Início

Questões de Concursos Engenharia de Telecomunicações

Resolva questões de Engenharia de Telecomunicações comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


261Q781562 | Engenharia de Telecomunicações, Telefonia e Videoconferência, Técnico, DPE RS, FCC

Ligando um voltímetro na linha telefônica com o fone fora do gancho, obteve-se a tensão igual a 12 V. De acordo com o padrão de tensões na linha, o provável valor com o fone no gancho, em V, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

263Q267871 | Engenharia de Telecomunicações, Analista Engenharia Eletrônica, Câmara dos Deputados, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito do SBTVD, julgue os itens seguintes.

No SBTVD, a banda de 6 MHz do canal de transmissão é dividida em 13 segmentos: 12 segmentos são utilizados para transmissão de HDTV ou de até 4 programas de TV com resolução standard e um segmento é usado para a transmissão de até 2 programas de TV para recepção com aparelhos portáteis o denominado one-seg.

  1. ✂️
  2. ✂️

264Q781714 | Engenharia de Telecomunicações, Faixas de frequencia, Especialista em Regulacao de Servicos Publicos, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos à utilização do espectro eletromagnético e à atribuição de faixas de frequências no Brasil.

De acordo com o plano de atribuição de faixas de frequências no Brasil, a frequência de 10 MHz é reservada para os sinais horários.

  1. ✂️
  2. ✂️

265Q781859 | Engenharia de Telecomunicações, Medidas elétricas, Técnico Judiciário, STJ, CESPE CEBRASPE

– 7 – A respeito das características de alguns instrumentos utilizados em medições elétricas, julgue os itens que se seguem.

O acoplamento de um sinal elétrico à entrada de um osciloscópio pode ser do tipo DC (DC coupling) ou AC (AC coupling). O acoplamento DC permite que as componentes cc e ca do sinal sejam simultaneamente visualizadas no osciloscópio, enquanto o acoplamento AC permite apenas a visualização da componente ca do sinal.

  1. ✂️
  2. ✂️

266Q781708 | Engenharia de Telecomunicações, Comunicações móveis, Tecnologista Júnior, DCTA SP, VUNESP

A telefonia celular passou por várias gerações, conhecidas como 1G (primeira geração), 2G, 3G e 4G. Pode-se afirmar que o sistema GSM (Global System for Mobile Communications ou Groupe Special Mobile) é da

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

268Q781764 | Engenharia de Telecomunicações, Sistemas de comunicação VHF, Atividades de Complexidade Gerencial, MC, CESPE CEBRASPE

Com relação aos serviços de radiodifusão de sons e imagens e de retransmissão de televisão, julgue os itens a seguir.

Os canais em UHF estão em uma frequência inferior à dos canais VHF e, por isso, são considerados mais imunes às interferências de canal adjacente.

  1. ✂️
  2. ✂️

269Q781906 | Engenharia de Telecomunicações, Conceitos Básicos, Analista de Sistema Computacional, TJ MS, FADEMS

Em 1991, a associação EIA/TIA (Electronic Industries Association / Telecommunications Industry Association) propôs a primeira versão de uma norma de padronização de fios e cabos para telecomunicações em prédios comerciais, denominada de EIA/TIA-568 cujo objetivo básico era:

I – Implementar um padrão genérico de cabeação de telecomunicações a ser seguido por fornecedores diferentes;

II – Estruturar um sistema de cabeação intra e inter predial, com produtos de fornecedores distintos;

III – Estabelecer critérios técnicos de desempenho para sistemas distintos de cabeação;

IV – Estabelecer padrões para caminhos e espaços de telecomunicações para rede interna estruturada;

V – Estabelecer padrões para a administração de infra-estrutura de telecomunicações;

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

270Q781915 | Engenharia de Telecomunicações, Faixas de frequencia, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Com relação a aspectos da propagação de sinais em sistemas de broadcasting em VHF e UHF, julgue os itens que se seguem.

Diferentemente do que ocorre em sistemas móveis celulares, o desvanecimento devido à reflexão dos sinais em prédios é desprezível em sistemas urbanos de broadcasting em VHF e UHF.

  1. ✂️
  2. ✂️

271Q267555 | Engenharia de Telecomunicações, Analista Engenharia Eletrônica, Câmara dos Deputados, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens subsequentes, relativos à radiodifusão via satélite e
tecnologias relacionadas.

A órbita terrestre baixa (low earth orbit LEO) é um tipo de órbita adequado para um satélite utilizado para radiodifusão. Se comparada à órbita geoestacionária, a LEO apresenta a vantagem de o gasto de energia para lançar e posicionar o satélite ser menor, além de, para se ter eficácia na comunicação, serem requeridos amplificadores de transponder menos potentes para um satélite em uma LEO.

  1. ✂️
  2. ✂️

274Q781631 | Engenharia de Telecomunicações, Propagação no espaço livre, Técnico de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo, DECEA, CESGRANRIO

A potência de um sinal que se propaga no espaço livre diminui com o quadrado da distância entre o emissor e o receptor. No entanto, em um sistema de telefonia celular móvel, o nível do sinal transmitido captado pela antena do receptor pode variar sensivelmente, mesmo quando ocorrem pequenas variações da distância entre o transmissor e o receptor. Esse fenômeno, que não pode ser justificado pela atenuação de espaço livre, é tipicamente provocado pelo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

276Q782022 | Engenharia de Telecomunicações, Propagação no espaço livre, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSA

Na transmissão de sinal de rádio em sistemas de comunicação, há a preocupação com a propagação do sinal (menor perda), que possui relação com a frequência utilizada. Considerando as faixas de frequência mais conhecidas do espectro eletromagnético, assinale a alternativa que apresenta, da esquerda para a direita, faixas de frequência em ordem decrescente de perda por propagação multipercurso em espaço livre.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

277Q782032 | Engenharia de Telecomunicações, Potência de transmissão, Assistente Técnico de Telecomunicações, Petrobras, CESGRANRIO

Um determinado enlace óptico de 25 km utiliza uma fonte laser em sua transmissão, com potência de saída de –10 dBm e um fotodetector, em sua recepção, com sensibilidade de –22 dBm. O sistema está funcionando perfeitamente, sendo observada uma potência na entrada do fotodetector de –21 dBm. Este enlace apresentou um rompimento em sua fibra óptica. A solução adotada pela equipe de manutenção foi realizar uma emenda no ponto de rompimento. Verificou- se que ocorreu uma diminuição de 3 dB na potência do sinal existente na entrada do fotodetector. Entre as opções abaixo, qual deverá ser adotada para que o sistema retorne ao seu correto funcionamento?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

278Q781523 | Engenharia de Telecomunicações, Telefonia e Videoconferência, Engenheiro de Telecomunicações Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Em um sistema telefônico digital de 2 Mbps (30 canais), com slots numerados de 0 a 31 no quadro TDM, o slot reservado para sinalização de linha CAS (Channel Associated Signaling) é o

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

279Q782205 | Engenharia de Telecomunicações, Telefonia e Videoconferência, Engenheiro de Telecomunicações, MI, ESAF

Considerando os sistemas convencionais de telefonia, escolha a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

280Q781649 | Engenharia de Telecomunicações, Multiplexação e múltiplo acesso, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Com relação a sistemas que utilizam a técnica de múltiplo acesso por divisão de código (CDMA) e implementam espalhamento espectral do sinal, julgue os itens seguintes.

O uso de receptor do tipo RAKE permite aumentar a robustez de sistemas CDMA ao desvanecimento rápido seletivo em freqüência.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.