Início

Questões de Concursos Fonoaudiologia

Resolva questões de Fonoaudiologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q803154 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir acerca de procedimentos relacionados à administração da dieta do paciente disfágico, que devem ser executados pelo fonoaudiólogo antes de proceder à avaliação dos mecanismos de alimentação, a ser realizada na avaliação clínica. A avaliação dos mecanismos de alimentação deve ser realizada logo após as refeições, para que o paciente fique o mais tranquilo possível.
  1. ✂️
  2. ✂️

102Q843372 | Fonoaudiologia, Disfagia e Mastigação, Prefeitura de Massaranduba SC Fonoaudiólogo, FURB, 2020

As modificações senescentes da deglutição, segundo Humbert et al. (2009), caracterizam a chamada presbifagia, que ocorre por causa do envelhecimento das estruturas envolvidas na sua realização, inclusive o sistema neurológico. Isso posto, quanto a essas mudanças, analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas quanto aos fatores envolvidos, na fase oral:
I- Atrofia dos músculos labiais. II- Hipertrofia lingual por aumento de gordura e diminuição da massa muscular, com consequente diminuição na força lingual. III- Aumento das papilas gustativas, com impacto na gustação. IV- Mucosa oral mais espessa, com menos elasticidade. V- Aumento na produção de saliva.
É correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q802824 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Quanto às modificações acústicas dos moldes auriculares, que têm como objetivo alterar a curva ou resposta da prótese auditiva, julgue os itens subsequentes. O atenuador acústico preserva e aumenta a amplificação em baixas frequências.
  1. ✂️
  2. ✂️

104Q802560 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, FEAES PR, PUC PR

A atuação fonoaudiológica em quadros neurológicos crônicos deve contemplar o atendimento em si, os familiares, os cuidadores e a posição do sujeito frente a sua doença e a sua própria recuperação. O trabalho em equipe interdisciplinar é altamente recomendável, dada a complexidade da situação. Sobre esse assunto é CORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q841766 | Fonoaudiologia, Neonatologia, Multiprofissional em Saúde da Família Fonoaudiologia, SES DF, IADES, 2020

O aleitamento materno tem efeitos positivos do ponto de vista da saúde fonoaudiológica, uma vez que está relacionado ao crescimento e desenvolvimento craniofacial e motor-oral do recém-nascido, sendo um fator importante de prevenção. A prática da amamentação depende muito do apoio e das orientações recebidas pelas mães ao longo da gestação e nos primeiros momentos do nascimento, bem como na alta hospitalar. O fonoaudiólogo atuante na Estratégia Saúde da Família (ESF) deve estar capacitado para acolher precocemente a gestante, garantindo orientação quanto aos benefícios da amamentação para a mãe, a criança, a família e a sociedade. 

A respeito da atuação do fonoaudiólogo quanto ao aleitamento materno, julgue o item a seguir.

Não existem evidências de que o aleitamento por bico artificial resulta em maiores chances de ocorrência de infecções diversas nos bebês, tais como infecções de ouvido.

  1. ✂️
  2. ✂️

106Q803080 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

Sobre a inserção de alunos disfágicos e usuários de sonda na escola, é INCORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q859147 | Fonoaudiologia, Voz, Prefeitura de Cuitegi PB Fonoaudiólogo, CPCON, 2020

Analise as afirmações abaixo com relação às disfonias:

I- As disfonias funcionais podem ser didaticamente classificadas em: primárias, por uso incorreto da voz; e secundárias, por inadaptações vocais; ou ainda por alterações psicogênicas.

II- Alguns quadros de Disfonia podem ocorrer por consequência de refluxo gastroesofágico.

III- O Edema de Reinke pode ser classificado como um tipo de disfonia orgânica congênita.

A alternativa que responde CORRETAMENTE é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q845358 | Fonoaudiologia, Disfagia e Mastigação, Prefeitura de Arapongas PR Fonoaudiólogo 30h, FAFIPA, 2020

Qualquer alteração que impeça o processo de deglutição de forma segura e eficiente é classificada como Disfagia. A classificação do grau de comprometimento das disfagias depende da penetração laríngea e a aspiração traqueal, condição pulmonar, hidratação, condição nutricional e prazer de alimentar do paciente. Correlacione as características das disfagias com o grau de comprometimento das mesmas, e a seguir assinale a alternativa CORRETA:
I. Disfagia Leve. II. Disfagia Moderada. III. Disfagia Severa.
( ) Dificuldade no transporte oral do bolo. Há a ocorrência de estase em recessos faríngeos com sinais sugestivos de penetração laríngea e pequena quantidade de material aspirado ou riscos de aspiração; esporádicas pneumonias, déficit nutricional e alteração do prazer alimentar. ( ) A dificuldade do indivíduo está concentrada no transporte oral do bolo; Há a ocorrência de pequena quantidade de estase em recessos faríngeos, sem penetração laríngea; sem história de broncopneumonias de repetição e sem perda nutricional significativa. ( ) Grande quantidade de estase nos recessos faríngeos, sinais sugestivos de penetração laríngea e grande quantidade de material aspirado. Ocorre pneumonias de repetição, desnutrição do prazer alimentar com impacto social.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q842831 | Fonoaudiologia, Disfagia e Mastigação, Prefeitura de Coronel Freitas SC Fonoaudiólogo, FEPESE, 2020

As modificações em relação à fisiologia normal da deglutição nas quais apenas a fase oral encontra-se comprometida, sem impacto negativo nas fases subsequentes, são denominadas deglutição atípica ou adaptada, cujo diagnóstico diferencial é estabelecido a partir da definição do fator causal.
Analise as afirmativas abaixo sobre a terapia miofuncional orofacial nesses casos.
1. Ao iniciarmos o tratamento da função da deglutição em motricidade orofacial, o primeiro passo consiste na identificação da causa da alteração. Se esta for uma alteração dento-oclusal, o trabalho fonoaudiológico dependerá dos limites da forma e consequentemente do tratamento odontológico. 2. Tanto em casos de deglutição atípica como adaptada, na presença de respiração oral e/ ou disfunção mastigatória, o tratamento dessas disfunções deve vir após a adequação da deglutição. 3. Nos casos de deglutição atípica, quando há hábitos orais deletérios, a terapia miofuncional orofacial associada às técnicas de retirada de hábitos possibilita a adequação da função de deglutição, como também da postura da língua em repouso. 4. Em casos de hipotonicidade em ambos os lábios (superior e inferior), recomenda-se fazer a contrarresistência com o botão por permitir a aplicação de força igual na musculatura superior e inferior. 5. O exercício de contrarresistência com a espátula, aplicada nos três feixes do músculo bucinador (superior, médio e inferior), é indicado para pessoas com atresia de maxila uma vez que a força aplicada no terço superior do feixe muscular não influencia o crescimento do terço médio da face.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q31364 | Fonoaudiologia, Auxiliar Administrativo, CREFONO, QUADRIX

De acordo com a Lei nº 6.965, o exercício do mandato de membro do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Fonoaudiologia, assim como a respectiva eleição, mesmo na condição de suplente, ficará subordinado, além de outras exigências legais, ao preenchimento dos seguintes requisitos e condições, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q841754 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Prefeitura de Delmiro Gouveia AL Fonoaudiólogo, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir: I. A orelha capta as ondas sonoras, que se propagam pelo ar, e as encaminha ao canal auditivo. Ao contrário da maioria dos mamíferos, os seres humanos precisam mexer as orelhas na direção do som. Após entrarem pelo orifício da orelha, as ondas sonoras percorrem os 2,5 centímetros do canal auditivo, também conhecido como meato. II. Os distúrbios da comunicação em geral são percebidos pelos pais. Eles afirmam que algumas crianças não falam, outras têm dificuldade para falar e algumas apresentam uma fala de difícil compreensão, quando são incapazes de dizer alguns sons corretamente ou que gaguejam. Sabe-se, por exemplo, que crianças com atraso no desenvolvimento da linguagem irão apresentar, na idade escolar, importantes e persistentes anormalidades alimentares, como a intolerância à lactose. Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

112Q844829 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, Prefeitura de Arapongas PR Fonoaudiólogo 30h, FAFIPA, 2020

A Dislexia do Desenvolvimento é definida como um transtorno específico de aprendizagem, caracterizada por um desempenho escolar na leitura/escrita inferior ao esperado para a idade cronológica, escolaridade e ao nível cognitivo/intelectual do individuo. Assinale qual é o tipo de dislexia disfonética ou fonológica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q145234 | Fonoaudiologia, Linguagem, Analista Judiciário Fonoaudiólogo, TJ AP, FCC

Quanto à avaliação das habilidades pragmáticas no contexto clínico, considere as seguintes afirmações:

I. A avaliação da narrativa faz parte da avaliação das habilidades pragmáticas, na medida em que a narrativa é uma das funções comunicativas.

II. O uso de palavras com sentido gramatical, como os pronomes e os advérbios, é critério para avaliação das habilidades pragmáticas.

III. O uso de turnos expansivos/simples, coerentes/incoerentes é critério para avaliação das habilidades conversacionais, um dos aspectos da pragmática.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q842786 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, SES DF, IADES, 2020

Um menino de 7 anos de idade compareceu à avaliação fonoaudiológica, acompanhado de sua mãe. As principais queixas foram ronco com momentos de pausas na respiração durante o sono e o fato de ele comer apenas macarrão, carne moída e leite. Apresenta comportamento dispersivo na escola, com dificuldades na alfabetização e trocas na fala.

Com base no caso descrito, no que se refere ao sistema estomatognático, julgue os itens a seguir. 
O quadro é compatível com uma hipotonia dos músculos cricoaritenóideo, genioglosso, além das paredes posterior e laterais da faringe.
  1. ✂️
  2. ✂️

115Q845137 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Prefeitura de Barra dos Coqueiros SE Fonoaudiólogo, CESPE CEBRASPE, 2020

O desenvolvimento da fala de uma criança está relacionado a uma série de estágios do desenvolvimento que são essenciais para o aprendizado da fala. Para que essa aprendizagem aconteça, é necessário que certas condições básicas estejam íntegras e que as oportunidades adequadas sejam oferecidas à criança. Com relação a esse assunto, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

116Q840758 | Fonoaudiologia, Motricidade Orofacial, Prefeitura de Delmiro Gouveia AL Fonoaudiólogo, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir: I. A prova calórica é realizada com o indivíduo na posição supina, com a cabeça inclinada 30º para frente ou com o paciente sentado, com a cabeça inclinada 60º para trás. Nessa posição, os canais semicirculares laterais ficam posicionados no plano vertical, possibilitando melhor estimulação calórica. A estimulação calórica deve ser realizada com os olhos fechados, ou olhos abertos e escuridão total, ou olhos abertos e lentes de Frenzel. Deve-se evitar a luminosidade na sala de exame durante a prova, pois o potencial córneo-retinal é sensível à luz, que pode alterar a amplitude do nistagmo. II. Os articuladores ativos, aqueles que se movimentam para a realização dos diferentes sons da fala, são constituídos: pela língua, que se divide em ápice (ponta), lâmina e dorso e pelo lábio inferior, que alteram a cavidade oral; pelo véu do palato, que é responsável pela abertura e fechamento da cavidade nasal; e pelas pregas vocais. Os articuladores passivos compreendem o lábio superior, os dentes superiores, os alvéolos (região crespa, logo atrás dos dentes superiores), o palato duro (região central do céu da boca) e o palato mole (final do céu da boca). Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

117Q859218 | Fonoaudiologia, Audiologia, Prefeitura de Passira PE Fonoaudiólogo, CONTEMAX, 2020

Tone Decay Test, Fowler e SISI são exemplos de testes:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q801659 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, SESA ES, CESPE CEBRASPE

Com relação às alterações que causam distúrbios na motricidade oral, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q31368 | Fonoaudiologia, Auxiliar Administrativo, CREFONO, QUADRIX

Assinale a alternativa que contraria o disposto pela Resolução do CFFa nº 331 de 2006.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q837831 | Fonoaudiologia, Audiologia, FSPSS Fonoaudiólogo, FSPSS, 2021

Conforme as Diretrizes de Atenção da Triagem Auditiva, do Ministério da Saúde, analise as assertivas abaixo:
I. A Triagem Auditiva Neonatal (TAN) tem por finalidade a identificação o mais precocemente possível da deficiência auditiva nos neonatos e lactentes. Consiste no teste e reteste, com medidas fisiológicas e eletrofisiológicas da audição, com o objetivo de encaminhá-los para diagnóstico dessa deficiência, e intervenções adequadas à criança e sua família.
II. Segundo dados de diferentes estudos epidemiológicos, a prevalência da deficiência auditiva varia de 10 a 20 neonatos para cada mil nascidos vivos, e de 5 a 10 para cada cem recém-nascidos provenientes de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN).
III. Antecedente familiar de surdez permanente não é considerado como fator de risco para deficiência auditiva no recém-nascido.
Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.