Início

Questões de Concursos Fisioterapia

Resolva questões de Fisioterapia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


421Q800964 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação à neurofisiologia da dor, julgue os itens subsequentes. A via neopaleoespinotalâmica — de condução rápida, formada por fibras tipo C pequenas e não mielinizadas — é a via de percepção da dor em pontada e bem localizada, ao passo que a via paleoespinotalâmica — de condução lenta, formada por fibras do tipo A? — é a via de percepção da dor em queimação, mal localizada e difusa.
  1. ✂️
  2. ✂️

422Q798211 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Alto Piquiri PR, KLC

Quais destas alterações funcionais ocorrem na displasia broncopulmonar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

423Q841731 | Fisioterapia, Avaliação funcional, Prefeitura de Barão de Cocais MG Fisioterapeuta, Gestão de Concursos, 2020

A habilidade para palpar e, assim, identificar os ossos e as articulações do corpo é essencial na análise clínica e rotineiramente utilizada na avaliação fisioterapêutica de lesões musculoesqueléticas.

São possíveis justificativas para se realizar a palpação do maléolo medial, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

424Q801041 | Fisioterapia, Fundamentos da Saúde, Analista Judiciário, Superior Tribunal de Justiça, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação à anatomia e fisiologia dos sistemas cardiovascular e respiratório, julgue os itens a seguir. O brônquio principal esquerdo se apresenta mais largo e mais curto que o direito, o que explica o maior afluxo de corpos estranhos que nele penetram.
  1. ✂️
  2. ✂️

425Q691825 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, AL GO, IADES, 2019

Paciente com diagnóstico de hérnia discal protusa posteriormente à direita em L4/L5 e L5/S1 apresenta diminuição do trofismo, tônus e força muscular no membro inferior direito. Há incapacidade para elevar o membro inferior em extensão no decúbito dorsal, e a deambulação é feita de forma antálgica, com o tronco levemente fletido à frente.

Considerando esse caso clínico e os conhecimentos correlatos, assinale a alternativa correta. 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

426Q797069 | Fisioterapia, Analista Judiciário, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Considerando os movimentos de nutação e contranutação do sacro, que podem estar presentes na mecânica do parto, julgue os itens seguintes.

O movimento de nutação é facilitado, entre outros fatores, pelo relaxamento do grande e do pequeno ligamento sacroisquiático.

  1. ✂️
  2. ✂️

427Q145807 | Fisioterapia, Reumatologia, Analista Judiciário Fisioterapia, TRT 7a Região, FCC

As contra-indicações à hidroterapia para doenças reumáticas são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

428Q799929 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Buíque PE, IPAD

Marque a alternativa correta com relação as características da espasticidade e da rigidez:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

429Q797945 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Multiprofissional em Oncológica, Hospital Universitário de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

Uma paciente jovem, vítima de acidente automobilístico, estava em ventilação mecânica invasiva, com os seguintes parâmetros: modo assistido/controlado; pressão controlada de 16 cmH2O; tempo inspiratório de 1,8 segundo; PEEP de 20 cmH2O; frequência respiratória de 10 rpm; e FiO2 de 100%.

Considerando o caso clínico precedente, julgue os itens que se seguem.

O tempo inspiratório, nesse caso, propiciará menor relação entre a inspiração e expiração (I:E relação).
  1. ✂️
  2. ✂️

430Q801299 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de São José SC, ESAG

Unidade Shunt e espaço morto correspondem respectivamente a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

432Q840066 | Fisioterapia, Plano de tratamento, Multiprofissional em Urgência Trauma Fisioterapia, SES DF, IADES, 2020

Um paciente de 23 anos de idade sofreu queda da moto em acidente automobilístico e foi atendido na emergência hospitalar. Fratura estável da asa do ilíaco esquerdo e luxação da sínfise púbica sem desvio significativo foram diagnosticados. Instituiu-se o tratamento conservador, porém o paciente apresentava dor grau 8 pela EVA, equimose importante em região da crista do ilíaco e glútea, além de restrição funcional para amplitudes de movimento da pelve e dos quadris.

A respeito desse caso clínico e considerando os conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir. 
O melhor posicionamento desse paciente no leito seria em decúbito lateral direito para evitar sobrecarga no lado lesionado.
  1. ✂️
  2. ✂️

433Q796879 | Fisioterapia, Fisioterapia em Traumato ortopedia e Reumatologia, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa GO, IADES, 2019

Considere a função muscular de um paciente que apresenta o quadro de síndrome dolorosa do ombro de natureza microtraumática e degenerativa, caracterizada por tendinite do manguito rotador, podendo haver ruptura total ou parcial de um ou mais tendões. Assinale a alternativa que indica os músculos que devem ser testados impreterivelmente para a elaboração do tratamento fisioterapêutico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

434Q796949 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Multiprofissional em Oncológica, Hospital Universitário de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

Um homem de cinquenta anos de idade, com 100 kg de massa e altura de 165 cm, foi admitido em unidade de terapia intensiva com dispneia progressiva havia uma semana. Ele negou doenças cardiovasculares. A radiografia de tórax evidenciou opacidade bilateral. O paciente foi submetido a intubação orotraqueal e a ventilação mecânica invasiva (VMI). Os parâmetros de ventilação mecânica no momento foram: modo assistido/controlado; volume corrente de 600 mL; fluxo constante de 60 L/m; pausa inspiratória de 0,5 s; PEEP de 5 cmH2O; frequência respiratória de 12 irpm; FiO2 de 50%; pressão de pico de 45 cmH2O; e pressão de platô de 35 cmH2O. A gasometria arterial evidenciou: pH = 7,30; PaCO2 = 68 mmHg; PaO2 = 45 mmHg; HCO3 - = 35 mEq/L e SatO2 = 86%.

Com relação a esse caso clínico e aos múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.

A principal recomendação para adultos com SDRA em VMI é receber uma estratégia ventilatória no modo pressão controlada, volume corrente de 10 mL/kg, e pressão de platô menor que 40 cmH2O.
  1. ✂️
  2. ✂️

436Q799269 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Multiprofissional em Oncológica, Hospital Universitário de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

De acordo com os recursos manuais e instrumentais em fisioterapia cardiorrespiratória, julgue os itens a seguir. A técnica de desobstrução rinofaríngea retrógrada propicia uma respiração nasal com alta velocidade de fluxo, capaz de gerar uma pressão negativa suficiente para aspirar as secreções presentes nos seios paranasais e nos óstios das tubas auditivas.
  1. ✂️
  2. ✂️

437Q796732 | Fisioterapia, Fisioterapia em Traumato ortopedia e Reumatologia, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Um homem de trinta e um anos de idade foi encaminhado para fisioterapia, quinze dias após cirurgia de reconstrução de ligamento anterior. O paciente apresenta o joelho pós-cirúrgico com edema importante e atrofia e fraqueza muscular aparentes, em especial do músculo quadríceps femoral, em comparação à perna contralateral. O paciente tem déficit importante de ativação do músculo quadríceps, fenômeno classicamente conhecido como inibição artrogênica.

Considerando esse caso clínico, julgue os itens seguintes.

O fisioterapeuta deve iniciar, o mais rápido possível, tratamento para o fortalecimento muscular do quadríceps femoral, independentemente da dor articular causada pelo exercício terapêutico.
  1. ✂️
  2. ✂️

438Q798317 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Multiprofissional em Oncológica, Hospital Universitário de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

No que se refere ao manejo e à avaliação de fisioterapia em cuidados oncológicos, paliativos e em lesão medular, julgue os itens subsecutivos. No manejo fisioterapêutico em mulheres pós-mastectomia por câncer de mama, é recomendada a mobilização precoce para manutenção da amplitude de movimentos, obtenção de melhor drenagem de fluidos no pós-operatório e redução do período de internação hospitalar.
  1. ✂️
  2. ✂️

439Q798849 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, SESAU RO, FUNRIO, 2017

Para fazer uso da Hidroterapia, o fisioterapeuta deve estar familiarizado com as propriedades e efeitos da água. O efeito da flutuabilidade pode ser usado na progressão do exercício terapêutico, que possui variáveis que podem ser manipuladas para alterar a resistência ou assistência. Avalie se tais variáveis são:

I. Posição ou direção do movimento na água.

II. Profundidade da água.

III. Comprimento do braço de alavanca.

IV. Uso de equipamento de flutuação ou pesado.

São corretos os itens:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

440Q798615 | Fisioterapia

Com relação aos recursos fisioterapêuticos, os equipamentos que geram calor profundo são

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.