Início

Questões de Concursos Engenharia de Telecomunicações

Resolva questões de Engenharia de Telecomunicações comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


301Q781604 | Engenharia de Telecomunicações, Comunicações ópticas, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir com relação a dispositivos ópticos, efeitos lineares e não-lineares em fibras e em dispositivos ópticos.

Amplificador óptico a semicondutores (SOA – semiconductor optical amplifier) é uma tecnologia que permite realizar, de forma integrada, diferentes operações em redes ópticas, como as operações de chaveamento e roteamento óptico. Entre os elementos de uma rede óptica que também podem ser fabricados a partir de SOAs, incluem-se chaves espaciais, conversores e seletores de comprimento de onda.

  1. ✂️
  2. ✂️

302Q781663 | Engenharia de Telecomunicações, Modulação analógica e digital, Especialista em Regulacao de Servicos Publicos, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Com relação às técnicas de modulação analógica e digital, codificação, multiplexação e múltiplo acesso, julgue os seguintes itens. Uma maneira de aumentar a robustez de um sistema de comunicação digital é pelo uso de técnicas de espalhamento espectral, que podem ser divididas em dois grandes grupos: DS (direct sequence), usada em redes Wi-Fi, padrão IEEE 802.11a; e FH (frequency hopping), usada no sistema LTE. No método DS, o espectro do sinal é espalhado de um fator igual à relação entre a taxa de bits e a taxa de chips; no outro método, o espalhamento é comparativamente menor, pois os saltos em frequência não fazem uso de sequências pseudoaleatórias.
  1. ✂️
  2. ✂️

303Q781433 | Engenharia de Telecomunicações, Modulação analógica e digital, Engenheiro de Telecomunicações, CEB DF, EXATUS PR

Um sistema PCM adaptativo, para codificação de voz, o sinal de voz de entrada é amostrado a 8 kHz. Cada amostra é representada por 8 bits. O tamanho do passo do quantizador é recalculado a cada 4 ms e é codificado para transmissão usando 6 bits. A taxa de bits de transmissão efetiva desse codificador de voz é de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

304Q782210 | Engenharia de Telecomunicações, Redes IP, Engenheiro de Telecomunicações, MI, ESAF

Considerando um endereço IP da classe B, assinale a opção cuja faixa de valores pode ocupar o primeiro octeto do pacote.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

305Q782130 | Engenharia de Telecomunicações, Modulação analógica e digital, Analista Judiciário, TJ SE, CESPE CEBRASPE

Em relação a elementos, componentes e classificação dos sistemas de comunicação, julgue os itens seguintes. A demultiplexação e a demodulação são realizadas, respectivamente, pelo transmissor e pelo receptor do sistema de comunicação.
  1. ✂️
  2. ✂️

306Q781951 | Engenharia de Telecomunicações, Comunicações ópticas, Técnico em Telecomunicações Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Conectores ópticos são componentes passivos que permitem realizar junções entre fibras ou entre a fibra e as extremidades dos sistemas, onde estão os transmissores e receptores ópticos. Realizou-se a junção de duas fibras ópticas por meio de um conector. As fibras ópticas conectadas possuem diferentes aberturas numéricas e, também, diferentes geometrias dos núcleos. Além disso, na realização da conexão, ocorreram deslocamentos lateral e longitudinal. O(s) tipo(s) de perda(s) encontrado(s) nessa conexão é(são)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

307Q782222 | Engenharia de Telecomunicações, Processamento digital de sinais de áudio e vídeo, Técnico Judiciário, STM, CESPE CEBRASPE

O som é um fenômeno ondulatório causado pelos mais diversos objetos e que se propaga através dos diferentes estados físicos da matéria. Em acústica, estudam-se geradores de som, meios de transmissão, propagação e receptores. A esse respeito, julgue os itens que se seguem.

A qualidade de um som musical é avaliada por meio de parâmetros como altura, intensidade e timbre. A altura pode ser alta, quando a onda possui maior amplitude, ou pode ser baixa, quando a onda possui menor amplitude; a intensidade depende da frequência do som e permite diferenciar os sons graves dos sons agudos; o timbre corresponde ao conjunto de ondas sonoras que formam um som.

  1. ✂️
  2. ✂️

308Q782234 | Engenharia de Telecomunicações, Engenheiro de Telecomunicações Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

É permitido à autorizada de Serviço Limitado Privado (SLP) realizar interconexão à rede pública de telecomunicações, desde que em âmbito
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

309Q782019 | Engenharia de Telecomunicações, Engenheiro de Telecomunicações Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Pode-se dividir a evolução da gestão de projetos em três fases, relativas aos períodos de: • gestão tradicional de projetos, dominado por empresas do setor aeroespacial, de defesa e construção civil, que compreende os anos de 1960 a 1985; • renascimento, ocorrido entre os anos de 1985 e 1993, quando houve a adesão de empresas de outros setores à gestão de projetos, por verem a possibilidade de aumento de lucratividade com a sua aplicação; • gestão moderna de projetos, iniciado após a recessão do mercado americano, em 1994, quando os empreendimentos se tornaram cada vez mais complexos, em ambientes turbulentos. No período de gestão moderna de projetos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

310Q781872 | Engenharia de Telecomunicações, Modulação analógica e digital, Analista de Infraestrutura, MPOG, CESPE CEBRASPE

A popularização da Internet e o desenvolvimento de aplicações multimídia foram dois dos fatores mais importantes para o aumento na demanda por sistemas de transmissão de dados denominados banda larga. Atualmente, em diversos cenários, as redes de dados já superam em tráfego as redes de voz. Em resposta a essas demandas, novos sistemas para provimento de serviços de dados comutados por pacotes vêm sendo desenvolvidos aproveitando a infra-estrutura óptica já instalada, que disponibiliza uma grande largura de banda óptica. Nesse aproveitamento, exploram-se as técnicas de multiplexação pela divisão em comprimentos de onda (DWDM — dense wavelength division multiplexing), que permitem a transmissão de vários comprimentos de onda em uma mesma fibra óptica. Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes.

Para aplicações DWDM em fibras ópticas pré-existentes que apresentam dispersão de polarização (polarization mode dispersion), o uso de portadoras ópticas moduladas com sinais à taxa de 40 Gbps é preferível, em comparação com sinais à taxa de 10 Gbps.

  1. ✂️
  2. ✂️

311Q781922 | Engenharia de Telecomunicações, Redes Sem Fio, Engenheiro de Telecomunicações Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Os sistemas Wi-Fi dividem o espectro em canais de frequência, permitindo que múltiplos Pontos de Acesso operem próximos sem provocar interferência mútua. Considerando-se equipamentos Wi-Fi fabricados seguindo as normas norte-americanas, a quantidade máxima de Pontos de Acessos que podem operar no padrão IEEE 802.11g, sem provocar interferência mútua, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

312Q782212 | Engenharia de Telecomunicações, Multiplexação e múltiplo acesso, Técnico de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo, Ministério da Defesa Comando da Aeronáutica, CESGRANRIO

O CDMA é uma forma de múltiplo acesso que utiliza códigos ortogonais que são empregados para espalhar o sinal de interesse. Os Códigos de Walsh, gerados a partir de Matrizes de Hadamard, são exemplos de códigos ortogonais usados em sistemas que empregam o CDMA. A seqüência que NÃO corresponde a um exemplo de Código de Walsh é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

313Q781484 | Engenharia de Telecomunicações, Eletrônica analógica e digital, FUNRIO

A função da entrada ENABLE (habilitar) em um circuito integrado multiplexador é a de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

314Q782256 | Engenharia de Telecomunicações, Especialista em Gestão de Telecomunicações, TELEBRAS, CESPE CEBRASPE

Acerca dos sistemas de transmissão e das fibras ópticas, julgue os itens a seguir. Em uma das extremidades da fibra multímodo, é utilizado, para enviar pulsos de luz pela fibra, um diodo emissor de luz; e, na outra extremidade da fibra, utiliza-se um transistor sensível à luz, para detectar os pulsos. A robustez do fotodiodo ao ruído térmico é o que determina o limite prático da taxa de transmissão.
  1. ✂️
  2. ✂️

315Q781653 | Engenharia de Telecomunicações, Sistemas de comunicação VHF, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Acerca de sistemas de comunicações, julgue os próximos itens.

Digital Radio Mondiale (DRM) é uma tecnologia digital para radiodifusão em VHF e UHF que promete reduzir os efeitos de interferência de outras estações, com melhoria da qualidade do sinal de áudio e também com oferta de serviço de dados agregado. Esse sistema utiliza canais de 1,5 Mhz de banda, sendo, portanto, incompatível com a canalização atualmente adotada para a radiodifusão em FM na faixa do VHF.

  1. ✂️
  2. ✂️

317Q781786 | Engenharia de Telecomunicações, Comunicações móveis, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Diversidade é um termo utilizado para designar um grupo de técnicas para a redução da degradação do sinal transmitido, causada pelo desenvolvimento em pequena escala. Entre os vários tipos de diversidade, as mais utilizadas são a diversidade em frequência, a diversidade temporal e a diversidade espacial. Acerca desse tema, julgue os próximos itens.

No sistema GSM (Global System for Mobile Communications), considerando que a diversidade temporal é obtida quando os bits codificados são entrelaçados através de oito slots consecutivos no tempo, é correto afirmar que o ganho de diversidade temporal é invariável e igual a oito.

  1. ✂️
  2. ✂️

318Q782088 | Engenharia de Telecomunicações, Engenheiro de Telecomunicações Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

O MPLS (Multiprotocol Label Switching) proporcionou a união das vantagens da comutação por rótulos, oriunda das tecnologias como Frame Relay e ATM, com as vantagens da comutação de pacotes, usada, por exemplo, nas tecnologias Ethernet e TCP/IP. A respeito do MPLS, é INCORRETO afirmar que esse protocolo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

319Q782216 | Engenharia de Telecomunicações, Redes IP, Engenheiro de Telecomunicações Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Switches são dispositivos que filtram e encaminham pacotes entre segmentos de sub-redes. Os Switches de nível 2 operam na camada de enlace e oferecem a seguinte funcionalidade:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

320Q781992 | Engenharia de Telecomunicações, Processamento digital de sinais de áudio e vídeo, Técnico Judiciário, STJ, CESPE CEBRASPE

A respeito dos processos de digitalização e de transmissão de sinais de áudio, julgue os itens de 114 a 118.

O novo padrão digital de televisão denominado HDTV (high definition television) está sendo implantado em todo o mundo por meio de diversas tecnologias. No Brasil, a tecnologia adotada consiste no ISDB-T, que utiliza a compactação MPEG-4 com codificação AAC para áudio e H.264 para vídeo, e possibilita a recepção da imagem em alta definição, a multiprogramação e a integração com a Internet.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.