Início

Questões de Concursos Filosofia

Resolva questões de Filosofia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


721Q794541 | Filosofia, Professor, SEDUC PA, FADESP

Ao conceber a Ética como a teoria científica dos preceitos morais, ázquez considera legítima sua aspiração à racionalidade e à objetividade, a despeito de a moral ser produto da experiência de caráter histórico-social, uma vez que a Ética

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

722Q795071 | Filosofia, Professor II, SEE SP, FCC

Em Além do Bem e do Mal, Nietzsche indica a necessidade de se reunir materiais para a realização de uma tipologia da moral. Esta tipologia se opõe à tradicional ambição de fundamentar a moral - ambição que Nietzsche critica - na medida em que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

723Q794822 | Filosofia, Professor de Classe A, SGA DF, CESPE CEBRASPE

Em todo o decorrer da história, o ser humano sempre preocupouse com o problema do conhecimento como parte da metafísica. A questão da possibilidade, dos limites e do conteúdo do conhecimento ocupa parte fundamental daquilo que, sob diversos aspectos, costumou-se chamar epistemologia, criteriologia ou gnoseologia. No que se refere a esse tema, julgue os itens que se seguem.

A epistemologia é a parte da filosofia que trata do estudo do conhecimento sistematizado e busca construir teorias do conhecimento científico.

  1. ✂️
  2. ✂️

724Q794659 | Filosofia, Técnico em Assuntos Educacionais, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Considerando a filosofia de John Locke, julgue os itens seguintes.

A filosofia de John Locke não admite idéias na mente, pois se trata de uma filosofia de base empirista.

  1. ✂️
  2. ✂️

725Q946738 | Filosofia, Do que Trata a Política?, Vestibular Filosofia e Sociologia, UECE, UECE CEV, 2019

Relacione, corretamente, as definições sobre o papel do poder político ou do Estado, com seus respectivos pensadores, numerando os parênteses abaixo, de acordo com a seguinte indicação: 1. Karl Marx 2. John Locke 3. Thomas Hobbes 4. Agostinho de Hipona ( ) Poder político do Estado, como resultante de um pacto de consentimento, constituído para consolidar os direitos naturais e individuais de cada homem. ( ) Poder do Estado, como poder de origem espiritual, voltado às necessidades mundanas e à vigilância da retidão dos indivíduos. ( ) Poder político do Estado, originário da necessidade de um grupo manter seu domínio econômico, pelo domínio político, sobre outros grupos. ( ) Poder político do Estado, com poder absoluto, fruto da renúncia de direitos naturais originários e garantidores da paz.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

726Q930934 | Filosofia, Vestibular ENEM, ENEM, INEP, 2018

Texto associado.
O filósofo reconhece-se pela posse inseparável do gosto da evidência e do sentido da ambiguidade. Quando se limita a suportar a ambiguidade, esta se chama equívoco. Sempre aconteceu que, mesmo aqueles que pretenderam construir uma filosofia absolutamente positiva, sô conseguiram ser filósofos na medida em que,
simultaneamente, se recusaram o direito de se instalar no saber absoluto. O que caracteriza o filósofo é o movimento que leva incessantemente do saber à ignorância, da ignorância ao saber, e um certo repouso neste movimento.
MERLEAU-PONTY, M. Elogio da filosofia. Lisboa: Guimarães, 1998 (adaptado).
O texto apresenta um entendimento acerca dos elementos constitutivos da atividade do fllósofo, que se caracteriza por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

727Q795016 | Filosofia, Professor, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

Considerando os temas relacionados aos Direitos Humanos, julgue os itens a seguir.

Rousseau defendia a importância do contrato social para que o ser humano pudesse construir um modelo de sociedade que preservasse sua liberdade natural e garantisse sua segurança.

  1. ✂️
  2. ✂️

728Q794522 | Filosofia, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

A teoria comteana do positivismo representa um movimento intelectual que se contrapõe à tendência idealista no decorrer da história da filosofia. A respeito do positivismo, julgue os itens de 66 a 69.

Para A. Comte, a matemática é colocada no ponto de partida da filosofia positiva, como a primeira ciência, seguida da astronomia, física, química, fisiologia e física social, classificando-as do mais geral para o mais particular; do mais simples para o mais complexo.

  1. ✂️
  2. ✂️

729Q794821 | Filosofia, Professor, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

A ciência é um conceito que diz respeito ao saber. A noção de saber evolui no decorrer dos tempos. Atualmente, existe uma convicção de que todas as coisas podem ser resolvidas por ela. Nesse sentido, julgue os itens que se seguem tendo em vista a correlação entre filosofia e ciência.

Galileu generalizou a concepção de perfeição do mundo aplicando-a a todos os fenômenos físicos, celestes ou terrestres. Relativizou a noção de movimento, levando à idéia de que não existia a causa final defendida por Aristóteles.

  1. ✂️
  2. ✂️

730Q931276 | Filosofia, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Texto associado.
Os produtos e seu consumo constituem a meta
declarada do empreendimento tecnológico. Essa meta
foi proposta pela primeira vez no início da Modernidade,
como expectativa de que o homem poderia dominar a
natureza. No entanto, essa expectativa, convertida em
programa anunciado por pensadores como Descartes e
Bacon e impulsionado pelo Iluminismo, não surgiu “de
um prazer de poder”, “de um mero imperialismo humano”,
mas da aspiração de libertar o homem e de enriquecer
sua vida, física e culturalmente.
CUPANI, A. A tecnologia como problema filosófico: três enfoques.
Scientiae Studia, São Paulo, v. 2, n. 4, 2004 (adaptado).
Autores da filosofia moderna, notadamente Descartes e Bacon, e o projeto iluminista concebem a ciência como uma forma de saber que almeja libertar o homem das intempéries da natureza. Nesse contexto, a investigação científica consiste em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

731Q794858 | Filosofia, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Com relação às filosofias patrística e escolástica, julgue os itens subsequentes.

Segundo Santo Agostinho, as faculdades da alma são a memória, a inteligência e a vontade, as quais correspondem, respectivamente, ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.

  1. ✂️
  2. ✂️

732Q794620 | Filosofia, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Com relação às filosofias patrística e escolástica, julgue os itens subsequentes.

Segundo São Tomás de Aquino, o mal tem e é uma natureza, pois a natureza trata tão somente do que é ser; e o mal é um ser, não uma privação de ser.

  1. ✂️
  2. ✂️

733Q794664 | Filosofia, Professor II, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Os primeiros filósofos do período socrático foram os sofistas, que vieram ao encontro de uma cultura adaptada à educação política das classes. NÃO estão associadas aos sofistas as ideias de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

734Q794679 | Filosofia, Professor de Filosofia, SEE GO, UFGO

O chamado “argumento do terceiro homem”, cuja primeira versão encontra-se no diálogo Parmênides, de Platão, é tradicionalmente mobilizado contra
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

735Q794996 | Filosofia, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Kant, ao considerar a liberdade como “uma espécie de causalidade” referindo-se às categorias de sua possibilidade natural, criou a “Tábua das categorias da liberdade em relação aos conceitos do bem e do mal”. Em relação à categoria da qualidade, subdividiu-a em regras práticas de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

737Q794509 | Filosofia, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Com relação à filosofia de Heráclito, julgue os itens a seguir.

De acordo com Parmênides, a realidade é algo mutável, pois o ser está em constante vir a ser.

  1. ✂️
  2. ✂️

738Q794568 | Filosofia, Filosofia, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Nietzsche é considerado o filósofo que afirma a vida. Mais ainda, ele é o filósofo que relaciona vida e estética. Em O Nascimento da Tragédia, a afirmação está expressa da seguinte maneira: “Só como fenômeno estético a existência e o mundo aparecem eternamente justificados”.

Tendo o aforismo precedente como referência inicial, julgue os itens a seguir, sobre as dimensões apolínea e dionisíaca e sobre os aspectos gerais da filosofia de Nietzsche relacionados à arte.

A despeito de diferenças fundamentais entre Nietzsche e Platão, ambos, quando se debruçam sobre o que se denomina arte, consideram o artista um imitador.
  1. ✂️
  2. ✂️

739Q795081 | Filosofia, Professor de Educação Básico, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSA

Embora Sartre não tenha construído uma proposta educacional, sua teoria a respeito da liberdade fornece elementos para se estabelecer um paralelo entre a liberdade individual e a responsabilidade do sujeito, em suas ações dentro de um processo educativo. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

740Q795132 | Filosofia, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Sócrates é chamado o pai da ética ao centrar os seus estudos no homem e no seu agir, diferentemente dos estudos anteriores mais cosmológicos. A sua ação dava-se na polis grega e tinha um objetivo. Julgue os itens de 76 a 81 com relação às questões de ética e política.

Os fisiocratas de influência iluminista reagiram à política mercantilista pela qual o governo intervinha nas atividades econômicas e adotaram o liberalismo indicando a confiança nas leis da natureza.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.