Início

Questões de Concursos Filosofia

Resolva questões de Filosofia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


661Q935822 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, INEP, INEP

Para Maquiavel, quando um homem decide dizer a verdade pondo em risco a própria integridade física, tal resolução diz respeito apenas a sua pessoa. Mas se esse mesmo homem é um chefe de Estado, os critérios pessoais não são mais adequados para decidir sobre ações cujas consequências se tornam tão amplas, já que o prejuízo não será apenas individual, mas coletivo. Nesse caso, conforme as circunstâncias e os fins a serem atingidos, pode-se decidir que o melhor para o bem comum seja mentir.
ARANHA, M. L. Maquiavel: a lógica da força. São Paulo: Moderna, 2006 (adaptado).

O texto aponta uma inovação na teoria política na época moderna expressa na distinção entre

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

662Q795056 | Filosofia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Um dos mais importantes acontecimentos da filosofia contemporânea foi a chamada virada linguística (linguistic turn), que definiu como eixo fundamental da discussão filosófica questões ligadas à linguagem, considerada uma das mais importantes ferramentas do trabalho dos filósofos. A propósito das discussões sobre a filosofia da linguagem contemporânea, julgue os próximos itens. Para o Segundo Wittgenstein, o significado de uma proposição é dado pela ordem lógica da proposição e por apontar para um fato no mundo.
  1. ✂️
  2. ✂️

663Q794546 | Filosofia, Filósofo, IFRN, FUNCERN

A questão acerca do conhecimento tem sido uma das principais temáticas da filosofia ao longo da história. As posições divergentes sobre esse assunto tem demonstrado que os pensadores, de modo geral, admitem discutir o conhecimento a partir das suas próprias perspectivas histórico-sociais. Tendo em vista a pertinência do tema para a filosofia, pode-se afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

664Q931278 | Filosofia, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Texto associado.
Ser ou não ser — eis a questão.
Morrer — dormir — Dormir! Talvez sonhar. Aí está o obstáculo!
Os sonhos que hão de vir no sono da morte
Quando tivermos escapado ao tumulto vital
Nos obriguam a hesitar: e é essa a reflexão
Que dá à desventura uma vida tão longa.
SHAKESPEARE, W. Hamlet. Porto Alegre: L&PM, 2007
Este solilóquio pode ser considerado um precursor do existencialismo ao enfatizar a tensão entre
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

665Q794741 | Filosofia, Instituto Quadrix

O Existencialismo tem seus antecedentes no século XIX, por meio das ideias do filósofo dinamarquês Kierkegaard. Como vertente filosófica e literária, conheceu seu apogeu na década de 1950, no pós-guerra, principalmente com os trabalhos de Jean-Paul Sartre. Acerca do Existencialismo, julgue os próximos itens. Para o Existencialismo, a essência precede a existência, na medida em que considera essencial ao ser humano sua liberdade.
  1. ✂️
  2. ✂️

666Q794514 | Filosofia, Professor de Filosofia, SEE GO, UFGO

Em sua obra A religião nos limites da simples razão, Immanuel Kant analisa o que ele denomina “mal radical” presente na natureza humana. A que ele se refere com esse conceito?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

667Q795037 | Filosofia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais para a disciplina de filosofia, julgue os seguintes itens. As competências e habilidades necessárias à disciplina de filosofia são organizadas em dois eixos: o de investigação e compreensão e o de contextualização sociocultural.
  1. ✂️
  2. ✂️

668Q932827 | Filosofia, Vestibular Segundo Semestre UECE, UECE, UECE, 2019

Texto associado.
Um dos argumentos em favor do direito amplo ao armamento individual é o que afirma que cabe ao próprio indivíduo, e não ao Estado, a proteção de sua vida e de sua propriedade. Esse argumento pode ser entendido, nos termos da filosofia de Thomas Hobbes, como um “direito de natureza”, que o pensador inglês define no seguinte modo: “O direito de natureza é a liberdade que cada homem possui de usar seu próprio poder, da maneira que quiser, para a preservação de sua própria natureza, ou seja, de sua vida; e consequentemente de fazer tudo aquilo que seu próprio julgamento e razão lhe indiquem como meios adequados a esse fim”.
HOBBES, Thomas. Leviatã, Parte I, cap. XIV. Trad. br. Tradução de João Paulo Monteiro e Maria Beatriz Nizza da Silva. São Paulo: Abril Cultural, 1983 – adaptado.
Com base na definição acima, considere as seguintes afirmações:
I. O direito de natureza não garante a vida de ninguém.
II. O direito de natureza não garante a propriedade individual.
II. O direito de natureza é igual para todos.
É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

669Q930682 | Filosofia, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Texto associado.
Para Platão, o que havia de verdadeiro em Parmênides era que o objeto de conhecimento é um objeto de razão e não de sensação, e era preciso estabelecer uma relação entre objeto racional e objeto sensível ou material que privilegiasse o primeiro em detrimento do segundo. Lenta, mas irresistivelmente, a Doutrina das Ideias formava-se em sua mente.
ZINGANO, M. Platão e Aristóteles: o fascínio da filosofia. São Paulo: Odysseus, 2012 (adaptado).
O texto faz referência à relação entre razão e sensação, um aspecto essencial da Doutrina das Ideias de Platão (427 a.C.-346 a.C.). De acordo com o texto, como Platão se situa diante dessa relação?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

670Q935821 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, INEP, INEP

Dizem que Humboldt, naturalista do século XIX, maravilhado pela geografia, flora e fauna da região sul-americana, via seus habitantes como se fossem mendigos sentados sobre um saco de ouro, referindo-se a suas incomensuráveis riquezas naturais não exploradas. De alguma maneira, o cientista ratificou nosso papel de exportadores de natureza no que seria o mundo depois da colonização ibérica: enxergou-nos como territórios condenados a aproveitar os recursos naturais existentes.
ACOSTA, A. Bem viver: uma oportunidade para imaginar outros mundos. São Paulo: Elefante, 2016 (adaptado).

A relação entre ser humano e natureza ressaltada no texto refletia a permanência da seguinte corrente filosófica:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

671Q795080 | Filosofia, Filosofia

O intelecto humano foi feito para conhecer. O conhecimento é sempre conhecimento de algo, que é denominado realidade. Diante da realidade, o intelecto busca a verdade, podendo evolver pelos seguintes estados sucessivos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

672Q794781 | Filosofia, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Com relação ao ensino de filosofia e às orientações oficiais e legais de sua inclusão no ensino médio, julgue os itens de 115 a 120.

No ensino médio, o estudo da filosofia explica como aplicar praticamente a tecnologia do método à história e à sociologia.

  1. ✂️
  2. ✂️

673Q795044 | Filosofia

Sobre condições indispensáveis para a presença de vida na Terra:

I. Distância adequada ao Sol permitindo que a água exista na forma líquida.

II. Massa suficiente para manter gravitacionalmente uma atmosfera espessa o suficiente para reter calor e não deixar a água escapar.

III. Inclinação perpendicular do eixo que passa pelos pólos em relação ao plano da órbita, o que gera uma recepção uniforme dos raios solares na face iluminada. 

São corretas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

674Q794804 | Filosofia, Filosofia, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

Segundo Walter Benjamin, o conceito de aura é associado à invenção de um meio de representação que modificou o estatuto da pintura na virada dos séculos XIX e XX. Assinale a opção em que é apresentado esse meio de representação.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

675Q794607 | Filosofia, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Com o aparecimento da filosofia na Grécia Antiga, o saber humano orientou-se cada vez mais para certo tipo de reflexão, caracterizada por um conhecimento

de busca causal de todas as coisas.

  1. ✂️
  2. ✂️

676Q794971 | Filosofia, Filosofia, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

Nietzsche, no ensaio Richard Wagner em Bayreuth (1876), criticou os valores modernos, a hipocrisia e a decadência. Nesse ensaio, Nietzsche propôs uma releitura do mito da caverna de Platão, associando a sociedade moderna à caverna e o artista a um homem superior, que tem acesso à luz e à verdade, livre das amarras da caverna. Com base nas teorias de Nietzsche, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

677Q794469 | Filosofia, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCC

Nas reflexões filosóficas sobre a relação milenar entre natureza e cultura desenvolvidas desde a antiguidade até a modernidade,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

678Q794542 | Filosofia, Filosofia, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Leia atentamente o seguinte trecho retirado da obra Language and Science de Stanley Gerr: “O raciocínio tecnológico tende a identificar as coisas às suas funções. [...] a característica do operacionalismo torna o conceito sinônimo do conjunto correspondente de operações. Neste universo comportamental, as palavras e conceitos tendem a coincidir, ou melhor, o conceito tende a ser absorvido pela palavra”.

No que diz respeito à relação entre filosofia, arte e ciências, assinale com V ou F conforme sejam verdadeiras ou falsas as seguintes afirmações, a partir do trecho citado.

( ) Este tipo de narrativa milita contra todo o desenvolvimento do significado.

( ) O enfraquecimento do significado previne a consciência da alienação.

( ) A padronização funcionalista inibe a capacidade criativa.

( ) A pesquisa do processual esgota a compreensão da contingência do status quo.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

679Q794549 | Filosofia, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

A respeito das ideias de Wittgenstein, Foucault e Derrida, julgue os próximos itens

O pensamento elaborado por Foucault, segundo o qual as estruturas epistêmicas correspondem ao paradigma geral que estrutura, em determinada época, os múltiplos saberes científicos, contribuiu para a elaboração da ideia de que o período denominado século da razão (séculos XVII/XVIII) defendeu-se da loucura simplesmente enclausurando os loucos.

  1. ✂️
  2. ✂️

680Q794884 | Filosofia, Instituto Quadrix

Descartes e Kant podem ser acomodados sob uma mesma tradição racionalista. Entre Descartes e Kant, porém, houve a interposição de vários importantes filósofos empiristas. O aparecimento desses filósofos empiristas implicou em inúmeras alterações, por Kant, da filosofia cartesiana. Com relação às alterações feitas ou não por Kant com respeito à filosofia cartesiana, julgue os itens subsequentes. Kant conclui que há certas proposições cujo valor de verdade não pode mais ser estabelecido de maneira justificada no âmbito do entendimento.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.