Início

Questões de Concursos Engenharia de Telecomunicações

Resolva questões de Engenharia de Telecomunicações comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1041Q1054084 | Engenharia de Telecomunicações, Comunicações Óticas, Analista Industrial de Hemoderivados, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

As comunicações ópticas e radioenlaces são tecnologias fundamentais para a transmissão de dados em alta velocidade e longas distâncias. Enquanto as comunicações ópticas utilizam fibras para transmitir sinais de luz modulados, os radioenlaces empregam ondas eletromagnéticas no espaço livre, sendo cruciais em locais onde cabos não são viáveis. Ambas as tecnologias possuem vantagens e desafios específicos, incluindo fatores como atenuação, interferências e largura de banda disponível. De acordo com os conceitos relacionados às comunicações ópticas e radioenlaces, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) As fibras ópticas multimodo possuem maior alcance que as fibras monomodo devido ao maior número de modos de propagação disponíveis.
( ) A atenuação em fibras ópticas é significativamente menor que a atenuação em radioenlaces, o que permite transmissões em longas distâncias sem repetidores.
( ) Em radioenlaces, fenômenos como reflexão, refração e difração podem afetar a qualidade do sinal recebido.
( ) Em sistemas ópticos, a dispersão cromática pode causar distorção nos sinais transmitidos, especialmente em fibras monomodo.
( ) Os radioenlaces são mais suscetíveis a interferências eletromagnéticas do que os sistemas ópticos, que são imunes a esse tipo de problema.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1042Q1011604 | Engenharia de Telecomunicações, Área Sistemas de Telecomunicações, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item seguinte, acerca de protocolo de sinalizações de controle H.323 e SIP e de protocolos de transporte TCP e UDP.

As portas TCP 80 e 443 são usadas, respectivamente, pela Internet (world wide web) e pela Web segura (HTTP sobre SSL/TLS).

  1. ✂️
  2. ✂️

1043Q1054674 | Engenharia de Telecomunicações, Transmissão, Engenharia Elétrica, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Um sistema de modulação é, basicamente, concebido em função
da variação de um parâmetro da onda portadora o qual, de acordo
com a variação do sinal modulado, a informação de interesse é
transmitida. Dependendo desse parâmetro, a modulação poderá
ser do tipo analógica ou digital. A respeito desse assunto, julgue
os itens a seguir.

O transmissor utilizado nos satélites geralmente realiza a modulação por pulso codificado PCM (pulse codification modulation).
  1. ✂️
  2. ✂️

1044Q1060340 | Engenharia de Telecomunicações, Comunicações por Satélites, Engenharia Telecomunicação, TCE PA, FGV, 2024

Deseja-se aumenta a figura de mérito de uma estação central (Hub) que faz parte de um sistema de comunicações via satélite hipotético. Para isso, deve ser feito o seguinte:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1045Q1047253 | Engenharia de Telecomunicações, Transmissão, Engenharia de Telecomunicações, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Um OTDR (refletômetro óptico no domínio do tempo) é um instrumento versátil e portátil amplamente utilizado para avaliar as características de um enlace por fibras ópticas.
Para localizar um evento de quebra de uma fibra óptica o OTDR envia um pulso luminoso que, ao encontrar o ponto de quebra, sofre uma reflexão devido à mudança brusca do meio de propagação da luz. Esse pulso retorna ao OTDR que avalia a distância do evento pelo tempo de atraso desse pulso, entre o instante de emissão e o instante de recebimento.

Considere uma fibra óptica cujo núcleo possui um índice de refração igual a 1,480. Se o OTDR indica que existe um evento de quebra na fibra a uma distância de 15 km, o tempo total de percurso do pulso luminoso terá sido de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1047Q1050630 | Engenharia de Telecomunicações, Transmissão, Engenharia Telecomunicação, TCE PA, FGV, 2024

A recomendação ITU-T G.692 especifica canais com espaçamento de 100GHz para sistemas WDM. O número máximo de canais em uma banda de transmissão compreendida entre os comprimentos de onda 1535nm e 1565nm, em um sistema WDM, é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1048Q1059851 | Engenharia de Telecomunicações, Transmissão, Engenheiro de Instrumentação Científica, INPE, FGV, 2024

Em circuitos transmissores e receptores de RF, é muito comum a utilização de um misturador para converter a frequência de sinais.

Sobre esse típico componente de circuitos RF, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Em sistemas de edição de áudio, a mistura de duas faixas sonoras, de modo que sejam ouvidas simultaneamente, é um exemplo de mistura de sinais típico de um misturador.
( ) Um misturador é sempre um circuito com um componente não-linear, que produz frequências soma e diferença dos sinais de entrada.
( ) Em circuitos transmissores é comum usar a frequência diferença para converter “para cima” a portadora a uma frequência mais elevada.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1049Q1049940 | Engenharia de Telecomunicações, Espectro, Engenheiro de Instrumentação Científica, INPE, FGV, 2024

Ao testar um sistema de transmissão em RF em desenvolvimento no laboratório, o engenheiro responsável percebeu que, de forma intermitente, esse sistema interferia no funcionamento de outros sistemas RF do laboratório, os quais operavam em frequências diferentes da qual o sistema em teste foi projetado para operar.

Com o intuito de compreender melhor o problema, o engenheiro executou os seguintes passos:

• desconectou a antena de transmissão do sistema em teste, a qual estava ligada no estágio de saída;
• com o uso dos atenuadores e conector necessários, ligou o estágio de saída do sistema em teste a um determinado instrumento;
• a partir do uso do referido instrumento, efetuou medições no sistema em teste para verificar se estava emitindo radiação eletromagnética fora da faixa especificada.

O instrumento utilizado pelo engenheiro para realizar as medições mencionadas é o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1050Q1028222 | Engenharia de Telecomunicações, Comunicações por Satélites, Perito em Engenharia Agronômica, MPU, FGV, 2025

Um relógio atômico é um dispositivo que usa transições atômicas, estimuladas por ondas eletromagnéticas, para manter a frequência de um oscilador constante.
É uma função dos relógios atômicos em satélites GNSS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1051Q1011593 | Engenharia de Telecomunicações, Área Sistemas de Telecomunicações, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Considerando a classificação básica de sistemas de transmissão via rádio, em particular no que se refere às técnicas de modulação analógicas e digitais, julgue o item que se segue.

VSB (vestigial sideband) consiste em técnica de modulação angular que emprega uma combinação de modulação em frequência e modulação em fase, por meio do uso de filtros adequadamente ajustados para, na presença de interferência do tipo faixa estreita, incrementar a SNR entre o sinal e o ruído somado à interferência na entrada do receptor.

  1. ✂️
  2. ✂️

1053Q1047251 | Engenharia de Telecomunicações, Comunicações Óticas, Engenharia de Telecomunicações, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Houve uma evolução de uma variedade de conectores para fibra óptica em várias aplicações. Alguns dos principais requisitos de um bom conector são: baixas perdas de acoplamento, facilidade de conexão, permutabilidade entre fabricantes, baixo custo e construção confiável.
O que principalmente diferencia os tipos de conectores é seu mecanismo de fixação, como aqueles com baioneta, rosca, engate rápido ou push-pull, etc. Para diferenciar os seus tipos de engate, os conectores são designados por siglas, como FC, SC ou ST.
A partir do exposto, relacione a sigla com a respectiva descrição do conector.

Sigla
(1) ST (2) FC (3) SC

Descrição

( ) Conector redondo com fixação por rosca. ( ) Conector quadrado com conexão por engate rápido tipo push-pull. ( ) Fixação da conexão do tipo baioneta de torção (semelhante ao conector coaxial BNC).

A sequência correta dessa associação é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1054Q1047258 | Engenharia de Telecomunicações, Transmissão, Engenharia de Telecomunicações, CIAAR, Aeronáutica, 2025

O cabo coaxial é um tipo de linha de transmissão muito utilizado em sistemas de telecomunicações. Existem cabos coaxiais com características construtivas muito diferentes, principalmente quanto sua flexibilidade e seu diâmetro externo.
Os principais parâmetros ao se especificar um cabo coaxial numa aplicação são: sua impedância característica, a taxa de atenuação, a capacidade de potência e a frequência máxima permitida.

Sobre este tema, analise as assertivas a seguir:

I. A taxa de atenuação em um cabo coaxial varia com a frequência de trabalho, principalmente em altas frequências devido ao efeito pelicular nos condutores.
II. A frequência máxima de utilização que garante a propagação somente do modo TEM em um cabo coaxial é diretamente proporcional ao diâmetro dos seus condutores.
III. A potência do sinal que pode ser aplicado continuamente em um cabo coaxial varia com a frequência e depende dos diâmetros dos condutores.

Sobre as assertivas acima, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1055Q1047259 | Engenharia de Telecomunicações, Propagação Eletromagnética, Engenharia de Telecomunicações, CIAAR, Aeronáutica, 2025

O guia de onda retangular é um tubo de material considerado bom condutor que geralmente utiliza o ar seco como material dielétrico em seu interior. As dimensões internas denominadas de “a” (lado maior) e “b” (lado menor) vão definir as características de propagação de uma onda eletromagnética em seu interior.
Fazendo a análise de propagação da onda no guia de onda retangular, tem-se que o modo de propagação dominante é o TE10 (transversal elétrico, tipo 10). Quando temos a dimensão “b” menor ou igual a metade da dimensão “a” (ou seja, b ≤ a/2) podemos garantir que somente o modo TE10 poderá propagar se a frequência do sinal estiver entre as frequências de corte do modo TE10 (FC10) e do modo TE20 (FC20).
Nessas condições, avaliando a constante de atenuação no guia de onda, pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1056Q1012705 | Engenharia de Telecomunicações, Redes de Computadores, Área Sistemas de Telecomunicações, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item subsecutivo, relativo a redes de comunicação de dados.

O IPv4 utiliza endereços numéricos de 32 bits, sendo necessária, em alguns casos, a utilização de NAT para permitir que dispositivos privados se conectem à Internet.

  1. ✂️
  2. ✂️

1057Q1060341 | Engenharia de Telecomunicações, Comunicações por Satélites, Engenharia Telecomunicação, TCE PA, FGV, 2024

A disponibilidade de um enlace de comunicações via satélite entre duas estações terrenas ao longo de um ano foi igual a 99,99%. Dessa maneira, é possível dizer que, durante o período de observação de um ano, o enlace ficou indisponível por um total de, aproximadamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1058Q1059853 | Engenharia de Telecomunicações, Projetos de Sistemas de Radio, Engenheiro de Instrumentação Científica, INPE, FGV, 2024

Nas últimas décadas, as pesquisas sobre o rádio definido por software permitiram diversas inovações nas comunicações móveis, tais como o LTE e o Wi-Fi.

Acerca dessa tecnologia, analise as afirmativas a seguir.

I. O desempenho do rádio não é mais relacionado exclusivamente ao desempenho de seus componentes analógicos, uma vez que o processamento dos sinais foi transferido para o domínio digital.
II. O rádio definido por software permite projetos mais flexíveis, uma vez que os componentes típicos de sistemas rádio, tais como misturadores e filtros, podem ser implementados via software.
III. Não é possível suportar novos padrões de comunicação sem substituir o hardware do equipamento rádio.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1059Q1017816 | Engenharia de Telecomunicações, Redes de Computadores, Área de Atuação 5 Engenheria de Computação e Áreas Afins, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025

Integra uma topologia de computação distribuída na qual o processamento de informações fica localizado perto de onde essas informações são produzidas ou consumidas a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1060Q1017828 | Engenharia de Telecomunicações, Propagação Eletromagnética, Área de Atuação 5 Engenheria de Computação e Áreas Afins, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025

Em um sistema de rede móvel celular, certo sinal emitido encontrou uma superfície, cujo tamanho era bem maior que o comprimento de onda do sinal. O encontro entre o sinal e a superfície produziu uma interferência multipercurso capaz de influenciar o desempenho do sistema, com eventual cancelamento de fase e alta perda de sinal.

Com base nas informações apresentadas na situação hipotética precedente, é correto afirmar que o efeito de propagação resultante do encontro entre o sinal emitido e a superfície é denominado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.