Início

Questões de Concursos Filosofia

Resolva questões de Filosofia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


521Q794688 | Filosofia, Filosofia, IF PI, IF PI

O anarquismo é aquele movimento político e social que – mais do que qualquer outro – foi atravessado por duas instâncias diferentes, ao máximo, antitéticas. A primeira é aquela revolucionária, a segunda, educacionista. A profunda diferença que existe entre as duas é bem representada pelo dilema implícito colocado por Carlo Pisacane, quando afirmou que `a propaganda da ideia é uma ilusão, a educação do povo é um absurdo. As ideias resultam dos fatos, não estes daquelas, e o povo não será livre quando for educado, mas será educado quando for livre`.” (CODELLO, Francesco. “A boa educação”: experiências libertárias e teorias anarquistas na Europa, de Gowin a Neil. Vol. 1; trad. Sile Cardoso. São Paulo: Imaginário/Ícone, 2007).

Sobre o Anarquismo é INCORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

522Q795022 | Filosofia, Filosofia, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

“Os filósofos de Mileto haviam notado o ‘dinamismo universal’ das coisas que nascem, crescem e perecem, bem como do mundo – aliás, dos mundos –, submetido ao mesmo processo. Além disso, haviam pensado o dinamismo como característica essencial do próprio ‘princípio’ que gera, sustenta e reabsorve todas as coisas. Entretanto, não haviam levado adequadamente tal aspecto da realidade ao nível temático. E é precisamente isso o que faz Heráclito.” (Reale, 1990. V 1. p. 35.) Analise as afirmativas a seguir.

I. “‘Tudo se move’, ‘tudo escorre’ (panta rhei), nada permanece imóvel e fixo, tudo muda e se transmuta, sem exceção.”

PORQUE

II. “Não se pode descer duas vezes o mesmo rio e não se pode tocar duas vezes uma substância mortal no mesmo estado, pois, por causa da impetuosidade e da velocidade da mudança, ela se dispersa e se reúne, vem e vai.”

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

523Q795048 | Filosofia, Professor de Filosofia, SEE GO, UFGO

Michel Foucault, na obra História da sexualidade I – a vontade de saber –, afirma haver uma radical distinção entre a política tal qual a concebia Aristóteles e a política moderna, porque
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

524Q931784 | Filosofia, Vestibular Primeiro Semestre UECE, UECE, UECE CEV, 2019

Texto associado.
Um dos argumentos em favor do direito amplo ao armamento individual é o que afirma que cabe ao próprio indivíduo, e não ao Estado, a proteção de sua vida e de sua propriedade. Esse argumento pode ser entendido, nos termos da filosofia de Thomas Hobbes, como um “direito de natureza”, que o pensador inglês define no seguinte modo: “O direito de natureza é a liberdade que cada homem possui de usar seu próprio poder, da maneira que quiser, para a preservação de sua própria natureza, ou seja, de sua vida; e consequentemente de fazer tudo aquilo que seu próprio julgamento e razão lhe indiquem como meios adequados a esse fim”.
HOBBES, Thomas. Leviatã, Parte I, cap. XIV. Trad. br. Tradução de João Paulo Monteiro e Maria Beatriz Nizza da Silva. São Paulo: Abril Cultural, 1983 – adaptado.
Com base na definição acima, considere as seguintes afirmações:
I. O direito de natureza não garante a vida de ninguém.
II. O direito de natureza não garante a propriedade individual.
II. O direito de natureza é igual para todos.
É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

525Q934922 | Filosofia, Filosofia contemporânea

(UEM/2010 - MODIFICADA) A filosofia de método fenomenológico foi criada na Alemanha pelo matemático e filósofo Edmund Husserl. A fenomenologia como teoria do conhecimento contesta tanto o empirismo quanto o idealismo. Para a fenomenologia, o empirismo conduz ao ceticismo, e o idealismo reduz o conhecimento a uma atividade puramente psicológica. Sobre a fenomenologia, são corretas as alternativas: 

I - Para a fenomenologia, só podemos alcançar a verdade reproduzindo, pelas experiências realizadas nos laboratórios, os fenômenos que observamos na natureza. 

II - Edmund Husserl buscou nos cursos de filosofia positiva, de Auguste Comte, os princípios que irão fundamentar um método seguro para alcançar a verdade científica. 

III - Da mesma maneira que Platão, a fenomenologia considera que o mundo sensível apresenta-se sob o engano da aparência. A verdade deve ser procurada no mundo inteligível das ideias. 

IV - A fenomenologia considera que a consciência é intencionalidade, ou seja, a consciência é sempre consciência de alguma coisa. Por isso, a fenomenologia não busca explicar a consciência, mas descrevê-la no ato do conhecimento. É a partir da intencionalidade da consciência que devemos entender como se produz o conhecimento. 

V - O filósofo francês Jean-Paul Sartre encontrou na fenomenologia os fundamentos para elaborar a filosofia existencialista e sua concepção de liberdade. 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

526Q794635 | Filosofia, Professor, SEED SE, FCC

O conjunto das relações de produção (que corresponde ao grau de desenvolvimento das forças produtivas materiais) constitui a estrutura econômica da sociedade, a base concreta sobre a qual se eleva uma superestrutura jurídica e política à qual correspondem determinadas formas de consciência social. O modo de reprodução de vida material determina o desenvolvimento da vida social, política e intelectual em geral. Não é a consciência dos homens que determina seu ser; é seu ser social que, inversamente, determina sua consciência.

É correto afirmar que o texto acima apresenta uma visão característica:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

527Q934798 | Filosofia, Filósofos

Texto associado.

(UEL) De onde vem o mundo? De onde vem o universo? Tudo o que existe tem que ter um começo. Portanto, em algum momento, o universo também tinha de ter surgido a partir de uma outra coisa. Mas, se o universo de repente tivesse surgido de alguma outra coisa, então essa outra coisa também devia ter surgido de alguma outra coisa algum dia. Sofia entendeu que só tinha transferido o problema de lugar. Afinal de contas, algum dia, alguma coisa tinha de ter surgido do nada. Existe uma substância básica a partir da qual tudo é feito? A grande questão para os primeiros filósofos não era saber como tudo surgiu do nada. O que os instigava era saber como a água podia se transformar em peixes vivos, ou como a terra sem vida podia se transformar em árvores frondosas ou flores multicoloridas.

Adaptado de: GAARDER, J. O Mundo de Sofia. Trad. de João Azenha Jr. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p.43-44.

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o surgimento da filosofia, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

528Q794559 | Filosofia, Professor II, SEE SP, FCC

A chamada teoria da divisão dos poderes em Poder Judiciário, Poder Executivo e Poder Legislativo, que se tornaria a pedra angular do chamado Estado Democrático de Direito, tal como o vemos hoje em dia em vigor em muitos países, inclusive no Brasil, teria sido desenvolvida por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

529Q794838 | Filosofia, Gestão em Pesquisa, IBGE, CESGRANRIO

Os estudos realizados pelos filósofos das ciências do século XX demonstraram a evolução da ciência e como isso revolucionou a metodologia científica, abrindo espaço para que os cientistas refletissem criticamente sobre suas próprias técnicas de trabalho. O aspecto que garante a ciência como criadora de conhecimentos, em seu sentido objetivo, é a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

530Q934924 | Filosofia, Filosofia contemporânea

(FCC - 2015) Em relação à fenomenologia social de Alfred Schütz (1899-1959), é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

531Q794562 | Filosofia, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Em Defesa de Sócrates, Platão registra que o motivo da acusação foi o fato de Sócrates ter corrompido a mocidade e não crer nos mesmos deuses que o povo, e sim em outras divindades. Com base nessa afirmação e na doutrina socrática, julgue os itens que se seguem.

Para Sócrates, a filosofia consiste, entre outras possíveis concepções, em um método de reflexão que conduz o indivíduo a uma compreensão de si mesmo, da sua experiência e da realidade que o cerca.

  1. ✂️
  2. ✂️

532Q794658 | Filosofia, Professor de Ensino Médio, SME SP, FCC

O que vemos aí é uma completa mudança de todos os valores anteriores. O mito, que estava relegado às posições inferiores, foi subitamente elevado à suprema dignidade.

Essa afirmação, retirada de O Mito do Estado (Cassirer), descreve uma forma de conceber o mito que é representativa da transição do pensamento

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

533Q794676 | Filosofia, Professor II, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Assim como Thomas Hobbes e John Locke, Jean Jacques Rousseau é um filósofo contratualista – concebe a sociedade política como objeto do contrato social que transforma os indivíduos em cidadãos. É correto afirmar que o contrato sugerido por Rousseau:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

534Q794979 | Filosofia, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

A respeito da ciência e da tecnologia, em confronto com a filosofia, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

535Q794470 | Filosofia, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

O conjunto de procedimentos racionais usados para se demonstrar a verdade denomina-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

536Q795182 | Filosofia, Professor de Filosofia, SEDU ES, FCC

Chauí afirma que ?quando Darwin elaborou a teoria biológica da evolução das espécies, o modelo de explicação usado por ele permitia-lhe supor que o processo evolutivo ocorria por seleção natural dos mais aptos à sobrevivência. Na mesma época a sociedade capitalista estava convencida de que o progresso social e histórico provinha da competição e da concorrência entre os indivíduos, segundo a lei econômica da oferta e da procura. Um filósofo, Spencer, aplicou, então, a teoria darwiniana à sociedade: nesta, os mais ?aptos? (isto é, os mais capazes de competir e concorrer) tornam-se naturalmente superiores aos outros, vencendo-os em riqueza, privilégios e poder?.

Essa atitude do filósofo Spencer pode ser considerada

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

537Q794586 | Filosofia, Filosofia, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

Considerando o significado histórico (civilizatório-cultural) da ciência moderna, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

538Q794868 | Filosofia, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Concepção filosófica segundo a qual o conhecimento certo e definido sobre algo pode ser buscado, mas não atingido:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

539Q932219 | Filosofia, UFPR Vestibular UFPR, UFPR, FUNPAR UFPR, 2018

Texto associado.
A estética corresponde ao ramo da filosofia que se ocupa das manifestações artísticas, buscando apontar, por exemplo, os diferentes critérios e modos como em diferentes momentos ou culturas se percebe e classifica algo como belo, sublime ou agradável. Trata-se, assim, de uma forma de conhecimento que não nega a razão, ao certo, mas que coloca em relevo a forma como ela se relaciona com a imaginação e com a sensibilidade.

A partir do exposto acima, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

540Q795017 | Filosofia, Filosofia, IF PI, IF PI

Sobre os Pré-Socráticos, associe as ideias/feitos expressos nas máximas abaixo a seus respectivos pensadores:

(1) O estado inicial de todas as coisas tem de ser indeterminado, ou seja, não se identifica com nenhum outro elemento já descoberto.

(2) Foi o primeiro a afirmar que a Lua recebe sua luz do Sol.

(3) O mundo é um fluxo perpétuo onde nada permanece idêntico a si mesmo, mas tudo se transforma no seu contrário.

 (4) O ser é uno, contínuo, único e eterno; sem princípio nem fim.

(5) Foi o primeiro a conceber a água como substrato e força geradora de tudo.

( ) Parmênides de Eleia.

( ) Tales de Mileto.

( ) Anaximandro de Mileto.

( ) Anaxímenes de Mileto.

( ) Heráclito de Éfeso.

A sequência numérica, de cima para baixo, que contém a associação correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.