Início

Questões de Concursos Filosofia

Resolva questões de Filosofia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


641Q794482 | Filosofia, Professor de Classe A, SGA DF, CESPE CEBRASPE

À luz da filosofia moderna dos séculos XVI e XVII, julgue os seguintes itens.

O pensamento filosófico, encantado com o progresso científico, volta-se exclusivamente para problemas epistemológicos, não se ocupando mais com questões políticas.

  1. ✂️
  2. ✂️

642Q795196 | Filosofia, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

“Todos os instintos sob enorme força repressiva, volvem para dentro, e a isso chamo interiorização do homem [...]”. A partir dessa interiorização, se desenvolve o que mais tarde Nietzsche denominará:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

643Q794710 | Filosofia, Filosofia, Oficial Combatente, Polícia Militar AL, CESPE CEBRASPE

A respeito de filosofia política e filosofia da linguagem, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

644Q794764 | Filosofia, Professor de Ensino Médio, SME SP, FCC

O mito da caverna (Platão, A República) descreve um grupo de pessoas que viveu durante toda a vida confinado em uma caverna, preso por grilhões, vendo a vida apenas por sombras refletidas por um facho de luz. Um dos integrantes do grupo constrói uma ferramenta capaz de romper suas amarras para ver o mundo tal como era. Seu encantamento com a descoberta é grande, percebendo que passou seus dias vendo o mundo por meio de sombras e não como era de fato. Decide, então, que só voltaria a habitar a caverna se lhe obrigassem.

A dialética INCORRETA apresentada nesta alegoria é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

645Q794771 | Filosofia, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCC

A objetividade, de maneira geral, se define como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

646Q795036 | Filosofia, Analista Judiciário, TJ RJ, FCC

Sobre cabeamento de redes de computadores, é INCORRETO o conceito:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

647Q795041 | Filosofia, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

A retórica sofística apresenta-se como uma técnica capaz de persuadir qualquer um de qualquer coisa e põe em destaque as opiniões. Estas podem ser boas e más, melhores e piores, úteis e prejudiciais, mas nunca:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

648Q794897 | Filosofia, Professor, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

A ciência é um conceito que diz respeito ao saber. A noção de saber evolui no decorrer dos tempos. Atualmente, existe uma convicção de que todas as coisas podem ser resolvidas por ela. Nesse sentido, julgue os itens que se seguem tendo em vista a correlação entre filosofia e ciência.

No processo de aquisição do conhecimento, usa-se testar as hipóteses secundárias, pois encontram-se em nível empírico. Aprovadas as hipóteses secundárias, aprovada também está a hipótese principal.

  1. ✂️
  2. ✂️

649Q794903 | Filosofia, Professor, SEEC PB, CESPE CEBRASPE

O silogismo aristotélico é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

650Q795199 | Filosofia, Instituto Quadrix

Descartes e Kant podem ser acomodados sob uma mesma tradição racionalista. Entre Descartes e Kant, porém, houve a interposição de vários importantes filósofos empiristas. O aparecimento desses filósofos empiristas implicou em inúmeras alterações, por Kant, da filosofia cartesiana. Com relação às alterações feitas ou não por Kant com respeito à filosofia cartesiana, julgue os itens subsequentes. Assim como Descartes, Kant usa o método dedutivo para chegar às suas conclusões acerca do entendimento humano, de suas capacidades e alcances.
  1. ✂️
  2. ✂️

651Q794989 | Filosofia, Instituto Quadrix

Os filósofos podem lançar mão de diversos elementos estruturantes para dar ordenamento aos seus argumentos. Ao longo da história, um desses elementos estruturantes foi a própria lógica. No caso da lógica, há a possibilidade de se adotar a lógica formal como princípio ordenador da argumentação, mas há também a possibilidade de se adotar uma lógica dialética. Quanto à lógica formal, à lógica dialética e a algumas diferenças entre elas, julgue os seguintes itens. Na lógica dialética, há a possibilidade de se estabelecer, internamente, a questão do devir, o que não é possível no âmbito de uma lógica formal clássica.
  1. ✂️
  2. ✂️

652Q794742 | Filosofia, Professor de Ensino Médio, SME SP, FCC

O que há de fundamental e básico [neste caso] é a constituição reflexiva do poder da razão de representar, na instância da subjetividade, a realidade naquilo que ela tem de objetivo.

E com isso se fundamenta metafisicamente a apreensão lógico-matemática do real. É correto afirmar que, no parágrafo acima, Franklin L. e Silva refere-se à

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

653Q794847 | Filosofia, Filosofia, Médico Residente, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES

Com base nas teorias filosóficas, julgue os itens a seguir. Segundo Durkheim, não há relação direta entre a causa de um fenômeno e a função dele na sociedade, uma vez que se torna necessário investigar a causa que o produz e a função que ele desempenha.
  1. ✂️
  2. ✂️

654Q946740 | Filosofia, Vestibular Filosofia e Sociologia, UECE, UECE CEV, 2019

Leia atentamente os trechos a seguir, que são fragmentos das análises de Platão e Aristóteles sobre os sistemas de governo – suas opiniões sobre a democracia:
“A democracia se divide em várias espécies. Nas cidades que se tornaram maiores ela exibe a igualdade absoluta, a lei coloca os pobres no mesmo nível que os ricos e pretende que uns não tenham mais direitos do que os outros. O Estado cai no domínio da multidão indigente. Tal gentalha desconhece que a lei governa, mas onde as leis não têm força pululam os demagogos”.
ARISTÓTELES. A política. Trad. Roberto L. F. São Paulo: Martins Fontes, 1998. Adaptado.
“A passagem da democracia para a tirania não se fará da mesma forma que a da oligarquia para a democracia? Do desejo insaciável de riquezas? De tão-somente ganhar dinheiro, proveio a ruína da oligarquia. E o que destruiu a democracia, não foi a avidez do bem que ela a si mesma propusera? Qual foi o bem a que ela se propôs? — A liberdade. Da extrema liberdade nasce a mais completa e selvagem servidão”.

PLATÃO: as grandes obras. A república. Livro VIII. Tradução Carlos A. Nunes, Maria L. Souza, A. M. Santos. Edição do Kindle, 2019. Adaptado.

Considerando o trecho acima, e o pensamento político dos dois filósofos da antiguidade, atente para o que se diz a seguir e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.
( ) Para Platão, a melhor forma de governança era a aristocracia, na qual os melhores, por serem mais sábios, deveriam governar; entretanto, esta poderia se corromper e tornar-se uma timocracia. ( ) Aristóteles considerava a monarquia a pior das formas de governo. O governo de um só seria errado por corromper a natureza política dos indivíduos, um desvio para o governante. ( ) Diferente de Platão, Aristóteles entendia que a democracia era a melhor forma de governo, desde que não se corrompesse e se transformasse em uma demagogia. ( ) Tanto Platão como Aristóteles buscaram estabelecer, cada um a seu modo, os parâmetros de um bom e justo governo. Nenhum deles, entretanto, tinha admiração pela democracia, sobretudo em seu formato puro.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

655Q794718 | Filosofia, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

O interesse pela problemática ético-política, pela questão do homem enquanto cidadão da polis, que passa a se organizar politicamente no sistema de democracia na Atenas do século V a.C., delimita o contexto do surgimento:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

656Q794525 | Filosofia, Filosofia, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

Segundo Aristóteles, a analítica tem por objeto a demonstração, quer dizer, a dedução que parte de premissas verdadeiras; por sua vez, a dialética tem por objeto os raciocínios que se assentam sobre opiniões prováveis. Para esse filósofo, a dialética é uma arte intermediária entre a retórica e a analítica. De acordo com Aristóteles, a analítica coincide com o que foi chamado de lógica formal: o estudo dos conceitos, juízos e raciocínios, considerados nas formas em que são enunciados, abstraindo-se da matéria ou do conteúdo a que se aplicam. O raciocínio é a operação discursiva por meio da qual se conclui que uma ou várias proposições (premissas) implicam a verdade, a probabilidade ou a falsidade de outra proposição (conclusão). Nesse contexto de analítica do discurso demonstrativo, destaca-se o silogismo: todo raciocínio dedutivo rigoroso, que não supõe nenhuma proposição estranha subentendida.

No que concerne às ideias apresentadas no texto acima, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

657Q794841 | Filosofia, Instituto Quadrix

Friedrich Nietzsche dedicou boa parte de sua obra ao tema da moral. Seu trabalho terminou por constituir-se, em grande medida, em uma contraposição às perspectivas kantianas acerca do tema. A respeito do pensamento moral desses dois grandes filósofos, julgue os itens a seguir. Nietzsche defende, como Kant, que se faz necessária a universalização de uma ação para que ela possa ser considerada boa.
  1. ✂️
  2. ✂️

658Q794602 | Filosofia, Professor, SEDUC PA, FADESP

Após ter colocado em dúvida o mundo sensível e a matemática, e provado, posteriormente, a existência de um Deus veraz, Descartes pôde recuperar a existência do mundo exterior. Esse mundo foi concebido pelo autor como um mundo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

659Q794949 | Filosofia, Professor II, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

A Filosofia da Arte estuda as mudanças por que veio passando a arte desde a Antiguidade até os dias de hoje. Écorreto dizer que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

660Q794488 | Filosofia, Filosofia, Analista de Cultura, Secretaria da Cultura CE, UECE, 2018

Conforme o lema “O agir segue o ser”, a conduta do indivíduo tem como fundamento ético
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.