Início

Questões de Concursos Física

Resolva questões de Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1561Q544258 | Física, Assistente de Controle Externo, Hemobrás, CESPE CEBRASPE

A respeito de disjuntores e de fusíveis para proteção de instalações elétricas em baixa tensão, julgue os itens que se seguem.

Disjuntores trifásicos do tipo multipolar, quando submetidos a uma corrente de defeito, em qualquer uma das fases, devem abrir todos os pólos.

  1. ✂️
  2. ✂️

1562Q545282 | Física, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Durante o século XX apareceram várias técnicas de microscopia de alta resolução, muitas delas designadas por siglas. Microscópio eletrônico de transmissão (MET), microscópio eletrônico de varredura (MEV), microscópio de tunelamento varredura (STM) e microscópio de força atômica (AFM) são aparelhos associados a algumas dessas técnicas. Em relação às microscopias eletrônica, de tunelamento varredura e de força atômica, julgue os itens que se seguem.

As lentes do MET são feitas de material semicondutor, geralmente silício, e, portanto, não apresentam aberrações.

  1. ✂️
  2. ✂️

1564Q546844 | Física, Tecnologista, CTI, CESPE CEBRASPE

A respeito de células solares de junção p-n, julgue os itens seguintes.

Uma célula solar consiste basicamente de uma junção p-n rasa com contatos ôhmicos finos na superfície. Esses contatos servem para a coleta dos portadores de carga, contudo, eles fornecem uma resistência em série grande, o que, muitas vezes, acarreta diminuição da eficiência da célula.

  1. ✂️
  2. ✂️

1565Q544543 | Física, Gravitação Universal, Assistente de Saneamento, Companhia Pernambucana de Saneamento PE, FGV, 2018

A água escoa em um canal de profundidade de 1,0 m a uma velocidade de 1,0 m/s até um ponto em que, devido a uma queda, a velocidade se eleva para 10,0 m/s e o canal passa a uma profundidade de 0,5 m.

Considerando a aceleração da gravidade e o peso específico da água iguais a, respectivamente, 10,0 m/s2 e 1000 kgf/m3, a diferença de cota entre os leitos das duas partes do canal vale

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1566Q935230 | Física, Leis da Termodinâmica, Vestibular

(ENEM 2011) Um motor só poderá realizar trabalho se receber uma quantidade de energia de outro sistema. No caso, a energia armazenada no combustível é, em parte, liberada durante a combustão para que o aparelho possa funcionar. Quando o motor funciona, parte da energia convertida ou transformada na combustão não pode ser utilizada para realização de trabalho, Isso significa dizer que há vazamento da energia em outra forma.

CARVALHO, A. X. Z. Física Térmica. Belo Horizonte: Pax, 2009 (adaptado).

De acordo com o texto, as transformações de energia que ocorrem durante o funcionamento do motor são decorrentes de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1567Q546938 | Física, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista que, relativamente à velocidade de operação de motores de combustão interna dos tipos Diesel, a gasolina ou a duplo combustível empregados para geração elétrica, a faixa de altas velocidades varia de 1.000 rpm a 3.600 rpm, com velocidade média de 300 rpm a 1.000 rpm, julgue os itens seguintes. A faixa de velocidade mínima de operação de motores de combustão interna dos motores em apreço é inferior a 50 rpm.
  1. ✂️
  2. ✂️

1568Q545668 | Física, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, acerca das características dos materiais empregados nos pilares e nos telhados de estrutura metálica e de estrutura de madeira. Os pilares metálicos permitem peças mais esbeltas que os pilares de concreto, desde que estejam bem contraventados.
  1. ✂️
  2. ✂️

1569Q933260 | Física, Força de Tração

Texto associado.

Um pêndulo com um fio de massa desprezível e comprimento L = 0,5m possui, presa à sua extremidade, uma esfera de ferro igual a 1,0kg. O pêndulo oscila formando um ângulo máximo de 60º com a vertical.

Nessas condições, é correto afirmar que o trabalho realizado pela força de tração do fio que exerce sobre a esfera, entre as posições A e B da figura, em joules, é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1570Q935316 | Física, Cicuitos Elétricos, ENEM

(ENEM 2017) Em algumas residências, cercas eletrificadas são utilizadas com o objetivo de afastar possíveis invasores. Uma cerca eletrificada funciona com uma diferença de potencial elétrico de aproximadamente 10 000 V. Para que não seja letal, a corrente que pode ser transmitida através de uma pessoa não deve ser maior do que 0,01 A. Já a resistência elétrica corporal entre as mãos e os pés de uma pessoa é da ordem de 1 000 Ω.

Para que a corrente não seja letal a uma pessoa que toca a cerca eletrificada, o gerador de tensão deve possuir uma resistência interna que, em relação à do corpo humano, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1571Q19130 | Física, Vestibular ITA, ITA, FAB

Assinale a alternativa incorreta dentre as seguintes proposições a respeito de campos gravitacionais de corpos homogêneos de diferentes formatos geométricos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1572Q545732 | Física, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE CEBRASPE

Com relação à aplicação de motores a reação em unidades de energia ou transmissões de propulsão de aeronaves, julgue os seguintes itens. Aeronave multimotora é aquela em que há mais de um motor, de modo que os motores são fixados à fuselagem ou nela embutidos, fixados às asas ou suspensos pelas asas.
  1. ✂️
  2. ✂️

1573Q544460 | Física, Termologia, Professor Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

Um aparelho eletrodoméstico muito útil é a geladeira. O seu funcionamento se dá da seguinte forma: por meio de um motor, força-se a transferência de calor de um ambiente a baixa temperatura para outro ambiente a uma temperatura maior, resfriando-se os alimentos ali contidos e, conseqüentemente, aumenta-se o tempo em que ficarão armazenados sem perda de qualidade. Os recipientes comumente colocados dentro das geladeiras são de alumínio ou de plástico.

Julgue os itens a seguir a respeito do assunto abordado nesse texto, com base nos conceitos termodinâmicos envolvidos e considerando que os recipientes mencionados estejam dentro da geladeira há bastante tempo.

Calor é uma forma de energia que se propaga espontaneamente de locais a altas temperaturas para locais a temperaturas menores.
  1. ✂️
  2. ✂️

1574Q42767 | Física, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar AC, FUNCAB

O momento angular de uma partícula de massa m localizada pelo vetor (em negrito) posição r , e que tem momento linear p é definido pela expressão L = r x p .

A variação temporal do momento angular é igual a uma outra grandeza conhecida como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1575Q683047 | Física, Perito Oficial Criminal Área 4, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

Em relação aos conceitos da metalurgia, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1576Q157016 | Física, Oficial da Marinha, ESCOLA NAVAL, EN

Duas pedras A e B, de mesma massa, são lançadas simultaneamente, da mesma altura H do solo, com velocidades iguais de módulo V. A pedra A foi lançada formando um ângulo de 10° abaixo da horizontal e a pedra B foi lançada formando um ângulo de 60° acima da horizontal. Despreze a resistência do ar e considere a aceleração da gravidade constante. Podemos afirmar corretamente que, ao atingir o solo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1577Q545888 | Física, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito às competências relacionadas à contextualização histórica e social dos temas de física abordados na sala de aula é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1578Q546403 | Física, Física Médica, Físico, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Tendo em vista que a radioterapia é uma forma de tratamento que usa radiações ionizantes e que ela pode ser proveniente de um aparelho, como uma unidade de cobalto ou acelerador linear, ou de uma fonte radioativa sem a necessidade do uso de um aparelho, julgue os itens que se seguem. Um passo essencial no cálculo da dose a ser irradiada consiste em determinar a sua constância ao longo do eixo central do campo, a chamada curva de rendimento em profundidade.
  1. ✂️
  2. ✂️

1579Q545908 | Física, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito aos métodos sísmicos, julgue os itens a seguir. Para ser interpretado sob o ponto de vista da estrutura geológica, da estratigrafia e quanto ao teor de hidrocarbonetos, o sinal recebido (ondas elásticas refletidas e refratadas) pelo sensor (geofone) deve ser registrado, amplificado e processado, nessa ordem.
  1. ✂️
  2. ✂️

1580Q545920 | Física, Eletricista de Manutenção, CODEGi ES, CONSULPLAN

Existem termos e definições técnicas que as concessionárias, através das normas, utilizam para permitir uma compreensão mais detalhada para o fornecimento da energia elétrica. De acordo com esses termos, analise as afirmativas.

I. Carga instalada: soma das potências nominais demandadas [KVA] dos equipamentos elétricos de uma unidade consumidora que estejam em condições de entrar em funcionamento depois de concluídos os trabalhos de instalação.

II. Caixa de medição: caixa destinada à instalação do medidor de energia e seus acessórios, bem como do dispositivo de proteção.

III. Entrada de serviço: conjunto de equipamentos, condutores e acessórios compreendidos entre o ponto de derivação da rede secundária e a medição e proteção, inclusive da unidade consumidora.

IV. Padrão de entrada: conjunto de condutores e seus acessórios instalados entre o ponto de derivação da rede de distribuição secundária da concessionária e o ponto de entrega.

Estão corretas apenas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.