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Questões de Concursos Engenharia de Transportes e Trânsito

Resolva questões de Engenharia de Transportes e Trânsito comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q982566 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Engenharia Civil, MPERS, AOCP, 2025

A operação e o dimensionamento dos modais do transporte público estão ligados às formas de determinação da tarifa de remuneração. Uma das formas de cálculo da Tarifa de Remuneração é denominada Cost-plus contract, a respeito da qual é correto afirmar que
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22Q971133 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Geradores, Controle, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2024

Julgue o item a seguir, acerca do tráfego urbano.

A segurança viária para o pedestre em semáforos consiste em andar normalmente durante a travessia da via enquanto o sinal estiver verde e aumentar a velocidade das passadas quando o sinal estiver amarelo e intermitente.

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23Q958172 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Mobilidade Urbana, Educador de Trânsito, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Assinale a opção que indica os limites de ação do Plano de Mobilidade Urbana (PMU) como instrumento de orientação dos investimentos de mobilidade urbana.
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24Q1029620 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Trânsito, Agente de Trânsito Transporte e Rodoviário, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

A respeito da perecibilidade, uma das características dos sistemas de transporte, assinale a afirmativa correta.
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25Q985627 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Agente Municipal de Trânsito, Prefeitura de Lapa PR, OBJETIVA, 2025

A engenharia de tráfego estuda e aplica conceitos técnicos para organizar e melhorar o fluxo de trânsito. Sobre alguns dos elementos envolvidos na engenharia de tráfego, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.

(1) Volume de tráfego. (2) Capacidade viária. (3) Velocidade do fluxo.

( ) Refere-se ao número máximo de veículos que uma via pode suportar sem causar congestionamentos excessivos.
( ) Mede a quantidade de veículos que passam por um ponto específico em determinado período.
( ) Inclui a velocidade média dos veículos em diferentes condições (livre, congestionada, ideal).
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26Q1030355 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Infraestrutura de Transporte, Específica de Engenharia Manhã, TCE PI, FGV, 2025

Em uma obra em rodovia sob circunscrição do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), deve-se prever uma sinalização, conforme Publicação IPR 738 (Manual de Sinalização de Obras e Emergências em Rodovias).
Em relação ao planejamento dessa atividade, assinale a afirmativa correta.
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27Q918484 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Transporte Público, Técnico Laboratório/Área Trânsito, CEFETMG, CEFET MG, 2025

A frequência de uma linha de transporte coletivo é
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28Q958174 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Geradores, Educador de Trânsito, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Assinale a opção que indica o benefício, em relação à melhoria na mobilidade das cidades, do avanço das tecnologias e dos sistemas inteligentes de transporte.
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29Q971134 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Geradores, Controle, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2024

Julgue o item a seguir, acerca do tráfego urbano.

Devido ao caráter dinâmico do trânsito, é necessária avaliação periódica do desempenho da operação do tráfego e de sua fluidez em decorrência da programação semafórica ou em virtude de possível reprogramação.

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30Q918488 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Infraestrutura de Transporte, Técnico Laboratório/Área Trânsito, CEFETMG, CEFET MG, 2025

Analise as afirmativas sobre os conceitos de alguns dos elementos básicos que caracterizam a concepção do controle semafórico.

I. Grupo de movimentos: conjunto de movimentos presentes em uma mesma aproximação que recebem simultaneamente o direito de passagem.

II. Fase: sequência completa dos estágios de uma sinalização semafórica cuja duração em uma interseção, ou seção de via, é definida pela soma dos tempos de todos os estágios programados para o controle do tráfego no local.

III. Estágio: intervalo de tempo em que um ou mais grupos de movimentos recebem simultaneamente o direito de passagem, compreendendo o tempo de verde e o tempo de entreverdes.

IV. Entreverdes: intervalo de tempo compreendido entre o final do verde de um estágio e o início do verde do estágio subsequente.

V. Ciclo: conjunto de semáforos (grupos focais) com indicações luminosas idênticas que controlam grupos de movimentos que recebem simultaneamente o direito de passagem.


Estão corretas apenas as afirmativas
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31Q1029621 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Planejamento Urbano, Agente de Trânsito Transporte e Rodoviário, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Quanto maior a mobilidade promovida por uma via de transporte urbano, menor é a sua acessibilidade. Assinale a opção que indica uma classificação das vias em ordem decrescente de mobilidade.
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32Q1029622 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Trânsito, Agente de Trânsito Transporte e Rodoviário, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Sobre o modo de transporte ferroviário de cargas, assinale a afirmativa correta.
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33Q1082663 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Trânsito, Engenheiro de Tráfego, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

Analise os itens a seguir e assinale a alternativa correta.

Os estudos sobre áreas de carga e descarga dentro da área urbana devem ter como objetivo conseguir a otimização desse tipo de estacionamento para o abastecimento das atividades econômicas que se desenvolvam na região. A implantação de áreas de carga e descarga devem considerar:

I - a clareza do esquema de operação de abastecimento a ser implantado, de modo particular junto aos comerciantes e transportadores da região.
II - homogeneização da sinalização em toda a malha urbana.
III - fiscalização quanto ao uso indevido.
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34Q1082666 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Trânsito, Engenheiro de Tráfego, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

Atribua (V) para verdadeiro e (F) para falso nas afirmativas a seguir. Em seguida, assinale a alternativa com a sequência correta. A corrente de tráfego é composta por veículos que diferem entre si quanto ao tamanho, peso e velocidade. O conhecimento da composição dos volumes é essencial pelas seguintes razões:

( ) Os efeitos que exercem os veículos entre si dependem de suas características. A composição da corrente de veículos que passa por uma via influi em sua capacidade.
( ) As percentagens de veículos de grandes dimensões determinam as características geométricas que devem ter as vias, e os seus pesos as características estruturais.
( ) Os recursos que podem ser obtidos dos usuários de uma via, dependem entre outros fatores, da composição do seu tráfego.
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35Q1082662 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Planejamento Urbano, Engenheiro de Tráfego, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

De acordo com o conceito de acessibilidade no contexto da mobilidade urbana, assinale a alternativa correta:
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36Q977765 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Engenheiro Agrimensor, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

O posicionamento das vias urbanas está diretamente ligado ao planejamento urbano, garantindo acesso, mobilidade, segurança e integração entre diferentes áreas da cidade. As vias que têm a função de ligar diferentes regiões da cidade, com tráfego intenso e rápido e cruzamentos em nível, são as chamadas
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37Q965833 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Mobilidade Urbana, Engenheiro Civil, Caixa, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
O estudo do sistema viário trata do planejamento, projeto geométrico e operações de tráfego em ruas, avenidas, rodovias, redes de tráfego, terminais, estacionamentos e lotes lindeiros, além do relacionamento com outras modalidades de transportes, de modo que a movimentação de pessoas e mercadorias seja feita de maneira conveniente, eficiente e segura. A esse respeito, julgue os itens a seguir.


Nos municípios sem sistema de transporte público coletivo ou individual, o Plano de Mobilidade Urbana deverá focar no transporte não motorizado e no planejamento da infraestrutura urbana destinada aos deslocamentos a pé e por bicicleta.
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38Q1072336 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Trânsito, Condutor II, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

As placas suspensas podem ser utilizadas, conforme estudos de engenharia de tráfego, nas seguintes situações:

I. Controle de uso de faixa de trânsito.
II. Interseção complexa.
III. Três faixas ou mais por sentido.

Julgue os itens e assinale a alternativa correta:
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39Q958170 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Mobilidade Urbana, Educador de Trânsito, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

O aumento dos problemas associados à mobilidade urbana, que se agravaram nas últimas décadas, estão fortemente relacionados ao crescimento do/da
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40Q958173 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Transporte Público, Educador de Trânsito, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Em relação ao uso de tecnologias de propulsão sustentáveis, analise as afirmativas a seguir.

I. Os biocombustíveis liberam uma quantidade de CO2 similar aos combustíveis convencionais, embora em um ciclo fechado de carbono.
II. Além das vantagens do ponto de vista ambiental, os veículos elétricos possuem uma eficiência superior ao dos motores a combustão.
III. A célula de combustível combina hidrogênio e oxigênio para produzir eletricidade.

Está correto o que se afirma em
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