Início

Questões de Concursos Filosofia

Resolva questões de Filosofia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


901Q794521 | Filosofia, Filosofia, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Na obra Justiça Como Equidade. Uma reformulação John Rawls concebe uma teoria da justiça como equidade, que se trata de uma
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

902Q795084 | Filosofia, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Posição filosófica que tem a experiência como guia e critério de validade de suas afirmações, principalmente nos campos da teoria do conhecimento e da filosofia da ciência:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

903Q794966 | Filosofia, Instituto Quadrix

O Existencialismo tem seus antecedentes no século XIX, por meio das ideias do filósofo dinamarquês Kierkegaard. Como vertente filosófica e literária, conheceu seu apogeu na década de 1950, no pós-guerra, principalmente com os trabalhos de Jean-Paul Sartre. Acerca do Existencialismo, julgue os próximos itens. A ideia central do Existencialismo é a de que o ser humano detém uma liberdade que só lhe pode ser subtraída à força.
  1. ✂️
  2. ✂️

904Q795053 | Filosofia, Professor, SEE SP, VUNESP

Nas Investigações Filosóficas, Wittgenstein considera uma linguagem que se refere apenas às experiências privadas de um falante, que só este pode conhecer. Em sua análise, Wittgenstein conclui que essa linguagem privada

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

905Q794556 | Filosofia, Filosofia, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

A compreensão da causalidade provocada pela lógica do capitalismo afluente dá elementos para que possamos assinalar, dentre as opções apresentadas abaixo, a que se harmoniza com o seguinte trecho da Dialética do Esclarecimento, de Adorno e Horkheimer: “Em virtude da racionalização dos modos de trabalho, a eliminação de qualidades é transferida do universo da ciência ao da experiência cotidiana”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

906Q794572 | Filosofia, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE

Participante do debate entre filósofos racionalistas e empiristas, Kant defendia que o conhecimento advém
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

907Q795188 | Filosofia, Professor de Educação Básico, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSA

De acordo com o debate a respeito da liberdade, presente na tradição liberal em filosofia política, argumenta-se que o ônus da prova deveria sempre estar a cargo daqueles que são contra a liberdade. A suposição a priori é sempre a favor da liberdade. Isso é o que ficou denominado como o princípio liberal fundamental (Gerald F.Gaus): a liberdade é normativamente básica e, assim, o ônus da justificação está sobre aqueles que intencionam limitar a liberdade, especialmente por meio de meios coercivos. Com base nesse e nos mais importantes princípios fundamentais do liberalismo político, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

908Q794958 | Filosofia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Um dos mais importantes acontecimentos da filosofia contemporânea foi a chamada virada linguística (linguistic turn), que definiu como eixo fundamental da discussão filosófica questões ligadas à linguagem, considerada uma das mais importantes ferramentas do trabalho dos filósofos. A propósito das discussões sobre a filosofia da linguagem contemporânea, julgue os próximos itens. Wittgenstein, no Tractatus Logico Philosophicus, afirma que muitos dos problemas em filosofia são pseudoproblemas e que, portanto, uma análise correta da linguagem seria capaz de elucidá-los, mostrando como eles não seriam problemas de fato.
  1. ✂️
  2. ✂️

909Q794497 | Filosofia, Professor de Educação Básico, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSA

Cabe à filosofia da educação explicar e explorar o significado da condição humana no mundo, contribuindo o profissional da educação na formação de uma visão da totalidade do ser humano. Com base na filosofia da educação, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

910Q794578 | Filosofia, Professor, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

A ciência é um conceito que diz respeito ao saber. A noção de saber evolui no decorrer dos tempos. Atualmente, existe uma convicção de que todas as coisas podem ser resolvidas por ela. Nesse sentido, julgue os itens que se seguem tendo em vista a correlação entre filosofia e ciência.

Segundo a Escola de Frankfurt, na medida em que a razão se torna instrumental, a ciência deixa de ser uma forma de acesso aos conhecimentos verdadeiros para se tornar, pela ideologia, um instrumento de dominação, poder e exploração.

  1. ✂️
  2. ✂️

911Q794608 | Filosofia, Professor, SEEC PB, CESPE CEBRASPE

Rousseau critica o liberalismo porque

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

912Q794682 | Filosofia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

No que se refere aos marcos legais do ensino de filosofia no ensino médio, julgue os itens que se seguem. Com a publicação da Lei Federal n.º 11.684/2008, a filosofia foi incluída como disciplina obrigatória em todas as séries do ensino médio.
  1. ✂️
  2. ✂️

913Q794483 | Filosofia, Professor, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

A questão moral diz respeito ao agir consciente do ser humano. A própria racionalidade determina um certo distanciamento do sujeito em relação ao seu objeto para melhor avaliá-lo tendo em vista o estabelecimento de uma ação coerente em busca da felicidade.

A respeito da questão apresentada no texto acima em confronto com o tema cidadania, julgue os itens a seguir.

Schopenhauer não entende a ética ligada à noção de dever, mas ligada à noção de que a contemplação da verdade é o caminho de acesso ao bem. Para ele, o ser humano só encontrará salvação na auto-anulação da vontade e na fuga para o nada.

  1. ✂️
  2. ✂️

914Q932749 | Filosofia, Vestibular Primeiro Semestre PUC PR, PUC PR, PUC PR

Na primeira parte da Apologia de Sócrates, escrita por Platão, Sócrates apresenta a sua defesa diante dos cidadãos atenienses, afirmando que: “(...) considerai o seguinte e só prestai atenção a isto: se o que digo é justo ou não. Essa de fato é a virtude do juiz, do orador (...)” (PLATÃO, 20002003, p.4). A partir da análise do fragmento, qual é, segundo Sócrates, a virtude do juiz, do orador, a que se refere o texto em questão?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

915Q930786 | Filosofia, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Texto associado.
Fragmento B91: Não se pode banhar duas vezes no mesmo rio, nem substância mortal alcançar duas vezes a mesma condição; mas pela intensidade e rapidez da mudança, dispersa e de novo reúne.
HERÁCLITO. Fragmentos (Sobre a natureza). São Paulo: Abril Cultural, 1996 (adaptado).
Fragmento B8: São muitos os sinais de que o ser é ingênito e indestrutível, pois é compacto, inabalável e sem fim; não foi nem será, pois é agora um todo homogêneo, uno, contínuo. Como poderia o que é perecer? Como poderia gerar-se?
PARMÊNIDES. Da natureza. São Paulo: Loyola, 2002 (adaptado).
Os fragmentos do pensamento pré-socrático expõem uma oposição que se insere no campo das
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

916Q794878 | Filosofia, Técnico em Assuntos Educacionais, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista a necessidade de se fundamentar o chamado juízo estético, julgue o item abaixo.

Kant se ocupou exclusivamente do problema do conhecimento, em detrimento da faculdade do sentimento e do juízo estético.

  1. ✂️
  2. ✂️

918Q794665 | Filosofia, Professor de Educação Básico, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSA

Contrapondo-se à noção de Estado, há a definição de sociedade civil como um sistema de carências, uma estrutura em que os indivíduos satisfazem às suas necessidades por meio do trabalho, da divisão do trabalho e da troca, sendo a esfera dos interesses privados, econômico-corporativos e antagônicos entre si. Essa definição de sociedade civil foi elaborada pelo filósofo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

919Q794976 | Filosofia, Analista Judiciário, TJ RJ, FCC

No microfone, a relação entre o nível do sinal elétrico de saída e a pressão sonora incidente corresponde à especificação denominada

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

920Q794722 | Filosofia, Instituto Quadrix

Os filósofos podem lançar mão de diversos elementos estruturantes para dar ordenamento aos seus argumentos. Ao longo da história, um desses elementos estruturantes foi a própria lógica. No caso da lógica, há a possibilidade de se adotar a lógica formal como princípio ordenador da argumentação, mas há também a possibilidade de se adotar uma lógica dialética. Quanto à lógica formal, à lógica dialética e a algumas diferenças entre elas, julgue os seguintes itens. O uso da lógica formal clássica no contexto de uma argumentação torna inconsistente o uso da lógica dialética na mesma argumentação.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.