Início

Questões de Concursos Fisioterapia

Resolva questões de Fisioterapia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1581Q212422 | Fisioterapia, Fisioterapia respiratoria, Fisioterapeuta, FUB, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação à doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC),
julgue os itens a seguir.

Na fase estável da doença, as alterações das trocas gasosas podem ser atribuídas a fatores como o efeito Haldane, a redução da sensibilidade do centros respiratórios e o aumento na produção do dióxido de carbono.

  1. ✂️
  2. ✂️

1582Q799176 | Fisioterapia

As atelectasias são comuns como complicação em pós-operatório. Sobre elas, é incorreto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1583Q800520 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Bragança PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

É fenômeno biofísico do transporte de líquidos através da aplicação da corrente elétrica, utilizada no tratamento de edemas traumáticos periféricos. Estamos nos referindo à:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1584Q798760 | Fisioterapia, Analista Judiciário, TRT 3a, FCC

O resultado da seguinte gasometria arterial: pH 7,21; PaO2 90 mmHg; PaCO2 59 mmHg; SO2 95%; HCO3 25,4 mEq/L; BE -2 mEq/L revela

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1585Q798270 | Fisioterapia

O controle central da respiração é realizado pelo (a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1586Q841811 | Fisioterapia, Fisiologia em Fisioterapia, Residência Multiprofissional Fisioterapia, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

O equilíbrio ácido-base busca manter a concentração normal de íons de hidrogênio (H+) nos fluidos corporais. Esse equilíbrio é alcançado pela utilização de tampões presentes nos líquidos extracelular e intracelular, por via respiratória, mediante mecanismos que excretam dióxido de carbono, e por via renal, por intermédio de mecanismos que reabsorvem bicarbonato e secretam íons H+ . A respeito do equilíbrio ácido-base do organismo humano, julgue o item subsequente.
Na acidose respiratória, o nível de bicarbonato (HCO3) no sangue arterial sistêmico cai para menos de 24 mEq/L.
  1. ✂️
  2. ✂️

1587Q800859 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito da atuação do fisioterapeuta em ambiente de terapia intensiva, julgue os seguintes itens. Situação hipotética: A análise do gráfico de ventilação mecânica invasiva em paciente portador de asma permitiu a observação dos seguintes parâmetros: pressão de pico = 50 cmH2O; pressão de platô = 20 cmH2O; fluxo = 1 L/s. Assertiva: Nesse caso, os dados permitem inferir a necessidade imediata de aspiração das vias aéreas desse paciente.
  1. ✂️
  2. ✂️

1588Q800871 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, HUJB UFCG PB, AOCP, 2017

Qual é o teste de mobilidade básico que reflete a habilidade de transferência da posição sentada para posição em pé e de andar uma distância curta?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1589Q800898 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix, 2018

A determinação do diagnóstico de uma doença reumatológica pode ser feita por meio de exames clínicos, físicos e laboratoriais. Com relação à artrite reumatoide (AR), julgue os itens subsequentes. A fibrose pulmonar e a pleurite são acometimentos extra?articulares que podem ser evidenciados em pacientes com AR.
  1. ✂️
  2. ✂️

1590Q798109 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Os acidentes vasculares cerebrais (AVC) são as causas mais comuns das hemiplegias, quadros clínicos para os quais os fisioterapeutas comumente são indicados a tratar. Com relação aos aspectos clínicos que direcionam o tratamento das hemiplegias e às práticas aplicadas nesse tratamento, julgue os itens subsecutivos. Um paciente vítima de AVC e que tenha desenvolvido a síndrome de Pusher deve ser tratado com ampla oferta de estímulos sensoriais externos, considerando-se que o sistema de retroalimentação interna é deficiente nessa síndrome e que, portanto, apenas o uso de um comando verbal para sua correção postural seria pouco eficaz.
  1. ✂️
  2. ✂️

1591Q797665 | Fisioterapia, Analista Judiciário, TJ PE, FCC

A onda P do eletrocardiograma

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1592Q797677 | Fisioterapia, Programas de Residência em Fisioterapia, SES DF, CESPE CEBRASPE

Com relação à prática da fisioterapia em unidade de terapia intensiva (UTI), julgue os itens a seguir.

A fisioterapia motora poderá reduzir o tempo de uso da ventilação mecânica e melhorar a independência funcional de pacientes que necessitem dessa ventilação por período prolongado.

  1. ✂️
  2. ✂️

1593Q801020 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, FEAES PR, PUC PR

Sobre ventilação invasiva e não invasiva, é CORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1594Q797202 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Quatro Barras PR, ITEDES

Assinale os itens a seguir assinalando (V) Verdadeiro ou (F) Falso.

( ) Os efeitos adversos do exercício são observados dentro de populações normais e cardíacas. Em particular, a destruição ortopédica é mais comum na meia idade ou em pacientes mais velhos e é mais provável com atividade frequente e prolongada.

( ) As complicações cardiovasculares durante o exercício são menos comuns, porém sérias, a morte súbita está associada com doença cardíaca estrutural e o mecanismo usual é a fibrilação ventricular.

( ) O treinamento pelo exercício em um nível apropriado em pacientes com insuficiência cardíaca descompensada pode ter um impacto maior na qualidade de vida apesar de somente um pequeno aumento na capacidade funcional.

( ) Os pacientes mais idosos podem alcançar melhora significativa na condição funcional com uma intensidade menor e programa de exercícios a longo prazo, porém deverá ocorrer a individualização do programa de exercícios, pois há maior prevalência de osteoartrites, doença vascular periférica ou doenças pulmonares.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1595Q141605 | Fisioterapia, Analista Judiciário Fisioterapia, TRT 13a Região, FCC

Durante a aplicação do alongamento, podem ocorrer estiramentos e entorses como efeitos deletérios desta terapêutica e

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1596Q216888 | Fisioterapia, Oficial de Saúde Fisioterapia Neurológica, Polícia Militar RJ, CRSP

Na avaliação qualitativa da marcha, é um parâmetro de normalidade:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1597Q796990 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca da ventilação não invasiva (VNI), julgue os itens subsecutivos. A VNI está indicada para pacientes com insuficiência respiratória hipoxêmica, especialmente para aqueles com PaO2/FiO2 < 140 e SAPS II > 35.
  1. ✂️
  2. ✂️

1598Q796747 | Fisioterapia, Fundamentos da Saúde, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

O fisioterapeuta ao atender uma criança com síndrome de Down deverá evitar posturas e movimentos exagerados de flexão, extensão e rotação da coluna cervical, essa orientação também deve ser seguida em qualquer atividade lúdica. A razão dessa precaução é a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1599Q841549 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Prefeitura de Abelardo Luz SC Fisioterapeuta, GSA CONCURSOS, 2020

A terapia com pressa?o positiva expirato?ria (PEP) pode auxiliar no tratamento de atelectasia, pois:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1600Q797008 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, FMS PI, NUCEPE

A Ventilação Mecânica Não-Invasiva por Pressão Positiva (VNIPP) é um método de assistência ventilatória em que uma pressão positiva é aplicada à via aérea do paciente através de máscaras ou outras interfaces sem a utilização da intubação endotraqueal. De acordo com o III Consenso Brasileiro de Ventilação Mecânica, os maiores avanços das duas últimas décadas no campo da ventilação mecânica foram com a VNIPP. Das alternativas abaixo relacionadas, qual NÃO tem um bom nível de evidência e, consequentemente, de utilização da VNIPP, em consonância com o III Consenso Brasileiro de Ventilação Mecânica?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.