Início

Questões de Concursos Fisioterapia

Resolva questões de Fisioterapia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


781Q140150 | Fisioterapia, Fisioterapia neurológica, Analista Judiciário Fisioterapia, TRT 3a Região, FCC

A fadiga é um dos sintomas mais comuns da Esclerose Múltipla: 75 a 95% dos casos relatam vivenciar a fadiga, e 50 a 60% relatam a fadiga como o pior dos sintomas. Isso pode causar significativas limitações das atividades, até mesmo naqueles com poucos sintomas. Os exercícios de fortalecimento são importantes para esses indivíduos e devem ser com períodos de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

782Q840075 | Fisioterapia, Fisioterapia em Traumato ortopedia e Reumatologia, Prefeitura de Coronel Freitas SC Fisioterapeuta, FEPESE, 2020

Analise as afirmativas abaixo a respeito do propósito das órteses de membros inferiores utilizadas nos pacientes com doenças neuromusculares.
1. Deve o fisioterapeuta e a equipe de reabilitação, conhecedores do quadro clínico e evolutivo da patologia neuromuscular, estarem atentos à questão do gasto energético durante a utilização das órteses, principalmente se a proposta for a deambulação. 2. A escolha do material de confecção das órteses deve ser norteada por sua disponibilidade ou não, peso do paciente, tempo de utilização, se temporário ou definitivo. 3. Para um melhor desempenho do paciente, as órteses devem evitar fazer a contenção dos membros quando em treinamento de marcha ou equilíbrio dentro das paralelas. 4. A órtese tornozelo-pé (AFO), com um bloqueio em plantiflexão, pode ajudar a ajustar o déficit de diminuição no movimento de dorsiflexão do tornozelo que resulta em “marcha escavante” ou “arrastar dos dedos”. 5. As órteses de membros inferiores são dispositivos utilizados externamente com a finalidade de envolver estes segmentos, permitindo a sustentação do peso corporal quando em ortostatismo.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

784Q143317 | Fisioterapia, Órteses e Próteses, Analista Judiciário Fisioterapia, TRT 7a Região, FCC

Sobre o pilar utilizado em próteses é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

785Q800292 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Multiprofissional em Oncológica, Hospital Universitário de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

Uma mulher com quarenta anos de idade deu entrada no pronto-socorro, apresentando frequência respiratória de 22 irpm, dispneia e febre. Os resultados da gasometria arterial foram: pH = 7,33; PaCO2 = 48 mmH2O; PaO2 = 50 mmHg; HCO3 = 24 mEq/L; e SatO2 = 87%. Ela iniciou tratamento com oxigenoterapia por meio de máscara de Venturi a 50% (15 L/m). Foi apresentada como hipótese diagnóstica pneumonia adquirida na comunidade.

A respeito do caso em tela e de aspectos diversos a ele relacionados, julgue os próximos itens.

A curva de dissociação do O2 é desviada para esquerda, caracterizando o efeito Haldane.
  1. ✂️
  2. ✂️

786Q798522 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Multiprofissional em Oncológica, Hospital Universitário de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito da avaliação e condução dos programas de reabilitação pulmonar e cardíaca, julgue os itens a seguir. Para pacientes que apresentem limitação de trocas gasosas observada na doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e dessaturação da hemoglobina ao oxigênio, comprovada durante o exercício, é indicada a oxigenoterapia suplementar, que permite a realização de exercícios em intensidade maior.
  1. ✂️
  2. ✂️

787Q842301 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Prefeitura de Delmiro Gouveia AL Fisioterapeuta, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir: I. Na assistência ao paciente com câncer, o fisioterapeuta deve atuar nos sintomas decorrentes da patologia e do tratamento, agravando as complicações como: dor, fraqueza muscular, tensão muscular, fadiga, perda de massa muscular, linfedemas, fibroses, retrações e aderências cicatriciais, diminuição da amplitude de movimentos, encurtamentos musculares, alterações posturais e alterações respiratórias. II. Os pacientes com Doença de Parkinson apresentam tendência em desenvolver uma postura flexionada globalmente. Esse problema poderá ser solucionado por meio do alongamento da musculatura flexora. O paciente poderá realizar esse alongamento se posicionando em decúbito dorsal em uma superfície plana e firme e alongando os flexores dos membros superiores e de tronco, elevando e abaixando os braços, com o uso de um pequeno rolo para favorecer a extensão. Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

788Q798785 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Fisioterapeuta, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Com relação às medidas de eletroterapia por meio da estimulação elétrica transcutânea (TENS), julgue os itens seguintes. Um dos cuidados a ser tomado com a terapia por TENS está relacionado à dependência por parte do paciente com essa modalidade de eletroterapia.
  1. ✂️
  2. ✂️

789Q798801 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Multiprofissional em Oncológica, Hospital Universitário de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

Uma mulher com quarenta anos de idade, após permanecer em VMI por 48 h, apresenta critérios para iniciar o processo de desmame ventilatório. O teste de respiração espontânea (TRE) foi realizado em tubo T por 30 min, e a paciente apresentou estabilidade hemodinâmica, FR = 18 irpm, volume/minuto (VM) = 9 L/min e pressão inspiratória máxima de (PImáx) -35 cmH2O.

Nesse caso clínico,

a ventilação mandatória intermitente sincronizada (SIMV) é um modo de desmame ventilatório que apresenta como principal desfecho a redução do tempo desse tipo de desmame.
  1. ✂️
  2. ✂️

790Q800095 | Fisioterapia, Fisioterapia Cardiovascular, Fisioterapeuta, Prefeitura de Cáceres MT, CEV UFMT

Nas últimas quatro décadas, tem-se conhecido a Reabilitação Cardiovascular como um instrumento importante no cuidado com doenças cardiovasculares. O papel dos serviços de reabilitação na prevenção secundária de eventos cardiovasculares é reconhecido e aceito por todas as organizações de saúde. As Diretrizes da Reabilitação Cardiovascular recomendam:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

791Q800415 | Fisioterapia, Fisioterapia Neonatal e Pediátrica, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

No que diz respeito à desospitalização de crianças com doenças crônicas, julgue os itens que se seguem. Para uma desospitalização efetiva, a família e(ou) os cuidadores devem estar treinados em relação aos cuidados básicos, orientados para as situações emergenciais e, de preferência, estar de acordo com o serviço de urgência como retaguarda.
  1. ✂️
  2. ✂️

792Q800967 | Fisioterapia, Fundamentos da Saúde, Fisioterapeuta, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

No sistema nervoso maduro, os neurônios fazem conexões muito específicas em sinapses, transmitindo informações do neurônio à célula pós-sináptica. Com relação a alguns dos eventos que ocorrem em uma sinapse química ativa, julgue os itens a seguir. Após a liberação do neurotransmissor na fenda sináptica, ocorre sua difusão através dessa fenda e a ativação do receptor da membrana, que se associa a um canal iônico, e que se abre assim que ocorre a ligação entre neurotransmissor e receptor.
  1. ✂️
  2. ✂️

793Q798981 | Fisioterapia, Fisioterapia em Traumato ortopedia e Reumatologia, Fisioterapeuta, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE

Paciente, 65 anos, chega ao setor de fisioterapia com diagnóstico de osteoartrite de joelho direito. Ao exame físico, apresenta dor (escala visual analógica de dor = 7), calor, rubor, derrame, dificuldade de deambulação e pouca instabilidade dos ligamentos colaterais do joelho direito.

Os dispositivos mais indicados para esse caso, que trarão benefícios para a paciente, são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

794Q801296 | Fisioterapia, Fisioterapia em Traumato ortopedia e Reumatologia, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Uma mulher de cinquenta anos de idade relata ter sofrido uma lesão nervosa periférica decorrente de um acidente com uma porta de vidro que ocasionou um corte profundo na região próxima do punho. Na avaliação fisioterapêutica, foi observado que a paciente apresenta déficits motores para realizar a extensão do punho e a extensão das articulações metacarpofalangeanas do segundo ao quinto dedos, além da abdução e da extensão do polegar.

A respeito do caso clínico descrito, julgue os itens a seguir.

A deformidade de mão em garra é comum nesse tipo de lesão.
  1. ✂️
  2. ✂️

795Q846884 | Fisioterapia, Fisioterapia em Traumato ortopedia e Reumatologia, Prefeitura de Coronel Freitas SC Fisioterapeuta, FEPESE, 2020

Analise as afirmativas abaixo a respeito da dor muscular em um programa de exercícios realizados no tratamento fisioterapêutico traumato-ortopédico.
1. A dor muscular após os exercícios parece estar relacionada com lesão ou isquemia muscular, ou com o acúmulo de metabólitos no próprio músculo, em virtude da irrigação sanguínea insuficiente durante o exercício. 2. A profilaxia da dor muscular induzida pelo exercício inclui a diminuição gradativa da intensidade e da duração do exercício. 3. O início imediato da dor muscular ocorre durante ou logo depois da atividade intensa e em geral regride lentamente com o repouso. 4. Os exercícios de resistência podem provocar dor muscular logo depois da atividade, ou 24 a 72 h depois do exercício realizado. 5. Um intervalo adequado de recuperação deve ser incluído no programa de treinamento para evitar fadiga e facilitar a remoção do ácido láctico.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

796Q797238 | Fisioterapia, Fisioterapia em Traumato ortopedia e Reumatologia, Fisioterapeuta, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

A análise cinesiológica dos movimentos do tornozelo, e das necessidades de força e flexibilidade dos tecidos moles que envolvem essa área, é determinante para o tratamento de diversas lesões que acometem essa articulação. Com base nessa consideração, julgue os itens a seguir. No exercício de subir escadas, durante a fase de tração para cima, ou seja, na ascensão do corpo, a perna move-se posteriormente pela flexão plantar do tornozelo, para aumentar a sua posição vertical.
  1. ✂️
  2. ✂️

797Q799567 | Fisioterapia, Técnico de Nível Superior I, Prefeitura de Pato de Minas MG, CONSULPLAN

Assinale, a seguir, a DIFERENÇA entre espondilolistese e espondilólise.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

798Q801371 | Fisioterapia, Fisioterapia Cardiovascular, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Um paciente de quarenta e cinco anos de idade apresentou, durante visita domiciliar do agente comunitário de saúde, pressão arterial registrada de 162 mmHg × 102 mmHg e foi rastreado como suspeito de ser hipertenso. Na consulta fisioterapêutica, a pressão arterial aferida, nos dois braços, foi de 175 mmHg × 105 mmHg (média de 3 medidas), e o paciente afirmou que esses eram os valores cotidianos de sua pressão arterial.

Acerca desse caso clínico, julgue os itens a seguir.

Para o paciente em questão, é recomendada a prática de atividade física de 5 a 7 dias por semana por, no mínimo, 30 min por dia, de forma contínua ou acumulada, em dois momentos de 15 min.
  1. ✂️
  2. ✂️

799Q797806 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Recife PE, COVEST

Sabendo-se que, em crianças, a Fratura Supracondiliana do úmero é a fratura do cotovelo mais freqüente, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

800Q139640 | Fisioterapia, Fisiologia, Analista Judiciário Fisioterapia, TRT 3a Região, FCC

As transmissões excitatória e inibitória são processos pelos quais os neurotransmissores liberados atuam em receptores da membrana pós-sináptica, e eliciam uma perturbação local ou regional no potencial de membrana. No caso da hiperpolarização ocorre potencial pós-sináptico

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.