Início

Questões de Concursos Filosofia

Resolva questões de Filosofia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1161Q937441 | Filosofia, Filosofia e Conhecimento, primeiro e segundo dia, ENEM, INEP, 2024

Observações: Cisne n. 1 é branco. Cisne n. 2 é branco. ... Cisne n. 534 é branco. ... Conclusão: Todos os cisnes são brancos.

FRENCH, S. Ciência: conceitos-chave em filosofia. Porto Alegre: Artmed, 2009 (adaptado).

A sequência de proposições apresentada no texto indica uma
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1162Q942901 | Filosofia, Ética e Liberdade, Filosofia, UNICENTRO, UNICENTRO

Leia o texto a seguir.
Com efeito, relativamente à natureza, a experiência dá-nos a regra e é a fonte da verdade; no que toca a leis morais, a experiência é (infelizmente!) a madre da aparência e é altamente reprovável extrair as leis acerca do que devo fazer daquilo que se faz ou querer reduzi-las ao que é feito.
(Adaptado de: KANT, I. Crítica da Razão Pura. Trad. de Manuela Pinto dos Santos e Alexandre Fradique Morujão. 3.ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1994. p.312.)
Com base na leitura do texto e nos conhecimentos sobre o comparativo entre conhecimento e ação em Kant, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) A verdade e a moral se confundem, visto que ambas buscam a realização da justiça natural. ( ) O contexto do dever-ser se realiza pautado pela disposição natural de como as coisas são. ( ) O conhecimento deve ser alcançado a partir da experiência, e a ação moral a ela não se limita. ( ) Demonstra haver uma dicotomia entre razão teórica (conhecimento) e razão prática (ação). ( ) A objetividade da moral se alcança em parâmetros racionais distante da necessidade natural.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1163Q942905 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, UNICENTRO, UNICENTRO

Leia o texto a seguir.
A universalidade dos pensamentos, como a desenvolve a lógica discursiva, a dominação na esfera do conceito, eleva-se fundamentada na dominação do real. É a substituição da herança mágica, isto é, das antigas representações difusas, pela unidade conceitual que exprime a nova forma de vida, organizada com base no comando e determinada pelos homens livres.
(ADORNO, T.; HORKHEIMER, M. Dialética do Esclarecimento: fragmentos filosóficos. Trad. de Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985. p.28.)
Nesse texto, é destacado um importante feito registrado no passado ocidental relativo à
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1164Q1071418 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Professor Filosofia, Prefeitura de Passo Fundo RS, OBJETIVA, 2023

A justiça como equidade, teoria resultante da obra de John Rawls, segue um conjunto de princípios. Sobre tais princípios, analisar os itens abaixo:
I. Princípio da igual liberdade.
II. Princípio da maximização da utilidade.
III. Princípio da diferença.
IV. Princípio da igualdade de oportunidades.
Estão CORRETOS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1165Q951381 | Filosofia, Teorias do Sujeito na Filosofia Moderna, Primeira Fase OAB, UEL, COPS UEL, 2018

Em 1968, os jovens foram protagonistas de manifestações em diferentes países como França, Estados Unidos, Tchecoslováquia, México e Brasil, com rebeliões que expressaram vários e diferentes ideais.

Sobre as manifestações de 1968, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.


( ) Nos Estados Unidos, os jovens se colocaram contrários à guerra do Vietnã, na geração que ficou conhecida como flower power.

( ) Na Tchecoslováquia, durante a Primavera de Praga, os jovens insurgiram-se contra o poderio soviético, reclamando, dentre outras coisas, por mais liberdade individual.

( ) A descoberta da pílula anticoncepcional impulsionou a ideia de amor livre, e a roupa unissex passou a caracterizar o jovem.

( ) Em São Paulo, estudantes da USP invadiram o Palácio do Governo exigindo “Diretas Já” e a anistia geral aos perseguidos políticos.

( ) Os jovens lutaram contra as drogas químicas, apontando que eram produtos da indústria capitalista criados para aliená-los.


Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1166Q944229 | Filosofia, Aspectos da Filosofia Contemporânea, Filosofia e Sociologia, UECE, UECE CEV, 2022

Durante os séculos XVII e XVIII, na Europa, se constituiu um tipo de poder e controle social que o filósofo francês Michel Foucault (1926-1984) chama de “poder disciplinar”. Ele assim o descreve.
“Esses métodos que permitem o controle minucioso das operações do corpo, que realizam a sujeição constante de suas forças e lhes impõem uma relação de docilidade-utilidade, são o que podemos chamar as ‘disciplinas’. Muitos processos disciplinares existiam há muito tempo [...]. Mas as disciplinas se tornaram no decorrer dos séculos XVII e XVIII fórmulas gerais de dominação. [...] A disciplina fabrica assim corpos submissos e exercitados, corpos ‘dóceis’. A disciplina aumenta as forças do corpo (em termos econômicos de utilidade) e diminui essas mesmas forças (em termos políticos de obediência).”
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: história da violência nas prisões. Petrópolis: Vozes, 1987, p. 126-127.
Segundo essa passagem, é correto afirmar que as disciplinas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1167Q880808 | Filosofia, Política Grega Clássica, Oficial de Redação Legislativa, Câmara Municipal de Caratinga MG, Consulplan, 2024

A teoria aristotélica propõe a divisão de gêneros discursivos em três: o deliberativo (ou político); o epidíctico (ou demonstrativo); e, o judiciário (ou forense). O gênero epidíctico tem essencialmente como tempo o presente, embora também disponha de relação com o passado e o futuro. Ao pautar sua função retórica no estabelecimento de laços comunitários, é correto afirmar que o discurso epidíctico tem como exemplos, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1168Q943558 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia e Sociologia, UECE, UECE CEV, 2021

“Sto. Tomás [de Aquino], sempre fiel às legítimas tradições, afirma a distinção entre direito natural e direito positivo, em sólido artigo da Suma Teológica (II-II 57, 2). O termo direito aplica-se aos dois direitos analogicamente, alicerçando Santo Tomás a sua distinção em Aristóteles. Haverá um direito proveniente ‘da própria natureza da coisa’, direito natural, que não se confunde com as normas da justiça firmadas entre duas pessoas, ou estabelecidas pela autoridade pública (direito positivo). Enquanto o primeiro direito independe da vontade humana, o segundo nasce dela por uma convenção estabelecida.”

MOURA, Odilão, D. A Doutrina do Direito Natural em Tomás de Aquino. In: Veritas, Porto Alegre, vol. 40, n. 159, setembro, 1995, p. 484.


Com base na citação acima, é correto definir o Direito Natural, em Tomás de Aquino, como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1169Q951258 | Filosofia, Aspectos da Filosofia Contemporânea, Primeiro Semestre, UNESP, VUNESP, 2018

A sociedade do espetáculo corresponde a uma fase específica da sociedade capitalista, quando há uma interdependência entre o processo de acúmulo de capital e o processo de acúmulo de imagens. O papel desempenhado pelo marketing, sua onipresença, ilustra perfeitamente bem o que Guy Debord quis dizer: das relações interpessoais à política, passando pelas manifestações religiosas, tudo está mercantilizado e envolvido por imagens. Assim como o conceito de “indústria cultural”, o conceito de “sociedade do espetáculo” faz parte de uma postura crítica com relação à sociedade capitalista. São conceitos que procuram apontar aquilo que se constitui em entraves para a emancipação humana.
(Cláudio N. P. Coelho. “Mídia e poder na sociedade do espetáculo”.
https://revistacult.uol.com.br. Adaptado.)
Segundo o texto,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1170Q935907 | Filosofia, Primeiro Dia e Segundo Dia, ENEM, INEP, 2019

TEXTO I

Duas coisas enchem o ânimo de admiração e veneração sempre crescentes: o céu estrelado sobre mim e a lei moral em mim.

KANT, I. Crítica da razão prática. Lisboa: Edições 70, s/d (adaptado).

TEXTO II

Duas coisas admiro: a dura lei cobrindo-me e o estrelado céu dentro de mim.

FONTELA, O. Kant (relido). In: Poesia completa. São Paulo: Hedra, 2015.

A releitura realizada pela poeta inverte as seguintes ideias centrais do pensamento kantiano:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1171Q946959 | Filosofia, Maquiavel e O Príncipe, Segundo Dia, UFUMG, UFU MG, 2019

“Deveis saber, portanto, que existem duas formas de se combater: uma, pelas leis, outra, pela força. A primeira é própria do homem; a segunda, dos animais. Como, porém, muitas vezes a primeira não é suficiente, é preciso recorrer à segunda. [...] um príncipe obrigado a bem servir-se da natureza dos animais deve dela tirar as qualidades da raposa e do leão, pois este não tem defesa alguma contra laços, e a raposa, contra os lobos. Precisa, pois, ser raposa para conhecer os laços e leão para aterrorizar os lobos. Os que se fizeram unicamente leões não serão bem sucedidos”.

MAQUIAVEL, Nicolau. O Príncipe. Trad. XAVIER, L. Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1973.

Conforme o excerto acima, conclui-se que, para Maquiavel,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1172Q946714 | Filosofia, Aspectos da Filosofia Contemporânea, Vestibular, UNESP, VUNESP, 2019

Texto 1


Com a falta de evidência do conceito de arte, e com a evidência de sua historicidade, ficam em questão não só a criação artística produzida no presente e a herança cultural clássica ou moderna, mas também a relação problemática entre a arte e as várias modalidades de produção de imagens e de ofertas de entretenimento que surgiram a partir do século XX.


(Pedro Süssekind. Teoria do fim da arte, 2017. Adaptado.)

Texto 2


A discussão sobre o grafite como arte ou como vandalismo reflete o modo como cada gestão pública entende essas intervenções urbanas. Até 2011, o grafite em edifícios públicos era considerado crime ambiental e vandalismo em São Paulo. A partir daquele ano, somente a pichação continuou sendo crime. De um modo geral, a pichação é considerada uma intervenção agressiva e que degrada a paisagem da cidade. O grafite, por sua vez, é considerado arte urbana.

(Lais Modelli. “De crime a arte: a história do grafite nas ruas de São Paulo”.

www.bbc.com, 28.01.2017. Adaptado.)

No contexto filosófico sobre o conceito de arte, os dois textos concordam em relação à

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1173Q936255 | Filosofia, Os Contratualistas Hobbes, Edital 2020, ENEM, INEP, 2021

O fim último, causa final e desígnio dos homens, ao introduzir uma restrição sobre si mesmos sob a qual os vemos viver nos Estados, é o cuidado com sua própria conservação e com uma vida mais satisfeita; quer dizer, o desejo de sair da mísera condição de guerra que é a consequência necessária das paixões naturais dos homens, como o orgulho, a vingança e coisas semelhantes. É necessário um poder visível capaz de mantê-los em respeito, forçandoos, por medo do castigo, ao cumprimento de seus pactos e ao respeito às leis, que são contrárias a nossas paixões naturais.
HOBBES, T. M. Leviatã. São Paulo: Nova Cultural, 1999 (adaptado).
Para o autor, o surgimento do estado civil estabelece as condições para o ser humano
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1174Q947790 | Filosofia, Filosofia e Conhecimento, Prova de Medicina20192 1° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

Há uma Escola filosófica que defende o princípio de que “nós não conhecemos diretamente as realidades, mas, apenas as ideias que temos acerca dessas realidades”. Tal afirmação, segundo a Teoria do Conhecimento, constitui o princípio determinante dos filósofos denominados:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1175Q938336 | Filosofia, A Metafísica de Aristóteles, PPL, ENEM, INEP

Dado que, dos hábitos racionais com os quais captamos a verdade, alguns são sempre verdadeiros, enquanto outros admitem o falso, como a opinião e o cálculo, enquanto o conhecimento científico e a intuição são sempre verdadeiros, e dado que nenhum outro gênero de conhecimento é mais exato que o conhecimento científico, exceto a intuição, e, por outro lado, os princípios são mais conhecidos que as demonstrações, e dado que todo conhecimento científico constitui-se de maneira argumentativa, não pode haver conhecimento científico dos princípios, e dado que não pode haver nada mais verdadeiro que o conhecimento científico, exceto a intuição, a intuição deve ter por objeto os princípios.

ARISTÓTELES. Segundos analíticos. In: REALE, G. História da filosofia antiga. São Paulo: Loyola, 1994.

Os princípios, base da epistemologia aristotélica, pertencem ao domínio do(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1176Q944228 | Filosofia, A Metafísica de Aristóteles, Filosofia e Sociologia, UECE, UECE CEV, 2022

“[...] desde Aristóteles, o ideal da lógica tem sido encontrar as condições necessárias para que, de proposições verdadeiras, se obtenham conclusões verdadeiras. E é apenas o método dedutivo que oferece essa possibilidade e garantia. [...] a dedução é um modo de raciocinar, argumentar e demonstrar em que a conclusão é uma consequência lógica das premissas [...]”.
COTRIM, Gilberto; FERNANDES, Mirna. Fundamentos de filosofia. – 4ª ed. São Paulo: Saraiva, 2016, p. 109.
Sobre a dedução, é correto afirmar que parte de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1177Q944485 | Filosofia, Segundo Dia, UEMA, UEMA, 2021

Uma ideologia não nasce do nada, nem repousa no vazio, mas exprime, de maneira invertida, dissimulada e imaginária, a práxis social e histórica concreta. Isso se aplica à ideologia democrática. Em outras palavras, há, na prática democrática e nas ideias democráticas, uma profundidade e uma verdade muito maiores e superiores ao que a ideologia democrática pertence e deixa perceber.
O que significam as eleições? Muito mais do que mera rotatividade de governo ou alternância no poder. Simbolizam o essencial da democracia: que o poder não se identifica com os ocupantes do governo, não lhes pertence, mas é sempre um lugar vazio, que o cidadão, periodicamente, preenche com um representante, podendo revogar seu mandato se não cumprir o que lhe foi delegado para representar.
CHAUI, Marilena. Filosofia. São Paulo: Ática, 2007.
Podem-se relacionar as palavras da filósofa ao quadro político brasileiro, de forma crítica. Uma das ideologias no Brasil possibilita a dissimulação da prática política porque procura legitimar para o cidadão que o poder é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1178Q949112 | Filosofia, Segundo Semestre, PUC PR, PUC PR

Leia o texto a seguir.
A crise e a crase
Ônibus de turismo já costumavam parar em frente à mansão de Chiquinho Scarpa, em São Paulo, para que os passageiros tirassem fotos. Há um mês, o movimento aumentou. É que o playboy de 64 anos estendeu uma faixa no jardim, com seu rosto estampado. Diz ele que os motoristas que passam por ali aprovam a mensagem, gritando: “É isso aí, Chiquinho”. O slogan: “Juntos pelo Brasil! Não a (sic) luta de classes!”. Veja, 20/04/2016, p. 89.
O emprego ou a omissão do acento grave indicativo de crase pode mudar o sentido de uma afirmação. A análise adequada do slogan referido no texto, considerando-se o emprego ou não do acento grave, encontra-se em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1179Q949630 | Filosofia, Os PréSocráticos, Filosofia, UNICENTRO, UNICENTRO

“Não é possível aprender qualquer filosofia; [...]só é possível aprender a filosofar, ou seja, exercitar o talento da razão, fazendo-a seguir os seus princípios universais em certas tentativas filosóficas já existentes, mas sempre reservando à razão o direito de investigar aqueles princípios até mesmo em suas fontes confirmando-os ou rejeitando-os.” (KANT, Immanuel. Crítica da razão pura. São Paulo: Abril Cultural, 1980, p. 407). Sobre o processo do filosofar, considere as afirmativas abaixo e assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1180Q949640 | Filosofia, Provas da Existência Divina Ontologia, Filosofia, UNICENTRO, UNICENTRO

Em Filosofia Política, Thomas Hobbes pode ser considerado defensor:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.