Início

Questões de Concursos Fisioterapia

Resolva questões de Fisioterapia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


201Q145115 | Fisioterapia, Fisio neurologica, Analista Judiciário Fisioterapia, TRT 9a REGIÃO, FCC

JSC, 67 anos, gênero masculino, com diagnóstico de Doença de Parkinson há 3 anos, apresenta bradicinesia, rigidez e postura flexora. JSC foi encaminhado à fisioterapia e, após avaliação, o fisioterapeuta optou pelo método de facilitação neuromuscular proprioceptiva (FNP). De acordo com os sinais apresentados por JSC, as técnicas da FNP que o beneficiam são

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

202Q842305 | Fisioterapia, Anatomia na Fisioterapia, Prefeitura de Araçoiaba PE Fisioterapeuta, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:
I. No corpo humano, os ossos e os músculos se unem através de estruturas denominadas tendões. II. No braço humano, encontra-se o úmero, osso que se articula com o quadril. III. A gota é uma doença causada pelo excesso de ácido úrico.
Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

203Q798688 | Fisioterapia

Um paciente de 21 anos, com lesão medular completa nível T6, tem como característica a marcha

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

204Q143069 | Fisioterapia, Analista Judiciário Fisioterapia, TRT 13a Região, FCC

Luiz Carlos, 36 anos, durante a deambulação apresenta queda do membro inferior que se encontra na fase de balanço ou oscilação. A partir dessa inspeção, a suspeita e o teste especial que deverá ser realizado são, respectivamente, fraqueza da musculatura

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

205Q800790 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A neurociência abrange o entendimento do funcionamento dos sistemas motores, especialmente porque o comprometimento desses sistemas por lesão neurológica acarreta deficiências suscetíveis a tratamento fisioterápico. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes. A coativação dos neurônios motores alfa e gama é essencial para garantir que os fusos neuromusculares continuem a transmitir informações ao sistema nervoso central mesmo durante uma contração muscular.
  1. ✂️
  2. ✂️

206Q798658 | Fisioterapia, Fundamentos da Saúde, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

Os hemisférios cerebrais direito e esquerdo são interconectados por feixes comissurais. A estrutura que interconecta todos os lobos cerebrais é o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

207Q796934 | Fisioterapia, Eletro Termo Fototerapia, Fisioterapeuta, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

A modalidade ultrassônica como medida de terapia física tem-se revelado eficiente na resolução de muitas formas de lesão musculoarticular. Considerando os fundamentos, as indicações e, as contraindicações dessa modalidade terapêutica, julgue os itens que se seguem. Uma das contraindicações do uso do ultrassom terapêutico é a aplicação direta sobre endopróteses.
  1. ✂️
  2. ✂️

208Q796707 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Recife PE, COVEST

A espinha bífida é a falta de fechamento do canal vertebral em virtude de um defeito no desenvolvimento das vértebras. Sobre essa alteração, podemos afirmar que:

1) na presença de um simples defeito do fechamento do canal vertebral, tem-se a espinha bífida oculta.

2) a presença da falha do canal vertebral se combina com a presença de um saco formado pela pele e pelas meninges. É o caso da meningocele.

3) a presença da falha do canal vertebral se combina com a presença de um saco formado pela pele, pelas meninges e pela medula. Tratase da mielomeningocele.

4) a presença da espinha bífida oculta muitas vezes é descoberta por exame de RX ou até mesmo pela palpação da coluna vertebral

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

209Q144240 | Fisioterapia, Fisioterapia respiratoria, Analista Judiciário Fisioterapia, TJ PE, FCC

O Surfactante

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

210Q842298 | Fisioterapia, Anatomia na Fisioterapia, Prefeitura de Capim PB Fisioterapeuta, FACET Concursos, 2020

Analise as assertivas abaixo referentes às camadas da parede cardíaca.

I - O pericárdio é a camada que se encontra entre o miocárdio e o epicárdio.

II - O pericárdio fibroso é um tecido conjuntivo irregular, denso, resistente e inelástico. Assemelha-se a um saco, que repousa sobre o diafragma e se prende a ele.

III - O pericárdio seroso, mais superficial em relação ao pericárdio fibroso, é uma membrana mais fina e mais delicada que forma uma dupla camada circundando o coração.

Podemos concluir que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

211Q841026 | Fisioterapia, Fisioterapia Neonatal e Pediátrica, Multiprofissional em Urgência Trauma Fisioterapia, SES DF, IADES, 2020

Um bebê nasceu no dia 3 de março de 2020, com idade gestacional de 30 semanas e 2 dias, classificado como pequeno para idade gestacional (PIG) e pesando 2.100 gramas. Ele chegou ao consultório de fisioterapia no dia 8 de agosto de 2020 para uma avaliação do desenvolvimento motor e para triagem, com vistas à necessidade de acompanhamento. Durante a avaliação física, o paciente apresentou alinhamento de cabeça, tronco na posição supina, não mostra bom controle cervical, não rola e não senta, além de se notarem reflexo de moro e reflexo de preensão palmar presentes.

Considerando esse caso clínico e os conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir. 
Ao nascer, essa criança foi classificada como PIG, ou seja, o seu peso ao nascer ou o seu comprimento cabeça-calcanhar ao nascimento estavam abaixo do percentil 40 para a idade gestacional de nascimento.
  1. ✂️
  2. ✂️

212Q798012 | Fisioterapia, Eletro Termo Fototerapia, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Um homem de trinta e um anos de idade foi encaminhado para fisioterapia, quinze dias após cirurgia de reconstrução de ligamento anterior. O paciente apresenta o joelho pós-cirúrgico com edema importante e atrofia e fraqueza muscular aparentes, em especial do músculo quadríceps femoral, em comparação à perna contralateral. O paciente tem déficit importante de ativação do músculo quadríceps, fenômeno classicamente conhecido como inibição artrogênica.

Considerando esse caso clínico, julgue os itens seguintes.

No quadro em questão, é correto utilizar estimulação elétrica neuromuscular com ênfase no fortalecimento do músculo quadríceps femoral e aumentar o controle motor dos músculos periarticulares ao joelho.
  1. ✂️
  2. ✂️

213Q843680 | Fisioterapia, Fisioterapia Neonatal e Pediátrica, Prefeitura de Estância Velha RS Fisioterapeuta, FUNDATEC, 2020

Assinale a alternativa correta quanto à postura do neonato.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

214Q859054 | Fisioterapia, Fisioterapia em Traumato ortopedia e Reumatologia, Prefeitura de Tenório PB Fisioterapeuta, CPCON, 2020

A artrite reumatóide (AR) é uma afecção reumática extremamente variada, tanto em suas manifestações quanto em sua gravidade e progressão, sendo caracterizada por períodos de exacerbação e de remissão. Fazem parte das manifestações extra-articulares da AR:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

215Q1633 | Fisioterapia, Analista Judiciário, TRT, FCC

A camada mais superficial do pericôndrio é constituída por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

216Q798762 | Fisioterapia, Fisioterapia em Ginecologia e Obstetrícia, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

A displasia congênita do quadril está frequentemente associada com um acetábulo raso e desalinhado, ou seja, pequeno ângulo de Wiberg. A consequência desse pequeno ângulo é que a cabeça do fêmur tem liberdade para inclinar-se. De modo geral, a inclinação da cabeça do fêmur ocorre no sentido
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

217Q47962 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Camaçari BA, AOCP

Sobre as descrições das anomalidades mais comuns da marcha, relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta.

1. Marcha Antálgica.                                ( ) Pronação do pé reduzida durante a pisada.
2. Marcha Escarvante.                              ( ) Uso rápido do membro doloroso (passo curto).
3. Marcha Anserina.                                 ( ) Erguimento do quadril na fase de balanço.
4. Fraqueza do Quadríceps.                      ( ) Desvio anterior do tronco; o paciente, às vezes, empurra o joelho com a mão para estendê-lo.
5. Contato excessivo da lateral do pé.      ( ) Flexão excessiva do joelho para permitir que o pé saia do solo, às vezes, acompanhada de batida do pé.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

218Q841174 | Fisioterapia, Fisioterapia Cardiovascular, Prefeitura de Barão de Cocais MG Fisioterapeuta, Gestão de Concursos, 2020

Analise as afirmativas a seguir relativas à prescrição de exercícios para pacientes com insuficiência cardíaca crônica (ICC).

I. Exercícios de resistência por grupos musculares devem ser realizados com intensidade entre 40% a 60% da contração voluntária máxima.

II. Os treinamentos aeróbicos recomendados geralmente possuem intensidade de 20% da frequência cardíaca correspondente ao VO2 medido no limiar anaeróbico.

III. A atividade física regular, com inclusão de exercícios respiratórios, auxilia na adequação dos parâmetros ventilatórios e melhora da dispneia dos pacientes com ICC.

Estão corretas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

219Q147684 | Fisioterapia, Fisioterapia ortopedica, Analista Judiciário Fisioterapia, TRT 3a Região, FCC

As pressões medidas no disco intervertebral L3 durante a posição deitado em decúbito dorsal, em pé, sentado ereto e sentado inclinado para frente correspondem, respectivamente, a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

220Q840866 | Fisioterapia, Fisioterapia Neonatal e Pediátrica, Prefeitura de Bagé RS Fisioterapeuta, FUNDATEC, 2020

Assinale V, se verdadeiros, ou F, se falsos, considerando as orientações para o tratamento fisioterápico da Osteogênese Imperfeita em pacientes de 6 a 9 meses e de 9 meses a 1 ano.
( ) O paciente de 6 a 9 meses deve permanecer por tempo prolongado na postura prima e iniciar o rolar, que deve ser facilitado por meio da retirada completa do peso do segmento cefálico na transferência de peso sobre o ombro homolateral. ( ) A família deve estimular a postura sentada com apoio de almofada em U por longos períodos a fim de que o paciente de 6 a 9 meses adquira o controle no plano frontal e fortaleça o controle no plano sagital. ( ) Deve-se estimular o paciente de 9 meses a 1 ano ao dotar a postura sentada em anel no chão para brincar, bem como utilizar cadeiras que possibilitem o apoio dos pés no chão, com encosto, e apoio lateral e mesinha à frente para atividades. ( ) Após adquirir a transferência da postura sentada para prono, o paciente de 9 meses a 1 ano estará apto a realizar o engatinhar, marco motor menos alcançado na Osteogênese Imperfeita, que necessita do fortalecimento dos MMSS associado ao adequado posicionamento do fêmur no acetábulo, bem como do fortalecimento da musculatura pélvica e abdominal.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.