Início

Questões de Concursos Filosofia

Resolva questões de Filosofia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q50804 | Filosofia, Promotor de Justiça, MPE SC

Partindo-se do pressuposto de que o significado de uma norma jurídica pode ser extraído de sua interpretação, não há como negar à Jurisprudencia a categoria de fonte do direito, doutrinariamente classificada como fonte material.
  1. ✂️
  2. ✂️

102Q934878 | Filosofia, Filosofia Política, ENEM

(ENEM PPL 2021) Polemizando contra a tradicional tese aristotélica, que via na sociedade o resultado de um instinto primordial, Hobbes sustenta que no gênero humano, diferentemente do animal, não existe sociabilidade instintiva. Entre os indivíduos não existe um amor natural, mas somente uma explosiva mistura de temor e necessidade recíprocos que, se não fosse disciplinada pelo Estado, originaria uma incontrolável sucessão de violências e excessos.

NICOLAU, U. Antologia ilustrada de filosofia: das origens à Idade Moderna. São Paulo: Globo, 2005 (adaptado).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q795019 | Filosofia, Professor, SEDUC PA, FADESP

Cassirer afirma que o círculo funcional do homem sofreu uma mudança qualitativa graças à aquisição de um sistema simbólico que lhe proporciona novos meios de adaptação. A questão é saber como Cassirer pôde diferenciar o homem dos animais, se ele mesmo reconhece também a existência de um comportamento simbólico em todo o reino animal. A razão deve-se, segundo ele, a uma distinção entre sinais e símbolos, na medida em que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

104Q794611 | Filosofia, Filosofia, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Considerando a doutrina ética de Kant, atente para o que se afirma a seguir e assinale a afirmação verdadeira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

105Q934826 | Filosofia, Ética e Moral, Vestibular

(ENEM PPL 2010) A ética exige um governo que amplie a igualdade entre os cidadãos. Essa é a base da pátria. Sem ela, muitos indivíduos não se sentem “em casa”, experimentam-se como estrangeiros em seu próprio lugar de nascimento.

SILVA, R. R. Ética, defesa nacional, cooperação dos povos. OLIVEIRA, E. R (Org.) Segurança & defesa nacional: da competição à cooperação regional. São Paulo: Fundação Memorial da América Latina, 2007 (adaptado).

Os pressupostos éticos são essenciais para a estruturação política e integração de indivíduos em uma sociedade. De acordo com o texto, a ética corresponde a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q794882 | Filosofia, Filosofia, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Considerando as ações que caracterizam a arte como elemento do sistema hegeliano, como espírito absoluto, analise os seguintes itens:

I. revelar a subversão do contingente por um outro princípio de realidade;

II. incluir a sensibilidade, imaginação e razão, emancipadas da lógica da dominação;

III. considerar a arte vigente como decadência burguesa;

IV. associar-se à representação de uma classe específica.

Corresponde a ação que caracteriza a arte como elemento do sistema hegeliano somente o que consta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

107Q53663 | Filosofia, Aspirante da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP

A que campos da filosofia correspondem, respectivamente, os seguintes objetos: o verdadeiro, o belo e o justo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q934930 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, ENEM

Ao analisar o cogito ergo sum – penso, logo existo, de René Descartes, conclui-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q795143 | Filosofia, Filósofo, IFRN, FUNCERN

Nicolau Maquiavel apresenta em O Príncipe uma síntese das relações de poder exercidas pelos soberanos nos séculos XV e XVI. A crítica de Maquiavel inaugura a discussão da política sob a ótica da perspectiva do Estado moderno. Antes dele, Platão já havia discutido as intencionalidades do poder, focando em A República os ideais necessários para o exercício do poder na pólis. Mesmo levando-se em consideração os anacronismos entre ambos, é correto admitir que eles

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

110Q794557 | Filosofia, Filósofo, IFRN, FUNCERN

Aristóteles converge seu pensamento para a sistematização do conhecimento humano. Para tanto, ele classifica os campos de investigação da filosofia em ciências produtivas, ciências práticas e em ciências teoréticas, contemplativas ou teóricas. Assim, segundo a classificação feita por ele, as ciências teóricas definem-se por serem aquelas que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

111Q43117 | Filosofia, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar MT, FUNCAB

O utilitarismo ético surgiu na Inglaterra do século XIX. Essa corrente está fortemente associada à ideia de que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q794736 | Filosofia, Filosofia, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

Considerando a dialética platônica, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q794472 | Filosofia, Professor II, SEE SP, FCC

Ao se analisar a proposta da chamada Escola de Frankfurt de modo geral, pode-se afirmar que uma de suas maiores contribuições foi ter

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q932878 | Filosofia, UFPR Vestibular UFPR, UFPR, FUNPAR UFPR, 2018

Texto associado.
Quando soube daquele oráculo, pus-me a refletir assim: “Que quererá dizer o Deus? Que sentido oculto pôs na resposta? Eu cá não tenho consciência de ser nem muito sábio nem pouco; que quererá ele então significar declarando-me o mais sábio? Naturalmente não está mentindo, porque isso lhe é impossível”. Por longo tempo fiquei nessa incerteza sobre o sentido; por fim, muito contra meu gosto, decidi-me por uma investigação, que passo a expor. 
 (PLATÃO. Defesa de Sócrates. Trad. Jaime Bruna. Coleção Os Pensadores. Vol. II. São Paulo: Victor Civita, 1972, p. 14.)
O texto acima pode ser tomado como um exemplo para ilustrar o modo como se estabelece, entre os gregos, a passagem do mito para a filosofia. Essa passagem é caracterizada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

115Q795183 | Filosofia, Professor de Filosofia, SEDU ES, FCC

Há várias formas de conhecimento (senso comum, ciência, filosofia, artes, religião) que revelam maneiras diversas da consciência humana relacionar-se com o mundo, diz Chauí (2003, p. 268). E acrescenta que não há oposição e nem exclusão entre elas, mas diferença. Há oposição, diz ainda, quando a consciência, estando a analisar o mundo através de significações e práticas de uma destas formas, pretende realizar a análise de mundo utilizando práticas e significações, próprias de uma forma de conhecimento, através de outra forma de conhecimento. Isso gera oposição e conflito entre elas, como ocorre com frequência entre filosofia e religião. Considere as afirmações abaixo.

I. As únicas formas de conhecimento válidas são a ciência e a filosofia.

II. Religião é uma forma de conhecimento.

III. Cada forma de conhecimento tem significações e práticas próprias cabíveis em maneiras peculiares de a consciência se relacionar com a realidade.

IV. Em qualquer que seja a forma de conhecimento, é indiferente o uso de significações e práticas para as análises que a consciência pretenda realizar sobre a realidade.

V. O não respeito às significações e práticas a serem utilizadas para a análise e relacionamento da consciência sobre e com o mundo gera oposição e conflito entre as formas de produção destas análises, como é o que ocorre, no caso, entre filosofia e religião.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

116Q7328 | Filosofia, Filosofia e Ética, Oficial da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP

Tramita no Senado um projeto que reserva 50% das vagas em universidades federais para egressos de escolas públicas. A proposta pode até ser justa, mas, se efetivada, representaria um golpe na excelência dessas instituições. (...) Democratizar-se e manter a qualidade são objetivos até certo ponto contraditórios. Não que seja impossível conciliá-los, mas existe um número ótimo de alunos menos preparados que uma instituição pode incorporar antes de comprometer a qualidade. Um corte linear de 50% em todas as universidades federais dificilmente é a melhor resposta.

(Hélio Schwartsman. “Cotas e ilusões”. Folha de São Paulo, 09.06.2012)

O texto sugere que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

117Q794874 | Filosofia, Professor de Educação Básico, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSA

Para Schopenhauer, a causa e a essência do mundo estão na vontade de viver, e a consciência não passa de um serviço sacrificado dessa vontade. Relacionando esse pensamento com a teoria da arte do filósofo, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q794737 | Filosofia, Filosofia, Agente de Controle Urbano, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano PB, IBADE, 2018

Segundo o conceito do filósofo Aristóteles, o conhecimento que propicia ao homem alcançar a virtude cardeal, consistente na ação justa, prudente, corajosa e temperada consiste na:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q934889 | Filosofia, Existencialismo, ENEM

(UFSM) O filósofo alemão Ludwig Feuerbach (1804-1872) afirmou a tese materialista de que o “homem é aquilo que come”. Uma concepção semelhante foi defendida posteriormente por Karl Marx.Qual(is) da(s) asserção(ões) a seguir expressa(m) corretamente essa ideia materialista no pensamento de Marx?

I - A exploração do trabalhador pelos donos dos meios de produção é mantida pela consciência de classe.

II - A classe dominante tem como fim último a tomada do poder através da ação do proletariado.

III - As relações econômicas determinam a consciência do homem como ser social.

Está(ão) correta(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q934058 | Filosofia, Filosofia Contemporânea

Quem é o filósofo contemporâneo conhecido por seu trabalho em filosofia da mente e linguagem, e por criticar a "ilusão do livre-arbítrio"?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.