Início

Questões de Concursos Fisioterapia

Resolva questões de Fisioterapia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


301Q147471 | Fisioterapia, Analista Judiciário Fisioterapia, TRT 23a REGIÃO, FCC

A ginástica laboral que visa equilibrar fisiomorfologicamente o indivíduo através de um programa de condicionamento físico é conhecida como ginástica

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

302Q216861 | Fisioterapia, Oficial de Saúde Fisioterapia Neurológica, Polícia Militar RJ, CRSP

Ser capaz de se transferir da cadeira de rodas para outras superfícies sem ajuda é um diferencial de qualidade de vida para um paciente com lesão medular. No entanto, tal autonomia depende do nível da lesão.

A partir de qual nível o paciente tem potencial para se transferir sozinho?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

303Q842571 | Fisioterapia, Anatomia na Fisioterapia, Prefeitura de Arapongas PR Fisioterapeuta, FAFIPA, 2020

Assinale o osso do carpo que se diferencia pelo tubérculo para a inserção do retináculo flexor, um canal para o tendão flexor radial do carpo e uma faceta em forma de sela para a articulação com o primeiro metacarpo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

304Q841065 | Fisioterapia, Termoterapia, Prefeitura de Barão de Cocais MG Fisioterapeuta, Gestão de Concursos, 2020

A crioterapia é uma modalidade de tratamento fisioterápico com inúmeros efeitos terapêuticos, de baixo custo, de fácil aplicação e de fácil acesso.

Qual é o método de aplicação no qual o fisioterapeuta realiza aplicações repetidas, interrompidas por sessões de exercícios voluntários, dentro da sessão de tratamento?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

305Q142212 | Fisioterapia, Fisioterapia respiratoria, Analista Judiciário Fisioterapia, TRT 13a Região, FCC

Geraldo, 56 anos, fumante há 40 anos, apresenta diagnóstico de doença pulmonar obstrutiva crônica - DPOC. Devido à doença, Geraldo apresenta limitação crônica do fluxo aéreo prejudicando a função pulmonar. O volume expiratório forçado no primeiro segundo, a capacidade pulmonar total e o volume residual, se caracterizam, respectivamente, nesse caso, como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

306Q798629 | Fisioterapia, Fundamentos da Saúde, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Para entender os mecanismos de adaptações musculares frente ao desuso, alongamento e fortalecimento muscular, é necessário conhecer as características do moto neurônio e da fibra muscular. A esse respeito, julgue os itens subsequentes. As fibras musculares do tipo 2 possuem alta capacidade de geração de força, uma vez que possuem excelente capacidade aeróbia e alta velocidade de contração e condução nervosa.
  1. ✂️
  2. ✂️

307Q843948 | Fisioterapia, Normas e Legislações de Fisioterapia, Prefeitura de Barão de Cocais MG Fisioterapeuta, Gestão de Concursos, 2020

A promoção da saúde é resultante de diversos fatores, como a conduta ética e moral entre os integrantes da equipe multiprofissional (EM) com o paciente e seus familiares, visando à otimização da avaliação, tratamento e prevenção.

Com relação à atuação do fisioterapeuta e seu relacionamento com a EM, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

308Q797454 | Fisioterapia, Fisioterapia Neonatal e Pediátrica, Fisioterapeuta, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Com relação à abordagem do paciente com paralisia cerebral e consequente atraso no desenvolvimento motor, julgue os itens subsequentes. A criança com atetose apresenta movimentos involuntários, porém estes só ocorrem durante movimentos intencionais e cessam durante o repouso.
  1. ✂️
  2. ✂️

309Q798763 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto Ludus

Sobre as definições referentes à capsulite adesiva do ombro julgue os itens a seguir, se verdadeiros ou falsos:

( ) É mais comum em mulheres que em homens, e ocorre frequentemente entre 40 e 60 anos.

( ) Ombro rígido com início insidioso é definido como capsulite adesiva primária.

( ) Ombro “congelado”, após algum tipo de trauma ou de evento causal, é definido como capsulite adesiva secundária.

( ) O estágio doloroso inicial dura de 1 a 12 meses.

( ) A fase de recuperação (descongelamento) dura de 12 a 36 meses, com aumentos graduais de ADM e diminuição da dor.

Assinale a alternativa que indica a sequencia CORRETA

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

310Q797485 | Fisioterapia, Eletro Termo Fototerapia, Fisioterapeuta, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

O ultrassom terapêutico é amplamente utilizado para auxiliar no reparo dos tecidos do sistema musculoesquelético, como lesões ligamentares, nervosas, tendinosas e musculares, bem como nas fraturas ósseas. Sendo assim, um dos efeitos dessa terapêutica no reparo tecidual é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

311Q840760 | Fisioterapia, Termoterapia, Prefeitura de Barra dos Coqueiros SE Fisioterapeuta, CESPE CEBRASPE, 2020

Acerca da indicação e dos efeitos dos recursos de termoterapia e hidroterapia, julgue os itens a seguir.
I A termoterapia por adição produz efeitos que incluem vasodilatação, eliminação dos resíduos metabólicos, diminuição da condução nervosa da dor, diminuição da rigidez nas articulações e relaxamento muscular. II Na termoterapia por subtração, um dos processos que contribuem para a analgesia é a redução da atividade dos fusos musculares, da junção neuromuscular, da velocidade de condução dos nervos periféricos e, consequentemente, da transmissão das informações nociceptivas. III A viscosidade da água é um princípio importante no trabalho para o fortalecimento da musculatura.
Assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

312Q797930 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE

Referente à lei de Poiseuille, utilizada amplamente em fisioterapia cardiorrespiratória, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

313Q797184 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Médico Multiprofissional em Atenção Oncológica, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação ao câncer de mama, seus sintomas e seu tratamento, julgue os itens subsequentes. O tratamento mais indicado para o câncer de mama em estágio inicial é o cirúrgico, o qual pode consistir na dissecção de linfonodos axilares ou na realização de biópsia do linfonodo sentinela.
  1. ✂️
  2. ✂️

314Q801281 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Tendo em vista que a aplicação da ventilação mecânica com óxido nítrico (NO) é frequente em neonatologia, principalmente em situações clínicas que cursem com hipertensão pulmonar, julgue os itens subsequentes, relativos a essa modalidade de ventilação mecânica. A ventilação mecânica com NO é indicada para pacientes com cardiopatias congênitas dependentes do shunt direito-esquerdo.
  1. ✂️
  2. ✂️

315Q143683 | Fisioterapia, Analista Judiciário Fisioterapia, TRT 7a Região, FCC

Sobre amputações é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

316Q798544 | Fisioterapia, Fisioterapia Cardiovascular, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Um homem de sessenta anos de idade, participante eventual de corridas de rua de 5 km, apresentou perda súbita da consciência logo no início de uma das provas. Assim que ele caiu desacordado no chão, um socorrista leigo, vendo seu estado geral, iniciou a realização de compressões torácicas na região central do peito do indivíduo, na altura da linha intermamilar. Em alguns segundos, a equipe de socorristas da prova se fez presente e avaliou o indivíduo, confirmando que ele apresentava-se irresponsivo, com respiração agônica e sem pulso carotídeo.

Com relação a esse quadro clínico, julgue os itens que se seguem.

Constatados os sinais clínicos, a abertura das vias aéreas deveria ter sido o primeiro procedimento a ser realizado no paciente.
  1. ✂️
  2. ✂️

317Q846824 | Fisioterapia, Fisioterapia em Traumato ortopedia e Reumatologia, Prefeitura de Bagé RS Fisioterapeuta, FUNDATEC, 2020

Com relação ao uso de técnicas de alongamento no tratamento de pacientes com Síndrome da Dor Trocantérica, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

318Q845071 | Fisioterapia, Plano de tratamento, Prefeitura de Capim PB Fisioterapeuta, FACET Concursos, 2020

Julgue as assertivas a seguir:

I - Refluxo gastroesofágico.

II - Fístula traqueoesofágica.

III - Hipertensão intracraniana.

IV - Desconforto respiratório.

São consideradas contraindicações à posição de Trendelemburg:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

319Q798660 | Fisioterapia, Fundamentos da Saúde, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

O corpo humano depende da energia liberada pela síntese do ATP, produto final de diferentes sistemas. Com base nessa assertiva, julgue os itens a seguir. Ao ser sintetizada por meio da glicocinase, a glicólise transforma-se em glicose 6-fosfato para ser armazenada e, posteriormente, transformada em frutose 6-fosfato. Esta, por sua vez, se transformará em piruvato, que, na ausência de oxigênio, terá como produto ATP e lactato.
  1. ✂️
  2. ✂️

320Q798440 | Fisioterapia, Analista Ministerial, MPE TO, CESPE CEBRASPE

Diversos conceitos da eletroterapia são fundamentais para que a escolha da corrente terapêutica a ser aplicada e sua modulação sejam adequadas ao alcance dos efeitos terapêuticos desejados. Com relação a esse assunto e suas implicações, julgue os itens a seguir.

No método bipolar de aplicação de corrente interferencial, a corrente que sai pelos pólos é modulada previamente pelo equipamento.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.