Início

Questões de Concursos Filosofia

Resolva questões de Filosofia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1301Q908006 | Filosofia, Em Busca da Verdade, Filosofia, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024

O mundo presente se reconhece através de expressões como “sociedade do conhecimento” ou “sociedade da informação e da tecnologia”. A ciência alcançou um desenvolvimento exponencial no século XX em todas as suas áreas. A revolução da microeletrônica, o desenvolvimento de novas fontes de energia e a revolução das biotecnologias alçaram a ciência à condição de um mito moderno. Assistimos a uma mistificação da ciência por muitos cientistas, que carecem da lucidez de reconhecer-lhe os limites. A preeminência do conhecimento científico é compreensível na medida em que seu poder e prestígio ressoam através dos artefatos tecnológicos produzidos por ele mesmo. Neste sentido, talvez os maiores difusores dos seus feitos sejam os meios de comunicação de massa.

(OLIVA A, Epistemologia: a cientificidade em questão Campinas: Papirus; 1990.)


O embate entre ciência e filosofia existe basicamente desde que elas se encontraram e é muito mais comum do que imaginamos. A modernidade caracteriza-se, muitas vezes, pela racionalização que denominamos ciência moderna ou, simplesmente, ciência. Nesse contexto, podemos afirmar que vivemos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1302Q1071348 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2022

Analise as afirmativas abaixo sobre a pedagogia kantiana.
1. Resultou das suas experiências como tutor doméstico de crianças e dos cursos ministrados em universidades.
2. Parte do princípio de que o ser humano precisa ser educado, pois somente se torna humano através da educação.
3. Os animais nascem com instinto, característica que os aproxima do caráter humano, pois, com a domesticação, assume atitudes que podem ser consideradas morais.
4. A educação deve impedir que a selvageria e a animalidade prejudiquem o caráter humano.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1303Q939288 | Filosofia, A Razão e seus Sentidos, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP, 2018

O filósofo reconhece-se pela posse inseparável do gosto da evidência e do sentido da ambiguidade. Quando se limita a suportar a ambiguidade, esta se chama equívoco. Sempre aconteceu que, mesmo aqueles que pretenderam construir uma filosofia absolutamente positiva, só conseguiram ser filósofos na medida em que, simultaneamente, se recusaram o direito de se instalar no saber absoluto. O que caracteriza o filósofo é o movimento que leva incessantemente do saber à ignorância, da ignorância ao saber, e um certo repouso neste movimento.

MERLEAU-PONTY, M. Elogio dafilosofia. Lisboa: Guimarães, 1998 (adaptado).

O texto apresenta um entendimento acerca dos elementos constitutivos da atividade do filósofo, que se caracteriza por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1304Q1074203 | Filosofia, A Política, Filosofia, IF Sertão PE, FUNDATEC, 2025

Com base na concepção de “poder”, do filósofo Michel Foucault, analise o trecho a seguir:

Para Michel Foucault, o poder não é uma entidade unitária, nem um bem a ser possuído, mas uma relação histórica, contingente e ____________, que se exerce entre sujeitos e se manifesta em práticas, discursos e instituições. Ao invés de se localizar exclusivamente no ____________, o poder circula em múltiplos pontos do corpo social, configurando uma rede dinâmica de ações sobre ações. Por isso, não pode ser reduzido apenas à função de repressão: ele é também ____________, pois produz saberes, verdades e subjetividades. A análise do poder, nesse sentido, exige a consideração de suas condições de emergência, seus instrumentos, seus campos de aplicação e os efeitos que produz em uma dada ____________ ao deslocar o foco da soberania para os dispositivos disciplinares e biopolíticos.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1305Q946735 | Filosofia, Filosofia Política e o Pensamento de Walter Benjamin, Vestibular Filosofia e Sociologia, UECE, UECE CEV, 2019

Considere o trecho a seguir, que descreve uma definição sobre como se estabelecem as normas de ação a partir de uma determinada situação vivida no mundo:
“O mundo vivido é considerado a partir do processo de entendimento no qual diferentes pessoas se entendem sobre algo no mundo objetivo dos fatos, no mundo social das normas de ação e mundo subjetivo das vivências. O mundo vivido garante aos sujeitos de uma comunidade de comunicação convicções a partir das quais se forma o contexto dos processos de entendimento”. OLIVEIRA, M. A. de. Reviravolta linguístico-pragmática na filosofia contemporânea. São Paulo: Edições Loyola, 1996. Adaptado. A passagem acima apresenta uma visão da moralidade, sobre a qual é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1306Q945223 | Filosofia, A Metafísica de Aristóteles, Primeira Fase OAB, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2023

Excerto 1
Quase todos estão de acordo que a felicidade é o maior de todos os bens que se pode alcançar pela ação; diferem, porém, quanto ao que seja a felicidade. A julgar pela vida que os homens levam em geral, a maioria deles, e os homens de tipo mais vulgar, parecem identificar o bem ou a felicidade com o prazer, e por isso amam a vida dos gozos.
(Adaptado de: Aristóteles. Ética a Nicomaco, Livro I, seções 4 e 5.)

Excerto 2
O conhecimento seguro dos desejos leva a direcionar toda a escolha e toda recusa para a saúde do corpo e para a serenidade do espírito, visto que essa é a finalidade da vida feliz. O prazer é o início e o fim de uma vida feliz. Embora o prazer seja nosso primeiro bem inato, nem por isso escolhemos qualquer prazer.
(Adaptado de: Epicuro. Carta sobre a felicidade. São Paulo: Editora UNESP, p. 35-37, 2002.)


Considerando os excertos dos filósofos gregos Aristóteles e Epicuro, ambos do século IV a.C., é possível afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1307Q906312 | Filosofia, A Metafísica de Aristóteles, Filosofia, SEEDPR, Consulplan, 2024

Na filosofia grega, os conceitos de “doxa” e “episteme” são centrais para a compreensão do conhecimento. Qual das afirmativas a seguir melhor descreve a diferença entre esses dois conceitos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1308Q936017 | Filosofia, A Origem da Filosofia, PPL, ENEM, INEP, 2019

A ciência ativa rompe com a separação antiga entre a ciência (episteme), o saber teórico, e a técnica (techne), o saber aplicado, integrando ciência e técnica. Do ponto de vista da ideia de ciência, a valorização da observação e do método experimental opõe a ciência ativa à ciência contemplativa dos antigos; assim também, a utilização da matemática como linguagem da física, proposta por Galileu sob inspiração platônica e pitagórica, e contrária à concepção aristotélica.
MARCONDES, D. Iniciação à história da filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008 (adaptado).
Nesse contexto, a ciência encontra seu novo fundamento na
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1309Q936283 | Filosofia, Vontade Divina e Liberdade Humana, Edital 2020, ENEM, INEP, 2021

Sem negar que Deus prevê todos os acontecimentos futuros, entretanto, nós queremos livremente aquilo que queremos. Porque, se o objeto da presciência divina é a nossa vontade, é essa mesma vontade assim prevista que se realizará. Haverá, pois, um ato de vontade livre, já que Deus vê esse ato livre com antecedência.


SANTO AGOSTINHO. O livre-arbítrio. São Paulo: Paulus, 1995 (adaptado).

Essa discussão, proposta pelo filósofo Agostinho de Hipona (354-430), indica que a liberdade humana apresenta uma

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1310Q683639 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Vestibular, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2024

Mary Wollstonecraft abre sua obra, Reivindicações dos direitos da mulher (1792), com uma carta ao Sr. Talleyrand-Périgord, antigo bispo de Autun e político ativo durante a Revolução Francesa. O bispo propõe nova Constituição, o que foi apresentado e discutido na Assembleia revolucionária. Nessa carta, Wollstonecraft afirma:
“Mas, se as mulheres devem ser excluídas, sem voz, da participação dos direitos naturais da humanidade, prove antes, para afastar a acusação de injustiça e inconsistência, que elas são desprovidas de razão; de outro modo, essa falha em sua NOVA CONSTITUIÇÃO sempre mostrará que o homem deve de alguma forma agir como um tirano, e a tirania, quando mostra sua face despudorada em qualquer parte da sociedade, sempre solapa a moralidade”.
(WOLLSTONECRAFT, M. Reivindicações dos direitos da mulher. São Paulo: Boitempo Editorial, p. 20, 2016.)

Assinale a opção que melhor sintetiza a crítica de Wollstonecraft apresentada no excerto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1311Q902561 | Filosofia, Filosofia, IFES, IF ES, 2024

“O existencialismo não crê na força da paixão. Jamais pensará que uma bela paixão é uma torrente impetuosa que leva o homem fatalmente a certas ações e que, portanto, vale como desculpa. Considera o homem responsável pela paixão. O existencialista não pensará sequer que o homem pode encontrar auxílio em um sinal dado sobre a terra, a fim de orientá-lo; ao contrário, pensa que o indivíduo interpreta por si o sinal a seu bel-prazer. Pensa, portanto, que o homem, sem apoio ou auxílio, está condenado em cada momento a inventar o homem”
Fonte: Sartre. O Existencialismo é um humanismo. In: Reali, G. & Antiseri, D. História da Filosofia – De Nietzsche à Escola de Frankfurt. Volume 6. São Paulo: Paulus, 2023.

Assinale a única alternativa que NÃO apresenta incorreções, dentro da filosofia existencialista de Sartre:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1312Q938239 | Filosofia, Filosofia e Conhecimento, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP

Uma pessoa vê-se forçada pela necessidade a pedir dinheiro emprestado. Sabe muito bem que não poderá pagar, mas vê também que não lhe emprestarão nada se não prometer firmemente pagar em prazo determinado. Sente a tentação de fazer a promessa; mas tem ainda consciência bastante para perguntar a si mesma: não é proibido e contrário ao dever livrar-se de apuros desta maneira? Admitindo que se decida a fazê-lo, a sua máxima de ação seria: quando julgo estar em apuros de dinheiro, vou pedi-lo emprestado e prometo pagá-lo, embora saiba que tal nunca sucederá.

KANT, I. Fundamentação da metafísica dos costumes. São Paulo: Abril Cultural, 1980.

De acordo com a moral kantiana, a “falsa promessa de pagamento” representada no texto

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1313Q1072129 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, IF TM, Nosso Rumo, 2024

No que se refere às formas possíveis do Estado segundo Platão, aquela fundada sobre a honra, considerada como valor supremo é denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1314Q1071108 | Filosofia, A Política, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Com relação ao pensamento político ocidental, julgue o item.

Rousseau afirma que não há governo tão sujeito às guerras civis e às agitações quanto o democrático e que tal forma de governo serviria a um povo de deuses, não a homens.
  1. ✂️
  2. ✂️

1315Q1069842 | Filosofia, A Política, Área 01 Filosofia, IF Sul Rio Grandense, IF Sul Rio Grandense, 2025

Na esteira da filosofia da educação marxista, a obra Fundamentos Político-Pedagógicos dos Institutos Federais, de Eliezer Pacheco, citando o documento Educação Profissional Técnica de Nível Médio integrada ao Ensino Médio, do MEC/SETEC, de 2007, defende o trabalho como princípio educativo.

Segundo esse texto, o que significa a compreensão do trabalho como princípio educativo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1316Q1069860 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Área 01 Filosofia, IF Sul Rio Grandense, IF Sul Rio Grandense, 2025

Para explicar a arte e a vida na Grécia Antiga, o filósofo Friedrich Nietzsche, na obra o Nascimento da Tragédia, partiu da oposição entre o espírito apolíneo e o espírito dionisíaco.
Marque V, para verdadeiro, e F, para falso, nas sentenças que tratam sobre os aspectos apolíneos e dionisíacos segundo a filosofia nietzschiana:

( ) O espírito apolíneo domina as artes plásticas (figurativas) e o espírito dionisíaco domina a música (artes não-figurativas).
( ) O espírito apolíneo prima pela ebriedade e pela exaltação entusiástica.
( ) Graças ao espírito dionisíaco, os gregos antigos conseguiram suportar a existência, tornando o horror da vida em algo aceitável.
( ) A filosofia socrático-platônica, ao pretender dominar racionalmente a vida, eliminou o espírito dionisíaco da Grécia Antiga.
( ) A valorização da racionalidade e a repressão da dimensão dionisíaca foram responsáveis pela produção de um gênero humano forte, feliz e criativo.

A sequência correta, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1317Q943149 | Filosofia, Filosofia Política e o Pensamento de Walter Benjamin, Segunda Fase, UECE, UECE CEV, 2021

A Enciclopédia, organizada por Jean d'Alembert e Denis Diderot, obra central do Iluminismo do século XVIII, no verbete Tirania, de autoria de Louis de Jaucourt, afirma: “Tirania é todo governo injustamente exercido sem o freio da lei”. Adiante, afirma que “ninguém, seja quem for, tem direito por natureza” a exercer o poder tirânico, ou seja, sem os freios da lei. Disso, afirma não acreditar “que alguma vez tenha existido um povo que tenha sido tão bárbaro e tão imbecil a ponto de se submeter à tirania por meio de um contrato”.
Jaucourt, Louis de. Tirania. In: D’Alembert, Jean; Diderot, Denis. Enciclopédia, vol. 4. Trad. bras. Maria das Graças de Souza et al. São Paulo: Editora Unesp, 2015.
Considerando a informação contida no trecho acima, é correto concluir que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1318Q906302 | Filosofia, Os PréSocráticos, Filosofia, SEEDPR, Consulplan, 2024

Em todos eles, a noção de physis está associada a alguma coisa que é fundamental e radical (constitui a base e a raiz) e que, possuindo o atributo da permanência, subjaz ao que é mutável e transitório. Esse princípio é, portanto, constitutivo, mas é também, dentro do pensamento pré-socrático, principalmente originário e formativo (gerativo). (BURTT, E. A., 1984.)

Os pré-socráticos foram os primeiros a levarem o mundo ao conhecimento científico. Eles deram os passos iniciais para construção de um pensamento racional e, portanto, foram importantíssimos para o progresso da humanidade. Em relação aos seus representantes:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1319Q906306 | Filosofia, Platão e o Mundo das Ideias, Filosofia, SEEDPR, Consulplan, 2024

Em uma determinada cidade-Estado grega chamada Polis, na Grécia Antiga, os cidadãos debatem sobre a melhor forma de governo para sua comunidade. Alguns defendem a tirania, outros a oligarquia, e há quem proponha a democracia. Durante uma assembleia, um dos cidadãos levanta a questão: “para garantir que nossa cidade-Estado prospere e que a justiça prevaleça, qual forma de governo devemos adotar, seguindo os ensinamentos de Platão sobre política?”. Assinale a melhor resposta baseada nas ideias políticas de Platão.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1320Q949633 | Filosofia, Sócrates e a Maiêutica, Filosofia, UNICENTRO, UNICENTRO

Sobre a democracia de Atenas, durante o período Clássico, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.