Início

Questões de Concursos Engenharia de Telecomunicações

Resolva questões de Engenharia de Telecomunicações comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


881Q219435 | Engenharia de Telecomunicações, Perito em Telecomunicação, Polícia Civil ES, FUNCAB

Marque a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

882Q155960 | Engenharia de Telecomunicações, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TJ SE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, referentes a sistemas de comunicação cabeados, como os de fibra óptica e os de telefonia fixa.

Na rede digital de telefonia pública comutada PSTN (Public Switched Telephone Network), os sinais de voz são usualmente transmitidos à taxa de 64 kbps

  1. ✂️
  2. ✂️

883Q781502 | Engenharia de Telecomunicações, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE CEBRASPE

A respeito dos sistemas de comunicação ópticos e das técnicas de multiplexação de sinais, julgue os itens subsequentes. No padrão SONET, é utilizada a função pointer para compensar variações de fase e de frequência, o que garante a sincronia das transmissões dos sinais multiplexados.
  1. ✂️
  2. ✂️

885Q781820 | Engenharia de Telecomunicações, Transmissão e Recepção, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Um sistema WDM com N canais opera sobre uma faixa de freqüência de 20 THz. Para uma taxa de transmissão de 10 Gbps por canal, é necessária uma largura de banda igual a 20 GHz para codificação do sinal. Com a finalidade de reduzir cross-talk, o espaçamento entre canais é fixado em 50 GHz.

A partir das informações acima, julgue os itens a seguir.

Para uma freqüência central de 200 THz, e considerando a velocidade da luz no espaço livre igual a 3×108 m/s, a faixa de operação desse sistema, expressa em comprimentos de onda, é superior a 20 nm.

  1. ✂️
  2. ✂️

887Q781873 | Engenharia de Telecomunicações, Eletrônica analógica e digital, Engenheiro, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Com relação a sistemas elétricos, julgue os itens que se seguem. Disjuntores e fusíveis, dispositivos utilizados para manobra e proteção de instalações elétricas, têm como propriedades em comum o fato de permitirem chaveamento remoto. No entanto, esses dispositivos apresentam possibilidade de intertravamento e não permitem o religamento do sistema depois de desligamento por sobrecarga.
  1. ✂️
  2. ✂️

890Q782185 | Engenharia de Telecomunicações, Especialista em Gestão de Telecomunicações, TELEBRAS, CESPE CEBRASPE

No que se refere a gestão de projetos e a legislações profissionais pertinentes, julgue os itens que se seguem. O product backlog, lista das principais funcionalidades que o produto ou projeto tem de executar, é um dos artefatos mais importantes do framework ágil do scrum, sendo construído apenas pelo product owner e pelo time de execução.
  1. ✂️
  2. ✂️

891Q781969 | Engenharia de Telecomunicações, Eletrônica analógica e digital, FUNRIO

2:10] ##1 c” é equivalente a “a ##1 ((1[*0:$] ##1 b) [*2:10]) ##1 c”
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

892Q152233 | Engenharia de Telecomunicações, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TJ SE, CESPE CEBRASPE

Com relação aos sistemas de comunicação sem fio, como os móveis, os via satélites e os de micro-ondas, julgue os itens a seguir.

Quanto maior for a frequência utilizada em um enlace direcional de micro-ondas, maior será a altura do transmissor e do receptor para que se evitem obstruções na zona de Fresnel.

  1. ✂️
  2. ✂️

893Q781791 | Engenharia de Telecomunicações, Redes IP, Tecnologista Júnior, DCTA SP, VUNESP

No frame do protocolo TCP do conjunto de protocolos (suite) TCP/IP, há um campo destinado à identificação do tipo de dado transportado, denominado Porta. A quantidade máxima de tipos de dados possíveis de serem representados nesse campo é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

894Q262676 | Engenharia de Telecomunicações, Técnico Judiciário Telecomunicações e Eletricidade, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os próximos itens, relativos à transmissão digital de
informação.

Considere que um sistema digital transmita à taxa bruta de 100 kbps, utilizando pacotes de 100 bytes, dos quais 4 bytes sejam de CRC, e que esses pacotes sejam transmitidos em um canal com probabilidade de erro de pacotes de 10%. Nesse caso, para transmitir, por esse sistema, um arquivo digital de 10,8 Mbytes, provavelmente será despendido um tempo superior a 15 minutos.

  1. ✂️
  2. ✂️

895Q152340 | Engenharia de Telecomunicações, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TJ SE, CESPE CEBRASPE

Acerca de circuitos lógicos, julgue os itens a seguir.

Tanto a família TTL (Transistor-Transistor Logic) como a família ECL (Emitter-Coupled Logic) utilizam transistores bipolares em sua construção; no entanto, a família ECL possui maior velocidade de comutação em comparação com a família TTL.

  1. ✂️
  2. ✂️

897Q781423 | Engenharia de Telecomunicações, Eletrônica analógica e digital, Técnico Ministerial, MPE PE, FCC

Em um microcontrolador da família 8051 há algumas instruções Assembly capazes de zerar o conte¨²do do acumulador. Duas delas são

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

898Q782208 | Engenharia de Telecomunicações, Eletrônica analógica e digital, Técnico Judiciário, STM, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir acerca da identificação de problemas na cadeia de áudio.

A realimentação ou microfonia ocorre quando um sinal é capturado pelo microfone, amplificado e novamente capturado pelo microfone, dando início a um ciclo de captação e amplificação do mesmo sinal, constituindo, assim, o que se denomina loop. A amplitude desse sinal tem crescimento gradativo e é prejudicial a alto-falantes e circuitos eletrônicos.

  1. ✂️
  2. ✂️

899Q781975 | Engenharia de Telecomunicações, Eletrônica analógica e digital, Técnico Ministerial, MPE PE, FCC

Para se obter uma tensão estabilizada de 5 V a partir de uma tensão estabilizada de 12 V com o objetivo de alimentar um circuito digital TTL, o dispositivo mais apropriado é o

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

900Q149606 | Engenharia de Telecomunicações, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TJ SE, CESPE CEBRASPE

No que se refere aos conceitos de espectro eletromagnético, banda passante, canal e taxa de transmissão, julgue os itens subsecutivos.

Um sistema via satélite e um sistema de fibra óptica, ambos operando a 10 Mbps, têm, por definição, a mesma taxa de transmissão.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.