Início

Questões de Concursos Fisioterapia

Resolva questões de Fisioterapia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


841Q800940 | Fisioterapia, Fisioterapia em Traumato ortopedia e Reumatologia, Fisioterapeuta, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017

Paciente chegou ao setor de fisioterapia queixando-se de incapacidade de realizar a amplitude de movimento da articulação do ombro. Após avaliação fisioterapêutica, foi constatado que o paciente não conseguia realizar o movimento de flexão de ombro devido à fraqueza dos músculos que realizam a rotação superior da escápula e dos músculos que realizam a flexão de ombro.

Os músculos envolvidos na realização desses movimentos são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

842Q799409 | Fisioterapia, Fisioterapia Cardiovascular, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Durante o exercício, a principal porção de oxigênio é transportada pelo sangue por meio da hemoglobina. Entretanto, a afinidade entre a hemoglobina e o oxigênio pode ser afetada por diversos fatores. Tendo essa informação como referência inicial, julgue os itens a seguir, relativos ao descarregamento do oxigênio nos tecidos. O aumento da temperatura decorrente da atividade muscular facilita o descarregamento de oxigênio, porque o calor reduz a afinidade entre a hemoglobina e o oxigênio.
  1. ✂️
  2. ✂️

843Q799466 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, SESA ES, CESPE CEBRASPE

A Lei n.º 6.316/1975, considerada de grande importância para a consolidação da profissão de fisioterapeuta, se refere à

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

844Q800263 | Fisioterapia, Multiprofissional em Atenção Oncológica, HUB, CESPE CEBRASPE, 2017

Um homem, de sessenta e oito anos de idade, caucasiano, com diagnóstico de diabetes melito tipo 2, procurou o ambulatório de fisioterapia cardiovascular. Durante o atendimento, o paciente relatou que tinha passado um período internado devido ao fato de ter sofrido, havia um mês, um infarto agudo do miocárdio e ter recebido um implante coronário. Ainda de acordo com o paciente, durante o período de internação ele tinha permanecido em repouso absoluto. Após a avaliação, o fisioterapeuta iniciou a fase de planejamento do programa de reabilitação cardiovascular do paciente que, de acordo com as avaliações, tem 1,66 m de altura, pesa 88 kg e apresenta 89 cm de circunferência de cintura.

Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.

Nas primeiras semanas de adaptação, os exercícios para reabilitação cardiovascular desse paciente devem ser individualizados, de baixa intensidade e, ainda, abranger vários grupos musculares.
  1. ✂️
  2. ✂️

845Q797462 | Fisioterapia

O ombro é uma articulação bastante complexa e a mais móvel de todo o corpo humano. Entretanto, é considerado pouco estável por sua anatomia articular, especialmente na articulação glenoumeral. Por esse motivo, qualquer alteração que comprometa sua estrutura e função faz com que esse complexo articular seja alvo de inúmeras afecções, sendo a síndrome do impacto a mais comum em indivíduos adultos. Sobre a fisioterapia no tratamento da síndrome de impacto, marque a opção INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

846Q798392 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, SES SC, UFSC

Uma importante patologia que o fisioterapeuta assiste na área de pediatria é a mielomeningocele. Sobre este tema, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

847Q798669 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Recife PE, COVEST

A criança portadora da Síndrome de Down tem como características principais, entre outras:

1) hipotonia muscular e hipermobilidade articular generalizada, acompanhada de flacidez ligamentar.

2) pescoço de aspecto, longo com encurtamento muscular.

3) mãos e quirodáctilos pequenos e espessos.

4) rosto chato com fenda palpebral mongolóide e base do nariz achatada.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

848Q801022 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Multiprofissional em Oncológica, Hospital Universitário de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação à fisiologia e à fisiopatologia dos sistemas respiratórios em pacientes neurocríticos, julgue os itens a seguir. Para evitar vasodilatação dos vasos sanguíneos cerebrais, é recomendado que o controle da pressão parcial de gás carbônico no sangue arterial (PaCO2), em pacientes com acidente vascular cerebral do tipo hemorrágico (AVCh), seja feito com manejo ventilatório do paciente, por meio de hipercapnia permissiva.
  1. ✂️
  2. ✂️

849Q797191 | Fisioterapia, Aspirante Complementar, Bombeiro Militar DF, IDECAN, 2017

Sobre a análise e a prescrição de exercícios resistidos, analise as afirmativas a seguir.

I. Para produzir mudanças adaptativas no desempenho muscular estático, uma contração isométrica deve ser mantida por 6 a 10 segundos. Esse tempo é suficiente para que desenvolva um pico de tensão e, assim, ocorram alterações metabólicas no músculo. Uma contração de 10 segundos permite um tempo de subida de dois segundos, um tempo de sustentação de seis segundos e um tempo de queda de dois segundos.

II. Sabe-se que os ganhos de força muscular ocorrem somente no ângulo de treinamento, ou logo adjacentes a eles e, como o extravasamento fisiológico é mínimo, ocorrendo não mais do que 10° em cada direção na amplitude de movimento, recomenda-se fazer resistência em quatro a seis pontos da amplitude de movimento.

III. O treinamento resistido isométrico é também modo específico. Ele aumenta a força estática e tem, ainda, muito impacto na força dinâmica (concêntrica ou excêntrica).

IV. Quando o objetivo principal é aumentar a força muscular, a quantidade de tensão que poderá ser gerada durante a contração isométrica depende da posição articular e do comprimento do músculo no momento da contração; sendo assim, basta usar uma carga de 40 a 50% da capacidade de desenvolvimento de força do músculo para melhorar a força.

Estão corretas apenas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

850Q799567 | Fisioterapia, Técnico de Nível Superior I, Prefeitura de Pato de Minas MG, CONSULPLAN

Assinale, a seguir, a DIFERENÇA entre espondilolistese e espondilólise.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

851Q796556 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação à neurofisiologia da dor, julgue os itens subsequentes. A dor neuropática, por lesão do sistema nervoso central ou do sistema nervoso periférico, resulta sempre de um estado de hiperexcitabilidade central ou periférica, em que se verificam mecanismos de facilitação sináptica — memória da dor.
  1. ✂️
  2. ✂️

852Q797588 | Fisioterapia, Fisioterapia em Traumato ortopedia e Reumatologia, Fisioterapeuta, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Normalmente, o sucesso da reabilitação de um paciente pósoperatório depende, de forma considerável, das medidas corretas de fisioterapia após o procedimento cirúrgico, bem como do momento pré-operatório. Isso se aplica, por exemplo, em pacientes submetidos a artroplastia total de quadril. Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes. No pré-operatório de artroplastia total de quadril, o paciente deve ser orientado a evitar, no período pós-operatório, a flexão de quadril acima de 90o e adução do quadril além da linha média.
  1. ✂️
  2. ✂️

853Q799393 | Fisioterapia, Fisioterapia em Traumato ortopedia e Reumatologia, Fisioterapeuta, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

O conhecimento anatômico das estruturas musculares e suas relações de origem e inserção contribui para que o fisioterapeuta identifique as linhas de ação de cada músculo ou grupo muscular no movimento realizado. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir. Devido à linha de tração entre a origem e a inserção do músculo braquiorradial, a fraqueza desse músculo diminui a força da flexão do cotovelo, contudo não influencia a pronação ou supinação resistida até a posição neutra de pronossupinação.
  1. ✂️
  2. ✂️

854Q657603 | Fisioterapia, Legislação Complementar de AFO, FADESP, 2020

De acordo com o Código de Ética Profissional de Fisioterapia, uma das responsabilidades fundamentais da atuação da fisioterapia é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

855Q846028 | Fisioterapia, Biomecânica e Cinesiologia, Prefeitura de Massaranduba SC Fisioterapeuta, FURB, 2020

Termo que se refere às técnicas terapêuticas que ajudam a pessoa a recuperar o movimento normal de determinadas partes do seu corpo. Tem como objetivo prevenir, eliminar ou diminuir os distúrbios do movimento e função. O enunciado acima se refere à:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

856Q799997 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

De acordo com McKkenzie, o seu método terapêutico se mostrou eficiente no tratamento da espondilartrose quando a dor se comportou com:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

857Q845846 | Fisioterapia, Fisioterapia em Traumato ortopedia e Reumatologia, Prefeitura de Arapongas PR Fisioterapeuta, FAFIPA, 2020

Assinale a alternativa que NÃO corresponde aos objetivos da fisioterapia aplicada a pacientes amputados:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

858Q797210 | Fisioterapia, Fisioterapia Neonatal e Pediátrica, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

Em crianças sob cuidados paliativos para tratamento de câncer, que apresentam dor, pode-se realizar terapia manual, anesioterapia
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

859Q800320 | Fisioterapia, Analista Judiciário, STJ, CESPE CEBRASPE

Acerca das práticas preventivas em atenção à saúde osteomuscular no ambiente de trabalho, julgue os itens subsecutivos. Os programas de prevenção devem propor medidas de controle que incluam mudanças nas condições físicas dos postos de trabalho, tais como adequação no dimensionamento, posicionamento e na qualidade de mobiliário e equipamentos.
  1. ✂️
  2. ✂️

860Q859240 | Fisioterapia, Fisioterapia em Traumato ortopedia e Reumatologia, Prefeitura de Tenório PB Fisioterapeuta, CPCON, 2020

As síndromes do impacto e outras condições dolorosas do ombro têm fatores etiológicos variados e, portanto, podem ser classificadas de diversas formas, uma delas é com base nos microtraumas progressivos, também conhecido como classificação de Jobe, dividida em grupos a saber:
I- Grupo 1: impacto puro. II- Grupo 2: tecidos moles hiperelásticos, resultando em instabilidade anterior ou multidirecional e impacto. III- Grupo 3: impacto associado com lesão labral e/ou capsular, instabilidade e síndrome do impacto secundária. IV- Grupo 4: instabilidade anterior sem impacto associado.
Estão devidamente caracterizados os grupos descritos apenas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.