Início

Questões de Concursos Física

Resolva questões de Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


5621Q1046984 | Física, Leis de Newton, Primeiro Dia, ESCOLA NAVAL, Marinha

Dois veículos A e B percorrem a mesma trajetória retilínea e horizontal (eixo dos X) . O veículo A (da frente) , de massa ma = 20 kg, está sob a ação da força resultante F(a) = 8,0 î (N) e o veículo B (detrás), de massa mB= 30kg, está sob a ação da força resultante F(b) =9,0 î (N). No instante t= 0, temos: o módulo da velocidade do veículo A é duas vezes maior do que o módulo da velocidade do veículo B e a velocidade de A em relação a B é2,0.î (m/ s). No instante t= 5,0s, o módulo da velocidade (em m/ s) do centro de massa do sistema (A + B) é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5622Q1008124 | Física, Perito em Oceanografia, MPU, FGV, 2025

As características e propriedades físicas mais importantes da água estão relacionadas ao seu comportamento à medida que ela absorve ou perde calor. Portanto, as características térmicas incomuns da água evitam a ampla variação de temperatura do dia para a noite e do inverno para o verão, e permitem que grandes quantidades de calor fluam nos oceanos e alimentem grandes tempestades, ondas de vento e correntes oceânicas na Terra.
A respeito das características da água do mar, analise as afirmativas a seguir.

I. A curva de densidade da água apresenta aumento de densidade à medida que ocorre a diminuição de temperatura. Entretanto, o aumento da densidade fica mais lento, chegando ao máximo de 1 g/cm3 a 3,98 °C.

II. Durante a transição do estado líquido para o sólido no ponto de congelamento, o ângulo das ligações covalentes entre os átomos de oxigênio e de hidrogênio na molécula de água se contrai de aproximadamente 109° para 105°. Essa alteração permite às ligações de hidrogênio a formação de um retículo cristalino de gelo.

III. O calor específico é uma medida do calor necessário para aumentar a temperatura de 1 g de uma substância em 1 °C. Portanto, essa propriedade física descreve a quantidade de energia necessária para elevar a temperatura de uma unidade de massa, ou seja, substâncias de elevado calor específico são diretamente proporcionais às variações de temperatura e massa.


Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5623Q937568 | Física, Primeiro Dia, ENEM, INEP

As ondas eletromagnéticas, como a luz visível e as ondas de rádio, viajam em linha reta em um meio homogêneo. Então, as ondas de rádio emitidas na região litorânea do Brasil não alcançariam a região amazônica do Brasil por causa da curvatura da Terra. Entretanto sabemos que é possível transmitir ondas de rádio entre essas localidades devido à ionosfera.

Com a ajuda da ionosfera, a transmissão de ondas planas entre o litoral do Brasil e a região amazônica é possível por meio da

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5624Q936297 | Física, Oscilação e Ondas, Edital 2020, ENEM, INEP, 2021

Os ventos solares são fenômenos caracterizados por feixes de partículas carregadas, lançadas pelo Sol, no espaço, em alta velocidade. Somente uma pequena fração dessas partículas atinge a atmosfera nos polos, provocando as auroras. A chegada dessas partículas à superfície pode gerar efeitos indesejáveis, interferindo nas telecomunicações, no tráfego aéreo e nas linhas de transmissão de energia elétrica.

Esses efeitos são minimizados na Terra pela ação de seu(sua)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5625Q937348 | Física, Oscilação e Ondas, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP

Uma equipe de cientistas lançará uma expedição ao Titanic para criar um detalhado mapa 3D que “vai tirar, virtualmente, o Titanic do fundo do mar para o público” . A expedição ao local, a 4 quilômetros de profundidade no Oceano Atlântico, está sendo apresentada como a mais sofisticada expedição científica ao Titanic. Ela utilizará tecnologias de imagem e sonar que nunca tinham sido aplicadas ao navio, para obter o mais completo inventário de seu conteúdo. Esta complementação é necessária em razão das condições do navio, naufragado há um século.
O Estado de São Paulo. Disponível em: http://www.estadao.com.br.
Acesso em: 27 jul. 2010 (adaptado).

No problema apresentado para gerar imagens através de camadas de sedimentos depositados no navio, o sonar é mais adequado, pois a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5626Q970635 | Física, Ênfase 8 Operação de Lastro, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2023

Em relação à cinemática e à descrição do movimento de partículas, julgue o item a seguir.

Em um lançamento oblíquo no qual a partícula é arremessada desde o chão, na posição (em metros) (0,0) e volta a atingi-lo na posição (em metros) (8,0), o módulo do deslocamento é igual ao alcance, que é igual a 8 m.

  1. ✂️
  2. ✂️

5627Q966811 | Física, Engenharia Agrícola, CONAB, IADES

Um caminhão se desloca por uma estrada de asfalto reta e plana e, por algum motivo, tem que frear bruscamente. Nessa situação hipotética, considerando somente a força de atrito entre o chão e a roda, a quantidade de metros que irá derrapar dependerá somente do valor da

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5628Q907951 | Física, Dinâmica, Ciências, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024

Analise as afirmativas a seguir.


I. No momento da largada de uma corrida, o atleta empurra para trás um bloco que serve de apoio, exercendo uma força ao empurrá-lo, como também o bloco exerce uma força, empurrando o atleta para a frente.

II. Um motorista dentro de seu carro em movimento freia bruscamente, fazendo com que o seu corpo seja arremessado para frente, pois seu corpo tende a manter o movimento, em linha reta, na velocidade com que vinha se deslocando até então.


Os exemplos I e II, respectivamente, tratam-se de quais Leis de Newton?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5629Q1029300 | Física, Dinâmica, Engenheiro Civil, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Uma tubulação horizontal transporta água de um ponto A para um ponto B. No ponto A, a água escoa a uma velocidade de 2,0 m/s sob uma pressão de 2,0 kgf/cm2 . No ponto B, a pressão é de 1,895 kgf/cm2 .

Admitindo a aceleração da gravidade igual a 10 m/s2 e o peso específico da água igual a 1000 kgf/m3 , a velocidade da água no ponto B é de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5631Q1028295 | Física, Oscilação e Ondas, Perito em Oceanografia, MPU, FGV, 2025

A respeito das ondas, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5632Q1062099 | Física, Ondas e Propriedades Ondulatórias, Área 16 Física Forense, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item subsequente, a respeito da difração em fenda única e da difração de raios X.

Se o valor da largura da fenda de difração por fenda única for inferior ou igual ao comprimento de onda da onda incidente, mais estreito e agudo será o pico máximo central da figura de refração.
  1. ✂️
  2. ✂️

5633Q1047397 | Física, Física Térmica, Cadete do Exército, COLÉGIO NAVAL, Marinha

Um pesquisador, que precisava descobrir algumas características de uma determinada substância, realizou certos experimentos utilizando uma fonte de potência constante de 1600W. Sabe-se que a potência térmica se relaciona com a quantidade de calor através da igualdade P = G/Δt, onde P é a potência, Q é a quantidade de calor trocado e Δt é o intervalo de tempo de funcionamento da fonte. Sendo assim, analise os experimentos realizados por esse pesquisador, descritos abaixo.

I - Tendo como objetivo medir o calor latente de fusão,colocou, em um recipiente, 1 kg da substância no estadosólido e, do início da fusão até o derretimento completo,anotou um intervalo de tempo de 5 minutos para ofuncionamento da fonte térmica.

II - Tendo como objetivo medir o calor específico da substância no estado líquido, utilizou a massa de 1 kg, já derretida no experimento I, e anotou que, para uma variação de 30°C na temperatura, foram necessários apenas 2 minutos de funcionamento da fonte térmica.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5634Q1047402 | Física, Física Térmica, Aluno Escola Naval, ESCOLA NAVAL, Marinha

Considere que 0,40 gramas de água vaporize isobaricamente à pressão atmosférica. Sabendo que, nesse processo, o volume ocupado pela água varia de 1,0 litro, pode-se afirmar que a variação da energia interna do sistema, em kJ, vale

Dados: calor latente de vaporização da água = 2,3 . 106 J/kg; conversão:1,0 atm = 1,0 . 105 Pa.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5635Q1047403 | Física, Física Térmica, Aluno Escola Naval, ESCOLA NAVAL, Marinha

Considere um gás monoatômico ideal no interior de um cilindro dotado de um êmbolo, de massa desprezível, que pode deslizar livremente. Quando submetido a uma certa expansão isobárica, o volume do gás aumenta de 2,00.10-3 m3 para 8,00.10-3 m3. Sabendo-se que, durante o processo de expansão, a energia interna do gás sofre uma variação de 0,360 kJ, pode-se afirmar que o valor da pressão, em kPa, é de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5636Q936314 | Física, Calorimetria, Edital 2020, ENEM, INEP, 2021

BTU é a sigla para British Thermal Unit (Unidade Térmica Inglesa), que é definida como a quantidade de calor necessária para elevar a temperatura de 1 libra (0,45 kg) de água de 59,5 °F a 60,5 °F sob pressão constante de 1 atmosfera. A unidade BTU é utilizada, de forma errônea, por diversos profissionais como sendo a potência de resfriamento do aparelho.


RODITI, I. Dicionário Houaiss de Física. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005 (adaptado).


Como se pode representar corretamente a unidade de potência com base na definição de BTU?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5637Q969348 | Física, Movimento Retilíneo Uniforme, Geofísica – Física, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022

Uma massam, presa a uma mola ideal de constante elásticak, movimenta-se sobre uma superfície horizontal sob a influência de uma força de arrasto proporcional à velocidade do tipo –bv, em quebé uma constante de proporcionalidade evé a velocidade da massa.

Tendo em vista a situação apresentada, julgue os itens a seguir.

Se a condição b2 = 4mk for satisfeita, então o movimento da massa será subamortecido.

  1. ✂️
  2. ✂️

5638Q1030537 | Física, Física Térmica, Professor de Física, SEEC RN, FGV, 2025

Para fazer a temperatura de 5 mols de um gás ideal aumentar 20 oC é necessário ceder a ele 500 cal sob a forma de calor, a pressão constante. Considere a constante universal dos gases 2 cal/(mol.K).
A menor quantidade de calor capaz de fazer essa massa gasosa sofrer esse acréscimo de 20oCna temperatura é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5639Q971440 | Física, Ênfase Operação de Lastro, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2024

Texto associado.
Em um período de doze horas, a quantidade de combustível armazenado no tanque BR-1, em milhares de litros, varia de acordo com a função V(T) = T2-12T+95/5, com Tε[1,13], em que T = 1 corresponde à primeira hora do período, T = 2 corresponde à segunda hora do período, e assim por diante.

A partir dessas informações, julgue o próximo item.

Se, em T = 2, a quantidade de combustível armazenada em um segundo tanque de combustível, denominado BR-2, for 20% superior à quantidade de combustível armazenada no tanque BR-1, então a quantidade de combustível armazenada no tanque BR-2 no momento T = 2 terá sido inferior a 17 mil litros.

  1. ✂️
  2. ✂️

5640Q971441 | Física, Ênfase Operação de Lastro, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2024

Texto associado.
Em um período de doze horas, a quantidade de combustível armazenado no tanque BR-1, em milhares de litros, varia de acordo com a função V(T) = T2-12T+95/5, com Tε[1,13], em que T = 1 corresponde à primeira hora do período, T = 2 corresponde à segunda hora do período, e assim por diante.

A partir dessas informações, julgue o próximo item.

A quantidade de combustível armazenado no tanque BR-1 alcança seu valor máximo durante a décima primeira hora.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.