Início

Questões de Concursos Filosofia

Resolva questões de Filosofia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


601Q795069 | Filosofia, Professor de Filosofia, SEE GO, UFGO

No livro VI da obra A república (488a ss.), Platão compara a democracia a um navio no qual todos os marinheiros desejam pilotar sem, no entanto, possuir conhecimento algum da arte de navegar. Entrementes, o verdadeiro piloto – “que precisa se preocupar com o ano, as estações, o céu, os astros, os ventos e tudo o que diz respeito à sua arte, se quer de fato ser comandante do navio, a fim de o governar, quer alguns o queiram quer não” – é compreendido como um inútil. Para Platão, essa metáfora refere-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

602Q794739 | Filosofia, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE

Na filosofia aristotélica, a ética pressupõe a noção de autarquia, que induz o ser humano a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

603Q795001 | Filosofia, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

A Estética, no sentido clássico, é a parte da filosofia prática que trata do belo e das belas-artes. Enquanto a política e a ética são ciências da ação, as artes e técnicas são atividades que dizem respeito ao fazer humano. A respeito deste assunto, julgue os itens seguintes.

A função primordial da arte é ser arte popular, para comunicar mensagens miméticas de recriação da natureza, pois possuem uma necessária função educacional.

  1. ✂️
  2. ✂️

604Q794520 | Filosofia, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCC

O ensino da lógica é importante principalmente porque

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

605Q794782 | Filosofia, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Antecedente ao pensamento filosófico-científico na cultura grega,o pensamento mítico é uma maneira de um povo explicar aspectos essenciais da realidade em que vive. O mito, por sua vez, caracteriza-se principalmente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

606Q794554 | Filosofia, Filosofia, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

Duas figuras da mitologia grega são fundamentais para a definição da tragédia segundo Nietzsche. Uma representa o princípio vital elementar e, portanto, remete à dissolução do indivíduo no fluxo do caótico do ser primordial e leva à embriaguez, ao excesso, ao êxtase e à potência do irracional que dissolve as formas. A outra figura mítica corresponde à potência ordenadora e estabilizadora, que faz nascer a medida, as formas claras e bem individualizadas e o sonho das belas aparências. Assim sendo, é correto afirmar que essas figuras míticas são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

607Q794837 | Filosofia, Professor, SEDUC PA, FADESP

Na introdução às Investigações lógicas, Husserl afirma que a Lógica é mais do que uma ciência, por tratar-se de uma teoria geral que fundamenta todo conhecimento objetivo. A explicação do filósofo para a presente contradição entre a palavra de ordem do método fenomenológico "retorno às próprias coisas" e seu fundamento lógico consiste no (na):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

608Q795167 | Filosofia, Professor, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

A questão moral diz respeito ao agir consciente do ser humano. A própria racionalidade determina um certo distanciamento do sujeito em relação ao seu objeto para melhor avaliá-lo tendo em vista o estabelecimento de uma ação coerente em busca da felicidade.

A respeito da questão apresentada no texto acima em confronto com o tema cidadania, julgue os itens a seguir.

Considera-se Sócrates como o pai da ética, tendo como lema: "homem conhece-te a ti mesmo", quando, na sua época, ainda preponderavam os estudos cosmológicos.

  1. ✂️
  2. ✂️

609Q794661 | Filosofia, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Com relação à filosofia de Heráclito, julgue os itens a seguir.

Heráclito, que foi o filósofo da fixidez do ser, é considerado o pai da ontologia.

  1. ✂️
  2. ✂️

610Q794763 | Filosofia, Filósofo, IFRN, FUNCERN

Ao pensar em como a coação poderia contribuir para a liberdade, Kant estabeleceu um imperativo no sentido de que a restrição da liberdade de cada indivíduo se harmonizasse com a liberdade de todos os outros, segundo uma lei universal da liberdade. Esse imperativo é o

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

611Q794774 | Filosofia, Professor de Educação Básico, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSA

John Dewey, em Educação e Democracia, reforça seu apelo à educação, entendida como investigação científica, enfatizando a necessidade do pensar reflexivo em educação. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.

I Dewey aproveitou-se do método desenvolvido por Charles Sanders Peirce, aplicando-o à ciência, à arte, à lógica e à educação.

II Os estudantes devem tornar-se investigadores, aprendendo a lidar com problemas.

III Dewey distingue o pensamento comum do pensamento reflexivo.

IV O significado das ideias encontra-se, em seu aspecto prático, nos efeitos que exerce sobre o mundo.

V O indivíduo pensante é tão importante quanto a sociedade que questiona.

A quantidade de itens certos é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

612Q931143 | Filosofia, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Fala-se muito nos dias de hoje em direitos do homem. Pois bem: foi no século XVIII — em 1789, precisamente — que uma Assembleia Constituinte produziu e proclamou em Paris a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Essa Declaração se impôs como necessária para um grupo de revolucionários, por ter sido preparada por uma mudança no plano das ideias e das mentalidades: o lluminismo.

FORTES, L. R. S. O lluminismo e os reis filósofos. São Paulo: Brasiliense, 1981 (adaptado).


Correlacionando temporalidades históricas, o texto apresenta uma concepção de pensamento que tem como uma de suas bases a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

613Q949850 | Filosofia, Os Contratualistas Hobbes, Conhecimentos Gerais, Unichristus, UNICHRISTUS, 2018

O pensamento científico tem a característica de apresentar uma capacidade em evoluir a mentalidade e o conhecimento do ser humano. Mesmo que, às vezes, ele passe por algumas mutações, deve-se sempre buscar a verdade. A construção do conhecimento científico nos trouxe até a atual realidade da humanidade. A ciência tem um papel fundamental dentro da sociedade, por isso deve ser expandida a todos. Graças a ela, descobrimos novos modelos e alternativas para entender os processos naturais, sociais e exatos que cercam o nosso cotidiano.
Disponível em: <https://www.resumoescolar.com.br/filosofia/a-construcao-do-conhecimento-cientifico/>. Acesso em: 4 ago. 2018.
A verdade na filosofia escolástica, de São Tomás de Aquino, expressa-se na ideia
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

614Q932708 | Filosofia, UFPR Vestibular UFPR, UFPR, FUNPAR UFPR, 2018

Texto associado.
 Mas, logo em seguida, adverti que enquanto eu queria assim pensar que tudo era falso, cumpria necessariamente que eu, que pensava, fosse alguma coisa. E, notando que esta verdade: eu penso, logo existo, era tão firme e tão certa que todas as mais extravagantes suposições dos céticos não seriam capazes de abalar, julguei que podia aceitá-la, sem escrúpulo, como o primeiro princípio da Filosofia que procurava.
 (DESCARTES. Discurso do método. Col. Os Pensadores. Trad. J. Guinsburg e Bento Prado Júnior. São Paulo: Nova Cultural, 1991, p. 46.)
O texto citado corresponde a uma das passagens mais marcantes da filosofia de Descartes, um filósofo considerado por muitos intérpretes como o pai do racionalismo. Com base no texto e na ideia geral de racionalismo, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

615Q794604 | Filosofia, Filosofia, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

Considerando a ética teleológico-eudemonológica da tradição platônico-aristotélica e a da tradição cristã, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

616Q795133 | Filosofia, Técnico em Assuntos Educacionais, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Com referência às cinco vias da prova da existência de Deus, segundo São Tomás de Aquino, julgue os itens a seguir.

A quinta via leva em conta a finalidade das coisas. Nesse sentido, pode-se falar em causa final e, portanto, na influência platônica na obra de São Tomás.

  1. ✂️
  2. ✂️

617Q794901 | Filosofia, Professor de Classe A, SGA DF, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista as características do conhecimento filosófico, do conhecimento científico e dos seus métodos, julgue os itens a seguir.

O conhecimento filosófico aspira ser teleológico, racional, universal, metódico, utiliza-se de princípios como leis formais do pensamento.

  1. ✂️
  2. ✂️

618Q794550 | Filosofia, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

A espontaneidade de ação, a independência de determinações estranhas ou empíricas e a autodeterminação, como um jogo subjetivo e estético das faculdades, caracterizam a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

619Q794647 | Filosofia, Filosofia, Analista de Cultura, Secretaria da Cultura CE, UECE, 2018

Compreendendo-se o estado hegeliano como a “realidade em acto da ideia moral objetiva” pode-se inferir acertadamente que a corporação, etapa conceitual anterior ao estado, caracteriza-se como uma instituição
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

620Q935823 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, INEP, INEP

Nasce daqui uma questão: se vale mais ser amado que temido ou temido que amado. Responde-se que ambas as coisas seriam de desejar; mas porque é difícil juntá-las, é muito mais seguro ser temido que amado, quando haja de faltar uma das duas. Porque dos homens que se pode dizer, duma maneira geral, que são ingratos, volúveis, simuladores, covardes e ávidos de lucro, e enquanto lhes fazes bem são inteiramente teus, oferecem-te o sangue, os bens, a vida e os filhos, quando, como acima disse, o perigo está longe; mas quando ele chega, revoltam-se.

MAQUIAVEL, N. O Príncipe. Rio de Janeiro: Bertrand, 1991.

A partir da análise histórica do comportamento humano em suas relações sociais e políticas, Maquiavel define o homem como um ser

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.