes, principalmente quanto sua flexibilidade e seu diâmetro externo.
Os principais parâmetros ao se especificar um cabo coaxial numa aplicação são: sua impedância característica, a taxa de atenuação, a capacidade de potência e a frequência máxima permitida.

Sobre este tema, analise as assertivas a seguir:

I. A taxa de atenuação em um cabo coaxial varia com a frequência de trabalho, principalmente em altas frequências devido ao efeito pelicular nos condutores.
II. A frequência máxima de utilização que garante a propagação somente do modo TEM em um cabo coaxial é diretamente proporcional ao diâmetro dos seus condutores.
III. A potência do sinal que pode ser aplicado continuamente em um cabo coaxial varia com a frequência e depende dos diâmetros dos condutores.

Sobre as assertivas acima, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1025Q1059853 | Engenharia de Telecomunicações, Projetos de Sistemas de Radio, Engenheiro de Instrumentação Científica, INPE, FGV, 2024

Nas últimas décadas, as pesquisas sobre o rádio definido por software permitiram diversas inovações nas comunicações móveis, tais como o LTE e o Wi-Fi.

Acerca dessa tecnologia, analise as afirmativas a seguir.

I. O desempenho do rádio não é mais relacionado exclusivamente ao desempenho de seus componentes analógicos, uma vez que o processamento dos sinais foi transferido para o domínio digital.
II. O rádio definido por software permite projetos mais flexíveis, uma vez que os componentes típicos de sistemas rádio, tais como misturadores e filtros, podem ser implementados via software.
III. Não é possível suportar novos padrões de comunicação sem substituir o hardware do equipamento rádio.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1026Q1049939 | Engenharia de Telecomunicações, Arv Analisador de Rede Vetorial, Engenheiro de Instrumentação Científica, INPE, FGV, 2024

Para o projeto de um sistema RF, um engenheiro encomendou um filtro RF passa-banda de uma empresa terceirizada.

Tendo em vista a necessidade de o engenheiro realizar a validação do protótipo do filtro a ser recebido, assinale a opção que indica o equipamento o mais adequado para a execução de tal validação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1027Q999121 | Engenharia de Telecomunicações, Engenheiro em Telecomunicações, IMBEL, IBFC, 2024

No tema Gerenciamento de Redes, estudam-se protocolos de gerenciamento, onde, em grandes redes, é imperativo que se tenha aplicações que monitorem os ativos de rede, bem como as estações de trabalho e servidores. Com base no assunto, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Protocolo RMON definido pelo IETF.
( ) Protocolo SNMP baseado na arquitetura TCP/IP.
( ) Protocolo CMIP definido pela ANSI.
Assinale a alternativa que apresenta sequência correta de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1028Q1012705 | Engenharia de Telecomunicações, Redes de Computadores, Área Sistemas de Telecomunicações, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item subsecutivo, relativo a redes de comunicação de dados.

O IPv4 utiliza endereços numéricos de 32 bits, sendo necessária, em alguns casos, a utilização de NAT para permitir que dispositivos privados se conectem à Internet.

  1. ✂️
  2. ✂️

1029Q1060337 | Engenharia de Telecomunicações, Transmissão, Engenharia Telecomunicação, TCE PA, FGV, 2024

No contexto das comunicações sem fio, é fundamental assegurar que o sinal transmitido seja adequadamente recebido, especialmente quando se utilizam antenas direcionais. Considere um enlace de comunicações operando na frequência central de 1 GHz, com antenas direcionais apresentando um ganho de 6 dBi cada uma e separadas por uma distância de 100 metros. A potência mínima requerida no receptor é de -30 dBm. Sabe-se que a equação da atenuação no espaço livre é dada por:
AEL = 92,40 + 20. log10(F) + 20. log10(D) (dB)


em que: F = Frequência em GHz. D = Distância em km.
A potência mínima do transmissor em dBm para garantir que a especificação no receptor seja atendida é de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1030Q1060338 | Engenharia de Telecomunicações, Transmissão, Engenharia Telecomunicação, TCE PA, FGV, 2024

As antenas desempenham um papel essencial nos sistemas de telecomunicações, sendo responsáveis pela emissão e recepção de sinais eletromagnéticos. Para descrever seu desempenho, são considerados diversos parâmetros e características, como ganho, diretividade, largura de feixe, polarização, impedância e VSWR. Neste contexto, analise as seguintes afirmações sobre antenas:
I. Uma antena isotrópica é aquela que transmite em todas as direções com a mesma potência.
II. VSWR é uma medida da eficiência de transmissão da antena. Um VSWR baixo indica que a maior parte da energia do sinal é transmitida, enquanto um VSWR alto indica refletância, resultando em perdas de energia.
III. A diretividade refere-se à habilidade da antena de concentrar energia em uma direção específica. É relacionada ao ganho, mas considera também o padrão de radiação da antena.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1031Q1060344 | Engenharia de Telecomunicações, Modulação Na Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Telecomunicação, TCE PA, FGV, 2024

A modulação por codificação de pulsos (PCM) é essencial na telefonia digital para a digitalização da voz humana. Essa técnica converte sinais analógicos em digitais, melhorando a eficiência e qualidade da transmissão. A voz captada é amostrada, quantificada e codificada em pulsos digitais, garantindo uma comunicação mais clara e confiável, com menos interferências e melhor desempenho em longas distâncias.
Considere que um sistema que deseje transmitir, com fidedignidade, frequências da voz humana até 4000 Hz, utilizando uma taxa de amostragem de Nyquist e 12 bits para a quantização do sinal.

A menor taxa de bits necessária para o envio desse sinal digital é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1032Q1060347 | Engenharia de Telecomunicações, Transmissão, Engenharia Telecomunicação, TCE PA, FGV, 2024

Os sistemas de comunicações celulares são redes de telecomunicações sem fio que utilizam uma infraestrutura distribuída em células para fornecer cobertura e capacidade de comunicação a dispositivos móveis. Cada célula é servida por uma estação rádio base (ERB), que se conecta com os dispositivos dentro da sua área de cobertura.
A respeito dos fundamentos teóricos e do princípio da transmissão por células em sistemas de comunicações celulares, analise as seguintes afirmativas:

I. Além da divisão em células, o sistema de comunicações celulares pode ainda subdividir cada célula em setores, geralmente 3 ou 6 setores. O principal benefício dessa setorização é a redução da interferência na conexão de cada usuário dentro da célula setorizada.
II. O handover é o processo pelo qual é estabelecido o link de comunicação entre dois usuários dentro de uma mesma célula.
III. Em sistemas de comunicação celular, cada célula sempre utiliza todos os canais disponíveis para maximizar a capacidade da rede. O objetivo principal de uma infraestrutura distribuída é otimizar o processamento de informações pelas Estações Rádio Base (ERBs), permitindo que cada ERB gerencie um menor número de usuários.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1033Q956489 | Engenharia de Telecomunicações, Recepcionista em Unidade de Saúde, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

A central telefônica que opera de forma automatizada na gestão de chamadas internas entre os diferentes ramais da organização e que oferece versões integradas com as mais avançadas tecnologias é denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1034Q982102 | Engenharia de Telecomunicações, Especialidade Técnico de Telecomunicação, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere a conceitos relacionados a propagação e antenas, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1035Q1012687 | Engenharia de Telecomunicações, Modulação Na Engenharia de Telecomunicações, Área Sistemas de Telecomunicações, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Com relação a técnicas envolvidas na multiplexação de sinais de comunicação, julgue o item seguinte.

Considere que um sinal digital em banda base seja obtido pela multiplexação por divisão no tempo (TDM) de 30 sinais de informação analógicos distintos, modulados por codificação de pulso (PCM), em que cada amostra é tomada à taxa de 100.000 amostras por segundo, sendo, em seguida, quantizada e codificada por palavras binárias de 10 bits. Nesse caso, se o sinal multiplexado não tem bits de enchimento, nem tempo de guarda, a sua banda ocupada é superior a 10 MHz, enquanto a banda ocupada de cada sinal de informação analógico é menor que 60 kHz.

  1. ✂️
  2. ✂️

1036Q1047248 | Engenharia de Telecomunicações, Modulação Na Engenharia de Telecomunicações, Engenharia de Telecomunicações, CIAAR, Aeronáutica, 2025

A introdução da TV digital levou à necessidade de utilização de técnicas de modulação com o intuito de acomodar o sinal dentro da faixa de frequências destinada a cada emissora e obter uma qualidade mínima de sinal.

Considerando as técnicas de modulação de sinais digitais 16QAM e 64QAM, suas características de transmissão de taxas elevadas, suas necessidades em termos de largura de banda e suas respectivas sensibilidades à presença de ruídos nos canais de comunicação, analise as afirmativas a seguir:

I. A recepção de sinal de RF com modulação 64QAM é mais sensível à presença de ruídos no canal de comunicação que aqueles com modulação 16QAM, para a mesma banda ocupada e mesma potência de transmissão.
II. Com a mesma largura de banda de canal, a modulação 16QAM permite taxas de transmissão, em bits por segundo, mais elevadas que a modulação 64QAM.
III. Para mesma taxa de transmissão, em bits por segundo, a largura de banda necessária no canal quando se utiliza a modulação 16QAM é maior que aquela quando se utiliza modulação 64QAM.

Está correto apenas o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1037Q1012693 | Engenharia de Telecomunicações, Modulação Na Engenharia de Telecomunicações, Área Sistemas de Telecomunicações, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

No que concerne a sistemas sem fio, julgue o item a seguir.

Em sistema sem fio em que é empregada a técnica de multiplexação por divisão de frequência ortogonal (OFDM), implementada por meio dos conceitos da Transforma de Fourier, quanto maior for o espaçamento entre as subportadoras do sistema, menor será a duração dos símbolos OFDM, para um tempo de guarda entre esses símbolos mantido constante.

  1. ✂️
  2. ✂️

1038Q1054084 | Engenharia de Telecomunicações, Comunicações Óticas, Analista Industrial de Hemoderivados, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

As comunicações ópticas e radioenlaces são tecnologias fundamentais para a transmissão de dados em alta velocidade e longas distâncias. Enquanto as comunicações ópticas utilizam fibras para transmitir sinais de luz modulados, os radioenlaces empregam ondas eletromagnéticas no espaço livre, sendo cruciais em locais onde cabos não são viáveis. Ambas as tecnologias possuem vantagens e desafios específicos, incluindo fatores como atenuação, interferências e largura de banda disponível. De acordo com os conceitos relacionados às comunicações ópticas e radioenlaces, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) As fibras ópticas multimodo possuem maior alcance que as fibras monomodo devido ao maior número de modos de propagação disponíveis.
( ) A atenuação em fibras ópticas é significativamente menor que a atenuação em radioenlaces, o que permite transmissões em longas distâncias sem repetidores.
( ) Em radioenlaces, fenômenos como reflexão, refração e difração podem afetar a qualidade do sinal recebido.
( ) Em sistemas ópticos, a dispersão cromática pode causar distorção nos sinais transmitidos, especialmente em fibras monomodo.
( ) Os radioenlaces são mais suscetíveis a interferências eletromagnéticas do que os sistemas ópticos, que são imunes a esse tipo de problema.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1040Q1074629 | Engenharia de Telecomunicações, Comunicações por Satélites, Engenharia de Telecomunicações, INSS, FUNRIO

Com relação aos sistemas de comunicações satelitais afirma-se:

I – A latência de um enlace de subida de um satélite GEO é menor do que a de um satélite LEO.

II – Os satélites são mais apropriados para aplicações que envolvem difusão do que os meios confinados.

III - As frequências dos enlaces de descida são maiores do que as dos enlaces de subida.

Está correto apenas o que se afirma em :
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.