Início

Questões de Concursos Fisioterapia

Resolva questões de Fisioterapia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


461Q796897 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Multiprofissional em Oncológica, Hospital Universitário de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

Um paciente com cinquenta e cinco anos de idade foi admitido no pronto-socorro com os seguintes sinais clínicos: taquipneia, tiragem intercostal e uso de musculatura acessória. O paciente tinha antecedentes de infarto agudo do miocárdio e hipertensão arterial sistêmica. De acordo com a avalição inicial, observaram-se os seguintes resultados: AP: MV + diminuído na base E, com estertores difusos; pressão venosa pulmonar > 25 mmHg. A radiografia de tórax mostrou aumento da área cardíaca, aumento da trama vasobrônquica, opacidade dos ângulos costofrênico e cardiofrênico a E. Os resultados obtidos, ao se realizar gasometria, foram: pH = 7,35; PaCO2 = 45; PaO2 = 50; HCO3 - = 26; BE = 2 e SatO2 = 87% em ar ambiente. A hipótese diagnóstica foi de edema pulmonar cardiogênico.

Com relação ao caso clínico precedente e as aspectos diversos a ele relacionados, julgue os itens que se seguem.

A principal característica do edema apresentado é o aumento da permeabilidade da membrana endotelial capilar pulmonar em decorrência de uma lesão do endotélio vascular pulmonar.
  1. ✂️
  2. ✂️

462Q798211 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Alto Piquiri PR, KLC

Quais destas alterações funcionais ocorrem na displasia broncopulmonar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

463Q801027 | Fisioterapia, Fisioterapia em Traumato ortopedia e Reumatologia, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Durante a marcha, o complexo do tornozelo e pé realiza movimentos denominados mecanismos de rolamento. Há três ações musculares para manter a integridade desses mecanismos. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes. O terceiro mecanismo é o movimento de flexão plantar durante o pré-balanço para propulsionar o membro inferior e preparar o membro para o balanço. Os músculos flexores plantares, principalmente os gastrocnêmicos, são responsáveis por esse movimento, no entanto, sua ação é concêntrica.
  1. ✂️
  2. ✂️

464Q796732 | Fisioterapia, Fisioterapia em Traumato ortopedia e Reumatologia, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Um homem de trinta e um anos de idade foi encaminhado para fisioterapia, quinze dias após cirurgia de reconstrução de ligamento anterior. O paciente apresenta o joelho pós-cirúrgico com edema importante e atrofia e fraqueza muscular aparentes, em especial do músculo quadríceps femoral, em comparação à perna contralateral. O paciente tem déficit importante de ativação do músculo quadríceps, fenômeno classicamente conhecido como inibição artrogênica.

Considerando esse caso clínico, julgue os itens seguintes.

O fisioterapeuta deve iniciar, o mais rápido possível, tratamento para o fortalecimento muscular do quadríceps femoral, independentemente da dor articular causada pelo exercício terapêutico.
  1. ✂️
  2. ✂️

465Q842362 | Fisioterapia, Plano de tratamento, Multiprofissional em Urgência Trauma Fisioterapia, SES DF, IADES, 2020

Um paciente de 23 anos de idade sofreu queda da moto em acidente automobilístico e foi atendido na emergência hospitalar. Fratura estável da asa do ilíaco esquerdo e luxação da sínfise púbica sem desvio significativo foram diagnosticados. Instituiu-se o tratamento conservador, porém o paciente apresentava dor grau 8 pela EVA, equimose importante em região da crista do ilíaco e glútea, além de restrição funcional para amplitudes de movimento da pelve e dos quadris.

A respeito desse caso clínico e considerando os conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir. 
Exercícios abdominais isométricos devem ser realizados desde os primeiros dias para diminuir a incidência de complicações como o íleo paralítico.
  1. ✂️
  2. ✂️

466Q837019 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Prefeitura de Catanduvas PR Fisioterapeuta, FAUEL, 2021

Na avaliação de um paciente de 58 anos com histórico de traumatismo craniano grave é observada dificuldade em realizar movimentos rápidos e alternados. Qual o termo para descrever esta deficiência específica?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

467Q796879 | Fisioterapia, Fisioterapia em Traumato ortopedia e Reumatologia, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa GO, IADES, 2019

Considere a função muscular de um paciente que apresenta o quadro de síndrome dolorosa do ombro de natureza microtraumática e degenerativa, caracterizada por tendinite do manguito rotador, podendo haver ruptura total ou parcial de um ou mais tendões. Assinale a alternativa que indica os músculos que devem ser testados impreterivelmente para a elaboração do tratamento fisioterapêutico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

468Q800212 | Fisioterapia, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSA

A terapia interferencial consiste na aplicação transcutânea de correntes elétricas de média frequência, com sua amplitude modulada a baixa frequência. A respeito desse recurso terapêutico, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

469Q801253 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Funarte, FGV

As técnicas de facilitação neuromuscular proprioceptivas usadas para alongamento, também chamadas de alongamento ativo ou alongamento facilitativo, integram propositalmente contrações musculares ativas nas manobras para facilitar ou inibir a ativação muscular e aumentar o alongamento. Entre elas encontra-se a contração do agonista, que implica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

470Q140535 | Fisioterapia, Neuroanatomia, Analista Judiciário Fisioterapia, TRT 23a REGIÃO, FCC

Tumores e aneurismas no forame jugular podem envolver alguns pares de nervos cranianos. Os pares cranianos afetados nestas afecções do sistema nervoso central são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

471Q800773 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Palmares PE, NECONSULTORIA

Em condições normais, quais dos seguintes nervos seriam os primeiros a serem estimulados por uma corrente elétrica?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

472Q844633 | Fisioterapia, Terapia manual e Massoterapia, Multiprofissional em Urgência Trauma Fisioterapia, SES DF, IADES, 2020

Uma paciente de 44 anos de idade, funcionária de uma empresa da indústria têxtil, refere que, após levantar material pesado para colocá-lo em uma prateleira acima do nível da cabeça, sentiu uma fisgada muito forte no ombro direito. Foi atendida pelo médico do trabalho que a afastou das atividades laborais, solicitou raios X de ombro e encaminhou a paciente para a fisioterapia. No exame de imagem, a anatomia óssea estava preservada, porém notou-se um acrômio do tipo ganchoso (classificação grau III de Bigliani). Na avaliação fisioterapêutica, constataram-se dor grau 7 pela EVA em região da tuberosidade maior do úmero, sem edema ou elevação da temperatura local, restrição da amplitude de movimento para os movimentos de flexão e rotação lateral de ombro acima de 90º, além de força grau 3 avaliada pelo teste manual.

Acerca desse caso clínico e com base nos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir. 
Exercícios passivos com base em terapia manual melhoram a dor em pacientes com tendinopatia do manguito rotador, mas não garantem a recuperação da funcionalidade articular
  1. ✂️
  2. ✂️

473Q842869 | Fisioterapia, Hidroterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. A hidroterapia é um dos recursos mais antigos da fisioterapia, sendo definida como um tipo de terapia que utiliza animais (como cavalos e cães), com o objetivo de promover a recuperação de agravos diversos à saúde do paciente.

II. Os procedimentos da Fisioterapia contribuem para a prevenção, cura e recuperação da saúde. Essa área do conhecimento humano atua em diversas áreas, como a cinesioterapia, a hidroterapia e a mecanoterapia, as quais permitem ao indivíduo recuperar-se de lesões e agravos à sua saúde. Ou seja, a fisioterapia busca reduzir ou eliminar a limitação funcional e a incapacidade, e impedir que os indivíduos alcancem a melhor qualidade de vida possível.

III. Para o domínio do meio líquido, o paciente deve ser ensinado a desenvolver o controle respiratório e a habilidade de imersão, bem como a habilidade de locomoção na água, com deslizamento mais independente possível, além da capacidade de imersão e recuperação do equilíbrio. Esse processo também envolve o domínio da entrada e saída da piscina, quando o paciente possui capacidade para tal.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

474Q800469 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Multiprofissional em Oncológica, Hospital Universitário de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

Uma paciente jovem, vítima de acidente automobilístico, estava em ventilação mecânica invasiva, com os seguintes parâmetros: modo assistido/controlado; pressão controlada de 16 cmH2O; tempo inspiratório de 1,8 segundo; PEEP de 20 cmH2O; frequência respiratória de 10 rpm; e FiO2 de 100%.

Considerando o caso clínico precedente, julgue os itens que se seguem.

A FiO2 ajustada resulta na formação de radicais livres, atelectasia de reabsorção e alteração na membrana alvéolo arterial.
  1. ✂️
  2. ✂️

475Q797943 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Acari RN

Um programa de reabilitação para amputados consiste de várias fases e utilização de recursos, dependendo do objetivo a ser alcançado pelo fisioterapeuta. Mediante o exposto, avalie as afirmativas a seguir:

( ) O controle da dor ou da sensação fantasma pode ser conseguido através da utilização do ultra-som e TENS, mediante a despolarização de fibras nervosas aferentes.

( ) Em indivíduos que apresentam hipossensibilidade no membro residual poderá ser aplicado o método Rood, com a utilização inicial de objetos de texturas finas.

( ) Para subir um degrau, pacientes com joelhos mecânicos devem realizar descarga de peso sobre o membro não-amputado e iniciar a subida com a prótese, colocando-a no degrau superior.

( ) O indivíduo no pós-operatório de amputação transfemoral é orientado a manter o membro residual em extensão e em linha média.

( ) As técnicas de enfaixamento do coto ajudam na redução do edema, modelamento do coto e redução da dor fantasma presente.

A sequência correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

476Q798208 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

correto afirmar que a Doença de Alzheimer (DA):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

477Q796689 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

Sobre o exercício isométrico é correto afirmar que auxilia na estabilidade postural ou articular, o uso de contrações repetidas, mantidas por 6 a 10 segundos cada,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

478Q144453 | Fisioterapia, Fisioterapia neurológica, Analista Judiciário Fisioterapia, TJ PE, FCC

A toxina botulínica pode auxiliar o fisioterapeuta, uma vez que é utilizada para diminuir o efeito da hipertonicidade no movimento funcional nos pacientes com hemiparesia. A injeção local de toxina nos músculos hipertônicos produz uma fraqueza seletiva, isto ocorre pois a toxina interfere na liberação do neurotransmissor

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

479Q798615 | Fisioterapia

Com relação aos recursos fisioterapêuticos, os equipamentos que geram calor profundo são

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

480Q843688 | Fisioterapia, Eletroterapia, Multiprofissional em Urgência Trauma Fisioterapia, SES DF, IADES, 2020

Uma paciente de 22 anos de idade, desportista, amadora de futebol desde os 16 anos de idade, com história prévia de entorse lateral de tornozelo grau I, tratado de forma conservadora, sofreu uma lesão recente na região da articulação do joelho, durante uma partida de futebol. A atleta disputou uma bola no ar, cabeceou em direção ao gol e pousou ao solo com um contato inicial unipodal, realizando um movimento de pivô sobre o próprio corpo. Após passar por consulta médica, foi evidenciada, no exame de ressonância magnética, a ruptura completa do ligamento cruzado anterior (LCA). Por conta disso, a paciente encontra-se internada e será submetida à reconstrução do LCA, com enxerto do tendão patelar ipsilateral.

 Acerca desse caso clínico e com base nos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir. 
A eletroestimulação neuromuscular não deve ser adicionada ao fortalecimento isométrico nas primeiras seis a oito semanas do pós-operatório de reconstrução do LCA. Seu uso é indicado somente após a contração voluntária do grupamento muscular quadríceps ter sido totalmente restabelecida pelo paciente.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.