Início

Questões de Concursos Farmácia

Resolva questões de Farmácia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q479500 | Farmácia, Farmacêutico, SESA ES, CESPE CEBRASPE

Os fármacos cimetidina, ranitidina, omeprazol e pantoprazol

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q476443 | Farmácia, Desenvolvimento de Fármacos, Farmácia, SES CE, UECE

Considere as seguintes afirmativas sobre pomadas e cremes:

I - As pomadas são formas farmacêuticas de consistência mole, destinadas a serem usadas externamente, para ação tópica ou geral.

II - As pomadas endodérmicas penetram na epiderme, atuando nas camadas tissulares mais profundas, sem que os fármacos veiculados atinjam a corrente circulatória.

III - Os cremes são normalmente untuosos, preparados com polietilenoglicóis.

IV - Os excipientes para pomadas, do tipo hidrófobos são aqueles que praticamente não possuem capacidade de retenção de água.

V - As vaselinas são produtos semi-sólidos, insolúveis no benzeno.

Das afirmativas acima, são verdadeiras somente

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

83Q476552 | Farmácia, Farmacocinética, Farmácia, Prefeitura de Betim MG, FUMARC

A administração concomitante de medicamentos, e destes com alimentos, se constitui, entre outros, fator capaz de determinar a adequação da resposta terapêutica desejada. Os tipos de interações são: farmacocinéticas ou farmacodinâmicas. Dentre as interações farmacocinéticas, aquelas que dependem, entre outros fatores, da capacidade de se ligar a proteínas plasmáticas, do fluxo sangüíneo local e do tipo de transporte para os tecidos são relativas ao processo de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

84Q480770 | Farmácia, Tecnologia Farmacêutica, Farmacêutico, FEAES PR, PUC PR

Considerando o desenvolvimento de novos fármacos correlacione as colunas:

I. Ensaios pré-clínicos.

II. Ensaios clínicos fase I.

III. Ensaios clínicos fase II.

IV. Ensaios clínicos fase III.

V. Ensaios clínicos fase

IV. ( )Estudos realizados em voluntários sadios com o objetivo da verificação do perfil de segurança, e do comportamento farmacocinético.

( )Estudos realizados em voluntários com a patologia alvo (pacientes), comparativamente ao tratamento disponível (quando houver). Procedimento realizado em duplo cego.

( )Estudos realizados após a aprovação para comercialização. Detecção das interações medicamentosas e avaliação das reações adversas.

 ( )Testes in vitro, in sílico e in vivo (animais), possibilitando a atividade farmacológica preliminar.

( )Estudos realizados em voluntários sadios, ou que apresentem determinada patologia, verificandose a eficácia, biodisponibilidade e bioequivalência.

A sequência CORRETA é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q477621 | Farmácia, Farmacologia, Professor de Educação Básico, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSA

A metformina pertence ao grupo de agentes antidiabéticos orais. Assinale a alternativa correta acerca desse assunto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q477959 | Farmácia, Farmacocinética, Policial Civil Perito, Polícia Civil PE, IPAD

A fase farmacocinética da ação de um fármaco inclui a absorção, distribuição, metabolismo e eliminação do fármaco. Em relação à absorção, analise as seguintes afirmativas:

1. A absorção é a passagem do fármaco desde o seu sítio de administração até o plasma.

2. As moléculas neutras são mais prontamente absorvidas através das membranas do que as moléculas carregadas positiva ou negativamente.

3. O coeficiente de partição é uma propriedade que não influencia diretamente na absorção de um fármaco.

4. Na difusão passiva, a passagem do fármaco ocorre através de uma membrana que tem comportamento inerte no tocante ao fato de não participar do processo.

Estão corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q211957 | Farmácia, Farmácia, ENADE, INEP

A fim de diversificar sua linha de produtos, uma indústria de alimentos está avaliando possibilidades para melhor aproveitamento dos subprodutos originados da fabricação dos sucos de maracujá, açaí e caju, que são os menos rentáveis da linha de produção. Considerando as potencialidades de cada um desses frutos, avalie as seguintes possibilidades.

I. Utilização do resíduo de extração do suco do açaí, pois, possui compostos antocianogênicos e ricos em flavonoides. Com potencial para serem utilizados na indústria cosmética, devido ao potencial antioxidante.

II. Utilização das cascas do maracujá, pois, após a determinação do teor de pectinas, foi verificada a aplicabilidade desse produto na fabricação de geleias, que necessitam de viscosidade adequada.

III. Aproveitamento das castanhas do caju, pois, após a determinação dos índices de iodo e saponificação do óleo volátil extraído das castanhas, o Equilíbrio Hidrófilo Lipófilo (EHL) evidenciou o potencial para desenvolvimento de formulações semissólidas.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q479914 | Farmácia, Administração e Economia Farmacêutica, Farmacêutico, FEAES PR, PUC PR

A farmacoeconomia preocupa-se com a seleção entre distintas alternativas terapêuticas oferecendo um parâmetro para a tomada de decisões que envolvem avaliação e direcionamento de investimentos baseados em uma distribuição mais racional de recursos disponíveis. Com relação à farmacoeconomia avalie as afirmativas:

I. A dor, o sofrimento, a perda de um membro são considerados custos intangíveis em farmacoeconomia, pois são de difícil mensuração monetária.

II. Quando um estudo compara os efeitos sobre a saúde (outcomes) e sobre os recursos (custos) de medicamentos ou intervenções, em que os custos são medidos em unidades monetárias e a efetividade é medida em unidades clínicas, está sendo aplicada uma análise de custo benefício.

III. Os estudos de análise custobenefício são uteis na comparação de dosagens e formas de apresentação ou equivalente genérico para os quais os efeitos são absolutamente semelhantes, selecionando-se o de menor custo.

IV. Um estudo em que se comparam duas opções terapêuticas com o mesmo impacto sobre a saúde, ou seja, nas duas opções com iguais eficácias ou efetividades e seleciona-se a opção que apresenta o menor custo. Isso corresponde a uma análise de minimização de custo.

Está(ão) CORRETA(S)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q212458 | Farmácia, Farmácia, ENADE, INEP

Texto associado.

Texto para as questões 28 e 29

As Políticas de Medicamentos e de Assistência Farmacêutica no Brasil estabelecem a atualização e a implementação da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) como instrumento racionalizador das ações no âmbito da assistência farmacêutica e como medida indispensável para o uso racional de medicamentos no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS). A seleção dos medicamentos da RENAME baseia-se nas prioridades nacionais de saúde, bem como na segurança, na eficácia terapêutica comprovada, na qualidade e na disponibilidade dos produtos segundo a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Com base na RENAME, estados e municípios constroem sua própria relação de medicamentos.
Ministério da Saúde . Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Relação nacional de medicamentos essenciais: RENAME. 7 ed. Brasília, 2010. Disponível em: . Acesso em: 29 jul. 2013.

A respeito da RENAME, assinale à opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q479183 | Farmácia, Assistência Farmacêutica, Farmacêutico, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Paciente ambulatorial oncológica recebeu a indicação de uso oral de medicação citostática. Ao analisar a prescrição, o farmacêutico verificou que foram receitados dois comprimidos de 500 mg por administração. Sabendo que a dosagem recomendada para a superfície corpórea dessa paciente é a de quatro comprimidos por administração, o farmacêutico orientou a paciente quanto ao uso e às reações adversas mais comuns deste medicamento.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir, acerca das ações do farmacêutico.

O prontuário da paciente pode servir, em casos de necessidade de defesa legal, para determinar a corresponsabilidade dos profissionais de saúde em alguma ação durante a assistência.
  1. ✂️
  2. ✂️

91Q44382 | Farmácia, Farmacêutico, HUAP UFF, COSEAC

A administração sublingual tem significado especial para determinadas drogas, a despeito do fato de que área de superfície disponível seja pequena. 

Com base nessa assertiva, marque a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q477303 | Farmácia, Farmacognosia, Perito Criminal, SGA AC, CESPE CEBRASPE

A biodiversidade amazônica se apresenta em termos superlativos, considerando-se os números de plantas, peixes, aves, mamíferos, animais marinhos, insetos e microrganismos. Aproximadamente 1% dessa biodiversidade amazônica já foi estudada do ponto de vista químico ou farmacológico. Esses estudos constituem a base das pesquisas e do desenvolvimento de produtos farmacêuticos. Conhecer essa potencialidade e extrair de maneira correta os princípios ativos das plantas é o grande desafio dos próximos anos. À luz dessas informações, julgue os próximos itens, acerca da extração e identificação de atividade de princípios ativos nos vegetais.

A determinação do teor de óleos fixos é realizada por meio do processo de destilação por arraste a vapor.

  1. ✂️
  2. ✂️

93Q477313 | Farmácia, Controle de Qualidade, Fiscal de Vigilância Sanitária, Prefeitura de Maricá RJ, FUNRIO

A validação é parte integrante da Garantia da Qualidade e envolve o estudo sistemático das instalações, sistemas e processos com o objetivo de determinar se os mesmos desempenham suas funções de forma adequada e consistente, conforme especificado. A validação que é realizada durante o estágio de desenvolvimento do produto é denominada:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q477011 | Farmácia, Interação Medicamentosa

As interações medicamentosas surgem quando o princípio ativo de um medicamento é alterado pela presença de outro medicamento, alimento, bebida, ou qualquer outra substância capaz de reagir com a molécula do fármaco. Sobre a classificação das interações medicamentosas, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q480242 | Farmácia, Formulações farmacêuticas, Técnico em Farmácia, HUJB UFCG PB, AOCP

Partindo de uma solução padrão de hidróxido de sódio de concentração 2 mol/L, foi solicitado ao técnico em farmácia que preparasse 2 litros da mesma solução a 0,5 mol/L. Quantos mililitros da solução padrão serão necessários?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q480298 | Farmácia, Farmacodependência, Farmacêutico, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Segundo Rang & Dale o termo opioide se aplica a “qualquer substância, seja endógena ou sintética, que produz efeitos semelhantes aos da morfina”. O termo mais antigo, opiáceo , ficou restrito a drogas sintéticas semelhantes à morfina com estruturas não peptídicas. Sobre os analgésicos opioides se pode afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q476848 | Farmácia, Farmácia, SES CE, UECE

Marque a opção que descreve, corretamente, o Procedimento Operacional Padrão (POP).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

99Q677077 | Farmácia, Farmacêutico, EBSERH, IBFC, 2020

Fator de equivalência é o fator utilizado para calcular a massa de um sal, éster ou substância hidratada a ser pesada, quando a dose for expressa na forma livre (base), anidra, ou ainda em outro sal ou éster de referência. O fator de correção é o fator utilizado para corrigir a diluição de uma substância, o teor de princípio ativo, o teor elementar de um mineral ou a umidade. Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Sabendo que o peso molecular do sulfato de salbutamol é 576,71g (gramas) e o de salbutamol é de 239,31g (gramas) concluímos que o fator de equivalência será de 2,409. 
( ) Sabendo que o equivalente-grama do sulfato de salbutamol é 288,35g (gramas)e o de salbutamol é de 239,31g (gramas) concluímos que o fator de equivalência será de 1,20.
 ( ) Para uma prescrição de betacaroteno 10mg (miligrama)/ cápsula, tendo disponível na farmácia uma matéria prima de betacaroteno 11%, devemos considerar um fator de correção de 9,09. 
( ) Para uma prescrição de magnésio 10mg (miligrama)/ cápsula, tendo disponível na farmácia magnésio aspartato cujo teor é de 9,8%, cada cápsula deverá conter 102 mg (miligrama) deste aspartato magnésio para atender a prescrição.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q693004 | Farmácia, Farmacêutico, UFSC, UFSC, 2019

A resposta terapêutica depende de fatores como a concentração e o transporte do princípio ativo pelos líquidos corporais, bem como a resistência à degradação metabólica. A via de administração e a formulação terapêutica também influenciam a biodisponibilidade de um medicamento. Sobre vias de administração, assinale a resposta correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.