Início Questões de Concursos Engenharia de Transportes e Trânsito Resolva questões de Engenharia de Transportes e Trânsito comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Engenharia de Transportes e Trânsito Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 21Q982566 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Engenharia Civil, MPERS, AOCP, 2025A operação e o dimensionamento dos modais do transporte público estão ligados às formas de determinação da tarifa de remuneração. Uma das formas de cálculo da Tarifa de Remuneração é denominada Cost-plus contract, a respeito da qual é correto afirmar que ✂️ a) a tarifa de remuneração é definida em função da oferta, geralmente expressa pela quilometragem total percorrida pela frota em um intervalo especificado. ✂️ b) a receita do operador é proporcional à receita tarifária recolhida. ✂️ c) a receita do operador é igual à tarifa pública recolhida. ✂️ d) é também denominada net-cost, de modo que a receita corresponde a um percentual da tarifa pública recolhida. ✂️ e) é uma forma de tarifação considerada direta, que independe da quantidade de veículos na frota. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 22Q971133 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Geradores, Controle, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2024Julgue o item a seguir, acerca do tráfego urbano.A segurança viária para o pedestre em semáforos consiste em andar normalmente durante a travessia da via enquanto o sinal estiver verde e aumentar a velocidade das passadas quando o sinal estiver amarelo e intermitente. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 23Q958172 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Mobilidade Urbana, Educador de Trânsito, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025Assinale a opção que indica os limites de ação do Plano de Mobilidade Urbana (PMU) como instrumento de orientação dos investimentos de mobilidade urbana. ✂️ a) O país como um todo. ✂️ b) Uma região geográfica (ex.: Região Norte). ✂️ c) Um Estado (ex.: Estado do Pará). ✂️ d) Um Município (ex.: Canaã dos Carajás). ✂️ e) Um bairro (ex.: Vale dos Carajás). Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 24Q1029620 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Trânsito, Agente de Trânsito Transporte e Rodoviário, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025A respeito da perecibilidade, uma das características dos sistemas de transporte, assinale a afirmativa correta. ✂️ a) As pessoas são dependentes desse tipo de serviço, o que o torna indispensável para a sociedade. ✂️ b) O transporte apresenta muitas variáveis relacionadas entre si, o que o torna uma atividade complexa. ✂️ c) O transporte deve estar disponível para uso no local e no momento específicos onde existe a demanda. ✂️ d) O transporte requer avanço contínuo da tecnologia, de forma a atender aos requisitos crescentes dos deslocamentos. ✂️ e) Os veículos destinados ao transporte possuem determinada vida útil, sendo necessária a renovação contínua da frota. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 25Q985627 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Agente Municipal de Trânsito, Prefeitura de Lapa PR, OBJETIVA, 2025A engenharia de tráfego estuda e aplica conceitos técnicos para organizar e melhorar o fluxo de trânsito. Sobre alguns dos elementos envolvidos na engenharia de tráfego, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente. (1) Volume de tráfego. (2) Capacidade viária. (3) Velocidade do fluxo. ( ) Refere-se ao número máximo de veículos que uma via pode suportar sem causar congestionamentos excessivos. ( ) Mede a quantidade de veículos que passam por um ponto específico em determinado período. ( ) Inclui a velocidade média dos veículos em diferentes condições (livre, congestionada, ideal). ✂️ a) 1 - 2 - 3. ✂️ b) 3 - 2 - 1. ✂️ c) 1 - 3 - 2. ✂️ d) 2 - 1 - 3. ✂️ e) 2 - 3 - 1. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 26Q1030355 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Infraestrutura de Transporte, Específica de Engenharia Manhã, TCE PI, FGV, 2025Em uma obra em rodovia sob circunscrição do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), deve-se prever uma sinalização, conforme Publicação IPR 738 (Manual de Sinalização de Obras e Emergências em Rodovias). Em relação ao planejamento dessa atividade, assinale a afirmativa correta. ✂️ a) A extensão da área de atividade é dependente da velocidade regulamentada para a rodovia. ✂️ b) A área de pré-sinalização deve ser locada a uma distância dependente do local de execução dos serviços. ✂️ c) A área de transição deve ser segmentada em três subdivisões: área de proteção, área de trabalho e área de retorno à situação normal. ✂️ d) Na área de proteção, os dispositivos de sinalização direcionam os motoristas para fora do seu caminho normal, transferindo o fluxo de veículos de uma faixa a outra ✂️ e) A área de retorno à situação normal serve para informar aos usuários o fim do trecho em obras e a velocidade máxima permitida para as condições normais de operação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 27Q918484 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Transporte Público, Técnico Laboratório/Área Trânsito, CEFETMG, CEFET MG, 2025A frequência de uma linha de transporte coletivo é ✂️ a) o tempo de viagem mais o tempo de terminal. ✂️ b) o intervalo de tempo entre duas partidas do mesmo veículo. ✂️ c) a quantidade ofertada de viagens de uma linha de ônibus por hora. ✂️ d) o intervalo de tempo entre partidas de dois veículos de uma mesma linha. ✂️ e) o somatório do total de passageiros transportados dividido pela Lotação de Projeto. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 28Q958174 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Geradores, Educador de Trânsito, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025Assinale a opção que indica o benefício, em relação à melhoria na mobilidade das cidades, do avanço das tecnologias e dos sistemas inteligentes de transporte. ✂️ a) A maior rapidez na construção de novas vias. ✂️ b) A utilização do automóvel como um serviço. ✂️ c) A utilização de veículos de maior eficiência. ✂️ d) A redução da emissão de gases poluentes. ✂️ e) O aumento do poder aquisitivo da população. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 29Q971134 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Geradores, Controle, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2024Julgue o item a seguir, acerca do tráfego urbano.Devido ao caráter dinâmico do trânsito, é necessária avaliação periódica do desempenho da operação do tráfego e de sua fluidez em decorrência da programação semafórica ou em virtude de possível reprogramação. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 30Q918488 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Infraestrutura de Transporte, Técnico Laboratório/Área Trânsito, CEFETMG, CEFET MG, 2025Analise as afirmativas sobre os conceitos de alguns dos elementos básicos que caracterizam a concepção do controle semafórico. I. Grupo de movimentos: conjunto de movimentos presentes em uma mesma aproximação que recebem simultaneamente o direito de passagem. II. Fase: sequência completa dos estágios de uma sinalização semafórica cuja duração em uma interseção, ou seção de via, é definida pela soma dos tempos de todos os estágios programados para o controle do tráfego no local. III. Estágio: intervalo de tempo em que um ou mais grupos de movimentos recebem simultaneamente o direito de passagem, compreendendo o tempo de verde e o tempo de entreverdes. IV. Entreverdes: intervalo de tempo compreendido entre o final do verde de um estágio e o início do verde do estágio subsequente. V. Ciclo: conjunto de semáforos (grupos focais) com indicações luminosas idênticas que controlam grupos de movimentos que recebem simultaneamente o direito de passagem. Estão corretas apenas as afirmativas ✂️ a) I, II e IV. ✂️ b) I, III e IV. ✂️ c) II, III e IV. ✂️ d) I, IV e V. ✂️ e) III, IV e V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 31Q1029621 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Planejamento Urbano, Agente de Trânsito Transporte e Rodoviário, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025Quanto maior a mobilidade promovida por uma via de transporte urbano, menor é a sua acessibilidade. Assinale a opção que indica uma classificação das vias em ordem decrescente de mobilidade. ✂️ a) Local / coletora / arterial / expressa. ✂️ b) Expressa / arterial / local / coletora. ✂️ c) Expressa / arterial / coletora / local. ✂️ d) Arterial / expressa / local / coletora. ✂️ e) Arterial / expressa / coletora / local. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 32Q1029622 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Trânsito, Agente de Trânsito Transporte e Rodoviário, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025Sobre o modo de transporte ferroviário de cargas, assinale a afirmativa correta. ✂️ a) Mostra alta competividade econômica no transporte de itens de elevado peso e baixo valor agregado e pouca flexibilidade na escolha das rotas. ✂️ b) Apresenta alta competividade econômica no transporte de itens leves e de elevado valor agregado e pouca flexibilidade na escolha das rotas. ✂️ c) Exige grandes investimentos na implantação da infraestrutura e elevado custo de energia por tonelada transportada. ✂️ d) Mostra baixo custo na implantação da infraestrutura e baixo custo de energia por tonelada transportada. ✂️ e) Tem elevado custo na implantação da infraestrutura e grande flexibilidade na escolha das rotas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 33Q1082663 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Trânsito, Engenheiro de Tráfego, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025Analise os itens a seguir e assinale a alternativa correta. Os estudos sobre áreas de carga e descarga dentro da área urbana devem ter como objetivo conseguir a otimização desse tipo de estacionamento para o abastecimento das atividades econômicas que se desenvolvam na região. A implantação de áreas de carga e descarga devem considerar: I - a clareza do esquema de operação de abastecimento a ser implantado, de modo particular junto aos comerciantes e transportadores da região. II - homogeneização da sinalização em toda a malha urbana. III - fiscalização quanto ao uso indevido. ✂️ a) Apenas os itens I e II estão corretos. ✂️ b) Apenas o item III está correto. ✂️ c) Apenas o item I está correto. ✂️ d) Apenas os itens I e III estão corretos. ✂️ e) Todos os itens estão corretos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 34Q1082666 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Trânsito, Engenheiro de Tráfego, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025Atribua (V) para verdadeiro e (F) para falso nas afirmativas a seguir. Em seguida, assinale a alternativa com a sequência correta. A corrente de tráfego é composta por veículos que diferem entre si quanto ao tamanho, peso e velocidade. O conhecimento da composição dos volumes é essencial pelas seguintes razões: ( ) Os efeitos que exercem os veículos entre si dependem de suas características. A composição da corrente de veículos que passa por uma via influi em sua capacidade. ( ) As percentagens de veículos de grandes dimensões determinam as características geométricas que devem ter as vias, e os seus pesos as características estruturais. ( ) Os recursos que podem ser obtidos dos usuários de uma via, dependem entre outros fatores, da composição do seu tráfego. ✂️ a) V, F, V ✂️ b) V, V, V ✂️ c) F, F, V ✂️ d) F, V, V ✂️ e) V, F, F Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 35Q1082662 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Planejamento Urbano, Engenheiro de Tráfego, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025De acordo com o conceito de acessibilidade no contexto da mobilidade urbana, assinale a alternativa correta: ✂️ a) A acessibilidade refere-se apenas à construção de rampas e calçadas adaptadas para pessoas com deficiência física. ✂️ b) A acessibilidade está relacionada exclusivamente ao transporte coletivo gratuito para idosos. ✂️ c) A acessibilidade é a facilidade disponibilizada às pessoas que possibilite a todos autonomia nos deslocamentos desejados, respeitando-se a legislação em vigor. ✂️ d) A acessibilidade é garantida quando todos os deslocamentos urbanos são feitos por transporte individual motorizado. ✂️ e) A acessibilidade é a condição em que se realizam os deslocamentos de pessoas e cargas no espaço urbano. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 36Q977765 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Engenheiro Agrimensor, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025O posicionamento das vias urbanas está diretamente ligado ao planejamento urbano, garantindo acesso, mobilidade, segurança e integração entre diferentes áreas da cidade. As vias que têm a função de ligar diferentes regiões da cidade, com tráfego intenso e rápido e cruzamentos em nível, são as chamadas ✂️ a) locais. ✂️ b) expressas. ✂️ c) arteriais. ✂️ d) coletoras. ✂️ e) verdes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 37Q965833 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Mobilidade Urbana, Engenheiro Civil, Caixa, CESPE CEBRASPETexto associado. O estudo do sistema viário trata do planejamento, projeto geométrico e operações de tráfego em ruas, avenidas, rodovias, redes de tráfego, terminais, estacionamentos e lotes lindeiros, além do relacionamento com outras modalidades de transportes, de modo que a movimentação de pessoas e mercadorias seja feita de maneira conveniente, eficiente e segura. A esse respeito, julgue os itens a seguir. Nos municípios sem sistema de transporte público coletivo ou individual, o Plano de Mobilidade Urbana deverá focar no transporte não motorizado e no planejamento da infraestrutura urbana destinada aos deslocamentos a pé e por bicicleta. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 38Q1072336 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Trânsito, Condutor II, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025As placas suspensas podem ser utilizadas, conforme estudos de engenharia de tráfego, nas seguintes situações: I. Controle de uso de faixa de trânsito. II. Interseção complexa. III. Três faixas ou mais por sentido. Julgue os itens e assinale a alternativa correta: ✂️ a) Somente I está correto. ✂️ b) Somente II está correto. ✂️ c) Somente III está correto. ✂️ d) Todos estão incorretos. ✂️ e) Todos estão corretos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 39Q958170 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Mobilidade Urbana, Educador de Trânsito, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025O aumento dos problemas associados à mobilidade urbana, que se agravaram nas últimas décadas, estão fortemente relacionados ao crescimento do/da ✂️ a) transporte de massa. ✂️ b) automação dos veículos. ✂️ c) uso de transporte por bicicletas. ✂️ d) transporte individual motorizado. ✂️ e) intermodalidade nos deslocamentos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 40Q958173 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Transporte Público, Educador de Trânsito, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025Em relação ao uso de tecnologias de propulsão sustentáveis, analise as afirmativas a seguir. I. Os biocombustíveis liberam uma quantidade de CO2 similar aos combustíveis convencionais, embora em um ciclo fechado de carbono. II. Além das vantagens do ponto de vista ambiental, os veículos elétricos possuem uma eficiência superior ao dos motores a combustão. III. A célula de combustível combina hidrogênio e oxigênio para produzir eletricidade. Está correto o que se afirma em ✂️ a) I, somente. ✂️ b) I e II, somente. ✂️ c) I e III, somente. ✂️ d) II e III, somente. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
21Q982566 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Engenharia Civil, MPERS, AOCP, 2025A operação e o dimensionamento dos modais do transporte público estão ligados às formas de determinação da tarifa de remuneração. Uma das formas de cálculo da Tarifa de Remuneração é denominada Cost-plus contract, a respeito da qual é correto afirmar que ✂️ a) a tarifa de remuneração é definida em função da oferta, geralmente expressa pela quilometragem total percorrida pela frota em um intervalo especificado. ✂️ b) a receita do operador é proporcional à receita tarifária recolhida. ✂️ c) a receita do operador é igual à tarifa pública recolhida. ✂️ d) é também denominada net-cost, de modo que a receita corresponde a um percentual da tarifa pública recolhida. ✂️ e) é uma forma de tarifação considerada direta, que independe da quantidade de veículos na frota. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
22Q971133 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Geradores, Controle, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2024Julgue o item a seguir, acerca do tráfego urbano.A segurança viária para o pedestre em semáforos consiste em andar normalmente durante a travessia da via enquanto o sinal estiver verde e aumentar a velocidade das passadas quando o sinal estiver amarelo e intermitente. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
23Q958172 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Mobilidade Urbana, Educador de Trânsito, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025Assinale a opção que indica os limites de ação do Plano de Mobilidade Urbana (PMU) como instrumento de orientação dos investimentos de mobilidade urbana. ✂️ a) O país como um todo. ✂️ b) Uma região geográfica (ex.: Região Norte). ✂️ c) Um Estado (ex.: Estado do Pará). ✂️ d) Um Município (ex.: Canaã dos Carajás). ✂️ e) Um bairro (ex.: Vale dos Carajás). Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
24Q1029620 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Trânsito, Agente de Trânsito Transporte e Rodoviário, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025A respeito da perecibilidade, uma das características dos sistemas de transporte, assinale a afirmativa correta. ✂️ a) As pessoas são dependentes desse tipo de serviço, o que o torna indispensável para a sociedade. ✂️ b) O transporte apresenta muitas variáveis relacionadas entre si, o que o torna uma atividade complexa. ✂️ c) O transporte deve estar disponível para uso no local e no momento específicos onde existe a demanda. ✂️ d) O transporte requer avanço contínuo da tecnologia, de forma a atender aos requisitos crescentes dos deslocamentos. ✂️ e) Os veículos destinados ao transporte possuem determinada vida útil, sendo necessária a renovação contínua da frota. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
25Q985627 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Agente Municipal de Trânsito, Prefeitura de Lapa PR, OBJETIVA, 2025A engenharia de tráfego estuda e aplica conceitos técnicos para organizar e melhorar o fluxo de trânsito. Sobre alguns dos elementos envolvidos na engenharia de tráfego, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente. (1) Volume de tráfego. (2) Capacidade viária. (3) Velocidade do fluxo. ( ) Refere-se ao número máximo de veículos que uma via pode suportar sem causar congestionamentos excessivos. ( ) Mede a quantidade de veículos que passam por um ponto específico em determinado período. ( ) Inclui a velocidade média dos veículos em diferentes condições (livre, congestionada, ideal). ✂️ a) 1 - 2 - 3. ✂️ b) 3 - 2 - 1. ✂️ c) 1 - 3 - 2. ✂️ d) 2 - 1 - 3. ✂️ e) 2 - 3 - 1. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
26Q1030355 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Infraestrutura de Transporte, Específica de Engenharia Manhã, TCE PI, FGV, 2025Em uma obra em rodovia sob circunscrição do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), deve-se prever uma sinalização, conforme Publicação IPR 738 (Manual de Sinalização de Obras e Emergências em Rodovias). Em relação ao planejamento dessa atividade, assinale a afirmativa correta. ✂️ a) A extensão da área de atividade é dependente da velocidade regulamentada para a rodovia. ✂️ b) A área de pré-sinalização deve ser locada a uma distância dependente do local de execução dos serviços. ✂️ c) A área de transição deve ser segmentada em três subdivisões: área de proteção, área de trabalho e área de retorno à situação normal. ✂️ d) Na área de proteção, os dispositivos de sinalização direcionam os motoristas para fora do seu caminho normal, transferindo o fluxo de veículos de uma faixa a outra ✂️ e) A área de retorno à situação normal serve para informar aos usuários o fim do trecho em obras e a velocidade máxima permitida para as condições normais de operação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
27Q918484 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Transporte Público, Técnico Laboratório/Área Trânsito, CEFETMG, CEFET MG, 2025A frequência de uma linha de transporte coletivo é ✂️ a) o tempo de viagem mais o tempo de terminal. ✂️ b) o intervalo de tempo entre duas partidas do mesmo veículo. ✂️ c) a quantidade ofertada de viagens de uma linha de ônibus por hora. ✂️ d) o intervalo de tempo entre partidas de dois veículos de uma mesma linha. ✂️ e) o somatório do total de passageiros transportados dividido pela Lotação de Projeto. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
28Q958174 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Geradores, Educador de Trânsito, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025Assinale a opção que indica o benefício, em relação à melhoria na mobilidade das cidades, do avanço das tecnologias e dos sistemas inteligentes de transporte. ✂️ a) A maior rapidez na construção de novas vias. ✂️ b) A utilização do automóvel como um serviço. ✂️ c) A utilização de veículos de maior eficiência. ✂️ d) A redução da emissão de gases poluentes. ✂️ e) O aumento do poder aquisitivo da população. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
29Q971134 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Geradores, Controle, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2024Julgue o item a seguir, acerca do tráfego urbano.Devido ao caráter dinâmico do trânsito, é necessária avaliação periódica do desempenho da operação do tráfego e de sua fluidez em decorrência da programação semafórica ou em virtude de possível reprogramação. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
30Q918488 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Infraestrutura de Transporte, Técnico Laboratório/Área Trânsito, CEFETMG, CEFET MG, 2025Analise as afirmativas sobre os conceitos de alguns dos elementos básicos que caracterizam a concepção do controle semafórico. I. Grupo de movimentos: conjunto de movimentos presentes em uma mesma aproximação que recebem simultaneamente o direito de passagem. II. Fase: sequência completa dos estágios de uma sinalização semafórica cuja duração em uma interseção, ou seção de via, é definida pela soma dos tempos de todos os estágios programados para o controle do tráfego no local. III. Estágio: intervalo de tempo em que um ou mais grupos de movimentos recebem simultaneamente o direito de passagem, compreendendo o tempo de verde e o tempo de entreverdes. IV. Entreverdes: intervalo de tempo compreendido entre o final do verde de um estágio e o início do verde do estágio subsequente. V. Ciclo: conjunto de semáforos (grupos focais) com indicações luminosas idênticas que controlam grupos de movimentos que recebem simultaneamente o direito de passagem. Estão corretas apenas as afirmativas ✂️ a) I, II e IV. ✂️ b) I, III e IV. ✂️ c) II, III e IV. ✂️ d) I, IV e V. ✂️ e) III, IV e V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
31Q1029621 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Planejamento Urbano, Agente de Trânsito Transporte e Rodoviário, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025Quanto maior a mobilidade promovida por uma via de transporte urbano, menor é a sua acessibilidade. Assinale a opção que indica uma classificação das vias em ordem decrescente de mobilidade. ✂️ a) Local / coletora / arterial / expressa. ✂️ b) Expressa / arterial / local / coletora. ✂️ c) Expressa / arterial / coletora / local. ✂️ d) Arterial / expressa / local / coletora. ✂️ e) Arterial / expressa / coletora / local. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
32Q1029622 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Trânsito, Agente de Trânsito Transporte e Rodoviário, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025Sobre o modo de transporte ferroviário de cargas, assinale a afirmativa correta. ✂️ a) Mostra alta competividade econômica no transporte de itens de elevado peso e baixo valor agregado e pouca flexibilidade na escolha das rotas. ✂️ b) Apresenta alta competividade econômica no transporte de itens leves e de elevado valor agregado e pouca flexibilidade na escolha das rotas. ✂️ c) Exige grandes investimentos na implantação da infraestrutura e elevado custo de energia por tonelada transportada. ✂️ d) Mostra baixo custo na implantação da infraestrutura e baixo custo de energia por tonelada transportada. ✂️ e) Tem elevado custo na implantação da infraestrutura e grande flexibilidade na escolha das rotas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
33Q1082663 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Trânsito, Engenheiro de Tráfego, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025Analise os itens a seguir e assinale a alternativa correta. Os estudos sobre áreas de carga e descarga dentro da área urbana devem ter como objetivo conseguir a otimização desse tipo de estacionamento para o abastecimento das atividades econômicas que se desenvolvam na região. A implantação de áreas de carga e descarga devem considerar: I - a clareza do esquema de operação de abastecimento a ser implantado, de modo particular junto aos comerciantes e transportadores da região. II - homogeneização da sinalização em toda a malha urbana. III - fiscalização quanto ao uso indevido. ✂️ a) Apenas os itens I e II estão corretos. ✂️ b) Apenas o item III está correto. ✂️ c) Apenas o item I está correto. ✂️ d) Apenas os itens I e III estão corretos. ✂️ e) Todos os itens estão corretos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
34Q1082666 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Trânsito, Engenheiro de Tráfego, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025Atribua (V) para verdadeiro e (F) para falso nas afirmativas a seguir. Em seguida, assinale a alternativa com a sequência correta. A corrente de tráfego é composta por veículos que diferem entre si quanto ao tamanho, peso e velocidade. O conhecimento da composição dos volumes é essencial pelas seguintes razões: ( ) Os efeitos que exercem os veículos entre si dependem de suas características. A composição da corrente de veículos que passa por uma via influi em sua capacidade. ( ) As percentagens de veículos de grandes dimensões determinam as características geométricas que devem ter as vias, e os seus pesos as características estruturais. ( ) Os recursos que podem ser obtidos dos usuários de uma via, dependem entre outros fatores, da composição do seu tráfego. ✂️ a) V, F, V ✂️ b) V, V, V ✂️ c) F, F, V ✂️ d) F, V, V ✂️ e) V, F, F Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
35Q1082662 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Planejamento Urbano, Engenheiro de Tráfego, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025De acordo com o conceito de acessibilidade no contexto da mobilidade urbana, assinale a alternativa correta: ✂️ a) A acessibilidade refere-se apenas à construção de rampas e calçadas adaptadas para pessoas com deficiência física. ✂️ b) A acessibilidade está relacionada exclusivamente ao transporte coletivo gratuito para idosos. ✂️ c) A acessibilidade é a facilidade disponibilizada às pessoas que possibilite a todos autonomia nos deslocamentos desejados, respeitando-se a legislação em vigor. ✂️ d) A acessibilidade é garantida quando todos os deslocamentos urbanos são feitos por transporte individual motorizado. ✂️ e) A acessibilidade é a condição em que se realizam os deslocamentos de pessoas e cargas no espaço urbano. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
36Q977765 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Engenheiro Agrimensor, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025O posicionamento das vias urbanas está diretamente ligado ao planejamento urbano, garantindo acesso, mobilidade, segurança e integração entre diferentes áreas da cidade. As vias que têm a função de ligar diferentes regiões da cidade, com tráfego intenso e rápido e cruzamentos em nível, são as chamadas ✂️ a) locais. ✂️ b) expressas. ✂️ c) arteriais. ✂️ d) coletoras. ✂️ e) verdes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
37Q965833 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Mobilidade Urbana, Engenheiro Civil, Caixa, CESPE CEBRASPETexto associado. O estudo do sistema viário trata do planejamento, projeto geométrico e operações de tráfego em ruas, avenidas, rodovias, redes de tráfego, terminais, estacionamentos e lotes lindeiros, além do relacionamento com outras modalidades de transportes, de modo que a movimentação de pessoas e mercadorias seja feita de maneira conveniente, eficiente e segura. A esse respeito, julgue os itens a seguir. Nos municípios sem sistema de transporte público coletivo ou individual, o Plano de Mobilidade Urbana deverá focar no transporte não motorizado e no planejamento da infraestrutura urbana destinada aos deslocamentos a pé e por bicicleta. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
38Q1072336 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Trânsito, Condutor II, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025As placas suspensas podem ser utilizadas, conforme estudos de engenharia de tráfego, nas seguintes situações: I. Controle de uso de faixa de trânsito. II. Interseção complexa. III. Três faixas ou mais por sentido. Julgue os itens e assinale a alternativa correta: ✂️ a) Somente I está correto. ✂️ b) Somente II está correto. ✂️ c) Somente III está correto. ✂️ d) Todos estão incorretos. ✂️ e) Todos estão corretos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
39Q958170 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Mobilidade Urbana, Educador de Trânsito, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025O aumento dos problemas associados à mobilidade urbana, que se agravaram nas últimas décadas, estão fortemente relacionados ao crescimento do/da ✂️ a) transporte de massa. ✂️ b) automação dos veículos. ✂️ c) uso de transporte por bicicletas. ✂️ d) transporte individual motorizado. ✂️ e) intermodalidade nos deslocamentos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
40Q958173 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Transporte Público, Educador de Trânsito, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025Em relação ao uso de tecnologias de propulsão sustentáveis, analise as afirmativas a seguir. I. Os biocombustíveis liberam uma quantidade de CO2 similar aos combustíveis convencionais, embora em um ciclo fechado de carbono. II. Além das vantagens do ponto de vista ambiental, os veículos elétricos possuem uma eficiência superior ao dos motores a combustão. III. A célula de combustível combina hidrogênio e oxigênio para produzir eletricidade. Está correto o que se afirma em ✂️ a) I, somente. ✂️ b) I e II, somente. ✂️ c) I e III, somente. ✂️ d) II e III, somente. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro