Início

Questões de Concursos Física

Resolva questões de Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


3041Q544872 | Física, Professor de 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Uma interessante hipótese sobre o surgimento do universo sustenta que, no passado, toda a matéria existente estava mais concentrada do que está hoje e, em dado instante, ocorreu uma violenta explosão. Acerca desse assunto, julgue o item seguinte.

A hipótese mencionada se refere à teoria do Big-bang, que é hoje aceita como verdadeira pela maior parte da comunidade científica, devido às evidências científicas obtidas em razão do desenvolvimento tecnológico.

  1. ✂️
  2. ✂️

3042Q544874 | Física, Física de Materiais, Assistente Técnico, CEGAS CE, IESES, 2017

Após a leitura do enunciado apresentado a seguir, identifique a afirmação correta: Um motor de combustão interna, monocilíndrico tem o diâmetro do cilindro com 82mm, e o pistão se desloca do ponto morto superior até o ponto morto inferior (curso) em 8,2cm.

Qual o valor em litros do volume varrido por este pistão?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3043Q545900 | Física, Pesquisador, DCTA SP, VUNESP

Quais as espécies intermediárias em chamas de hidrocarbonetos em ar usualmente detectadas por espectroscopia de emissão?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3044Q687724 | Física, Sargento da Aeronáutica Aeronavegantes e Não Aeronavegantes, EEAR, Aeronáutica, 2019

A adição de dois vetores de mesma direção e mesmo sentido resulta num vetor cujo módulo vale 8. Quando estes vetores são colocados perpendicularmente, entre si, o módulo do vetor resultante vale 4?2 . Portanto, os valores dos módulos destes vetores são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3045Q545670 | Física, Técnico em Eletrotécnica, FUB, CESPE CEBRASPE

Em processos industriais, normalmente são encontrados conversores de energia que processam energia elétrica recebida em um formato CA (corrente alternada) ou CC (corrente contínua), de modo a fornecerem em suas saídas energia elétrica que também pode assumir o formato CA ou CC. Com relação a esse assunto, julgue os itens de 116 a 120. Um conversor CC-CC opera como um transformador CC.
  1. ✂️
  2. ✂️

3046Q546703 | Física, Geofísico Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Parte do sucesso do método de reflexão sísmica deve- -se ao fato de que os dados brutos são processados de modo a produzir uma seção sísmica que é uma imagem da estrutura geológica. Sobre algumas etapas desse processamento, considere as afirmativas abaixo.

I - A migração sísmica em tempo desloca eventos inclinados para as suas possíveis posições corretas, além de colapsar as difrações.

II - A migração sísmica em tempo pode ser feita somente depois do empilhamento das famílias de ponto médio comum (CMP - Commom Mid-Point).

III - A família de ponto médio comum (CMP) está no núcleo do processamento sísmico, pois as equações são simples e supõem camadas horizontais e uniformes funcionando muito bem para camadas sedimentares deformadas, além de aumentar a relação sinal-ruído ao se efetuar correção e empilhamento dos traços dessa família.

IV - A correção estática de elevação corrige o erro provocado por elevações da superfície nas posições do tiro e dos geofones. Já a correção estática de intemperismo corrige os efeitos causados pela camada superficial.

São corretas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3047Q545173 | Física, Dinâmica, Técnico de Laboratório, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

Uma amostra contendo 10.000 eixos metálicos cilíndricos, cada um com diâmetro externo de dimensão e tolerância de 25 ± 0,1 mm, deverá ser inspecionada no setor de controle da qualidade de uma empresa do setor metalúrgico. Na inspeção, os técnicos poderão utilizar calibradores do tipo passa não passa e paquímetros digitais com resolução de 0,01 mm.

Considerando essas informações, julgue os itens subsecutivos.

A resolução dos citados paquímetros digitais não é adequada para a inspeção dessas peças; por isso, o seu uso seria inadequado, sendo conveniente substituí-los por um micrômetros milesimais com resolução de 0,001 mm.
  1. ✂️
  2. ✂️

3048Q545198 | Física, Assistente de Controle Externo, Hemobrás, CESPE CEBRASPE

Referente ao processo de conversão analógica-digital, julgue os itens subseqüentes.

Para que um sinal analógico senoidal de freqüência f = 5 MHz possa ser devidamente digitalizado, deve-se utilizar um conversor A/D com taxa de amostragem de seis milhões de amostras por segundo.

  1. ✂️
  2. ✂️

3049Q932535 | Física, UFPR Vestibular UFPR, UFPR, FUNPAR UFPR, 2018

Texto associado.
Um conceito importante que surge no estudo dos fluidos é o conceito de pressão. Com relação a ele, considere as seguintes afirmativas: 
 
1. A pressão atmosférica ao nível do mar a 0 °C vale 1 atm. 
2. Um processo termodinâmico que ocorra sujeito a uma pressão constante é chamado isobárico. 
3. A pressão exercida por um líquido num dado ponto aumenta à medida que a profundidade desse ponto aumenta. 
4. No Sistema Internacional de Unidades, a unidade de pressão é o pascal (Pa).
Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3050Q544952 | Física, Operador, Petrobras, CESPE CEBRASPE

Acerca de princípios físicos que formam a base de conhecimentos técnicos nas áreas de termodinâmica, mecânica e eletromagnetismo, julgue os itens a seguir.

O uso de uma associação de polias para o levantamento de cargas reduz o trabalho mecânico total realizado.

  1. ✂️
  2. ✂️

3051Q544185 | Física, FUNRIO

A incorporação de oxigênio (O2) residual ao filme fino pode causar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3052Q545992 | Física, FUNRIO

O Sistema Internacional de Unidade (SI) é um sistema coerente de unidades adotado e recomendado pela Conferência Geral de Pesos e Medidas (CGPM), o qual é baseado em algumas unidades-base. Acerca desse assunto, pode-se afirmar que as unidades-base para as grandezas intensidade luminosa, quantidade de matéria e temperatura termodinâmica são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3053Q679375 | Física, Impulso e Quantidade de Movimento, Física, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

De um sistema físico mecanicamente isolado, fazem parte todos os objetos que estão em interação.
Em qualquer tipo de interação, que pode ser um chute, uma explosão, uma batida, um empurrão ou um toque, sempre haverá conservação da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3054Q544472 | Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Ao falar sobre os movimentos ondulatórios, o professor exemplifica, comentando sobre a onda que é criada quando se move uma corda, ao dar apenas um pulso. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta o nome deste tipo de onda.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3055Q544990 | Física, FUNRIO

Com relação ao fenômeno da Eletromigração, pode-se afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3056Q545256 | Física, Técnico I Código D, MCT, CESPE CEBRASPE

Acerca de situações que envolvem conceitos de física, julgue os itens a seguir.

Ao se aquecer as paredes de um recipiente fechado que contém um gás, o número de colisões moleculares por unidade de tempo com as paredes internas desse recipiente aumentará, até quando não houver mais variação no momento linear das moléculas nas colisões com as paredes.

  1. ✂️
  2. ✂️

3057Q545259 | Física, Técnico em Processos Tecnológicos, BAHIAGÁS, FCC

Durante uma viagem em uma rodovia, um automóvel passou pelo km 42 às 17h28 e pelo km 48 às 17h33. A velocidade média do automóvel entre os dois pontos é de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3058Q544246 | Física, Prova Comum a Todos os Cargos de Nível Médio, Petrobras, CESPE CEBRASPE

Você é convidado a comer um delicioso ensopado com cenouras; batatas, outros legumes e carne. Certamente a última coisa que experimentará será a batata, pois ao ser colocada na boca sempre parecerá mais quente. O fato de a batata permanecer quente por mais tempo do que os demais ingredientes do ensopado deve-se ao fato de que, em relação aos demais, a batata tem

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3059Q544758 | Física, Técnico de Laboratório, IFB BA, FUNRIO

Em um laboratório de medições elétricas, encontra-se em curso a realização de um trabalho de avaliação da tensão elétrica de alguns modelos de baterias de telefone sem fio, fazendo-se uso de um multímetro. Para analisar a dispersão dos resultados relativos a um determinado modelo, foram realizadas medições em 5 (cinco) exemplares, obtendo os seguintes resultados: 3,61 V; 3,65 V; 3,59 V; 3,57 V; e 3,67 V. Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, a média aritmética, bem como o desvio-padrão aproximado desses valores.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3060Q545276 | Física, Oficial de Manutenção I, INB, CONSULPLAN

Sobre a partida do motor de indução trifásico através da chave estrela – triângulo, podemos afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.