Início

Questões de Concursos Engenharia de Telecomunicações

Resolva questões de Engenharia de Telecomunicações comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


481Q781699 | Engenharia de Telecomunicações, Propagação e antenas, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Com relação a conceitos básicos, componentes e funcionalidades de um sistema de comunicação, julgue os itens a seguir.

Na situação em que um sistema de comunicação opere na faixa de HF, o canal, devido à reflexão na ionosfera, pode produzir distorção do tipo multipercursos; ruído não-gaussiano, resultante de descargas atmosféricas; e ruído industrial.

  1. ✂️
  2. ✂️

482Q781446 | Engenharia de Telecomunicações, Telefonia fixa, Especialista em Regulacao de Servicos Publicos, ANATEL, CESPE CEBRASPE

A respeito do Plano Geral de Outorgas, julgue os itens subsequentes, à luz do Decreto n.º 6.654/2008.

O serviço telefônico fixo comutado destinado ao uso do público em geral é o prestado nos regimes público e privado.

  1. ✂️
  2. ✂️

484Q268947 | Engenharia de Telecomunicações, Analista Engenharia Eletrônica, Câmara dos Deputados, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em relação à codificação e modulação de sinais digitais, julgue os
itens subsequentes.

A técnica de modulação digital 64QAM, que é representada em um diagrama polar com 16 símbolos em cada quadrante, também denominado diagrama de constelação, é um dos parâmetros que mede a qualidade do sinal de TV digital.

  1. ✂️
  2. ✂️

485Q781977 | Engenharia de Telecomunicações, Redes IP, Engenheiro de Telecomunicações, MI, ESAF

Assinale a única opção que indica como um switch Ethernet de rede interna (LAN) aprende em quais portas as estações destinatárias dos pacotes estão conectadas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

486Q781744 | Engenharia de Telecomunicações, Comunicação via satélite, Especialista em Regulacao de Servicos Publicos, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Com relação a fundamentos de redes de comunicações, julgue os próximos itens.

Redes atuais de comunicação de dados que utilizam satélites geoestacionários são capazes de operar com qualidade de serviço igual ou superior à oferecida por redes puramente ópticas, empregando o mesmo protocolo TCP/IP que estas redes utilizam.

  1. ✂️
  2. ✂️

488Q782024 | Engenharia de Telecomunicações, Eletrônica Analógica e Digital, Agente de Telecomunicações, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Considere duas cargas trifásicas equilibradas ligadas em paralelo em uma rede elétrica trifásica, equilibrada e simétrica, a três condutores. Uma das cargas está ligada em triângulo e a outra em estrela. Com relação a essa situação, julgue os itens seguintes.

A intensidade da corrente que flui da rede de energia elétrica para as duas cargas é sempre igual à soma algébrica das intensidades das correntes de fase de cada carga individualmente.
  1. ✂️
  2. ✂️

489Q781783 | Engenharia de Telecomunicações, Engenheiro de Telecomunicações Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Um engenheiro deve analisar um enlace de comunicações entre duas refinarias. Para estimar a perda por obstrução no sinal transmitido, utiliza o conceito de Zonas de Fresnel. Com relação às Zonas de Fresnel, sabe-se que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

490Q782044 | Engenharia de Telecomunicações, Redes Sem Fio, Engenheiro de Telecomunicações, MI, ESAF

Considere o padrão IEEE 802.11 para transmissão de dados sem fio e indique a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

492Q781424 | Engenharia de Telecomunicações, Multiplexação e múltiplo acesso, Especialista em Políticas Públicas, SEGER ES, CESPE CEBRASPE

A respeito dos conceitos de redes de telecomunicação, julgue os próximos itens

No OFDM, a divisão do espectro disponível em sub-bandas ou subportadoras pode ser vista como um processo de modulação e demodulação, no qual, habitualmente, são utilizadas bases ortonormais. A escolha de bases ortonormais conserva a energia do sinal e garante a independência das amostras do sinal. No OFDM, as bases são as exponenciais que compõem as matrizes das transformações de DFT e IDFT. As subbandas resultantes da divisão do espectro têm respostas aproximadamente planas, se o número de subportadoras for suficientemente grande.

  1. ✂️
  2. ✂️

493Q781680 | Engenharia de Telecomunicações, Internet, Tecnologista Pleno I, MCT, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, referentes a SIG e tecnologias de dados geográficos na Web.

Atualmente, existem esforços na padronização para transferência de informações geográficas entre aplicativos diferentes. Exemplo disso é o trabalho do Open GIS Consortium.

  1. ✂️
  2. ✂️

494Q781684 | Engenharia de Telecomunicações, Modulação analógica e digital, Técnico Judiciário, TJ MA, IESES

Analise as seguintes questões relacionadas aos detectores de envoltória:

I. Quadrático é aquele onde o sinal de RF é aplicado a um dispositivo cuja curva de transferência seja de uma equação não-linear. Sua desvantagem é introduzir distorção em sinais modulados.

II. Síncrono é aquele onde o sinal de RF é aplicado a um dispositivo cuja curva de transferência seja de uma equação não-linear. Sua desvantagem é introduzir distorção em sinais modulados.

III. Síncrono é o tipo onde o sinal a ser detectado tem geralmente grande amplitude. Nesse caso, um diodo pode atuar como retificador, sendo a tensão retificada e filtrada posteriormente.

IV. Quadrático é o tipo onde o sinal a ser detectado tem geralmente grande amplitude. Nesse caso, um diodo pode atuar como retificador, sendo a tensão retificada e filtrada anteriormente.

A seqüência correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

495Q781711 | Engenharia de Telecomunicações, Eletrônica analógica e digital, FUNRIO

Sobre retime durante a fase de síntese, pode-se afirmar o seguinte:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

496Q781991 | Engenharia de Telecomunicações, Processamento de sinal, Técnico Judiciário, TJ MA, IESES

Relacione a coluna superior com a coluna inferior no que se refere à Transmissão Digital:

(1) Central Telefônica

(2) Codificação

(3) Decodificação

(4) Quantização

(  ) É realizada por um conversor A/D, e o seu número de bits é um parâmetro de maior importância.

(  ) É a primeira etapa dentro do processo de transmissão digital de sinais analógicos.

(  ) É a última etapa dentro do processo de transmissão digital, na qual o sinal recebido e demultiplexado é transformado novamente em sinal analógico.

(  ) Sua finalidade é interligar os assinantes a ela conectados.

Assinale a alternativa que contém a seqüência correta, de cima para baixo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

498Q782140 | Engenharia de Telecomunicações, Eletrônica analógica e digital, FUNRIO

O número 136, em decimal, pode ser representado, utilizando-se 8 bits em linguagem Verilog, por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

499Q782207 | Engenharia de Telecomunicações, Modulação analógica e digital, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Com relação a conceitos básicos, componentes e funcionalidades de um sistema de comunicação, julgue os itens a seguir.

O receptor de um sistema de comunicação em radiofreqüência que utiliza modulação DPSK (differential phase-shift keying) realiza demodulação coerente.

  1. ✂️
  2. ✂️

500Q781444 | Engenharia de Telecomunicações, Propagação e antenas, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Com relação a conceitos básicos, componentes e funcionalidades de um sistema de comunicação, julgue os itens a seguir.

Considere que, no estágio de entrada de um sistema de recepção, seja necessário inserir um amplificador de baixo ruído, com 30 dB de ganho e banda de 500 MHz. Considere, ainda, que se tenham disponíveis dois amplificadores de 500 MHz, com ganhos de 10 dB e 20 dB e figuras de ruído, respectivamente, de 1,5 e 1,6. Nessa situação, se ambos os amplificadores tiverem a mesma condição de casamento com o sistema, é correto, para se minimizar ruído, conectar o amplificador de 10 dB na saída do amplificador de 20 dB.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.