Início

Questões de Concursos Farmácia

Resolva questões de Farmácia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


301Q677459 | Farmácia, Farmacêutico, EBSERH, IBFC, 2020

A urinálise compreende a análise macroscópica e físico-química da urina e o exame microscópico do sedimento urinário. Analise as afirmativas abaixo e dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A urina pode ser avaliada pelas características físicas de cor, turbidez, odor e volume. Sabe-se que determinados medicamentos podem alterar a coloração, bem como, os corantes naturais ou artificiais dos alimentos. 
( ) Na análise bioquímica identifica-se a presença ou ausência de determinadas substâncias, pH e também a densidade. A elevada densidade da urina pode indicar hidratação. 
( ) O exame miscroscópico do sedimento urinário pode revelar a presença de células, cristais minerais, bactérias e fungos. O número aumentado de cristais é indicativo de cálculos biliares.
 ( ) A presença de urobilinogênio na urina pode indicar danos hepáticos e distúrbios hemolíticos. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

302Q478481 | Farmácia, Farmácia Hospitalar, Farmacêutico, HUJB UFCG PB, AOCP

Qual é a sigla da comissão hospitalar que atua estipulando critérios para obtenção de medicamentos que não constem na padronização?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

303Q7844 | Farmácia, Perito Criminal, Policia Civil RJ, IBFC

Cada matriz biológica possui vantagens e desvantagens devido a uma série de fatores como complexidade, quantidade e dificuldade de coleta, dentre outros. Avalie as afirmativas a seguir e marque a opção correta.

I. A concentração de um xenobiótico na saliva reflete a sua fração livre no plasma, resultando em uma janela de detecção bem ampla.

II. A urina é um fluido biológico extensamente utilizado em análises toxicológicas, pois é uma das matrizes com menor número de interferentes endógenos por ser constituída principalmente por água.

III. A grande vantagem de se usar o humor vítreo é a sua localização bastante isolada da cavidade tóraco-abdominal, sendo por isso muito pouco propenso a sofrer difusão post mortem.

IV. O sangue é de especial importância nas análises toxicológicas, pois por intermédio dos níveis sanguíneos é sempre possível fazer correlações com os efeitos das substâncias sobre o organismo e a concentração no meio ambiente.

Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

304Q688588 | Farmácia, Farmacêutico, UFSC, UFSC, 2019

Assinale a alternativa correta a respeito da absorção segundo Rang e Dale (2011).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

305Q480297 | Farmácia, Analise Clínica, Biomédico, Prefeitura de Feliz RS, FUNDATEC

A contagem de reticulócitos no laboratório de análises clínicas é bastante utilizada por contribuir com o diagnóstico de determinadas doenças hematológicas. Dentro desse contexto, avalie as alternativas abaixo:

I. A técnica de coloração para os reticulócitos é denominada de coloração supravital, através da coloração de restos de RNA, utilizando-se corantes como o novo azul de metileno e o azul de cresil brilhante.

II. A reticulocitose pode ser encontrada em diversas situações, por exemplo, perda crônica de sangue por úlcera gástrica.

III. A reticulocitopenia pode ser encontrada na anemia por deficiência de ferro, de vitamina B12 ou de ácido fólico.

IV. Em casos de anemia, a contagem percentual de reticulócitos pode ser corrigida através da contagem absoluta de reticulócitos (em relação ao número total de hemácias do paciente) ou através do cálculo da contagem corrigida de reticulócitos (em função do hematócrito do paciente).

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

306Q480292 | Farmácia, Interação Medicamentosa, Perito Criminal, Polícia Científica de Pernambuco PE, CESPE CEBRASPE

No tipo de antagonismo relacionado ao par adrenalina × acetilcolina,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

307Q475185 | Farmácia, Fiscal Federal Agropecuário, MAPA, CESPE CEBRASPE

O teor de cinzas é um parâmetro físico-químico de identidade e qualidade estabelecido para vários produtos de origem vegetal ou animal. Com relação ao teor de cinzas, julgue os itens abaixo.

Elevados teores de cinzas em alguns produtos podem ser uma indicação de adulteração com matérias estranhas, como areia.

  1. ✂️
  2. ✂️

308Q480611 | Farmácia, Interação Medicamentosa, Farmacêutico, IAMSPE SP, VUNESP

Como resultado das interações medicamentosas, pode-se afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

309Q479825 | Farmácia, Farmacopeia, Médico Residente, Secretaria de Estado da Saúde DF, IADES

O medicamento Aciclovir pode ser encontrado em farmácias na forma de creme, em formulação contendo 5% do princípio ativo. A respeito dessa apresentação comercial, julgue os itens a seguir. A análise de doseamento de Aciclovir creme, segundo a Farmacopeia Brasileira, 5a edição, requer tomada de ensaio de 7,5 mg de Aciclovir, sendo necessário pesar 0,15 g do creme.
  1. ✂️
  2. ✂️

310Q477419 | Farmácia, Assistência Farmacêutica, Farmácia Gerente, Prefeitura de Balneário Camburiú SC, FEPESE

Sobre as ações preconizadas no chamado ciclo logístico da assistência farmacêutica, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

311Q476448 | Farmácia, Farmacotécnica, Farmácia, SES CE, UECE

O desenvolvimento farmacotécnico de um processo de fabricação pode ser dividido em várias etapas: desenho, análise dos pontos críticos, caracterização do processo e verificação. Durante a fase de análise dos pontos críticos são consideradas as variáveis do processo para cada uma das etapas e para todo o processo e se verificam se são críticas ou não. Para as que se consideram críticas serão estabelecidos uns limites de tolerância. Também nesta fase são fixados os controles em processo que serão efetuados, os métodos que se devem empregar e os critérios de aceitação para os resultados dos parâmetros a controlar. Analise atentamente as afirmativas abaixo sobre análise de pontos críticos do processo de produção de comprimidos.

I - A etapa de granulação é crítica e os fatores que influem na qualidade do produto são tempo de granulação e quantidade de água, influindo sobre a granulometria, a fluidez, as densidades e homogeneidade de conteúdo.

II - A secagem é crítica e o fator influente é a temperatura do produto influindo sobre a umidade residual.

III - A tamisação do granulado é crítica e o fator influente é o tamanho da malha, influindo sobre a granulometria, a fluidez e as densidades.

IV - A mistura final é crítica e os fatores que influem são tempo de mistura, tipo de misturador e quantidade de estearato de magnésio (lubrificante), influindo sobre a fluidez, as densidades e a homogeneidade de mistura.

V - A compressão é crítica e os fatores que influem são velocidade de compressão e a força de compressão, influindo sobre a uniformidade de pesos, homogeneidade de conteúdo, dureza e velocidade de dissolução.

São corretas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

312Q7835 | Farmácia, Perito Criminal, Polícia Civil RJ, IBFC

Os compostos organofosforados e os carbamatos são amplamente utilizados na agricultura, residências e prática veterinária para o controle e combate de pragas. Sobre a toxicocinética e toxicodinâmica desses praguicidas é incorreto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

313Q7847 | Farmácia, Perito Criminal, Policia Civil RJ, IBFC

Um indivíduo foi detido em um aeroporto com pequenos sacos contendo um material branco, que foi devidamente encaminhado para o perito analisar. A suspeita era de que este material seria cocaína, o que levou o perito a realizar testes preliminares para emissão do laudo, relatando a constatação da natureza e quantidade da droga apreendida. Sobre testes preliminares para a detecção de cocaína, é correto dizer que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

314Q475446 | Farmácia, Farmacocinética, Especialista em Gestão, SESA ES, CESPE CEBRASPE

Em relação à farmacocinética, julgue os itens a seguir.

Nos idosos, há diminuição da massa magra e aumento do tecido adiposo. Dessa forma, devem ser utilizados preferencialmente fármacos com caráter hidrofílico em vez dos lipofílicos.

  1. ✂️
  2. ✂️

315Q480748 | Farmácia, Farmacocinética, Perito Criminal, Polícia Científica de Pernambuco PE, CESPE CEBRASPE

Considerando que, para indivíduos adultos, o fármaco X apresente DE99 igual a 2 mg/kg e DL1 igual a 200 mg/kg, ao passo que o fármaco Y apresente DE99 igual a 0,5 mg/kg e DL1 igual a 10 mg/kg, e sabendo que DE representa a dose efetiva e DL, a dose letal, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

316Q480701 | Farmácia, Farmacologia Clínica, Agente de Apoio à Saúde, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Um Agente de Apoio à Saúde deparou-se com uma situação na qual deveria dispensar um medicamento com propriedade anti-inflamatória. O Agente, então, deverá selecionar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

317Q840270 | Farmácia, Assistência Farmacêutica e Saúde Pública, Prefeitura de Centenário do Sul PR Farmaucêutico, FAUEL, 2020

A profissão farmacêutica sofreu grandes transformações ao longo do tempo. Essas transformações foram desencadeadas pelo desenvolvimento e mecanização da indústria farmacêutica. Diante desta condição tecnológica mais avançada, o farmacêutico passou a exercer novas atividades, dentre essas, resultou a aproximação do farmacêutico ao paciente e à equipe de saúde, possibilitando o desenvolvimento de habilidades relacionadas à farmacoterapia. Das afirmativas apresentadas abaixo em relação a Assistência e Atenção farmacêutica, assinale a CORRETA.
I. Assistência Farmacêutica deve ser compreendida como política pública norteadora para a formulação de políticas setoriais, entre as quais destacam-se as políticas de medicamentos, de ciência e tecnologia, de desenvolvimento industrial e de formação de recursos humanos, dentre outras. II. Assistência Farmacêutica trata de um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual como coletivo, tendo o medicamento como insumo essencial e visando o acesso e ao seu uso racional. III. As ações de Assistência Farmacêutica envolvem aqueles referentes à Atenção Farmacêutica, considerada como um modelo de prática farmacêutica, desenvolvida no contexto da Assistência Farmacêutica e compreendendo atitudes, valores éticos, comportamentos, habilidades, compromissos e corresponsabilidades na prevenção de doenças, promoção e recuperação da saúde, de forma integrada à equipe de saúde. IV. Atenção farmacêutica é a interação direta do farmacêutico com o usuário, visando uma farmacoterapia racional e a obtenção de resultados definidos e mensuráveis, voltados para a melhoria da qualidade de vida. V. É um componente da Atenção Farmacêutica e configura um processo no qual o farmacêutico se responsabiliza pelas necessidades do usuário relacionadas ao medicamento, por meio da detecção, prevenção e resolução de Problemas Relacionados aos Medicamentos (PRM).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

318Q475843 | Farmácia, Tecnologia Farmacêutica, Farmacêutico, DEPEN, FUNRIO

No preparo de uma suspensão, é necessário que as partículas se encontrem homogeneamente dispersas no veículo por um período de tempo satisfatório. Para efeitos práticos, podemos aplicar a Equação de Stokes, segundo a qual a taxa de sedimentação das partículas aproxima-se de zero a medida que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

319Q479076 | Farmácia, Medicamentos e Tratamentos Clínicos, Perito Criminal, Polícia Civil PR, IBFC

Os benzodiazepínicos atuam seletivamente nos receptores GABA, que medeiam a transmissão sináptica inibitória em todo o sistema nervoso central. Em referência aos benzodiazepínicos, analise as afirmativas a seguir.

I. Benzodiazepínicos utilizados para tratar ansiedade apresentam uma meia-vida biológica curta.

II. Benzodiazepínicos de ação curta são utilizados para o tratamento de insônia, já que apresentam pouco efeito de ?ressaca?.

III. Os benzodiazepínicos intensificam a resposta ao GABA, facilitando a abertura de canais de cloreto ativados pelo GABA.

Está correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

320Q479394 | Farmácia, Agente Técnico de Assistência a Saúde, SAP SP, VUNESP

Na administração de um fármaco, pode-se prever que o ideal seria administrá-lo diretamente no local onde a ação é desejável, o que aumentaria a eficácia terapêutica e tenderia a reduzir os efeitos indesejáveis. No entanto, por vários fatores, nem sempre isso é possível e deve-se recorrer a outras vias de administração que apresentam vantagens e desvantagens.

Assinale a alternativa correta sobre as vantagens e desvantagens de cada uma das vias de administração de medicamentos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.