Início

Questões de Concursos Fisioterapia

Resolva questões de Fisioterapia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


481Q800950 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Multiprofissional em Oncológica, Hospital Universitário de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

Um homem de cinquenta anos de idade, com 100 kg de massa e altura de 165 cm, foi admitido em unidade de terapia intensiva com dispneia progressiva havia uma semana. Ele negou doenças cardiovasculares. A radiografia de tórax evidenciou opacidade bilateral. O paciente foi submetido a intubação orotraqueal e a ventilação mecânica invasiva (VMI). Os parâmetros de ventilação mecânica no momento foram: modo assistido/controlado; volume corrente de 600 mL; fluxo constante de 60 L/m; pausa inspiratória de 0,5 s; PEEP de 5 cmH2O; frequência respiratória de 12 irpm; FiO2 de 50%; pressão de pico de 45 cmH2O; e pressão de platô de 35 cmH2O. A gasometria arterial evidenciou: pH = 7,30; PaCO2 = 68 mmHg; PaO2 = 45 mmHg; HCO3 - = 35 mEq/L e SatO2 = 86%.

Com relação a esse caso clínico e aos múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.

A complacência dinâmica do sistema respiratório (Cdin) apresenta um valor de 20 mL/cmH2O.
  1. ✂️
  2. ✂️

482Q216859 | Fisioterapia, Oficial de Saúde Fisioterapia Neurológica, Polícia Militar RJ, CRSP

Leia as afirmações abaixo, coloque falso ou verdadeiro e escolha a opção correta.

( ) Quando uma unidade motora é constituída de muitas fibras musculares, diz-se que sua razão de inervação é baixa.

( ) Os fusos musculares são órgãos receptores cuja função é detectar as variações do comprimento muscular.

( ) Quanto à natureza da estimulação, os reflexos miotáticos são considerados superficiais.

( ) Quanto ao circuito neuronal, os reflexos de retirada são considerados multissinápticos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

483Q859096 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Prefeitura de Passagem PB Fisioterapeuta, EDUCA, 2020

Quando falamos em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) geralmente associamos ao transtorno no desenvolvimento neurológico que impacta nas habilidades de comunicação (verbal ou não), sociais e comportamentais (atitudes e interesses repetitivos e restritos).Entretanto, um outro aspecto tão importante quanto os demais, também pode ser comprometido e merece atenção: a habilidade motora. Esse é um aspecto que vai além do olhar voltado aos movimentos repetitivos realizados pelos autistas, como os de braços e pernas.

De acordo com a habilidade motora, associe a numeração de 1 a 4, de acordo com os parênteses:

(1) Habilidades motoras brutas (2) Tônus Muscular. (3) Marcha. (4) Planejamento motor.

( ) Está relacionado a maneira como caminhamos, a criança com TEA pode apresentar um padrão diferenciado e andarem na ponta dos pés. Normalmente, este distúrbio começa com uma idade média entre 18 e 24 meses de vida, quando costumam a aprender a andar

( ) No caso desse tipo de habilidade que responde pela flexibilidade do corpo, as crianças com autismo costumam ser mais enrijecidas, o que pode se tornar um obstáculo para a realização de movimentos, o que pode ocasionar em problemas de equilíbrio e quedas frequentes.

( ) Outro ponto que pode ser considerado nevrálgico para uma criança com TEA diz respeito a habilidade que consiste na capacidade do cérebro em entender uma ação motora, descobrir como fazê-la e dar ordem aos músculos e as partes do corpo corretas a executarem essa atividade. Para quem está no espectro, uma simples tarefa de se movimentar de um lado para o outro de uma sala, por exemplo, pode ser desafiadora, devido à dificuldade de idealizar e executar esta ação. A intervenção deste profissional deve ser projetada para atender às especificidades de cada pessoa com TEA, organizando o tratamento de maneira a estimular a reduzir a ansiedade do indivíduo e encorajá-lo, facilitando o aprendizado motor.

( ) São definidas como capacidade de realizar movimentos usando os membros superiores e inferiores (braços, pernas, tronco e pés). As crianças com autismo, em média, apresentam um atraso nesta área de desenvolvimento de em média seis meses, em relação àquelas chamadas “neurotípicas”, ou seja, que estão fora do espectro.

A sequência CORRETA é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

484Q797684 | Fisioterapia, Analista Judiciário, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Com relação aos exercícios de flexibilidade, julgue os itens subseqüentes.

O reflexo de estiramento inverso, que ocorre no órgão tendinoso de Golgi, constitui fator neurológico importante para o alongamento muscular.

  1. ✂️
  2. ✂️

485Q799734 | Fisioterapia, Fisioterapia Cardiovascular, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Um paciente de quarenta e cinco anos de idade apresentou, durante visita domiciliar do agente comunitário de saúde, pressão arterial registrada de 162 mmHg × 102 mmHg e foi rastreado como suspeito de ser hipertenso. Na consulta fisioterapêutica, a pressão arterial aferida, nos dois braços, foi de 175 mmHg × 105 mmHg (média de 3 medidas), e o paciente afirmou que esses eram os valores cotidianos de sua pressão arterial.

Acerca desse caso clínico, julgue os itens a seguir.

O fluxograma de tratamento para esse paciente deve conter a combinação, em doses baixas, de dois fármacos de classes diferentes, como, por exemplo, os diuréticos tiazídicos e os bloqueadores dos receptores de angiotensina.
  1. ✂️
  2. ✂️

486Q796196 | Fisioterapia, Fisioterapia em Traumato ortopedia e Reumatologia, Fisioterapeuta, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

O conhecimento anatômico das estruturas musculares e suas relações de origem e inserção contribui para que o fisioterapeuta identifique as linhas de ação de cada músculo ou grupo muscular no movimento realizado. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir. Com sua inserção fixada, o bíceps braquial flexiona a articulação do cotovelo, movendo o úmero no sentido do antebraço.
  1. ✂️
  2. ✂️

487Q798502 | Fisioterapia, Analista Judiciário, TRT 3a, FCC

Com relação ao equilíbrio ácido-base, é INCORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

488Q799366 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Multiprofissional em Oncológica, Hospital Universitário de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

Um paciente com cinquenta e cinco anos de idade foi admitido no pronto-socorro com os seguintes sinais clínicos: taquipneia, tiragem intercostal e uso de musculatura acessória. O paciente tinha antecedentes de infarto agudo do miocárdio e hipertensão arterial sistêmica. De acordo com a avalição inicial, observaram-se os seguintes resultados: AP: MV + diminuído na base E, com estertores difusos; pressão venosa pulmonar > 25 mmHg. A radiografia de tórax mostrou aumento da área cardíaca, aumento da trama vasobrônquica, opacidade dos ângulos costofrênico e cardiofrênico a E. Os resultados obtidos, ao se realizar gasometria, foram: pH = 7,35; PaCO2 = 45; PaO2 = 50; HCO3 - = 26; BE = 2 e SatO2 = 87% em ar ambiente. A hipótese diagnóstica foi de edema pulmonar cardiogênico.

Com relação ao caso clínico precedente e as aspectos diversos a ele relacionados, julgue os itens que se seguem.

Deverá ser indicado para o paciente ventilação não invasiva (VNI), no modo CPAP ou bilevel, para melhorar a mecânica respiratória e facilitar o trabalho do ventrículo esquerdo.
  1. ✂️
  2. ✂️

489Q859301 | Fisioterapia, Fisioterapia em Ginecologia e Obstetrícia, Prefeitura de Tenório PB Fisioterapeuta, CPCON, 2020

Todas as mulheres, logo após o parto, deveriam ser acompanhadas pelo fisioterapeuta obstetra, objetivando uma melhor recuperação. Seguindo-se essa afirmação, avalie as proposições que se seguem sobre a intervenção fisioterapêutica no puerpério:
I- Inicia-se com reeducação da função respiratória, buscando um tipo respiratório predominantemente diafragmático através da propriocepção e do comando verbal. II- Uso da crioterapia e luz infravermelha, exercícios de reeducação da musculatura do assoalho pélvico favorecem a cicatrização nos casos de episiotomia. III- Para ajudar a função intestinal, a puérpera assumirá a posição de decúbito dorsal, em flexão de quadril e joelhos. Faz-se uma pequena retroversão pélvica com estimulação proprioceptiva da musculatura abdominal, inspirando aos movimentos, que deverão ser lentos e repetidos até 10 vezes.
É CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

490Q801210 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Tendo em vista que, no âmbito da monitorização respiratória durante a ventilação mecânica, a equação do movimento explica a influência que os componentes elásticos e resistivos exercem sobre a pressão das vias aéreas, julgue os itens subsequentes. A elastância do sistema respiratório é composta pela elastância do pulmão e da caixa torácica. A elastância pulmonar sofre pouca influência da tensão superficial alveolar.
  1. ✂️
  2. ✂️

491Q842180 | Fisioterapia, Biomecânica e Cinesiologia, Prefeitura de Delmiro Gouveia AL Fisioterapeuta, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir: I. Os graus I e II de Maitland são empregados exclusivamente para analgesia e não têm efeito mecânico direto sobre a barreira de restrição. São eficazes na redução da dor, melhorando a lubrificação articular e a circulação nos tecidos relacionados à articulação. Os graus III e IV de Maitland alongam a barreira e têm efeitos mecânicos e neurofisiológicos. Podem também ativar inibidores articulares e receptores de fusos musculares que ajudam a diminuir a restrição aos movimentos. A mobilização de grau V é definida como movimento passivo e hábil das articulações, um impulso de curta duração, pequena amplitude e alta velocidade aplicada no limite fisiológico da amplitude articular. II. A avaliação cinético-funcional permite ao fisioterapeuta elaborar o diagnóstico cinético-funcional, indispensável ao planejamento e ao desenvolvimento das medidas de tratamento de todas as patologias que podem acometer um indivíduo. Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

492Q799989 | Fisioterapia, Fisioterapia em Ginecologia e Obstetrícia, Fisioterapeuta, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Com relação ao tratamento fisioterápico na área da ginecologia e obstetrícia, julgue os itens seguintes. Na mulher grávida, o aumento dos níveis de progesterona na circulação sanguínea é um dos fatores que influenciam na elevação da ventilação pulmonar.
  1. ✂️
  2. ✂️

493Q800017 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

O exame neurológico do paciente, quando corretamente realizado e interpretado, proporciona ao fisioterapeuta elementos importantes para a adequada programação do tratamento. Acerca desse exame, julgue os itens seguintes. Uma hipertonia elástica ou espástica do músculo quadríceps femoral caracteriza-se pela presença de resistência contrária ao movimento passivo de flexão do joelho, que varia com a velocidade desse movimento e, em seguida, cede rápida e totalmente.
  1. ✂️
  2. ✂️

494Q842073 | Fisioterapia, Fisioterapia Cardiovascular, Prefeitura de São Francisco MG Fisioterapeuta, COTEC, 2020

Muitas vezes os membros inferiores são acometidos por doenças vasculares que causam desde um pequeno desconforto até processos inflamatórios e infecciosos que interrompem a locomoção do paciente. Uma patologia vascular das veias caracterizada por edema, calor, eritema e estase (estagnação com formação de coágulo), pode ser interpretada como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

495Q841376 | Fisioterapia, Avaliação funcional, Prefeitura de Barra dos Coqueiros SE Fisioterapeuta, CESPE CEBRASPE, 2020

Eduardo, de 48 anos de idade, compareceu a atendimento fisioterápico queixando-se de dor no quadril esquerdo ao deambular. Durante a avaliação fisioterapêutica, o profissional solicitou que o paciente ficasse em apoio unipodálico esquerdo, tendo constatado queda da pelve à direita.
Considerando esse caso clínico hipotético, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

496Q843182 | Fisioterapia, Fisioterapia em Traumato ortopedia e Reumatologia, Prefeitura de Barão de Cocais MG Fisioterapeuta, Gestão de Concursos, 2020

Na análise da marcha de uma criança com órtese, um fisioterapeuta observou que ela arrasta os dedos durante a fase de balanço.

São causas anatômicas para o desvio apresentado durante a marcha dessa criança, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

497Q798421 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Multiprofissional em Oncológica, Hospital Universitário de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

De acordo com os recursos manuais e instrumentais em fisioterapia cardiorrespiratória, julgue os itens a seguir. As técnicas para remoção de secreção geram forças mecânicas que agem no cisalhamento do muco brônquico, promovendo uma ruptura parcial das fibrilas de mucina, proporcionando uma ação tixotrópica.
  1. ✂️
  2. ✂️

499Q859416 | Fisioterapia, Fisioterapia em Traumato ortopedia e Reumatologia, Prefeitura de Cuitegi PB Fisioterapeuta, CPCON, 2020

Luxações do quadril são lesões pouco frequentes e graves. Elas são frequentemente associadas a fraturas pélvicas. Uma articulação do quadril normal é estável e forte. Uma luxação do quadril só pode ocorrer quando uma força intensa é aplicada à articulação do quadril como um trauma de alta energia como quedas ou acidentes automobilísticos. O tipo mais comum em emergências traumatológicas é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

500Q796261 | Fisioterapia, Fisioterapia Neonatal e Pediátrica, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os próximos itens, em relação aos cuidados paliativos em terapia intensiva pediátrica. Proporcionar dignidade no processo de morrer é respeitar as decisões da equipe de saúde, do paciente e da família em relação à vida, não abreviar ou prolongar artificialmente a vida, promover a beneficência, a não maleficência e a justiça.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.