Início

Questões de Concursos Fisioterapia

Resolva questões de Fisioterapia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


3401Q798439 | Fisioterapia

A fisiologia da cintura pélvica é muito complexa e, portanto, difícil de ser corretamente interpretada. Em relação a esta região, pode-se afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3402Q842218 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Multiprofissional em Urgência Trauma Fisioterapia, SES DF, IADES, 2020

Os testes de função pulmonar raramente são úteis para definição diagnóstica, porém adicionam informações que complementam a história clínica, o exame físico, os métodos de imagem e os exames laboratoriais. São particularmente úteis no seguimento do doente e sua terapêutica.

WEST, J. B. Fisiopatologia pulmonar: princípios básicos. 7. ed. Janes e Bartlett, 2010.

Considerando o fragmento de texto apresentado como referência inicial e os conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir. 
Uma quinta causa é verificada somente em condições especiais, como nos habitantes de altitudes elevadas onde se respira uma mistura gasosa com baixa concentração de oxigênio.
  1. ✂️
  2. ✂️

3403Q798961 | Fisioterapia, Analista Judiciário, STJ, CESPE CEBRASPE

Uma equipe de fiscais da vigilância em saúde do trabalhador (VISAT) inspecionou uma fábrica de tapetes automotivos após prévio agendamento da inspeção, por telefone, com o proprietário da empresa. Durante a ação fiscal, membros da equipe de inspeção conversaram com vários empregados e puderam observar a dinâmica de funcionamento de cada setor da fábrica. Constatou-se, por exemplo, que os empregados usavam luvas, óculos e aventais de proteção, principalmente no setor responsável pelos cortes dos tapetes. Após o término da inspeção, a equipe registrou em relatório a conclusão de que a fábrica estava operando em conformidade com as normas estabelecidas.

A respeito dessa situação hipotética e de temas correlatos, julgue os itens subsequentes.

A utilização de luvas de proteção pelos empregados do setor de corte dos tapetes caracteriza-se como uma ação de promoção da saúde em nível primário de prevenção.
  1. ✂️
  2. ✂️

3404Q801274 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 2018

A assistência ventilatória em pós-operatório de crianças portadoras de cardiopatia congênita requer cuidado com os valores de pressão a serem aplicados. Quando a criança é encaminhada à unidade de pós-operatório, o ventilador deve ser testado e ajustado de acordo com a idade e o peso do paciente. Alguns dos parâmetros preconizados são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3405Q845067 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. Para palpação do bíceps braquial, o paciente deverá estar sentado, com o cotovelo fletido e o antebraço apoiado na mão do terapeuta, em posição neutra. O fisioterapeuta deverá permanecer em pé, de frente para o paciente, com uma de suas mãos sustentando o antebraço do paciente. O terapeuta resistirá aos movimentos simultâneos de supinação e de flexão do cotovelo realizados pelo paciente. O bíceps ficará bem proeminente e o terapeuta poderá palpar o ventre muscular de suas duas porções.

II. A hidroterapia é um dos recursos mais antigos da fisioterapia, sendo definida como o uso de equipamentos que induzem cargas elétricas com fins terapêuticos. É um recurso muito utilizado no processo de reabilitação, especialmente em pacientes reumáticos, por possuir algumas vantagens devido às propriedades físicas e efeitos fisiológicos propiciados por descargas elétricas com voltagem intermitente e controlada.

III. A ventilação prona é uma estratégia eficaz em pacientes ventilados mecanicamente que deve ser considerada, precocemente, nos pacientes adultos com Covid-19 e Síndrome Respiratória Aguda Grave, com ciclos de pronação de pelo menos 16 horas diárias nos primeiros dois a três dias. O parâmetro para iniciar a posição prona é: PaO2/FiO2 < 150 mmHg. O parâmetro para avaliar se o paciente é respondedor à técnica é: aumento de 10 mmHg na PaO2 ou aumento de 20 mmHg na PaO2/FiO2 após 1 hora na posição. Deve-se considerar repetir a estratégia prona se PaO2/FiO2< 150 mmHg após 6 horas em posição supina.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3406Q796945 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, SETEPS PA, CESPE CEBRASPE

A respeito da ventilação mecânica, julgue os itens que se seguem.

As doenças neuromusculares, a síndrome de Guillain-Barré e o trauma da medula espinhal são indicações da ventilação artificial domiciliar prolongada.

  1. ✂️
  2. ✂️

3407Q798490 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Patis MG, COTEC

O exercício físico vigoroso provoca alterações fisiológicas importantes nos sistemas cardiovascular e respiratório. Analise as alternativas abaixo e marque aquela que corresponde às alterações fisiológicas durante o exercício físico vigoroso.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3408Q796446 | Fisioterapia, Residência em Área Profissional da Saúde, SES DF, CESPE CEBRASPE

É de fundamental importância para o fisioterapeuta o conhecimento da fisiopatologia das doenças cardiovasculares na condução do processo de reabilitação. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes. O combate ao sedentarismo é um fator importante para o controle e a prevenção de ocorrências de aterosclerose, visto que a atividade física regular mantém o equilíbrio entre o sistema nervoso simpático e parassimpático e reduz a atividade fibrinolítica.
  1. ✂️
  2. ✂️

3409Q800543 | Fisioterapia, Multiprofissional em Atenção Oncológica, HUB, CESPE CEBRASPE, 2017

A respeito das indicações de recursos fisioterapêuticos para pacientes neurológicos e(ou) gerontológicos, julgue os seguintes itens. Nesse sentido, considere que a sigla AVC, sempre que utilizada, refere-se a acidente vascular cerebral. O uso de colete toracoabdominal por paciente com lesão cervical alta, além de estabilizar seu abdome e tronco, pode determinar a diminuição da complacência abdominal, embora reduza o desempenho do seu diafragma.
  1. ✂️
  2. ✂️

3410Q801315 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, SES DF, CESPE CEBRASPE

Uma paciente de setenta e seis anos de idade, portadora de DPOC e de neoplasia pulmonar, deu entrada no pronto-socorro de um hospital queixando-se de tosse e dispneia intensa desde 4/12/2014. Ela apresentou piora do quadro, sendo necessária a intubação orotraqueal (IOT) em 8/12/2014. Quinze dias depois da IOT, foi necessária a realização de traqueostomia, pois a paciente não tinha condições clínicas para a evolução do desmame ventilatório. Ela permanece internada na UTI com ventilação mecânica no modo assistido-controlado por ventilação mandatória contínua por pressão controlada (A/C - PCV), FiO2 = 50%; PEEP = 8 cmH2O; pressão inspiratória = 25 cmH2O; gasometria arterial (pH = 7,26; PaCO2 = 58 mmHg; PaO2 = 68 mmHg; HCO3 = 31 mmol/L; BE = 5 mmol/L e SpO2 = 92%) e mecânica ventilatória (Cest = 88 mL/cmH2O; Pplatô = 26 cmH2O e RAW = 18 cmH2O/L/s).

Considerando o caso clínico acima, julgue os itens seguintes.

Na modalidade ventilatória em que a paciente se encontra, o volume corrente é variável e depende da impedância do sistema respiratório e da pressão inspiratória preestabelecida.
  1. ✂️
  2. ✂️

3411Q796480 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Analista Judiciário, Superior Tribunal de Justiça, CESPE CEBRASPE, 2018

Um paciente de trinta e cinco anos de idade procurou atendimento fisioterapêutico, queixando-se de dor na região inferior do dorso, entre o último arco costal e a prega glútea, há mais de seis meses. O paciente relatou que a dor irradia da região citada para o membro inferior direito, quando ele está em decúbito dorsal. Durante a avaliação, o fisioterapeuta realizou a manobra de elevar passivamente, a 40º, o membro inferior acometido, com o paciente em decúbito dorsal, mantendo o joelho em extensão, e verificou agravamento da dor quando o paciente realizou flexão da coluna lombar ao sentar-se.

A respeito desse caso clínico, julgue os itens a seguir.

Exercícios de fortalecimento devem ser supervisionados e recomendados com cautela para o paciente em questão, por produzirem aumento da concentração de H+ e aumento da dor.
  1. ✂️
  2. ✂️

3412Q797248 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, SEAD SE, CESPE CEBRASPE

A modalidade ultrassônica como medida de terapia física tem-se revelado eficiente na resolução de muitas formas de lesão musculoarticular. Considerando os fundamentos, as indicações e, as contraindicações dessa modalidade terapêutica, julgue os itens que se seguem.

As ondas de baixa frequência são mais efetivas para tratar as estruturas localizadas mais superficialmente, enquanto as de frequências mais altas são preferencialmente utilizadas para tratamento de tecidos profundos.

  1. ✂️
  2. ✂️

3413Q798786 | Fisioterapia, Analista Judiciário, TRT 6a, FCC

As insuficiências neurológicas focais resultantes do acidente vascular encefálico refletem o tamanho e a localização da lesão e a quantidade de fluxo sanguíneo colateral. São sintomas clínicos de comprometimento da artéria cerebelar anteroinferior no caso de uma isquemia, além de nistagmo, vertigem, náusea, vômitos, zumbido e ataxia, paralisia facial do

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3414Q799811 | Fisioterapia, Médico Residente Multiprofissional, SES DF, IADES

Considere hipoteticamente que determinada paciente de 66 anos de idade, obesa, passeava em uma exposição de arte quando sofreu entorse de tornozelo direito em inversão.

Diagnóstico: lesão ligamentar lateral parcial e fratura da base do V metatarso.

Conduta médica: fixação cruenta da fratura.

A paciente chega à clínica de fisioterapia duas semanas após o procedimento cirúrgico e imobilizada com robofoot. Durante a anamnese fisioterapêutica, a paciente relatou que, pouco antes do trauma de entorse, sentiu uma dor lombar com irradiação para o membro inferior direito e parestesia na região lateral da perna direita, trazendo dificuldade para deambular, pois o pé arrastava no chão.

Em relação ao caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.

O Foot and Ankle Outcome Score (FAOS) e o American Orthopaedic Foot and Ankle Society Score (AOFAS) são questionários específicos para acompanhamento dos pacientes de tornozelo e pé.
  1. ✂️
  2. ✂️

3415Q796998 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, HRTN RN, 2017

Indique a alternativa em que o nível de hemoglobina glicada que sugere controle glicêmico adequado para reduzir a incidência de úlceras de pé diabético está corretamente descrita.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3416Q797254 | Fisioterapia, Médico Residente Multiprofissional, HUB, CESPE CEBRASPE

Acerca da fisiologia respiratória, julgue os próximos itens. O volume de oclusão, que denota o volume pulmonar no qual as vias aéreas periféricas se fecham, pode ser determinado durante a ventilação mecânica por pressão positiva utilizando-se o método de oclusão das vias aéreas ao final da inspiração.
  1. ✂️
  2. ✂️

3417Q799559 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Com base em qual efeito fisiológico o resfriamento do tecido (gelo) provoca analgesia?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3418Q798285 | Fisioterapia

O movimento da alça de balde corresponde:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3419Q801123 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Buíque PE, IPAD

Para tratar dor crônica provocada pelo pinçamento subacromial você dispõe de um TENS. Quais parâmetros devem ser utilizados?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3420Q798566 | Fisioterapia, Médico Residente Multiprofissional, SES DF, IADES

Considere a análise da evolução fisioterapêutica a seguir.

Paciente com diagnóstico clínico de atropelamento; PO de correção cirúrgica de fratura exposta de fêmur direito e sutura de ferimento em couro cabeludo; e, TCE - fratura com afundamento de seio frontal. Em relação à fratura diafisária do fêmur direito, foi realizado procedimento cirúrgico de fixação interna. O paciente encontra-se sem sedação, em ventilação espontânea sob traqueostomia, sem suplementação de oxigênio. Acamado, restrito ao leito, vem apresentando melhora na mobilidade ativa de membros, principalmente os inferiores. Tem controle cervical bom, mas, em alguns momentos, necessita de comando verbal; o respectivo controle de tronco é precário. Apresenta diagnóstico funcional de hipomobilidade e restrição ao leito; dependência funcional total; fraqueza muscular; e, déficit de controle de tronco.

Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir:

O uso da estimulação elétrica poderia ser vantajoso para o paciente, afinal o desempenho muscular é precário e seria possível a melhora da ativação e do trofismo de grupos específicos.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.