Questões de Concursos Filosofia

Resolva questões de Filosofia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

61Q1070112 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Área Filosofia, IF RN, FUNCERN, 2025

No parágrafo 189 da Fenomenologia do Espírito, Hegel, ao tratar da consciência de si, escreve:

“(...) e uma consciência de si não é puramente para si, mas para um outro, isto é, como consciência essente, ou consciência na figura da coisidade. São essenciais ambos os momentos; porém como, de início, são desiguais e opostos, e ainda não resultou sua reflexão na unidade, assim os dois momentos são como duas figuras opostas da consciência: uma a consciência independente para a qual o ser-para-si é a essência; outra, a consciência dependente para a qual a essência é a vida, ou o ser para um Outro”.
(HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. A Fenomenologia do Espírito. Tradução de Paulo Meneses. Vozes: Petrópolis, 2014, p. 146 - 147)

Essa passagem da obra de Hegel diz respeito à dialética
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

62Q1074208 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, IF Sertão PE, FUNDATEC, 2025

As correntes feministas contemporâneas têm promovido uma revisão crítica dos fundamentos da tradição filosófica ocidental, apontando não apenas a exclusão sistemática de vozes dissidentes, mas também a normatividade embutida nas formas de produção e validação do saber. Com base nas discussões filosófico-feministas, analise as assertivas a seguir:

I. A crítica à pretensão de neutralidade do pensamento filosófico moderno denuncia a constituição de uma razão normativa e excludente, historicamente comprometida com uma lógica de universalidade que obscurece sua inscrição em relações de poder e dominação.
II. A ênfase na experiência concreta e situada como fonte legítima de produção de conhecimento propõe uma ruptura com modelos epistêmicos fundados na abstração e na separação sujeitoobjeto, deslocando a centralidade da filosofia para o reconhecimento do corpo, da afetividade e das práticas cotidianas.
III. A reivindicação por igualdade formal e representatividade institucional tem sido amplamente defendida como estratégia final e suficiente pelas perspectivas feministas contemporâneas, que visam inserir os sujeitos historicamente oprimidos nos espaços de poder já consolidados, sem questionar suas estruturas.
IV. A noção de sujeito do conhecimento é tensionada pelas abordagens feministas contemporâneas, que rejeitam concepções unitárias, abstratas e despolitizadas da subjetividade, propondo em seu lugar formas múltiplas, relacionais e instáveis de constituição do eu.
V. As contribuições feministas contemporâneas à filosofia sustentam que a descolonização epistêmica e o reconhecimento dos saberes subalternizados são processos periféricos diante das demandas centrais por paridade entre os sexos no campo jurídico e educacional.

Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q1030432 | Filosofia, Pensamentos Políticos, Professor de Filosofia, SEEC RN, FGV, 2025

Com relação ao conceito de ideologia no pensamento de Marx e Engels, avalie os itens a seguir.

I. A ideologia reflete os interesses das classes dominantes e tem o poder de determinar as relações sociais e materiais.
II. A ideologia opera uma inversão ao fazer com que produtos das relações humanas apareçam como realidades autônomas.
III. A ideologia mascara a realidade social e justifica a perpetuação de determinadas realidades como se fossem a-históricas.

É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q1069857 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Área 01 Filosofia, IF Sul Rio Grandense, IF Sul Rio Grandense, 2025

Leia o texto abaixo.

Com a expressão vita activa, pretendo designar três atividades humanas fundamentais: labor, trabalho e ação. Trata-se de atividades fundamentais porque a cada uma delas corresponde uma das condições básicas mediante as quais a vida foi dada ao homem na Terra”

ARENDT, H. A Condição Humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007. p. 15.


Sobre essas três atividades delineadas por Hannah Arendt, associe os itens, utilizando os códigos a seguir:

I. Labor. II. Trabalho. III. Ação.

( ) Única atividade que se exerce diretamente entre os homens sem a mediação das coisas ou da matéria, corresponde à condição humana da pluralidade, ao fato de que homens, e não o Homem, vivem na Terra e habitam o mundo.
( ) É a atividade que corresponde ao processo biológico do corpo humano, cujos crescimento espontâneo, metabolismo e eventual declínio têm a ver com as necessidades vitais produzidas e introduzidas pelo labor no processo da vida.
( ) É a atividade correspondente ao artificialismo da existência humana (…) produz um mundo artificial de coisas, nitidamente diferente de qualquer ambiente natural. Dentro de suas fronteiras habita cada vida individual, embora esse mundo se destine a sobreviver e a transcender todas as vidas individuais.

A associação correta, de cima para baixo, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

65Q1070113 | Filosofia, A Política, Área Filosofia, IF RN, FUNCERN, 2025

Considere o excerto a seguir.

“[...] numa primeira fase o invasor instala sua dominação, estabelece firmemente sua autoridade. O grupo social submetido econômica e militarmente é desumanizado segundo um método polidimensional. Exploração, torturas, pilhagens, racismo, assassinatos coletivos, opressão racional se revezam em diferentes níveis para literalmente fazer do autóctone um objeto nas mãos da nação ocupante.”
(FANON; Frantz. Por uma revolução africana: textos políticos. Tradução de Carlos Alberto de Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2021, p. 74).

Esse excerto da obra de Frantz Fanon faz referência ao estágio de exercício do poder colonial conhecido como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

66Q1074209 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, IF Sertão PE, FUNDATEC, 2025

Com base nas proposições desenvolvidas por Judith Butler em “Problemas de Gênero” (2018) e “Desfazendo Gênero” (2022), assinale a alternativa que melhor expressa a articulação entre performatividade, crítica ontológica e política do reconhecimento na constituição do sujeito de gênero no interior da teoria queer.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q1030433 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Professor de Filosofia, SEEC RN, FGV, 2025

A formação escolástica na Idade Média incluía um método estruturado de discussão. Este método, composto por uma questão, argumentos contraditórios e uma resolução foi chamado de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q1069858 | Filosofia, A Política, Área 01 Filosofia, IF Sul Rio Grandense, IF Sul Rio Grandense, 2025

Diderot polemiza com o filósofo Helvétius sobre diversos temas, dentre os quais se destacam sérios desacordos políticos, como o debate sobre a tirania.
Para Diderot, qual é o critério capaz de caracterizar um tirano?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

69Q1070114 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Área Filosofia, IF RN, FUNCERN, 2025

Em “Livro dos méritos da vida”, a autora faz uma advertência aos vivos para que não abandonem o caminho do Bem. Para seguir esse caminho, a autora indica que se deve aprofundar em componentes do campo ético extraídos da tradição aristotélica, como, por exemplo, as noções de Virtude e Vício. A filósofa que escreveu esse livro e propôs essas ideias chamava-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

70Q1074210 | Filosofia, A Política, Sociologia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Na obra Um toque dos clássicos: Marx, Durkheim e Weber, Tânia Quintaneiro, Maria Lígia de O. Barbosa e Márcia Gardênia M. de Oliveira afirmam que: “Partindo da concepção de um estado de natureza onde não existiriam desigualdades, e tampouco moralidade, o genebrino Jean-Jacques Rousseau (1712–1778), ao mesmo tempo que prolonga a tradição contratualista do Seiscentos, modifica o conteúdo e o sentido do chamado ‘pacto social’, o qual, ao fazer surgir o poder da lei, legitimou a desigualdade, a injusta distribuição da propriedade e da riqueza, e também a submissão, a violência, os roubos, a usurpação e todo tipo de abusos”.
Enfatizam as autoras que, para Rousseau, o estado civil é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q1030434 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Professor de Filosofia, SEEC RN, FGV, 2025

A maioria das proposições e questões que se formularam sobre temas filosóficos não são falsas, mas contrassensos. Por isso, não podemos de modo algum responder a questões dessa espécie, mas apenas estabelecer seu caráter de contrassensos. A maioria das questões e proposições dos filósofos provém de não entendermos a lógica de nossa linguagem.

WITTGENSTEIN, L. Tractatus Logico-Philosophicus. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2001.

O trecho acima expressa um ponto central da filosofia do primeiro Wittgenstein. Segundo a tese apresentada, as proposições filosóficas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q1069859 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Área 01 Filosofia, IF Sul Rio Grandense, IF Sul Rio Grandense, 2025

Um dos mais perenes problemas da filosofia é o assim chamado problema mente-corpo, que é o problema de entender a natureza dos estados mentais e a sua relação com fenômenos e eventos físicos. Em sua obra Filosofia – Textos Fundamentais Comentados (2010), Bonjour e Baker abordam uma série de teorias filosóficas sobre esse problema.

Faça a associação correta entre as duas colunas, relacionando cada teoria filosófica sobre esse problema com uma tese que, seguindo Bonjour e Baker, lhe é característica.

1. Dualismo. 2. Materialismo de identidade. 3. Behaviorismo lógico. 4. Funcionalismo. 5. Epifenomenalismo.

A. Toda atribuição mental é equivalente em significado a uma afirmação se-então (chamada condicional comportamental) que expressa uma disposição comportamental.
B. A mente e seus conteúdos são radicalmente não físicos, isto é, eles não são em si mesmos físicos, nem o produto lógico de nada físico, nem, exceto causal ou nomologicamente, dependente de nada físico.
C. O que determina o tipo psicológico ao qual um particular mental pertence é o papel causal do particular na vida mental do organismo.
D. As relações causais entre corpo e mente são apenas unidirecionais: enquanto os estados corporais podem afetar causalmente ou mesmo produzir inteiramente os estados mentais, estes não podem afetar causalmente os estados físicos.
E. Na medida em que uma afirmação sobre uma sensação é um relato de algo, esse algo é de fato um processo cerebral. Sensações nada são para além dos processos cerebrais.

Qual é a associação correta entre números e letras?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

73Q1070115 | Filosofia, O que É a Filosofia, Área Filosofia, IF RN, FUNCERN, 2025

Marilena Chauí (1994) aborda o nascimento da filosofia e discute a tese de uma "filiação oriental da filosofia". Segundo a autora,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

74Q1030435 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Professor de Filosofia, SEEC RN, FGV, 2025

Não é fácil traçar a fronteira temporal do momento em que surge o pensamento racional. Passaria, provavelmente, pela epopeia homérica. No entanto, nela é tão estreita a interpenetração do elemento racional e do “pensamento mítico”, que mal se pode separá-los. Uma análise da epopeia, a partir desse ponto de vista, nos mostraria quão cedo o pensamento racional se infiltra no mito e começa a influenciá-lo.
JAEGER, W. W. Paideia: a formação do homem grego. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.

Sobre a relação entre racionalidade e mito tal como expressa no trecho acima, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q1069860 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Área 01 Filosofia, IF Sul Rio Grandense, IF Sul Rio Grandense, 2025

Para explicar a arte e a vida na Grécia Antiga, o filósofo Friedrich Nietzsche, na obra o Nascimento da Tragédia, partiu da oposição entre o espírito apolíneo e o espírito dionisíaco.
Marque V, para verdadeiro, e F, para falso, nas sentenças que tratam sobre os aspectos apolíneos e dionisíacos segundo a filosofia nietzschiana:

( ) O espírito apolíneo domina as artes plásticas (figurativas) e o espírito dionisíaco domina a música (artes não-figurativas).
( ) O espírito apolíneo prima pela ebriedade e pela exaltação entusiástica.
( ) Graças ao espírito dionisíaco, os gregos antigos conseguiram suportar a existência, tornando o horror da vida em algo aceitável.
( ) A filosofia socrático-platônica, ao pretender dominar racionalmente a vida, eliminou o espírito dionisíaco da Grécia Antiga.
( ) A valorização da racionalidade e a repressão da dimensão dionisíaca foram responsáveis pela produção de um gênero humano forte, feliz e criativo.

A sequência correta, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

76Q1070116 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Área Filosofia, IF RN, FUNCERN, 2025

Estudos recentes sugerem que a filosofia reelabora e racionaliza as narrativas míticas ao identificar suas contradições e buscar novas explicações baseadas na razão. Nesse sentido, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

77Q1030436 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Professor de Filosofia, SEEC RN, FGV, 2025

Com relação à lógica proposicional, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A disjunção “P ou Q” é verdadeira se e somente se ambas as proposições P e Q forem verdadeiras.
( ) A negação da proposição “Se hoje é segunda-feira, então João irá trabalhar” é logicamente equivalente a “Hoje é segunda-feira e João não irá trabalhar”.
( ) A proposição “Se Maria estuda, então ela passa no teste” é falsa apenas se Maria estuda e não passa no teste.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q1069861 | Filosofia, O que É a Filosofia, Professor de Filosofia, Prefeitura de Marau RS, FUNDATEC, 2025

A filosofia tem características próprias que a distinguem de outras formas de conhecimento humano, tais como a religião, a arte e a ciência. Nesse sentido, pode-se dizer que a filosofia se propõe a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q1070117 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Área Filosofia, IF RN, FUNCERN, 2025

Estudos recentes têm destacado a presença das mulheres na filosofia, buscando visibilidade e reconhecimento das filósofas ao longo da história e a importância de suas contribuições. Filósofas contemporâneas defendem que as mulheres sempre estiveram presentes, mas foram silenciadas durante muitos séculos. Na filosofia antiga, temos Diotima de Mantineia (séc. V a.C.), mestra de Sócrates. Embora Diotima possa ser uma figura mítica ou alegórica, ela simboliza tanto a exclusão quanto a participação das mulheres no nascimento da filosofia. A obra de Platão em que Diotima aparece é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

80Q1074213 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Música, Prefeitura de Bom Jardim PE, FACET Concursos, 2025

No pensamento estético de Theodor W. Adorno, a música moderna, especialmente na obra de Schoenberg, adquire papel de resistência crítica à racionalidade instrumental. Considerando os fundamentos dessa abordagem filosófica, qual alternativa expressa uma compreensão adequada da autonomia da obra de arte musical?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.