Início

Questões de Concursos Filosofia

Resolva questões de Filosofia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1341Q947791 | Filosofia, Ética e Liberdade, Prova de Medicina20192 1° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

A liberdade, enquanto constitutivo essencial da natureza humana, deve entender-se como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1342Q936040 | Filosofia, Sócrates e a Maiêutica, PPL, ENEM, INEP, 2019

Tomemos o exemplo de Sócrates: é precisamente ele quem interpela as pessoas na rua, os jovens no ginásio, perguntando: “Tu te ocupas de ti?” O deus o encarregou disso, é sua missão, e ele não a abandonará, mesmo no momento em que for ameaçado de morte. Ele é certamente o homem que cuida do cuidado dos outros: esta é a posição particular do filósofo. FOUCAULT, M. Ditos e escritos. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.
O fragmento evoca o seguinte princípio moral da filosofia socrática, presente em sua ação dialógica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1343Q675962 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP

Os produtos e seu consumo constituem a meta declarada do empreendimento tecnológico. Essa meta foi proposta pela primeira vez no início da Modernidade, como expectativa de que o homem poderia dominar a natureza. No entanto, essa expectativa, convertida em programa anunciado por pensadores como Descartes e Bacon e impulsionado pelo iluminismo, não surgiu “de um prazer de poder” , “de um mero imperialismo humano , mas da aspiração de libertar o homem e de enriquecer sua vida, física e culturalmente.

CUPANI, A. A tecnologia como problema filosófico três enfoques. Scientiae Studia. São Paulo, v. 2, n. 4. 2004 (adaptado).

Autores da filosofia moderna, notadamente Descartes e Bacon, e o projeto iluminista concebem a ciência como uma forma de saber que almeja libertar o homem das intempéries da natureza. Nesse contexto, a investigação científica consiste em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1344Q902046 | Filosofia, Filosofia e Conhecimento, Filosofia, IFSC, FUNDATEC, 2024

George Berkeley desenvolveu uma compreensão epistêmica que é definida, geralmente, como solipsista. Sob essa perspectiva, sua teoria do conhecimento assenta-se no seguinte princípio:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1345Q679114 | Filosofia, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, UFT, COPESE UFT, 2019

Conhecemos somente o nosso modo de perceber a natureza dos objetos em si mesmos, modo que nos é peculiar, mas pode muito bem não ser necessariamente o de todos os seres, embora seja o de todos os homens. É deste modo apenas que nos temos de ocupar. O espaço e o tempo são as formas desse modo de perceber; a sensação em geral é a sua matéria.
Fonte: KANT, I. Crítica da razão pura. Lisboa: Calouste, 2013, p. 79.
O trecho ilustra alguns aspectos da teoria kantiana do conhecimento. Sobre esta mesma teoria, assinale a opção CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1346Q908002 | Filosofia, Ontologia e a Natureza do ser, Filosofia, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024

Ao realizar uma análise da moral antiga, Foucault se ocupou de temas como ética, verdade, estética da existência, sujeito da ação e sujeito ético. Alguns desses temas já estavam presentes de forma pouco desenvolvida nas fases anteriores e ganham maior destaque, como a liberdade e a agência do sujeito ético-político. As palavras de Ewald capturam com maestria a movimentação teórica realizada por Foucault na passagem da fase genealógica para a fase ética:

“As portas do asilo, os muros da prisão desaparecem, dando lugar a falas livres em que gregos e romanos discutiam as melhores maneiras de conduzir suas vidas. A paisagem do confinamento cede lugar à liberdade luminosa do sujeito.”

(EWALD, 1984, p. 71-73.)


O filósofo francês Michel Foucault (1926-1984) caracterizou a filosofia grega de Sócrates e outros filósofos pelo problema do “cuidado de si” (em grego, epiméleia heautoú). Nesta análise, Foucault:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1347Q1072128 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, IF TM, Nosso Rumo, 2024

Sobre a filosofia antiga, analise as proposições abaixo.

I. Desde seu nascimento, apresentou três conotações, referentes ao seu conteúdo, ao seu método e ao seu objetivo.
II. É o argumento da razão, a motivação lógica, o logos.
III. Limita-se a explicar partes ou setores da realidade, grupos de coisas ou de fenômenos.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1348Q1071110 | Filosofia, A Política, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Com relação ao pensamento político ocidental, julgue o item.

Hegel elogia as teorias contratualistas e defende que o Estado fundamenta a sociedade: não é o indivíduo que escolhe o Estado, mas é o Estado que o constitui.
  1. ✂️
  2. ✂️

1349Q936973 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Edital 2023, ENEM, INEP, 2023

Eu poderia concluir que a raiva é um pensamento, que estar com raiva é pensar que alguém é detestável, e que esse pensamento, como todos os outros — assim como Descartes o mostrou —, não poderia residir em nenhum fragmento de matéria. A raiva seria, portanto, espírito. Porém, quando me volto para minha própria experiência da raiva, devo confessar que ela não estava fora do meu corpo, mas inexplicavelmente nele.
MERLEAU-PONTY, M. Quinta conversa: o homem visto de fora. São Paulo: Martins Fontes, 1948 (adaptado).


No que se refere ao problema do corpo, a filosofia cartesiana apresenta-se como contraponto ao entendimento expresso no texto por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1350Q1070093 | Filosofia, A Política, Filosofia, IF MT, IF MT, 2024

Leia trecho do texto a seguir:

“Um cidadão integral pode ser definido por nada mais nada menos que pelo direito de administrar a justiça e exercer funções públicas; algumas destas, todavia, são limitadas quanto ao tempo de exercício, de tal modo que não podem de forma alguma ser exercidas duas vezes pela mesma pessoa, ou somente podem sê-lo depois de certos intervalos de tempo prefixados; para outros encargos, não há limitações de tempo no exercício de funções públicas (por exemplo, os jurados e os membros da assembleia popular.”


(ARISTÓTELES, Política. 3ª ed. Brasília: Editora da UnB, 1997. p. 78).


Sobre a Filosofia Política de Aristóteles de Estagira (384-322 a.C.), é CORRETO afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1351Q1072141 | Filosofia, O que É a Filosofia, Sociologia, UFF, COSEAC, 2023

Todas as afirmativas abaixo sobre o conhecimento CIENTÍFICO estão corretas, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1352Q952379 | Filosofia, Lógica Nascimento e seus Elementos, Auxiliar Administrativo, FCS MG, MS CONCURSOS, 2025

Alguns animais são frágeis. Toda criança é frágil. Amanda é criança e Amadeu é frágil. Somente com base nessas proposições, podemos concluir que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1353Q949384 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

De acordo com M. L. A. ARANHA e M. H. P. MARTINS, na obra Filosofando: introdução à Filosofia (p. 45), “Se a ciência tende cada vez mais para a especialização, a filosofia, no sentido inverso, quer superar essa fragmentação do real, para que o homem seja resgatado na sua integridade e não sucumba à alienação do saber parcelado”. Segundo essa concepção, podemos entender que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1354Q938643 | Filosofia, A Metafísica de Aristóteles, PPL, ENEM, INEP

Ao falar do caráter de um homem não dizemos que ele é sábio ou que possui entendimento, mas que é calmo ou temperante. No entanto, louvamos também o sábio, referindo-se ao hábito; e aos hábitos dignos de louvor chamamos virtude. ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. São Paulo: Nova Cultural, 1973.
Em Aristóteles, o conceito de virtude ética expressa a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1355Q902555 | Filosofia, Teorias do Sujeito na Filosofia Moderna, Filosofia, IFES, IF ES, 2024

O Ensaio sobre o Intelecto Humano, de John Locke, inaugura um novo Empirismo, denominado de Crítico. Esse modelo de Epistemologia coloca que as ideias sempre derivam apenas da experiência, sendo o limite intransponível de todo o conhecimento possível. Sobre a epistemologia lockiana, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1356Q880807 | Filosofia, A Metafísica de Aristóteles, Oficial de Redação Legislativa, Câmara Municipal de Caratinga MG, Consulplan, 2024

Conhecidos por suas habilidades de persuadir e argumentar, os sofistas eram filósofos que viveram no século V a.C. e vendiam seus ensinamentos de retórica, argumentação e oratória. Deles, adveio o termo “sofisma”, utilizado para designar um argumento falso que, quando analisado superficialmente, parece verdadeiro. A reputação negativa atribuída a essa classe de pensadores têm raízes na crítica de outros filósofos. Um exemplo de estudioso conhecido por sua visão negativa dos sofistas consta em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1357Q943552 | Filosofia, Mito e Filosofia, Filosofia e Sociologia, UECE, UECE CEV, 2021

“Como se sabe , a palavra mŷthos raramente foi empregada por Heródoto. Caracterizar um lógos (narrativa) como mŷthos era para ele um meio claro de rejeitá-lo como duvidoso e inconvicente. [...] Situado em algum lugar além do que é visível, um mýthos não pode ser provado. [...] Não obstante, Heródoto sempre se refere à sua própria narrativa como lógos ou lógoi. [...] Parte de um lógos podia ser circunscrito como mŷthos e, ao mesmo tempo, o autor podia ser designado como logopoiós, ou seja, como alguém que expõe uma forma de conhecimento sem fundamento apropriado ou de impossível verificação.”

HARTOG, F. Os antigos, o passado e o presente. Trad. bras.

Sonia Lacerda et all. Brasília,Editora da UnB, 2003, p. 37-38.

Com base no que diz François Hartog, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1358Q949966 | Filosofia, Terceira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO

Sobre as reflexões e teorias no campo da ética desenvolvidas pelos gregos antigos, considere as afirmativas abaixo e assinale o que for correto.
I. No período clássico da filosofia grega (século V a.c.), os filósofos ampliaram as áreas de reflexão, abrangendo as questões morais. Na Antiguidade, o sujeito moral não era compreendido, como hoje, na sua completa individualidade. Os gregos eram membros de uma comunidade em que a ética estava intrinsicamente ligada à política, ou seja, à administração da pólis, exercendo a liberdade em um campo reservado apenas aos que eram considerados “iguais”. II. Aristóteles (384-322 a.C.) aprofundou a discussão a respeito das questões éticas na obra Ética a Nicômaco. A ética é a parte da filosofia que nos ajuda a refletir sobre o fim último de todas as atividades humanas, uma vez que tudo o que fazemos visa alcançar um bem. Por isso, a filosofia moral de Aristóteles é uma eudaimonia. III. Em inúmeros diálogos, Platão (428-347 a.c.) descreve as discussões de Sócrates a respeito das virtudes e da natureza do bem. Neles, é ressaltada a convicção de que a virtude se identifica com a sabedoria e o vício com a ignorância. Na concepção de Platão, a virtude não pode ser apreendida, pois ela é inata.
Está correto o presente em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1359Q686036 | Filosofia, Processo Seletivo Tradicional 20191 AGRESTE, CESMAC, CEPROS, 2018

Por ‘Herança Social’, no sentido mais próprio, a Sociologia define esse conceito como o conjunto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1360Q948986 | Filosofia, Primeiro Dia, UPE, UPENET IAUPE

Após a leitura das tiras cômicas, infere-se que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.