Início

Questões de Concursos Filosofia

Resolva questões de Filosofia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


361Q795115 | Filosofia, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

No que diz respeito ao estoicismo, considere as seguintes afirmações:

I. O bem moral é aquilo que incrementa o logos e o mal é aquilo que lhe causa dano.

II. A conduta moral não está associada à busca da apatia, da impassibilidade.

III. O homem deve viver de acordo com sua natureza.

IV. A vontade humana não deve se conformar à ordem divina.

Está correto somente o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

362Q198652 | Filosofia, Aluno Oficial CFO, Polícia Militar SP, VUNESP

“A preguiça e a covardia são as causas pelas quais uma tão grande parte dos homens, depois que a natureza de há muito os libertou de uma direção estranha, continuem no entanto de bom grado menores durante toda a vida. São também as causas que explicam por que é tão fácil que os outros se constituam em tutores deles. É tão cômodo ser menor. Se tenho um livro que faz as vezes de meu entendimento, um diretor espiritual que por mim tem consciência, um médico que por mim decide a respeito de minha dieta, etc., então não preciso esforçar-me eu mesmo. Não tenho necessidade de pensar, quando posso simplesmente pagar; outros se encarregarão em meu lugar dos negócios desagradáveis”.

(Immanuel Kant, Resposta à pergunta: o que é o esclarecimento? Em: Textos seletos. São Paulo: Vozes, 2005)

Considerando a argumentação do autor, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

363Q934801 | Filosofia, Filósofos

Texto associado.

(ENEM 2012)

TEXTO I

“Anaxímenes de Mileto disse que o ar é o elemento originário de tudo o que existe, existiu e existirá, e que outras coisas provêm de sua descendência. Quando o ar se dilata, transforma-se em fogo, ao passo que os ventos são ar condensado. As nuvens formam-se a partir do ar por feltragem e, ainda mais condensadas, transformam-se em água. A água, quando mais condensada, transforma-se em terra, e quando condensada ao máximo possível, transformase em pedras”. BURNET, J. A aurora da filosofia grega. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2006 (adaptado).

TEXTO II

Basílio Magno, filósofo medieval, escreveu: “Deus, como criador de todas as coisas, está no princípio do mundo e dos tempos. Quão parcas de conteúdo se nos apresentam, em face desta concepção, as especulações contraditórias dos filósofos, para os quais o mundo se origina, ou de algum dos quatro elementos, como ensinam os Jônios, ou dos átomos, como julga Demócrito. Na verdade, dão a impressão de quererem ancorar o mundo numa teia de aranha”. GILSON, E.; BOEHNER, P. História da Filosofia Cristã. São Paulo: Vozes, 1991 (adaptado).

Filósofos dos diversos tempos históricos desenvolveram teses para explicar a origem do universo, a partir de uma explicação racional. As teses de Anaxímenes, filósofo grego antigo, e de Basílio, filósofo medieval, têm em comum na sua fundamentação teorias que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

364Q934822 | Filosofia, Filosofia moderna

(UERR) O filósofo Immanuel Kant (1724-1804), certa vez, se propôs a definir o que era o Esclarecimento ou Iluminismo: “O Esclarecimento é a libertação do homem de sua imaturidade auto-imposta. Imaturidade é a incapacidade de empregar seu próprio entendimento sem a orientação de outro. Tal tutela é auto-imposta quando sua causa não reside em falta de razão, mas de determinação e coragem para usá-lo sem a direção de outro. Sapere Aude [ousa saber]! Tenha coragem de usar sua própria mente! Este é o lema do Esclarecimento. [...] Para este esclarecimento, porém, nada mais se exige senão liberdade [...] de fazer um uso público de sua razão em todas as questões. Ouço, agora, porém, exclamar de todos os lados: não raciocinai! O oficial diz: não raciocinai, mas exercitai-vos! O financista: não raciocinai, mas pagai! O sacerdote proclama: não raciocinai, mas crede! [...] Uma época não pode se aliar e conjurar para colocar a seguinte em um estado que impossibilite a ampliação de seus conhecimentos [...]. Configurar-se-ia, assim, um crime contra a natureza humana.”

(Immanuel Kant. Resposta à Questão: O que é Esclarecimento? Tradução de Márcio Pugliesi.

Assinale a única alternativa verdadeira sobre o Iluminismo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

365Q794945 | Filosofia, Filosofia, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

“É claramente perceptível o período de uma civilização exclusivamente técnica, que perde a conexão entre a teoria e a práxis; está ameaçada pela cisão da consciência e pela divisão dos homens em duas categorias: engenheiros sociais e hóspedes de instituições totais”.

As consequências apresentadas por Habermas quanto à persistência e à extensão do controle tecnoburocrático evidenciam que suas observações estão fundamentadas numa lógica

I. concentrada na operacionalização das políticas públicas.

II. de purificação da contradição entre aparência e essência.

III. dependente da contraposição sujeito e objeto.

IV. do ser das coisas a partir do que elas não são.

Estão corretas somente as complementações contidas em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

366Q794471 | Filosofia, Professor, SEDUC PA, FADESP

Guilherme de Ockham, considerado o iniciador do nominalismo, concebia os universais como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

367Q795088 | Filosofia, Filosofia, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

A experiência estética é, segundo Kant, puramente contemplativa. Isso significa que a experiência estética é livre de qualquer forma interessada de relação com os objetos, sejam eles naturais ou artísticos. Observar uma pintura ou uma paisagem, ouvir uma música ou assistir a um filme podem ser experiências estéticas, dependendo da atitude do indivíduo diante de cada um desses atos. Assim sendo, nas opções a seguir são descritos motivos pelos quais diferentes pessoas se colocam diante de obras de arte. Desse modo, assinale a opção em que é apresentada uma experiência estética conforme a teoria kantiana.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

368Q794651 | Filosofia, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Para Spinoza (in Marcondes, 1997), o homem livre se caracteriza como aquele que, ao contemplar a substância infinita, reconhece a necessidade do curso natural das coisas e a ação livre é aquela que está de acordo com:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

369Q934818 | Filosofia, Filosofia moderna

(ENEM PPL 2020) Na primeira meditação, eu exponho as razões pelas quais nós podemos duvidar de todas as coisas e, particularmente das coisas materiais, pelo menos enquanto não tivermos outros fundamentos nas ciências além dos que tivemos até o presente. Na segunda meditação, o espírito reconhece entretanto que é absolutamente impossível que ele mesmo, o espírito, não exista.

DESCARTES, R. Meditações metafísicas. São Paulo: Abril Cultural, 1973 (adaptado).

O instrumento intelectual empregado por Descartes para analisar os seus próprios pensamentos tem como objetivo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

370Q934062 | Filosofia, Filosofia Contemporânea

Qual filósofo é conhecido por sua teoria do "veil of ignorance" (véu da ignorância) como um meio de determinar a moralidade de questões de justiça social e política?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

371Q934032 | Filosofia, Aristóteles

Qual escola helenística promoveu a ideia de que deveríamos viver de acordo com a natureza e rejeitar convenções sociais desnecessárias?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

372Q934814 | Filosofia, Filosofia Antiga, ENEM

(ENEM 2016 PPL) Os andróginos tentaram escalar o céu para combater os deuses. No entanto, os deuses em um primeiro momento pensam em matá-los de forma sumária. Depois decidem puni-los da forma mais cruel: dividem-nos em dois. Por exemplo, é como se pegássemos um ovo cozido e, com uma linha, dividíssemos ao meio. Desta forma, até hoje as metades separadas buscam reunir-se. Cada um com saudade de sua metade, tenta juntar-se novamente a ela, abraçando-se, enlaçando-se um ao outro, desejando formar um único ser.

PLATÃO. O banquete. São Paulo: Nova Cultural, 1987.

No trecho da obra O banquete, Platão explicita, por meio de uma alegoria, o

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

373Q794563 | Filosofia, Filosofia, Analista de Cultura, Secretaria da Cultura CE, UECE, 2018

No que diz respeito à relação entre filosofia e ciência, assinale a afirmação que invalida a tese da “neutralidade axiológica” do saber tecnológico e do saber científico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

374Q934039 | Filosofia, Racionalismo Moderno

O Racionalismo Moderno influenciou qual movimento histórico-cultural importante?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

375Q934919 | Filosofia, Filosofia contemporânea

(UNICENTRO/2010) Qual o postulado básico da fenomenologia?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

376Q932971 | Filosofia, Vestibular UNESPAR, UNESPAR, UNESPAR, 2018

Texto associado.
À hegemonia do sujeito corresponde o que se convencionou denominar em Descartes de primado da representação. Podemos dizer, em princípio, que representação é todo e qualquer conteúdo presente na mente. Para uma teoria realista do conhecimento, como era por exemplo aquela que predominava na época de Descartes, a representação é apenas o reflexo de objetos particulares ou então a transfiguração abstrata da ordenação do mundo material. Nessa perspectiva, tudo aquilo que o espírito representa já foi alguma vez objeto da percepção, pois nada poderia estar presente na mente sem que tivesse estado antes nos sentidos. Assim, a questão do conhecimento consistiria em explicar o trajeto das coisas à mente por intermédio da sensibilidade e a transformação do particular e divisível em essência universal e indivisível, presente no intelecto. SILVA, F.L e. Descartes: a metafísica da modernidade. São Paulo: Ed. Moderna, 1993.


René Descartes (1596-1650) é considerado o filósofo que inaugura o pensamento moderno. O que caracteriza a noção cartesiana de conhecimento é a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

377Q794991 | Filosofia, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Acerca da relação entre filosofia, ética e felicidade na obra A Política, de Aristóteles, considere as seguintes afirmações:

I. A felicidade de cada um deve ser proporcional às suas qualidades morais.

II. Os homens adquirem e preservam as qualidades morais graças aos bens exteriores.

III. A vida melhor é uma vida conforme as qualidades morais e com meios suficientes para a prática de ações moralmente boas

IV. Os prazeres do corpo devem se sobrepor aos bens da alma.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

378Q795042 | Filosofia, Filosofia, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

Além da crítica de Heidegger, há outras críticas à racionalidade técnica no pensamento contemporâneo. Há toda uma tradição crítica que vai de Max Weber aos principais nomes da Escola de Frankfurt. Um ano antes de sua morte, em 1919, o sociólogo Max Weber (1864-1920) saudava o novo espírito da modernidade, mas advertia que o “sutil manto da racionalização”, que inicialmente estava a serviço do mundo da vida, tornara-se uma ‘jaula de aço’, na qual os filhos da modernidade, no ápice da civilização ocidental, corriam o risco de se tornarem ‘especialistas sem espírito e hedonistas sem coração’. O ‘Nada’ seria o estado normal do ‘último homem’. A racionalização científica produzira um irreversível ‘desencanto’. Tendo comido do fruto da árvore do conhecimento, a humanidade tornava-se incapaz de fundar racionalmente valores últimos e escolhas de vida: “É o destino de nossa época com a sua característica racionalização e intelectualização e, sobretudo, com o seu desencanto do mundo, pois justamente os valores últimos e mais sublimes são retirados da esfera pública para refugiar-se no reino extramundano da vida mística ou da fraternidade de relações imediatas entre os indivíduos”.

Com referência a essa crítica de Max Weber, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

379Q794835 | Filosofia, Professor de Educação Básico, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSA

Em A Política, Aristóteles afirma que a política está, de certa forma, ligada à moral e que o Estado deve levar o homem à virtude e à felicidade. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

380Q934060 | Filosofia, Filosofia Contemporânea

Quem foi o filósofo que desafiou a ideia de identidade fixa e introduziu o conceito de "gênero performativo"?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.