Início

Questões de Concursos Física

Resolva questões de Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


5461Q901206 | Física, Estática e Hidrostática, Ciências, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Durante uma atividade experimental, os alunos precisam calcular a força necessária para mover um objeto em diferentes superfícies. Avalie as afirmativas abaixo:

1. A inércia é a tendência de um corpo em manter seu estado de movimento ou repouso, a menos que uma força externa atue sobre ele.

2. O peso de um objeto é a força gravitacional exercida sobre ele, sendo diretamente proporcional à sua massa e à aceleração da gravidade.


3. A força necessária para mover um objeto é maior em uma superfície lisa do que em uma superfície áspera, devido à menor resistência ao movimento.

4. A massa de um objeto é a quantidade de matéria que ele contém, independente da gravidade.

5. A aceleração de um objeto em queda livre é constante, independentemente de sua massa, devido à força da gravidade.

Alternativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5462Q947299 | Física, Dinâmica, Física e Química 2° Fase, UECE, UECE CEV, 2019

Suponha que uma esfera de aço desce deslizando, sem atrito, um plano inclinado. Pode-se afirmar corretamente que,em relação ao movimento da esfera, sua aceleração
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5463Q959075 | Física, Oscilação e Ondas, Papiloscopista Policial Federal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2018

A imagem anterior foi obtida a partir de amostras de sangue coletadas em uma cena de crime para fins de isolamento de DNA. Várias células foram observadas, mas uma delas (indicada pela seta) apresentava um aspecto morfológico diferenciado. Com base nessa imagem, julgue o item seguinte.
A célula indicada encontra-se em mitose na fase de prófase, que se caracteriza pelo desaparecimento da carioteca e espiralização do material genético.
  1. ✂️
  2. ✂️

5464Q938090 | Física, Eletricidade, Primeiro e Segundo Dia 2ª Aplicação, ENEM, INEP

Um cosmonauta russo estava a bordo da estação espacial MIR quando um de seus rádios de comunicação quebrou. Ele constatou que dois capacitores do rádio de 3 μF e 7 μF ligados em série estavam queimados. Em função da disponibilidade, foi preciso substituir os capacitores defeituosos por um único capacitor que cumpria a mesma função.

Qual foi a capacitância, medida em μF, do capacitor utilizado pelo cosmonauta?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5465Q680570 | Física, Dinâmica, Prova 1, URCA, CEV URCA

Uma bola de 5kg é colocada em uma certa altura, em relação ao solo, e solta para cair livremente sob ação apenas da gravidade. Adote o valor aproximado da aceleração da gravidade de aproximadamente 10m/s². O deslocamento da bola nos quatro primeiros segundos de queda é de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5466Q938370 | Física, Resistores e Potência Elétrica, PPL, ENEM, INEP

As lâmpadas econômicas transformam 80% da energia elétrica consumida em luz e dissipam os 20% restantes em forma de calor. Já as incandescentes transformam 20% da energia elétrica consumida em luz e dissipam o restante em forma de calor. Assim, quando duas dessas lâmpadas possuem luminosidades equivalentes, a econômica apresenta uma potência igual a um quarto da potência da incandescente.

Quando uma lâmpada incandescente de 60 W é substituída por uma econômica de mesma luminosidade, deixa-se de transferir para o ambiente, a cada segundo, uma quantidade de calor, em joule, igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5467Q938373 | Física, Eletricidade, PPL, ENEM, INEP

Uma lâmpada é conectada a duas pilhas de tensão nominal 1,5 V, ligadas em série. Um voltímetro, utilizado para medir a diferença de potencial na lâmpada, fornece uma leitura de 2,78 V e um amperímetro indica que a corrente no circuito é de 94,2 mA.

O valor da resistência interna das pilhas é mais próximo de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5468Q948360 | Física, Dinâmica, Segundo dia, FPS, FPS

Um carro está se deslocando em movimento retilíneo a 72 km/h quando o motorista aciona os freios, parando o carro completamente em 5,0 segundos. Qual o módulo da aceleração média do carro em unidades de m/s2?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5469Q948877 | Física, Oscilação e Ondas, Primeiro Semestre, IF Sudeste MG, IF SUDEST MG

A manutenção de uma condição relativamente constante no corpo humano depende da interação entre diferentes órgãos e sistemas. Marque a alternativa que apresenta informação INCORRETA sobres os sistemas e os órgãos do corpo humano.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5470Q970644 | Física, Ênfase 8 Operação de Lastro, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2023

Julgue o item subsequente, relativos ao teorema de Varignon.

No caso de forças que estejam aplicadas em um mesmo ponto, a força resultante será a soma vetorial de todas as forças envolvidas.

  1. ✂️
  2. ✂️

5471Q678805 | Física, Calorimetria, Grupo 2, PUC RJ, PUC RJ, 2019

Misturam-se dois líquidos em um calorímetro, de capacidade calorífica desprezível. O primeiro tem massa m1 = 80 g, c1 = 0,20 cal/(g.°C) e está a 80 °C. O segundo tem massa m2 = 160 g, c2 = 0,10 cal/(g.°C) e está a 40 °C.

Encontre a temperatura final de equilíbrio.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5473Q936857 | Física, Lançamento Horizontal, Edital 2022, ENEM, INEP, 2022

Em um dia de calor intenso, dois colegas estãoa brincar com a água da mangueira. Um deles quer saber até que altura o jato de água alcança, a partir dasaída de água, quando a mangueira está posicionada totalmente na direção vertical. O outro colega propõe então o seguinte experimento: eles posicionarem a saída de água da mangueira na direção horizontal, a 1 m de altura em relação ao chão, e então medirem a distância horizontal entre a mangueira e o local onde a água atinge o chão. A medida dessa distância foi de 3 m, e a partir disso eles calcularam o alcance vertical do jato de água. Considere a aceleração da gravidade de 10 ms-2.

O resultado que eles obtiveram foi de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5474Q944293 | Física, Dinâmica, Física e Química, UECE, UECE CEV, 2022

O organismo de um ciclista consome uma média de energia igual a 4,2 x 106 J por hora. Antes de uma prova, o ciclista tomou um energético com X calorias. Considerando 1 cal = 4,2 J, determine o valor de X sabendo que as calorias do energético serão consumidas nas primeiras 2 horas de prova.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5475Q950183 | Física, Oscilação e Ondas, Física e Química, UECE, UECE CEV, 2018

Sobre o olho humano, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5476Q949161 | Física, Oscilação e Ondas, PPL, ENCCEJA, INEP, 2018

A biotecnologia tem contribuído muito para o desenvolvimento de alimentos, como é o caso dos organismos geneticamente modificados (OGMs), que estão no mercado há aproximadamente duas décadas. A modificação genética consiste na inserção de um gene de outra espécie com o objetivo de conferir, por exemplo, uma maior produtividade à planta ou ao animal.
Alimentos obtidos a partir dessa técnica também são conhecidos como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5477Q937130 | Física, Calorimetria, PPL 2 Aplicação, ENEM, INEP, 2023

Um menino está ajudando sua mãe na cozinha. Ela lhe pede que tire do fogo uma panela que já estava lá há bastante tempo, em fogo baixo, orientando-lhe que tome cuidado para não se queimar, buscando tocar apenas no cabo de madeira, e não na base de metal da panela.

A mãe lhe fez essa recomendação porque o metal, em relação à madeira, apresenta maior
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5478Q969645 | Física, Vetores, Engenharia de Equipamentos – Elétrica, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022

Com relação ao cálculo multivariável e vetorial, julgue o item seguinte.

Suponha que nos pontos (1,1,1/2), (2,2,-1) e (2/3,1/4,5/2) haja três cargas pontuais e estacionárias de valor q coulombs. Nessa situação, o fluxo do campo elétrico Eatravés da superfície de uma esfera de raio 2 centrada na origem é 3q/ε0, em queε0é a constante de permissividade elétrica no vácuo.
  1. ✂️
  2. ✂️

5479Q937652 | Física, Dinâmica, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP

Uma pessoa necessita da força de atrito em seus pés para se deslocar sobre uma superfície. Logo, uma pessoa que sobe uma rampa em linha reta será auxiliada pela força de atrito exercida pelo chão em seus pés.
Em relação ao movimento dessa pessoa, quais são a direção e o sentido da força de atrito mencionada no texto?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5480Q970939 | Física, Ênfase 2 Inspeção de Equipamentos e Instalações, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2023

Considerando que a aceleração da gravidade seja g = 10 m/s2, julgue o item seguinte, relativos a dinâmica.
Se uma força horizontal com módulo igual a 60 N for aplicada a um corpo com massa igual a 10 kg que esteja posicionado sobre uma superfície cujo coeficiente de atrito dinâmico seja µ = 0,25, então essa força produzirá, no corpo, uma aceleração resultante horizontal de módulo igual a 1 m/s2 .

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.