Início

Questões de Concursos Filosofia

Resolva questões de Filosofia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


781Q795129 | Filosofia, Filosofia, IF PI, IF PI

“Nosso método [...] Consiste no estabelecer os graus de certeza, determinar o alcance exato dos sentidos e rejeitar, na maior parte dos casos, o labor da mente, calcado muito de perto sobre aqueles, abrindo e promovendo, assim, a nova e certa via da mente, que, de resto, provém das próprias percepções sensíveis”.

Assinale o método ao qual o excerto acima faz menção:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

782Q795142 | Filosofia, Professor, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

Acerca das correntes, das escolas e dos autores da filosofia contemporânea, julgue os itens subsequentes.

A Fenomenologia, enquanto movimento filosófico, reafirma as posições do realismo e do idealismo no que se refere à oposição entre sujeito e objeto.

  1. ✂️
  2. ✂️

783Q794662 | Filosofia, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Em Defesa de Sócrates, Platão registra que o motivo da acusação foi o fato de Sócrates ter corrompido a mocidade e não crer nos mesmos deuses que o povo, e sim em outras divindades. Com base nessa afirmação e na doutrina socrática, julgue os itens que se seguem.

A corrupção da mocidade diz respeito à liberdade de culto defendida por Sócrates, a qual implicaria o fortalecimento dos deuses pagãos.

  1. ✂️
  2. ✂️

784Q794474 | Filosofia, Instituto Quadrix

Friedrich Nietzsche dedicou boa parte de sua obra ao tema da moral. Seu trabalho terminou por constituir-se, em grande medida, em uma contraposição às perspectivas kantianas acerca do tema. A respeito do pensamento moral desses dois grandes filósofos, julgue os itens a seguir. Kant, em sua obra Crítica da Razão Prática, realiza o mesmo tipo de investigação que Nietzsche realiza em sua Genealogia da Moral.
  1. ✂️
  2. ✂️

785Q932479 | Filosofia, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
TEXTO
1 Em 2017, completam-se 500 anos desde que o alemão
Martinho Lutero (1483-1546) desencadeou uma revolução
religiosa. A jornalista Miriam Leitão, filha de um pastor
4 presbiteriano, escreveu: “Como em toda revolução, o ato inicial
da Reforma Protestante foi feito sem que o padre e professor
Martinho Lutero tivesse a noção da dimensão das
7 transformações das quais aquele momento seria o marco
inaugural. Ele queria o debate. E, por isso, afixou suas 95 teses
na porta da Igreja de Wittenberg, em um texto em que
10 convidava quem não pudesse estar presente a apresentar suas
ideias por escrito. Suas teses eram curtas, mas profundas.
Como a de número 76: ‘As indulgências papais não podem
13 anular sequer o menor dos pecados veniais’. Foi o começo do
fim de uma era.”.
O Globo, 1.o/1/2017, p. 13 (com adaptações).
Considerando o trecho de texto precedente, julgue os item.
A Reforma Protestante ocorreu em um contexto em que vários acontecimentos refletiam as transformações pelas quais passava a Europa na transição do medievo para a Idade Moderna. Esses fatos históricos incluem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

786Q794755 | Filosofia, Instituto Quadrix

Considera-se que a filosofia surgiu na Grécia Antiga, com os filósofos ditos pré-socráticos. No que se refere aos filósofos pré-socráticos e a alguns filósofos posteriores, julgue os itens que se seguem. Os Eleatas, como Parmênides e Zenão, desenvolveram, em sua filosofia, a noção de aparência, ao analisar o fenômeno do movimento, tendo sua perspectiva a respeito do Ser como fundamento.
  1. ✂️
  2. ✂️

787Q794505 | Filosofia, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, relativos à filosofia moderna.

Marx adota a explicação da evolução elaborada pela regra hegeliana que propõe tese, antítese e síntese, a fim de analisar a luta de classes.

  1. ✂️
  2. ✂️

788Q935824 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, INEP, INEP

TEXTO I
Considero apropriado deter-me algum tempo na contemplação deste Deus todo perfeito, ponderar totalmente à vontade seus maravilhosos atributos, considerar, admirar e adorar a incomparável beleza dessa imensa luz. DESCARTES, R. Meditações. São Paulo: Abril Cultural, 1980.

TEXTO II
Qual será a forma mais razoável de entender como é o mundo? Existirá alguma boa razão para acreditar que o mundo foi criado por uma divindade todo-poderosa? Não podemos dizer que a crença em Deus é “apenas” uma questão de fé. RACHELS, J. Problemas da filosofia. Lisboa: Gradiva, 2009.

Os textos abordam um questionamento da construção da modernidade que defende um modelo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

789Q935826 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, INEP, INEP

Em sentido geral e fundamental, Direito é a técnica da coexistência humana, isto é, a técnica voltada a tornar possível a coexistência dos homens. Como técnica, o Direito se concretiza em um conjunto de regras (que, nesse caso, são leis ou normas); e tais regras têm por objeto o comportamento intersubjetivo, isto é, o comportamento recíproco dos homens entre si.
ABBAGNANO, N. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

O sentido geral e fundamental do Direito, conforme foi destacado, refere-se à

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

790Q794529 | Filosofia, Filosofia, IF PI, IF PI

“A autonomia das obras de arte, que, é verdade, quase nunca existiu de forma pura, vê-se no limite abolida pela indústria cultural”. A expressão “indústria cultural”, usada para denunciar a arte e a cultura produzidas para a mistificação ideológica das massas, foi cunhada pelos seguintes filósofos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

791Q670437 | Filosofia, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
TEXTO
As Jornadas de Junho de 2013 pareciam um enigma. Nem a alta do dólar ou o aumento da inflação podiam ser o motivo decisivo das revoltas. Ao contrário, a perplexidade adveio da manifestação puramente política, ainda que detonada pelos aumentos de tarifas de transporte público. De um lado, a pauta popular, organizada de baixo para cima nos primeiros dias, na qual era central a questão da tarifa de transporte. De outro, uma pauta que veio de cima para baixo. Esta era a pauta de massa. A questão aqui não é o conteúdo, mas a forma, ou seja, o que importa é como a “vanguarda” interpela os demais. A linguagem de cima é apelativa como a publicidade. A de baixo assemelha-se ao jogral. A pauta massificada nasce de baixo apenas aparentemente. Em um universo de simulacros desprendidos de suas bases, em que os indivíduos relacionam-se diretamente sem mediações visíveis, os manifestantes virtuais não canalizam seu descontentamento pela representação política. Assim, ela se reduz a uma crítica generalizada dos próprios políticos profissionais, mas não do modo de produção da política. Lincoln Secco. As jornadas de junho. In: VV. AA. Cidades rebeldes. Passe livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil. São Paulo: Boitempo/Carta Maior, 2013, p. 71-8 (com adaptações).
Acerca do tema do texto acima e de aspectos a ele correlacionados, julgue o próximo item.
Ao expressarem o descontentamento coletivo com a representação política, os manifestantes das Jornadas de Junho de 2013 criticaram as bases do denominado poder soberano, isto é, aquele que o filósofo Thomas Hobbes definiu como o responsável por instituir a lei e a ordem comum a todos os indivíduos.
  1. ✂️
  2. ✂️

792Q794475 | Filosofia, Professor, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

No que concerne ao texto acima, e considerando a ciência como produção social, julgue os itens a seguir.

Para Thomas Kuhn, a evolução da ciência ocorre, fundamentalmente, por meio de revoluções científicas.

  1. ✂️
  2. ✂️

793Q795004 | Filosofia, Professor, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

No que concerne ao texto acima, e considerando a ciência como produção social, julgue os itens a seguir.

Segundo Kuhn, as revoluções científicas não são meras adições ao universo de conhecimentos já existente; elas vão além dos conhecimentos já produzidos.

  1. ✂️
  2. ✂️

794Q794759 | Filosofia, Professor de Educação Básico, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSA

Com base na noção de imperativo categórico, Kant sugeriu que a máxima sobre a qual uma ação é baseada, e não a ação individual em si mesma, é a chave para determinar se uma ação é moralmente boa. Tendo em vista a filosofia moral kantiana, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

795Q794580 | Filosofia, Professor II, SEE SP, FCC

Em oposição aos racionalistas do séc. XVII, Hume argumentou que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

796Q794716 | Filosofia, Filosofia, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

Em seu último escrito, Teses sobre o conceito de história (1940), Walter Benjamin propõe um método de análise da história, que, ao contrário do marxismo ortodoxo, não visa estabelecer, por meio da estrutura, as leis que dominam a história, mas antes a percorrer os seus desvios, a interrogar o que, sendo superestrutural, é também marginal, para ver nesses restos desfeitos a força explosiva que pode fazer que a história dê o salto da revolução, aquele salto que a livra dos vínculos de um continuum que tudo nivela, porque progride sem nunca poder salvar. Nessa perspectiva, ele afirma: “Marx diz que as revoluções são locomotivas da história. Talvez seja exatamente o contrário. Talvez as revoluções sejam o cabo do freio de emergência da humanidade que viaja nesse trem”.

Acerca das ideias expressas acima, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

797Q794723 | Filosofia, Analista Judiciário, TJ RJ, FCC

Considere as afirmativas relacionadas aos dispositivos de entrada e saída de CLP.

I. Por questão de velocidade de resposta, deve-se evitar o uso de módulos de entrada que possuem acoplamento óptico para entrada de sinais digitais.

II. Os módulos de saída analógica com saída do tipo corrente geralmente fornecem correntes de 0 mA a 20 mA ou 4 mA a 20 mA.

III. Os módulos de saída que necessitam operar a velocidades maiores devem utilizar elementos de chaveamento do tipo relé.

IV. Existem módulos de saída especiais que podem fornecer sinais do tipo PWM.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

798Q794998 | Filosofia, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Um traço comum aos racionalistas do início do pensamento moderno foi a utilização do recurso, de inspiração cartesiana, da dedução como forma de demonstração de verdades. Tal recurso é também chamado de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

799Q794751 | Filosofia, Professor, SEE SP, VUNESP

"Na época das técnicas de reprodução, o que é atingido na obra de arte é a sua aura", escreve Benjamin, em A Obra de Arte na Era da Reprodutibilidade Técnica. Isso se dá, segundo o texto, porque a técnica de reprodução, entre outras coisas,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

800Q794506 | Filosofia, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCC

Um dos desafios do professor ao ensinar filosofia política ao aluno do Ensino Médio é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.