Início

Questões de Concursos Fisioterapia

Resolva questões de Fisioterapia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


461Q840563 | Fisioterapia, Fisioterapia em Saúde do Trabalhador, Prefeitura de Arapongas PR Fisioterapeuta, FAFIPA, 2020

Assinale a ação que NÃO corresponde à prevenção e à saúde ocupacional:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

462Q797943 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Acari RN

Um programa de reabilitação para amputados consiste de várias fases e utilização de recursos, dependendo do objetivo a ser alcançado pelo fisioterapeuta. Mediante o exposto, avalie as afirmativas a seguir:

( ) O controle da dor ou da sensação fantasma pode ser conseguido através da utilização do ultra-som e TENS, mediante a despolarização de fibras nervosas aferentes.

( ) Em indivíduos que apresentam hipossensibilidade no membro residual poderá ser aplicado o método Rood, com a utilização inicial de objetos de texturas finas.

( ) Para subir um degrau, pacientes com joelhos mecânicos devem realizar descarga de peso sobre o membro não-amputado e iniciar a subida com a prótese, colocando-a no degrau superior.

( ) O indivíduo no pós-operatório de amputação transfemoral é orientado a manter o membro residual em extensão e em linha média.

( ) As técnicas de enfaixamento do coto ajudam na redução do edema, modelamento do coto e redução da dor fantasma presente.

A sequência correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

463Q146697 | Fisioterapia, Eletroterapia, Analista Judiciário Fisioterapia, TJ PE, FCC

Pacientes com dores na coluna podem se beneficiar da analgesia através da contrairritação promovida pelo TENS. A modulação de intensidade neste tipo de técnica deve produzir no paciente, sensação de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

465Q798847 | Fisioterapia, Analista Judiciário, TRT 3a, FCC

Sobre o ultrassom terapêutico,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

466Q797069 | Fisioterapia, Analista Judiciário, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Considerando os movimentos de nutação e contranutação do sacro, que podem estar presentes na mecânica do parto, julgue os itens seguintes.

O movimento de nutação é facilitado, entre outros fatores, pelo relaxamento do grande e do pequeno ligamento sacroisquiático.

  1. ✂️
  2. ✂️

467Q842136 | Fisioterapia, Fisioterapia Cardiovascular, Prefeitura de Jaguapitã PR Fisioterapeuta, FAUEL, 2020

Numa parada cardiorrespiratória ter conhecimentos dos conceitos fundamentais do suporte básico de vida melhora a qualidade de sobrevivência da vítima. Sobre esses conceitos fundamentais é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

468Q796897 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Multiprofissional em Oncológica, Hospital Universitário de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

Um paciente com cinquenta e cinco anos de idade foi admitido no pronto-socorro com os seguintes sinais clínicos: taquipneia, tiragem intercostal e uso de musculatura acessória. O paciente tinha antecedentes de infarto agudo do miocárdio e hipertensão arterial sistêmica. De acordo com a avalição inicial, observaram-se os seguintes resultados: AP: MV + diminuído na base E, com estertores difusos; pressão venosa pulmonar > 25 mmHg. A radiografia de tórax mostrou aumento da área cardíaca, aumento da trama vasobrônquica, opacidade dos ângulos costofrênico e cardiofrênico a E. Os resultados obtidos, ao se realizar gasometria, foram: pH = 7,35; PaCO2 = 45; PaO2 = 50; HCO3 - = 26; BE = 2 e SatO2 = 87% em ar ambiente. A hipótese diagnóstica foi de edema pulmonar cardiogênico.

Com relação ao caso clínico precedente e as aspectos diversos a ele relacionados, julgue os itens que se seguem.

A principal característica do edema apresentado é o aumento da permeabilidade da membrana endotelial capilar pulmonar em decorrência de uma lesão do endotélio vascular pulmonar.
  1. ✂️
  2. ✂️

469Q801259 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Multiprofissional em Oncológica, Hospital Universitário de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação à fisiologia e à fisiopatologia dos sistemas respiratórios em pacientes neurocríticos, julgue os itens a seguir. Em casos de hiperinsuflação alveolar, a compensação esperada será o aumento da pressão pleural, diante de esforço expiratório aumentado. Essa pressão elevada pode contribuir para um aumento da pressão de recolhimento elástico, que influenciará positivamente na manutenção da abertura da via aérea. Assim, o mecanismo citado leva à obstrução da via aérea, pelo surgimento do ponto de igual pressão, perpetuando o mecanismo de hiperinsuflação alveolar.
  1. ✂️
  2. ✂️

470Q844633 | Fisioterapia, Terapia manual e Massoterapia, Multiprofissional em Urgência Trauma Fisioterapia, SES DF, IADES, 2020

Uma paciente de 44 anos de idade, funcionária de uma empresa da indústria têxtil, refere que, após levantar material pesado para colocá-lo em uma prateleira acima do nível da cabeça, sentiu uma fisgada muito forte no ombro direito. Foi atendida pelo médico do trabalho que a afastou das atividades laborais, solicitou raios X de ombro e encaminhou a paciente para a fisioterapia. No exame de imagem, a anatomia óssea estava preservada, porém notou-se um acrômio do tipo ganchoso (classificação grau III de Bigliani). Na avaliação fisioterapêutica, constataram-se dor grau 7 pela EVA em região da tuberosidade maior do úmero, sem edema ou elevação da temperatura local, restrição da amplitude de movimento para os movimentos de flexão e rotação lateral de ombro acima de 90º, além de força grau 3 avaliada pelo teste manual.

Acerca desse caso clínico e com base nos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir. 
Exercícios passivos com base em terapia manual melhoram a dor em pacientes com tendinopatia do manguito rotador, mas não garantem a recuperação da funcionalidade articular
  1. ✂️
  2. ✂️

471Q800432 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Betim MG, FUMARC

Em relação à Ventilação Mecânica, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

472Q842180 | Fisioterapia, Biomecânica e Cinesiologia, Prefeitura de Delmiro Gouveia AL Fisioterapeuta, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir: I. Os graus I e II de Maitland são empregados exclusivamente para analgesia e não têm efeito mecânico direto sobre a barreira de restrição. São eficazes na redução da dor, melhorando a lubrificação articular e a circulação nos tecidos relacionados à articulação. Os graus III e IV de Maitland alongam a barreira e têm efeitos mecânicos e neurofisiológicos. Podem também ativar inibidores articulares e receptores de fusos musculares que ajudam a diminuir a restrição aos movimentos. A mobilização de grau V é definida como movimento passivo e hábil das articulações, um impulso de curta duração, pequena amplitude e alta velocidade aplicada no limite fisiológico da amplitude articular. II. A avaliação cinético-funcional permite ao fisioterapeuta elaborar o diagnóstico cinético-funcional, indispensável ao planejamento e ao desenvolvimento das medidas de tratamento de todas as patologias que podem acometer um indivíduo. Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

473Q798208 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

correto afirmar que a Doença de Alzheimer (DA):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

474Q796196 | Fisioterapia, Fisioterapia em Traumato ortopedia e Reumatologia, Fisioterapeuta, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

O conhecimento anatômico das estruturas musculares e suas relações de origem e inserção contribui para que o fisioterapeuta identifique as linhas de ação de cada músculo ou grupo muscular no movimento realizado. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir. Com sua inserção fixada, o bíceps braquial flexiona a articulação do cotovelo, movendo o úmero no sentido do antebraço.
  1. ✂️
  2. ✂️

475Q800469 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Multiprofissional em Oncológica, Hospital Universitário de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

Uma paciente jovem, vítima de acidente automobilístico, estava em ventilação mecânica invasiva, com os seguintes parâmetros: modo assistido/controlado; pressão controlada de 16 cmH2O; tempo inspiratório de 1,8 segundo; PEEP de 20 cmH2O; frequência respiratória de 10 rpm; e FiO2 de 100%.

Considerando o caso clínico precedente, julgue os itens que se seguem.

A FiO2 ajustada resulta na formação de radicais livres, atelectasia de reabsorção e alteração na membrana alvéolo arterial.
  1. ✂️
  2. ✂️

476Q141545 | Fisioterapia, Analista Judiciário Fisioterapia, TRT 23a REGIÃO, FCC

O teste muscular manual é indicado para determinar o grau de funcionalidade de determinado paciente, auxilia na determinação do diagnóstico e prognóstico, e ainda estabelece uma base de dados para elaboração de um plano de tratamento fisioterapêutico. Alguns fatores contribuem para a eficácia da contração muscular e devem ser considerados na realização deste teste. Considere as afirmativas abaixo.
I. Músculos encurtados não produzem força muscular ideal.
II. Tipo de fibra muscular - deve-se aplicar mais resistência aos músculos com predominância das fibras II.
III. Os músculos que cruzam duas ou mais articulações podem atuar sobre cada articulação.
IV. O músculo gera maior tensão em contração concêntrica.
Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

477Q796914 | Fisioterapia, Instituto Quadrix

A eletricidade é uma força criada por um desequilíbrio no número de elétrons entre dois pontos. Essa força, conhecida como diferença de potencial, pode ser utilizada como recurso terapêutico e proporcionar melhora de quadros clínicos de pacientes internados ou em atendimento ambulatorial. Com relação a esse assunto, julgue os seguintes itens. A corrente russa tem frequência modulada porque pode transformar 2.500 Hz em 50 Hz, visando à maior penetração tecidual.
  1. ✂️
  2. ✂️

478Q140535 | Fisioterapia, Neuroanatomia, Analista Judiciário Fisioterapia, TRT 23a REGIÃO, FCC

Tumores e aneurismas no forame jugular podem envolver alguns pares de nervos cranianos. Os pares cranianos afetados nestas afecções do sistema nervoso central são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

479Q797721 | Fisioterapia, Órtese e Prótese, Analista Judiciário, Superior Tribunal de Justiça, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca das órteses suropodálicas, julgue os itens a seguir. A prescrição das órteses suropodálicas para uso no interior do calçado associado ao preenchimento anterior constitui uma das opções que minimizam os impactos decorrentes da amputação de Lisfranc.
  1. ✂️
  2. ✂️

480Q859301 | Fisioterapia, Fisioterapia em Ginecologia e Obstetrícia, Prefeitura de Tenório PB Fisioterapeuta, CPCON, 2020

Todas as mulheres, logo após o parto, deveriam ser acompanhadas pelo fisioterapeuta obstetra, objetivando uma melhor recuperação. Seguindo-se essa afirmação, avalie as proposições que se seguem sobre a intervenção fisioterapêutica no puerpério:
I- Inicia-se com reeducação da função respiratória, buscando um tipo respiratório predominantemente diafragmático através da propriocepção e do comando verbal. II- Uso da crioterapia e luz infravermelha, exercícios de reeducação da musculatura do assoalho pélvico favorecem a cicatrização nos casos de episiotomia. III- Para ajudar a função intestinal, a puérpera assumirá a posição de decúbito dorsal, em flexão de quadril e joelhos. Faz-se uma pequena retroversão pélvica com estimulação proprioceptiva da musculatura abdominal, inspirando aos movimentos, que deverão ser lentos e repetidos até 10 vezes.
É CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.