Início

Questões de Concursos Filosofia

Resolva questões de Filosofia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


341Q934917 | Filosofia, Filosofia contemporânea

(IF-RS 2015) Acerca da fenomenologia de Edmund Husserl, analise as afirmativas abaixo e marque “V" para VERDADEIRO e “F" para FALSO.

( ) Enquanto saber fundado nas essências, é um conhecimento absolutamente necessário, em oposição ao conhecimento baseado na experiência empírica dos fatos contingentes.

( ) Analisa dados externos à consciência, ou seja, funda-se na essência dos fenômenos e na objetividade transcendental, pois as essências existem na consciência e no mundo exterior.

( ) O método fenomenológico deriva de uma atitude, presumidamente sem pressupostos, objetivando proporcionar ao conhecimento filosófico as bases sólidas de uma ciência de rigor.

( ) Busca a raiz de toda atividade filosófica e científica. Além disso, conduz à certeza do conhecimento e, por conseguinte, é ela uma disciplina a priori.

( ) O método fenomenológico é analítico, conduzindo a resultados específicos e cumulativos, como no caso de investigações científicas, fazendo inferências e conduzindo a teorias metafísicas.

 A sequência correta de cima para baixo encontra-se em qual alternativa?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

342Q934920 | Filosofia, Filosofia contemporânea

(VUNESP 2015) A fenomenologia é o estudo das essências; e todos os problemas, nesta perspectiva, tornam a definir essências, como por exemplo: a essência da percepção, a essência da consciência. A fenomenologia representa uma tendência filosófica que, inclusive, questionou os conhecimentos do positivismo, elevando a importância do sujeito no processo 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

343Q794691 | Filosofia, Filosofia, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Atente para o seguinte excerto: “O socialismo nunca teria vindo à luz, se se tivesse querido somente entusiasmar os trabalhadores por uma ordem melhor das coisas. O que fez a força e a autoridade do movimento foi que Marx soube interessar os trabalhadores por uma ordem na qual eles ficariam numa situação melhor, e lhes mostrar que essa ordem era a justa. Acontece exatamente o mesmo com a arte. Em nenhuma época, por mais utópica que possa ser, vai-se conseguir ganhar as massas para uma arte superior, mas sempre para uma que lhes é mais próxima.

Benjamin, Gesammelte Werk V-I. Passagen Werk, 1982.

Considerando o significado político dessa afirmação de Benjamin, já que ele se referia à significação política do cinema, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

344Q934025 | Filosofia, Aristóteles

Qual escola filosófica helenística defende a ideia de que o objetivo da vida é a busca do prazer moderado para alcançar um estado de tranquilidade e liberdade do medo (ataraxia)?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

345Q934929 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, ENEM

De um lado, dizem os materialistas, a mente é um processo material ou físico, um produto do funcionamento cerebral. De outro lado, de acordo com as visões não materialistas, a mente é algo diferente do cérebro, podendo existir além dele. Ambas as posições estão enraizadas em uma longa tradição filosófica, que remonta pelo menos à Grécia Antiga. Assim, enquanto Demócrito defendia a ideia de que tudo é composto de átomos e todo pensamento é causado por seus movimentos físicos, Platão insistia que o intelecto humano é imaterial e que a alma sobrevive à morte do corpo.

(Alexander Moreira-Almeida e Saulo de F. Araujo. “O cérebro produz a mente?: um levantamento da opinião de psiquiatras”. http://www.archivespsy.com, 2015.)

A partir das informações e das relações presentes no texto, conclui-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

346Q794985 | Filosofia, Filosofia, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Nietzsche é considerado o filósofo que afirma a vida. Mais ainda, ele é o filósofo que relaciona vida e estética. Em O Nascimento da Tragédia, a afirmação está expressa da seguinte maneira: “Só como fenômeno estético a existência e o mundo aparecem eternamente justificados”.

Tendo o aforismo precedente como referência inicial, julgue os itens a seguir, sobre as dimensões apolínea e dionisíaca e sobre os aspectos gerais da filosofia de Nietzsche relacionados à arte.

Para Nietzsche, a embriaguez é condição necessária e suficiente para a produção artística, por isso a ausência de um estado de embriaguez impede o artista de criar.
  1. ✂️
  2. ✂️

347Q934809 | Filosofia, Filosofia Antiga, ENEM

(ENEM 2016) Pirro afirmava que nada é nobre nem vergonhoso, justo ou injusto; e que, da mesma maneira, nada existe do ponto de vista da verdade; que os homens agem apenas segundo a lei e o costume, nada sendo mais isto do que aquilo. Ele levou uma vida de acordo com esta doutrina, nada procurando evitar e não se desviando do que quer que fosse, suportando tudo, carroças, por exemplo, precipícios, cães, nada deixando ao arbítrio dos sentidos.

LAÉRCIO, D. Vidas e sentenças dos filósofos ilustres. Brasília: Editora UnB, 1988.

O ceticismo, conforme sugerido no texto, caracteriza-se por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

348Q794779 | Filosofia, Professor de Ensino Médio, SME SP, FCC

No trecho acima, Ernst Cassirer assinala a posição dos iluministas diante dos sistemas metafísicos do século XVII. Segundo sua interpretação, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

349Q934047 | Filosofia, Sócrates e Platão

Protágoras, um proeminente sofista, é conhecido por qual afirmação?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

350Q794637 | Filosofia, Filósofo, IFRN, FUNCERN

As práticas políticas da Grécia, a partir do século VI a.C., se dão em torno da constituição da pólis (Cidade-Estado). As consequências da pólis democrática trazem a perspectiva do modelo de cidadania que se exerce através da participação. Os princípios da isonomia e da isegoria garantem a reciprocidade das relações, pois ambos significam, respectivamente, direito de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

351Q794493 | Filosofia, Filósofo, IFRN, FUNCERN

Em suas obras sobre a questão da técnica, Heidegger

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

352Q934875 | Filosofia, Filosofia Política, ENEM

(ENEM 2020) Na Grécia, o conceito de povo abrange tão somente aqueles indivíduos considerados cidadãos. Assim é possível perceber que o conceito de povo era muito restritivo. Mesmo tendo isso em conta, a forma democrática vivenciada e experimentada pelos gregos atenienses nos séculos IV e V a.C. pode ser caracterizada, fundamentalmente, como direta.

MANDUCO, A Ciência política São Paulo Saraiva. 2011.

Naquele contexto, a emergência do sistema de governo mencionado no excerto promoveu o(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

353Q794886 | Filosofia, Filosofia, IF PI, IF PI

No ( ), encontra-se a tese de que, em última análise, a origem fundamental do conhecimento está na experiência sensível. A lacuna pode ser corretamente preenchida com o termo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

354Q794936 | Filosofia, Filosofia, Analista de Cultura, Secretaria da Cultura CE, UECE, 2018

Os princípios éticos prescritos pelo Relatório Belmont são os seguintes:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

355Q934030 | Filosofia, Aristóteles

Quem foi o fundador da escola estoica helenística?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

356Q794708 | Filosofia, Filosofia, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

A filosofia tomista teve ampla influência na história da filosofia prática. No que diz respeito ao suicídio, conforme o entendimento de Santo Tomás de Aquino no Tratado da Justiça, assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) O suicídio é contra a natureza.

( ) O suicídio é lícito quando uma mulher o comete para evitar uma violação.

( ) Só Deus pode decidir sobre a vida humana.

( ) O suicida comete uma injustiça contra a comunidade.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

357Q795021 | Filosofia, Professor, SEEC PB, CESPE CEBRASPE

A concepção kantiana da história e da sociedade é caracterizada como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

358Q795171 | Filosofia, Professor, SEEC PB, CESPE CEBRASPE

Por epistemologia entende-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

359Q930702 | Filosofia, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Compreende-se assim o alcance de uma reivindicação que surge desde o nascimento da cidade na Grécia antiga: a redação das leis. Ao escrevê-las, não se faz mais que assegurar-lhes permanência e fixidez. As leis tornam-se bem comum, regra geral, suscetível de ser aplicada a todos da mesma maneira.
VERNANT, J. P. As origens do pensamento grego. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1992 (adaptado).
Para o autor, a reivindicação atendida na Grécia antiga, ainda vigente no mundo contemporâneo, buscava garantir o seguinte princípio:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

360Q794583 | Filosofia, Filosofia, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix, 2018

Nas reflexões éticas em filosofia, há, pelo menos, duas estratégias, abordadas pelos mais diversos autores, que podem ser consideradas como de suma importância. Uma dessas estratégias discursivas tem a ética kantiana como representante, enquanto a outra tem a ética utilitarista.

Quanto às estratégias discursivas da filosofia nas questões éticas e, em particular, à ética kantiana e à ética utilitarista, julgue os itens seguintes.

A ética utilitarista não possui um princípio diretor, contrariamente à ética kantiana.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.