Início

Questões de Concursos Filosofia

Resolva questões de Filosofia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


501Q795174 | Filosofia, Professor de Filosofia, SEDU ES, FCC

Em busca do conhecimento verdadeiro, Bacon e Descartes preocuparam-se em examinar as causas e as formas do erro. Para Bacon existem quatro tipos de ídolos ou imagens que formam opiniões cristalizadas e preconceitos, que impedem o conhecimento da verdade. Os ídolos presentes na crítica de Bacon são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

502Q794693 | Filosofia, Professor de Ensino Médio, SME SP, FCC

O fogo vive a morte da terra e o ar vive a morte do fogo; a água vive a morte do ar e a terra a da água.

Este excerto deve ser interpretado como um exemplo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

503Q795169 | Filosofia, Professor de Classe A, SGA DF, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista as características do conhecimento filosófico, do conhecimento científico e dos seus métodos, julgue os itens a seguir.

No materialismo dialético de inspiração marxista, há uma aplicação do realismo hegeliano pelo qual tudo o que existe na natureza independe da relação tese, antítese, síntese, mas está vinculado aos interesses da burguesia capitalista.

  1. ✂️
  2. ✂️

504Q932138 | Filosofia, Vestibular Segundo Semestre UECE, UECE, UECE, 2019

Texto associado.
“O Conselho Federal de Psicologia (CFP) vem a público manifestar repúdio à Nota Técnica Nº 11/2019 intitulada ‘Nova Saúde Mental’, publicada pela Coordenação-Geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, do Ministério da Saúde, na última segunda-feira (4 [de fevereiro de 2019]). O teor do documento aponta um grande retrocesso nas conquistas estabelecidas com a Reforma Psiquiátrica (Lei nº 10.216 de 2001), marco na luta antimanicomial ao estabelecer a importância do respeito à dignidade humana das pessoas com transtornos mentais no Brasil. A nota apresenta, entre outras questões que desconstroem a política de saúde mental, a indicação de ampliação de leitos em hospitais psiquiátricos e comunidades terapêuticas, dentro da Rede de Atenção Psicossocial (RAPs), incentivando assim o retorno à lógica manicomial. O Ministério da Saúde também passa a financiar a compra de aparelhos de eletroconvulsoterapia.”
CFP manifesta repúdio à nota técnica “Nova Saúde Mental” publicada pelo Ministério da Saúde. In: Site do Conselho Federal de Psicologia, publicado em 08/02/2019. Disponível em: https://site.cfp.org.br/cfp-manifestarepudioa-nota-tecnica-nova- saude-mental-publicada-peloministerio-da-saude/
A crítica do Conselho Federal de Psicologia à nova política de saúde mental do governo brasileiro poderia encontrar apoio no pensamento liberal clássico
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

505Q794832 | Filosofia, Professor de Filosofia, SEE GO, UFGO

A tradicional oposição filosófica entre empiristas e racionalistas diz respeito à divergência, respectivamente, entre aqueles que afirmam que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

506Q794840 | Filosofia, Professor, SEEC PB, CESPE CEBRASPE

À condenação de 1633, Galileu Galilei reagiu com a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

507Q795127 | Filosofia, Professor, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

A questão moral diz respeito ao agir consciente do ser humano. A própria racionalidade determina um certo distanciamento do sujeito em relação ao seu objeto para melhor avaliá-lo tendo em vista o estabelecimento de uma ação coerente em busca da felicidade.

A respeito da questão apresentada no texto acima em confronto com o tema cidadania, julgue os itens a seguir.

A característica da obrigação moral é a de ser uma coação externa exercida pela sociedade. Esta coação penetra na mente do indivíduo, criando reflexos, hábitos e convicções.

  1. ✂️
  2. ✂️

508Q932661 | Filosofia, Vestibular Segundo Semestre UECE, UECE, UECE, 2019

Texto associado.
No Brasil, na Argentina e em outros países da América Latina, os governos estão promovendo mudanças econômicas e de políticas públicas, mudanças essas conhecidas como liberais ou neoliberais. Nessas mais recentes políticas governamentais, o poder público transfere à economia de mercado a satisfação de determinadas carências dos cidadãos, que devem provê-las a partir do próprio esforço individual em uma economia mais fortemente caracterizada pela concorrência entre os indivíduos e por menos direitos sociais. Em seu tempo, o filósofo contratualista Jean-Jacques Rousseau, em seu Do Contrato Social, afirma que quanto menos felicidade a República é capaz de proporcionar aos cidadãos, mais eles terão que buscar, individualmente, a felicidade. A consequência é uma sociedade cada vez mais egoísta, desinteressada pela política e, por fim, agrilhoada por um déspota qualquer ou pela cobiça.
O texto acima apresenta duas opiniões conflitantes sobre a condução das políticas públicas. Considerando essas opiniões, assinale a afirmação verdadeira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

509Q934804 | Filosofia, Filósofos

(UEL 2004) “Mais que saber identificar a natureza das contribuições substantivas dos primeiros filósofos é fundamental perceber a guinada de atitude que representam. A proliferação de óticas que deixam de ser endossadas acriticamente, por força da tradição ou da ‘imposição religiosa’, é o que mais merece ser destacado entre as propriedades que definem a filosoficidade.” (OLIVA, Alberto; GUERREIRO, Mario. Pré-socráticos: a invenção da filosofia. Campinas: Papirus, 2000. p. 24.)

Assinale a alternativa que apresenta a “guinada de atitude” que o texto afirma ter sido promovida pelos primeiros filósofos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

510Q794524 | Filosofia, Filosofia, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

Na obra Teoria estética, Adorno afirma que a arte é um meio de liberdade e criatividade no mundo tecnocrata. A função da obra de arte é, portanto, desempenhar uma crítica, sendo, ainda, um tópos da utopia e do desejo humano. Nesse sentido, a arte é o fermento de um mundo livre. Adorno admirou a segunda Escola de Viena, que rejeitou a gramática musical existente e utilizou uma sintaxe musical nova, a atonalidade. Em Filosofia da nova música, Adorno defende uma modernidade radical.

Considerando o texto acima e o pensamento de Adorno, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

511Q934816 | Filosofia, Filosofia moderna

(UFPR) Em um texto chamado “Resposta à questão: o que é esclarecimento?”, Kant afirma que o “esclarecimento é a saída do homem da menoridade”. Afirma também que a “menoridade é a incapacidade de servir-se do próprio entendimento sem direção alheia” e que “o homem é o culpado por esta incapacidade, quando sua causa resulta na falta, não do entendimento, mas de resolução e coragem para fazer uso dele sem a direção de outra pessoa”.

(KANT, Resposta à questão: O que é esclarecimento? In: MARÇAL, J.; CABARRÃO, M.; FANTIN, M. E. (Org.). Antologia de Textos Filosóficos. Curitiba: SEED-PR, 2009, p. 407.)

((KANT, Resposta à questão: O que é esclarecimento? In: MARÇAL, J.; CABARRÃO, M.; FANTIN, M. E. (Org.). Antologia de Textos Filosóficos. Curitiba: SEED-PR, 2009, p. 407.)

Por sua vez, Foucault afirma: “Houve, durante a época clássica, uma descoberta do corpo como objeto e alvo do poder. Encontraríamos facilmente sinais dessa grande atenção dedicada então ao corpo – ao corpo que se manipula, se modela, se treina, que obedece, responde, se torna hábil ou cujas forças se multiplicam [...]”, referindo-se a um corpo (homem) que se torna ao mesmo tempo analisável e manipulável.

((FOUCAULT, Michel. Os corpos dóceis. In: FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Trad. Ligia M. Pondé Vassalo. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 1987, p. 125.).

Com base nos dois textos e no pensamento desses filósofos, considere as afirmativas abaixo:

1. O Esclarecimento seria uma espécie de menoridade intelectual e corresponderia à afirmação da religião como ponto de partida para o homem tomar suas principais decisões.

2. Enquanto Kant se preocupa em avaliar o quanto os indivíduos são responsáveis por se deixarem dirigir por outros, Foucault trata de mostrar os modos como a sociedade torna o homem manipulável.

3. Tanto Kant quanto Foucault se questionam pelo nível de autonomia do homem, ambos, porém, a partir de abordagens diferentes e chegando a conclusões diferentes.

4. Fica claro no texto de Foucault que a idade clássica favorece o autoconhecimento e a autonomia de pensamento.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

512Q794582 | Filosofia, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Comandar e agir, segundo comandos; relatar um acontecimento; conjecturar sobre o acontecimento; expor uma hipótese e prová-la; cantar uma cantiga de roda são exemplos que Wittgenstein (1996) aponta, ao analisar “as diversas maneiras de se usar a linguagem”, como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

513Q794925 | Filosofia, Professor, SEE SP, VUNESP

Assinale a alternativa que caracteriza corretamente a concepção de conhecimento em Tomás de Aquino.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

514Q795020 | Filosofia, Filosofia, Analista de Cultura, Secretaria da Cultura CE, UECE, 2018

Em relação a exigências éticas, é INTOLERÁVEL para os objetivos éticos e políticos do capitalismo vigente
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

516Q794875 | Filosofia, Filosofia, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

Adorno e Horkheimer publicam, em 1947, A dialética do esclarecimento, uma das obras fundamentais da teoria crítica. Nessa obra, eles apresentaram a expressão indústria cultural, que atualmente é amplamente empregada em diversas áreas dos estudos culturais. A partir dessas informações, e considerando a referida obra, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

517Q934925 | Filosofia, Filosofia contemporânea

(IDHTEC 2019) Faz parte dos conceitos da Teoria Fenomenológica, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

518Q794649 | Filosofia, Professor de Ensino Médio, SME SP, FCC

O contratualismo esteve entre as posições dominantes da filosofia política moderna.

A idéia de um contrato social que assegure a instituição de um estado liberal é característica de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

519Q794614 | Filosofia, Professor de Filosofia, SEDU ES, FCC

Partindo do pressuposto que cabe ao professor de filosofia definir a temática filosófica com a qual trabalhará com os alunos, uma pergunta que se coloca é a seguinte: como desencadear o processamento da aula? Lídia Maria Rodrigo (2009, p. 57) indica o seguinte: ?Definido o tema filosófico a ser abordado, pode-se promover uma primeira aproximação, ainda pré-filosófica, empregando recursos e materiais que sejam familiares e do interesse do estudante, como por exemplo, música, poesia, trechos literários, textos de jornal, filmes, etc.? Ao mesmo tempo esta autora afirma que ?esse ponto de partida deve ser rapidamente superado, se quisermos ingressar no terreno da filosofia, uma vez que uma postura filosófica implica a ruptura com uma visão comum de mundo?. A partir do que é dito acima, considere as afirmações abaixo.

I. Poesia, literatura, filmes, textos de jornais têm pouco valor na educação por serem expressões do senso-comum, ou de uma visão comum de mundo.

II. Só há uma maneira de fazer ocorrer aulas de filosofia no ensino médio: utilizar recursos relacionados à experiência dos alunos, como os da poesia, da música, dos trechos literários, dos filmes, de textos de jornais, etc.

III. Pontos de partida não são pontos de chegada. São iniciadores de uma caminhada que, no caso da caminhada em direção a uma formação filosófica de estudantes do ensino médio, devem ser superados com o alcance do ponto de chegada que é a superação de uma visão comum de mundo.

IV. Filmes, músicas, poesias ou quaisquer outras formas literárias não devem ser utilizadas como conteúdos em aulas de filosofia no ensino médio.

V. Os recursos mencionados no enunciado desta questão, familiares e do interesse dos alunos, podem ser utilizados com proveito como desencadeadores do processo reflexivo e crítico do filosofar que se deseja instaurar nas aulas de filosofia com o objetivo de promover a ruptura ou superação da maneira de pensar, própria do senso comum, relativa aos temas filosóficos.

Está correto o que se afirma APENAS em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

520Q795175 | Filosofia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Segundo Thomas Kuhn, revoluções científicas são aqueles episódios de desenvolvimento não cumulativo, nos quais um paradigma mais antigo é total ou parcialmente substituído por um novo, incompatível com o anterior, conforme defende na obra A Estrutura das Revoluções Científicas. No que diz respeito à filosofia da ciência de Thomas Kuhn, julgue os itens que se seguem. Para ocorrer uma revolução científica, é necessário que haja a passagem de um período de ciência normal para outro período de ciência normal, intercalada por um período de ciência revolucionária, no qual, em geral, os paradigmas entram em crise.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.