Início

Questões de Concursos Fisioterapia

Resolva questões de Fisioterapia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1181Q798722 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Porto Velho RO, CONSULPLAN

Sobre os pares cranianos, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1182Q800003 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, HUGG UNIRIO RJ, IBFC, 2017

Assinale a alternativa incorreta. Paciente internado na Unidade Coronariana, estável clinicamente após episódio de síndrome coronariana aguda (SCA), iniciou protocolo clínico de reabilitação. Os sinais e sintomas de intolerância ao exercício que pode apresentar são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1183Q796939 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Constituem objetivos primários de tratamento das técnicas de mobilização manual articular,EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1184Q801065 | Fisioterapia, Analista Judiciário, TJ RO, CESPE CEBRASPE

Com base nas diretrizes éticas e do exercício profissional determinadas pelos conselhos regionais de fisioterapia e terapia ocupacional, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1185Q800323 | Fisioterapia, Fisioterapia Cardiovascular, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

No que tange à decisão de realizar a ressuscitação cardiopulmonar, julgue os itens subsequentes. Os pais são os defensores dos interesses de seus filhos. No entanto, a participação da criança e do adolescente nas decisões referentes ao seu tratamento de saúde deve ser considerada.
  1. ✂️
  2. ✂️

1186Q800407 | Fisioterapia, Fisioterapia Neonatal e Pediátrica, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

Uma criança apresenta um quadro de dor muscular local no quadríceps femural. Essa dor, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1187Q145838 | Fisioterapia, Analista Judiciário Fisioterapia, TRT 13a Região, FCC

As bengalas são utilizadas para diminuir a sobrecarga na articulação do joelho em pacientes portadores de osteoartrose. A porcentagem de diminuição da sobrecarga alcançada por elas é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1188Q797637 | Fisioterapia, Fisioterapia Cardiovascular, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

O teste cardiopulmonar de exercício (TCPE) associa as variáveis do teste ergométrico convencional com análise de gases expirados. Nesse sentido, esse teste não é recomendado para a avaliação de pacientes muito graves, tais como aqueles candidatos a transplante cardíaco, muito menos para avaliar condutas terapêuticas nestes casos.
  1. ✂️
  2. ✂️

1189Q800455 | Fisioterapia, Fisioterapia em Traumato ortopedia e Reumatologia, Fisioterapeuta, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 2018

O pé torto equino varo é considerado a anomalia congênita mais frequente dos pés. Na avaliação, observa-se a deformidade em inversão e a adução na articulação talocalcânea e nas articulações metatarsianas, além do equinismo. Com relação ao equinismo, os músculos que o fisioterapeuta deve manter alongados após a cirurgia de correção são os:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1190Q796375 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Recife PE, COVEST

Sobre a ventilação mecânica, analise as afirmativas abaixo.

1) Os efeitos fisiológicos positivos da ventilação com pressão positiva incluem a melhoria da oxigenação e da ventilação, a expansão alveolar, a diminuição do trabalho respiratório e do trabalho cardíaco e a melhoria da liberação do oxigênio.

2) A ventilação com pressão positiva é prejudicial à relação V/Q, sobretudo por desviar a ventilação para as áreas que são menos perfundidas. Ela pode causar hiperventilação, lesão tecidual e barotrauma, caso não seja cuidadosamente controlada.

3) A ventilação com pressão positiva pode aumentar o retorno venoso e o débito cardíaco, especialmente quando ela eleva a pressão intrapleural e a pressão média das vias aéreas.

4) A ventilação com pressão positiva pode causar insuficiência renal, hepática e gastrointestinal decorrentes sobretudo da diminuição da perfusão dos leitos capilares

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1191Q840439 | Fisioterapia, Fisioterapia em Traumato ortopedia e Reumatologia, Prefeitura de Delmiro Gouveia AL Fisioterapeuta, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir: I. A avaliação cinético-funcional é realizada pelo fisioterapeuta e tem a finalidade de caracterizar, por meio de equipamentos que utilizam radiação ionizante para obter imagens de partes diversas do corpo humano, o grau de desempenho funcional nos mais diversos sistemas orgânicos. II. A fisioterapia em ortopedia e traumatologia objetiva a recuperação dos movimentos em sua amplitude de movimento total ou fisiológica, promovendo o equilíbrio, reduzindo a propriocepção e impedindo a reeducação postural. Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1192Q799751 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, SES SC, UFSC

Com relação ao atendimento de fisioterapia à saúde da mulher, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1193Q140814 | Fisioterapia, Analista Judiciário Fisioterapia, TRT 13a Região, FCC

Manoel, 60 anos, motorista de táxi, hipertenso, com hipercolesterolemia, lavava o carro, quando apresentou fraqueza em seu hemicorpo esquerdo, sua fala ficou pastosa e sua rima desviou-se para a direita, na sequência caiu no chão. Sua esposa que ouviu um barulho, e encontrou Manoel caído, chamou a ambulância, que o levou ao hospital. Após algumas horas recebeu o diagnóstico de Acidente Vascular Encefálico - AVE. Manoel evoluiu com hipertonia no hemicorpo esquerdo com predomínio braquial, dificuldade na deambulação e ao descer escada, pois apresenta hiperextensão do joelho durante a progressão a frente e na execução das atividades funcionais e de vida diária. Recebeu alta e foi encaminhado à clínica de fisioterapia do sindicato dos taxistas para continuidade de sua reabilitação.

Manoel apresenta hipertonia no hemicorpo esquerdo. O tipo e a característica de hipertonia apresentada por Manoel são, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1194Q801054 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens subsecutivos, referentes à ventilação mecânica. A assincronia de disparo pode ser evitada com o disparo mais sensível, tomando-se a precaução de impedir o autodisparo e, se possível, de modificar o tipo de disparo de pressão para fluxo.
  1. ✂️
  2. ✂️

1195Q797481 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Palmeira SC, CEC Concurso

Sobre a instabilidade glenoumeral, pode-se afirmar:

I. As lesões de SLAP são definidas como lesões do complexo labial anterossuperior que começam posteriormente e se estendem anteriormente, acometendo a inserção da cabeça longa do bíceps braquial ao nível do lábio.

II. Um importante estabilizador estático da articulação glenoumeral é o lábio glenoidal, que se constitui de um anel fibrocartilaginoso que aumenta ligeiramente a superfície articular, acentuando sua concavidade para estabelecer a congruência entre as superfícies articulares.

III. Segundo os critérios de Snyder, a classificação da lesão de SLAP do tipo II se dá quando há a desinserção labrum-glenoidal.

V. As lesões SLAP ocorrem na população de faixa etária mais adulta e têm importante correlação com a instabilidade anterior do ombro.

Estão corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1196Q799274 | Fisioterapia, Fundamentos da Saúde, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

Os indivíduos com síndrome de Down apresentam dificuldades nas funções cognitivas, que decorrem de alterações anatômicas. Essas alterações são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1197Q799286 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, TJ PE, SUSTENTE

Alongamento é um termo geral usado para descrever qualquer manobra fisioterapêutica elaborada para aumentar a mobilidade dos tecidos moles e subseqüentemente melhorar a ADM.

As questões 37 e 38 são referentes à indicação e contra-indicação da realização do alongamento.

Assinale a alternativa que NÃO condiz com indicação de alongamento:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1198Q800111 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Seara SC

Lúcia, 45 anos, padeira, foi encaminhada a fisioterapia em razão de lombociatalgia com hérnia discal e irradiação para o MIE. Durante a anamnese descobriu-se que a dor aparece ao final do dia de trabalho, principalmente quando necessita lavar utensílios pesados e quando permanece por longos períodos em pé. Ao exame físico, verificou-se pelve retrovertida, diminuição de curvatura lombar, aumento de cifose dorsal e alteração de sensibilidade em no MIE. A partir do quadro apresentado, assinale a alternativa que contenha as afirmações corretas em relação à intervenção fisioterapêutica:

I. A Paciente deve ser orientada a se posicionar na posição de Fowler ou em DD com coxim lombar para promover a hidratação discal.

II. Exercícios proprioceptivos e estimular a consciência corporal devem ser realizados desde o início do tratamento.

III. Exercícios de mobilização ativa de quadril com Antero e retroversão pélvica, exercícios de fortalecimento muscular para MMII devem fazer parte das condutas fisioterapeuticas.

IV. O disco intervertebral é avascular e apenas o treco externo do disco possui inervação.

V. Deve ser estimulado os exercícios de Mackenzie.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1199Q797322 | Fisioterapia, Fundamentos da Saúde, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Para entender os mecanismos de adaptações musculares frente ao desuso, alongamento e fortalecimento muscular, é necessário conhecer as características do moto neurônio e da fibra muscular. A esse respeito, julgue os itens subsequentes. Em uma atividade muscular com carga incremental, sempre ocorrerá recrutamento das fibras do tipo 1 e depois das fibras do tipo 2. Esse fenômeno é conhecido como princípio de Henneman (princípio do tamanho), ou seja, ocorre recrutamento progressivo de unidades motoras conforme a necessidade de geração de força.
  1. ✂️
  2. ✂️

1200Q142219 | Fisioterapia, Fisio do Trabalho, Analista Judiciário Fisioterapia, TRT 9a REGIÃO, FCC

O item 17.6.4 da NR-17 prevê que o número máximo de toques reais exigidos pelo empregador NÃO deve ser superior a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.