Início

Questões de Concursos Filosofia

Resolva questões de Filosofia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


461Q794695 | Filosofia, Professor de Educação Básico, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSA

Muitos filósofos referem-se ao pensamento como capacidade reflexiva de elaboração crítica; nesse sentido, esse pensamento é bem elaborado e cuidadoso na escolha de critérios e na construção da argumentação. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

462Q794744 | Filosofia, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Em sua obra Poética, Aristóteles analisa a tragédia grega de sua época e a tradição da poesia épica, desenvolvendo duas noções de grande influência na teoria e na crítica literária. São as noções de catarsis (efeito purificador produzido nos que assistem às tragédias) e de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

463Q794784 | Filosofia, Filosofia, Analista de Cultura, Secretaria da Cultura CE, UECE, 2018

A contemplação, como apreciação estética de uma obra de arte, tem como objetivo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

464Q795049 | Filosofia, Filosofia

Os fenômenos naturais são regidos por leis, e a razão humana, no seu processo inquiridor, procura descobrir essas leis e expressá-las em fórmulas que permitem explicar e prever. Nisso consiste a pretensão científica.

Para atingir com precisão seus objetivos, as ciências utilizam métodos, e tais métodos constituem-se de etapas que devem ser seguidas pelo pesquisador.

Em relação ao método, conforme sugere o texto acima, é CORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

465Q794818 | Filosofia, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Segundo Kant, o conhecimento só poderá surgir da reunião das seguintes capacidades ou faculdades:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

466Q794610 | Filosofia, Filosofia, IF PI, IF PI

Leia atentamente o artigo 36 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e responda a questão abaixo.“Art. 36. O currículo do ensino médio observará o disposto na Seção I deste Capítulo e as seguintes diretrizes:

I destacará a educação tecnológica básica, a compreensão do significado da ciência, das letras e das artes; o processo histórico de transformação da sociedade e da cultura; a língua portuguesa como instrumento de comunicação, acesso ao conhecimento e exercício da cidadania;

II adotará metodologias de ensino e de avaliação que estimulem a iniciativa dos estudantes;

III será incluída uma língua estrangeira moderna, como disciplina obrigatória, escolhida pela comunidade escolar, e uma segunda, em caráter optativo, dentro das disponibilidades da instituição.§ 1º Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação serão organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre:

I domínio dos princípios científicos e tecnológicos que presidem a produção moderna;

II conhecimento das formas contemporâneas de linguagem;

III domínio dos conhecimentos de Filosofia e de Sociologia necessários ao exercício da cidadania” [destaque nosso].

Considerando o artigo da LDB citado acima, assinale a alternativa que pode ser considerada INCORRETA no que concerne a filosofia no ensino médio.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

467Q794523 | Filosofia, Professor de Filosofia, SEE GO, UFGO

Em seu Tractatus logico-philosophicus, ao discutir a relação entre lógica e linguagem corrente, Wittgenstein assegura que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

468Q794794 | Filosofia, Professor, SEDUC PA, FADESP

À diferença dos pensadores antigos e medievais no que respeita às teorias políticas, Maquiavel funda o pensamento político da modernidade, ao oferecer respostas novas, laicas e objetivas para as novas situações históricas de seu tempo. A ruptura da teoria do referido autor com a tradição deve ser compreendida pela seguinte razão:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

469Q794943 | Filosofia, Professor, SEE SP, VUNESP

Assinale a alternativa em que o argumento indutivo estabelece sua conclusão de modo mais forte.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

470Q931951 | Filosofia, UFPR Vestibular UFPR, UFPR, FUNPAR UFPR, 2018

Texto associado.
 Quando se conquistam Estados habituados a reger-se por leis próprias e em liberdade, há três modos de manter a sua posse: primeiro, arruiná-los; segundo, ir habitá-los; terceiro, deixá-los viver com suas leis, arrecadando um tributo e criando um governo de poucos, que se conserve amigos. [...] Quem se torna senhor de uma cidade tradicionalmente livre e não a destrói será destruído por ela. Tais cidades têm sempre por bandeira, nas rebeliões, a liberdade e suas antigas leis, que não esquecem nunca, nem com o correr do tempo, nem por influência dos benefícios recebidos. Por muito que se faça, quaisquer que sejam as precauções tomadas, se não se promovem o dissídio e a desagregação dos habitantes, não deixam eles de se lembrar daqueles princípios e, em toda oportunidade, em qualquer situação, a eles recorrem [...]. Assim, para conservar uma república conquistada, o caminho mais seguro é destruí-la ou habitá-la pessoalmente. 
                                                                                       (MAQUIAVEL, N. O príncipe. São Paulo: Abril Cultural, 1983, p. 21-22.)
Com base nessa passagem, extraída da obra O Príncipe, de Maquiavel, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

471Q934813 | Filosofia, Filosofia Antiga, ENEM

Texto associado.

(ENEM 2017) Se, pois, para as coisas que fazemos existe um fim que desejamos por ele mesmo e tudo o mais é desejado no interesse desse fim; evidentemente tal fim será o bem, ou antes, o sumo bem. Mas não terá o conhecimento, porventura, grande influência sobre essa vida? Se assim é, esforcemo-nos por determinar, ainda que em linhas gerais apenas, o que seja ele e de qual das ciências ou faculdades constitui o objeto. Ninguém duvidará de que o seu estudo pertença à arte mais prestigiosa e que mais verdadeiramente se pode chamar a arte mestra. Ora, a política mostra ser dessa natureza, pois é ela que determina quais as ciências que devem ser estudadas num Estado, quais são as que cada cidadão deve aprender, e até que ponto; e vemos que até as faculdades tidas em maior apreço, como a estratégia, a economia e a retórica, estão sujeitas a ela. Ora, como a política utiliza as demais ciências e, por outro lado, legisla sobre o que devemos e o que não devemos fazer, a finalidade dessa ciência deve abranger as das outras, de modo que essa finalidade será o bem humano.

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. In: Pensadores. São Pauto: Nova Cultural, 1991 (adaptado).

Para Aristóteles, a relação entre o sumo bem e a organização da pólis pressupõe que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

472Q934029 | Filosofia, Aristóteles

Qual conceito aristotélico descreve a finalidade ou o propósito inerente de um objeto ou de uma ação?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

473Q795026 | Filosofia, Professor de Filosofia, SEE GO, UFGO

No livro IV de sua Metafísica, Aristóteles refere-se a um princípio válido para “o ser enquanto ser”. Nessa passagem, Aristóteles está se referindo ao
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

474Q794530 | Filosofia, Professor, SEDUC PA, FADESP

Ao afirmar que a verdade é a correspondência entre a idéia e o ideado, os filósofos modernos querem dizer que a idéia é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

475Q934026 | Filosofia, Aristóteles

Qual foi a contribuição de Aristóteles para a classificação das ciências?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

476Q934815 | Filosofia, Filosofia moderna

(ENEM 2021) A filosofia é como uma árvore, cujas raízes são a metafísica: o tronco, a física, e os ramos que saem do tronco são todas as outras ciências, que se reduzem a três principais: a medicina, a mecânica e a moral, entendendo por moral a mais elevada e a mais perfeita porque pressupõe um saber integral das outras ciências, e é o último grau da sabedoria.

DESCARTES. R Principios da Alosofis Luboa Edições TO. 1997 (adaptado)

Essa construção alegórica de Descartes, acerca da condição epistemológica da filosofia, tem como objetivo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

477Q795200 | Filosofia, Professor, SEEC PB, CESPE CEBRASPE

A concepção política de Hume corresponde

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

478Q795131 | Filosofia, Professor de Classe A, SGA DF, CESPE CEBRASPE

Com relação ao existencialismo, julgue os itens a seguir.

O existencialismo toma de Heidegger a frase que tornou famosa toda a escola: a essência precede à existência, isto é, não existe uma natureza humana, uma definição do que seja o homem, pois há uma essência precedente ao ato de existir.

  1. ✂️
  2. ✂️

479Q794646 | Filosofia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Segundo Thomas Kuhn, revoluções científicas são aqueles episódios de desenvolvimento não cumulativo, nos quais um paradigma mais antigo é total ou parcialmente substituído por um novo, incompatível com o anterior, conforme defende na obra A Estrutura das Revoluções Científicas. No que diz respeito à filosofia da ciência de Thomas Kuhn, julgue os itens que se seguem. Paradigma é considerado uma das principais noções da filosofia da ciência de Thomas Kuhn, visto que ela se articula diretamente à noção de revolução científica.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.