Questões de Concursos Filosofia e Ética

Resolva questões de Filosofia e Ética comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q171048 | Filosofia e Ética, Auxiliar de Serviços, DETRAN MT, UFMT

A ética ambiental trata das relações do ser humano com a natureza, a fim de garantir sua sustentabilidade. Por sua vez, também se ocupa com as consequências nefastas dessa relação, como a poluição industrial e agrícola, o esgotamento de recursos naturais, agressões que provocam o desequilíbrio do ecossistema [...] e colocam em risco o destino do planeta. Também entra na discussão sobre ecologia e má distribuição de renda, que obriga grande parcela da população mundial a viver em estado de fome e de miséria.
(ARANHA, M. L. de A., MARTINS, M. H. P. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo: Moderna, 2013)
Sobre a ética ambiental, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Diz respeito exclusivamente às relações entre seres humanos.
( ) Discute problemas relacionados aos ecossistemas naturais e à ação humana.
( ) Participa de questões alusivas à poluição industrial e às consequências que ocasiona na natureza e no ser humano.
( ) Está envolvida com temas da educação ambiental.
Assinale a sequência correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q183670 | Filosofia e Ética, Ética e moral, Engenheiro Civil, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE

Acerca da relação entre ética e moral, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q170955 | Filosofia e Ética, Auxiliar de Serviços, DETRAN MT, UFMT

Pode-se considerar que os assuntos que dizem respeito à responsabilidade social das empresas com seus funcionários, com os consumidores de seus produtos e serviços, e com os órgãos do governo constituem o campo da ética aplicada relacionada à

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q182864 | Filosofia e Ética, Ética e moral, Engenheiro Civil, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE

A ética profissional e, consequentemente, das organizações é considerada um fator importantíssimo para a sobrevivência tanto das pequenas quanto das grandes empresas. As organizações estão percebendo a importância da ética como instrumento para melhorar sua imagem, o que permitirá o crescimento da relação entre empregados e clientes. A respeito das éticas profissional e empresarial, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q131992 | Filosofia e Ética, Ética e moral, Analista de Trânsito, DETRAN MT, UFMT

Sobre como a ética pode ser compreendida, considere:

I - Reflexão sobre as ações e as práticas relacionadas com a vida em sociedade.
II - Reflexão sobre a determinação natural sem a ação humana em comunidade.
III - Reflexão sobre a conduta social de cada pessoa.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q181416 | Filosofia e Ética, Ética e moral, Engenheiro Civil, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE

A respeito das classificações da ética como campo de estudo, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q243037 | Filosofia e Ética, Ética e moral, Técnico Bancário, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE

Na atualidade, não basta a uma empresa ser economicamente forte. A sociedade exige novos valores. A existência de códigos formais de ética empresarial e profissional, se estes forem bem implantados e divulgados, revela-se essencial ao estabelecimento de condutas expectáveis, mitigadoras da ocorrência de fraudes de diversas naturezas. A respeito da ética empresarial e profissional, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q171166 | Filosofia e Ética, Auxiliar de Serviços, DETRAN MT, UFMT

As normas morais e as normas jurídicas são estabelecidas pelos membros da sociedade, e ambas se destinam a regulamentar as relações nesse grupo de pessoas. Há, então, vários aspectos comuns entre as normas morais e jurídicas. (COTRIM, G. Fundamentos da filosofia: história e grandes temas. São Paulo: Saraiva, 2013)
Sobre os aspectos comuns entre as normas morais e as normas jurídicas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Ambas apresentam caráter histórico.
( ) Ambas se apoiam em valores culturais.
( ) Ambas contam com a coerção legal do Estado.
( ) Ambas visam à convivência entre as pessoas.
Assinale a sequência correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q244261 | Filosofia e Ética, Ética e moral, Técnico Bancário, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE

Acerca da relação entre ética e moral, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q131902 | Filosofia e Ética, Analista de Trânsito, DETRAN MT, UFMT

Aristóteles estabeleceu uma tipologia das formas de governo que se tornou clássica. Um dos critérios utilizados na classificação dessas formas de governo obedece à quantidade: monarquia, governo de um só; aristocracia, governo de poucos; politeia, governo de muitos. O outro critério é de caráter axiológico: as três formas de governo acima podem ser boas quando visam ao bem comum ou corrompidas quando visam ao interesse particular. A partir dessas informações, marque a afirmativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q170733 | Filosofia e Ética, Auxiliar de Serviços, DETRAN MT, UFMT

A dimensão referente aos sentimentos e emoções provocados no trânsito, como estresse, agressividade e impaciência, pode ser entendida a partir da análise do dilema do trânsito, onde se constitui uma contradição entre a concepção de rua como um espaço construído para todos e indivíduos com uma mentalidade marcada pela hierarquia aristocrática. Além disso, há no Brasil uma crença compartilhada por condutores de veículos, motociclistas e pedestres: a de que os problemas do trânsito estão relacionados a fatores externos - ausência de estrutura física adequada de funcionamento das vias públicas. A partir disso pode-se destacar a falta de conscientização em relação aos direitos e, principalmente, aos deveres de cada um ao sair de casa.
(PITANGA, C. V. Fé em Deus e pé na tábua: ou como e por que o trânsito enlouquece no Brasil. Horiz. antropol., Porto Alegre, v. 18, n. 37, June 201 Disponível em . Acesso em 18/01/2015)
Depreende-se da leitura do texto que os problemas do trânsito no Brasil, além de aspectos relacionados à engenharia de trânsito (fatores externos), dizem respeito também a outros fatores. Em relação a esses fatores, considere:
I - Civilidade e respeito às leis.
II - Igualdade de todos perante a lei.
III - Convivência no espaço público e social.
Integram esses outros fatores:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q133260 | Filosofia e Ética, Analista de Trânsito, DETRAN MT, UFMT

Aristóteles estabeleceu uma tipologia das formas de governo que se tornou clássica. Um dos critérios utilizados na classificação dessas formas de governo obedece à quantidade monarquia, governo de um só; aristocracia, governo de poucos; politeia, governo de muitos. O outro critério é de caráter axiológico as três formas de governo acima podem ser boas quando visam ao bem comum ou corrompidas quando visam ao interesse particular. A partir dessas informações, marque a afirmativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q132645 | Filosofia e Ética, Cidadania, Analista de Trânsito, DETRAN MT, UFMT

Historicamente, o trânsito foi tratado como uma questão policial e de comportamento individual dos usuários, carecendo de um tratamento no campo da engenharia, da administração do comportamento e da participação social. Um trânsito ruim e no limite criminoso, por falta de consciência dos seus perigos e por falta de punição, aproxima-nos da barbárie e do caos. Por outro lado, um trânsito calmo e previsível estabelece um ambiente de civilidade e de respeito às leis, mostrando a internalização da norma básica da convivência democrática: todos são iguais perante a lei e, em contrapartida, obedecê-la é dever de todos. O conceito de cidadania implica conflitos, já que, de um lado, está a ideia fundamental de indivíduo, e de outro, regras universais - um sistema de leis válido para todos em todo e qualquer espaço social. Assim considerando, é fundamental destacar a dimensão de cidadania inserida no trânsito, uma vez que este configura uma situação básica de diferença, diversidade, equidade, tolerância e de direitos humanos. (Resolução nº 166, de 1/09/2004. Diretrizes da Política Nacional de Trânsito. Disponível em www.denatran.gov.br/download/resolucoes/resolucao166_04.doc>. Acesso em 18/01/2015). Depreende-se da leitura do texto que um trânsito calmo e previsível depende, entre outros fatores, do comportamento dos condutores de veículos (carros, motocicletas, bicicletas etc.) e dos pedestres nas vias públicas. Sobre tal comportamento, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( )O comportamento adequado dos condutores de veículos e dos pedestres nas vias públicas impõe o entendimento dos aspectos históricos dos veículos. ( )O comportamento adequado dos condutores de veículos e dos pedestres nas vias públicas demanda a compreensão das dimensões ética, legal e social relacionadas ao trânsito. ( )O comportamento adequado dos condutores de veículos e dos pedestres nas vias públicas exige o conhecimento especializado de automobilismo. ( )O comportamento adequado dos condutores de veículos e dos pedestres nas vias públicas solicita a prática da cidadania. Assinale a sequência correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q239716 | Filosofia e Ética, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar MT, FUNCAB

Um dos grandes temas de estudo da Filosofia moral é o da relação entre ética e liberdade. Sobre esse assunto é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q240349 | Filosofia e Ética, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar MT, FUNCAB

Ética e moral não são a mesma coisa - suas origens etimológicas já dizem: ética vem do grego ethos e moral do latim mores. Sobre isso é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q176982 | Filosofia e Ética, Filosofia, Defensor Público, DPU, CESPE CEBRASPE

Considerando concepções teóricas do empirismo e do racionalismo, julgue os itens que se seguem.

Segundo o racionalismo, todo e qualquer conhecimento é embasado na experiência e só é válido quando verificado por fatos metodicamente observados.

  1. ✂️
  2. ✂️

17Q133631 | Filosofia e Ética, Analista de Trânsito, DETRAN MT, UFMT

Promulgada pelas Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948, A Declaração Universal dos Direitos do Homem foi produzida em parte como resposta aos horrores cometidos na Segunda Guerra Mundial. A Declaração retoma explicitamente os ideais da Revolução Francesa, mas os contempla com os ideais de fraternidade e solidariedade [...] A Declaração Universal de 1948 representa a culminância de um processo ético de reconhecimento da igualdade essencial de todo ser humano e da necessidade de respeito à igual dignidade de todos, independentemente de distinções de cor, sexo, religião, opinião ou origem. (STORCK, A. Direitos Humanos. In TORRES, J. C. B. (org.) Manual de Ética: questões de ética teórica e aplicada. Petrópolis, RJ: Vozes; Caxias do Sul, RS: Universidade de Caxias do Sul; Rio de Janeiro: BNDES, 2014.) O teor ético da Declaração Universal dos Direitos do Homem é marcado pela presença de vários conceitos do campo da filosofia moral. Sobre esses conceitos, considere: I - Igualdade; declaração; solidariedade. II - Igualdade; dignidade; respeito. III - Fraternidade; solidariedade; dignidade. São conceitos que marcam o teor ético da Declaração Universal dos Direitos Humanos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q238942 | Filosofia e Ética, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar MT, FUNCAB

O utilitarismo ético surgiu na Inglaterra do século XIX. Essa corrente está fortemente associada à ideia de que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q178579 | Filosofia e Ética, Filosofia, Defensor Público, DPU, CESPE CEBRASPE

A respeito da filosofia antiga, julgue o próximo item.

De acordo com os sofistas, o direito natural não se fundava na natureza racional do homem, mas, sim, na sua natureza passional, instintiva e animal.

  1. ✂️
  2. ✂️

20Q133932 | Filosofia e Ética, Analista de Trânsito, DETRAN MT, UFMT

Historicamente, o trânsito foi tratado como uma questão policial e de comportamento individual dos usuários, carecendo de um tratamento no campo da engenharia, da administração do comportamento e da participação social. Um trânsito ruim e no limite criminoso, por falta de consciência dos seus perigos e por falta de punição, aproxima-nos da barbárie e do caos. Por outro lado, um trânsito calmo e previsível estabelece um ambiente de civilidade e de respeito às leis, mostrando a internalização da norma básica da convivência democrática todos são iguais perante a lei e, em contrapartida, obedecê-la é dever de todos. O conceito de cidadania implica conflitos, já que, de um lado, está a ideia fundamental de indivíduo, e de outro, regras universais - um sistema de leis válido para todos em todo e qualquer espaço social. Assim considerando, é fundamental destacar a dimensão de cidadania inserida no trânsito, uma vez que este configura uma situação básica de diferença, diversidade, equidade, tolerância e de direitos humanos. (Resolução nº 166, de 1092004 . Diretrizes da Política Nacional de Trânsito. Disponível em www.denatran.gov
downloadresolucoesresolucao166_04doc. Acesso em 18012015)
Depreende-se da leitura do texto que um trânsito calmo e previsível depende, entre outros fatores, do comportamento dos condutores de veículos (carros, motocicletas, bicicletas etc.) e dos pedestres nas vias públicas. Sobre tal comportamento, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas
( ) O comportamento adequado dos condutores de veículos e dos pedestres nas vias públicas impõe o entendimento dos aspectos históricos dos veículos
( ) O comportamento adequado dos condutores de veículos e dos pedestres nas vias públicas demanda a compreensão das dimensões ética, legal e social relacionadas ao trânsito
( ) O comportamento adequado dos condutores de veículos e dos pedestres nas vias públicas exige o conhecimento especializado de automobilismo
( ) O comportamento adequado dos condutores de veículos e dos pedestres nas vias públicas solicita a prática da cidadania
Assinale a sequência correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.