Início

Questões de Concursos Fonoaudiologia

Resolva questões de Fonoaudiologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


161Q844225 | Fonoaudiologia, Audiologia, Prefeitura de Arapongas PR Fonoaudiólogo 30h, FAFIPA, 2020

O Transtorno de Processamento Auditivo (TPA) é um déficit em um ou mais processos auditivos centrais, sendo caracterizado por alterações na localização e lateralização sonora, discriminação e reconhecimento auditivo; aspectos temporais; resolução, mascaramento, integração e ordenação temporal. Na tentativa de minimizar as habilidades auditivas alteradas encontradas no indivíduo, alguns procedimentos são propostos, entre eles o Treinamento Auditivo (TA). Qual alternativa refere-se ao TA?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

162Q146114 | Fonoaudiologia, Audição, Analista Judiciário Fonoaudiólogo, TJ AP, FCC

Sobre os vários procedimentos audiológicos utilizados para a avaliação da audição, analise as seguintes proposições:

I. A Imitanciometria é um procedimento que pode verificar se há algum problema com a orelha média, devido a quadros infecciosos conhecidos como otites. Outra informação possível de ser obtida neste procedimento é se o som está sendo percebido pela cóclea e se esta sensação está sendo transmitida corretamente na via auditiva central, uma vez que o reflexo do músculo existente na orelha média irá acontecer sempre que a sensação do som for intensa.

II. Emissões Otoacústicas (EOA) é um exame que não determina o limiar auditivo, entretanto, demonstra a integridade funcional da cóclea, especificamente das células ciliadas externas.

III. Potenciais Evocados Auditivos de Tronco Encefálico (PEATE) é um exame que pode verificar se a criança tem a sensação do som na cóclea e se há transmissão do mesmo no nervo auditivo e na via auditiva central.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

163Q846337 | Fonoaudiologia, Voz, Prefeitura de Conceição de Macabu RJ Fonoaudiólogo, GUALIMP, 2020

São parâmetros assistenciais ligados a analise vocal, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

164Q803187 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Nova União MG, FUMARC

De acordo com o Ministério da Saúde (Brasil, 1990), dentre os princípios doutrinários, os que se destacam são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

165Q859356 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Hospitalar, Prefeitura de Cuitegi PB Fonoaudiólogo, CPCON, 2020

A respeito da atuação fonoaudiológica à beira do leito em ambiente hospitalar, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

166Q841209 | Fonoaudiologia, Disfagia e Mastigação, Prefeitura de São Francisco MG Fonoaudiólogo, COTEC, 2020

A avaliação clínica é uma etapa fundamental no processo de diagnóstico dos distúrbios miofuncionais orofaciais, possibilitando a compreensão das relações entre as condições anatômicas e funcionais do sistema estomatognático, além de permitir estabelecer o raciocínio terapêutico e a necessidade de encaminhamentos, fornecendo, ainda, dados quanto ao prognóstico do caso. Em relação a esse processo avaliativo, foram feitas algumas afirmações. Classifique-as com V para as verdadeiras ou F para as falsas.
( ) Para diagnosticar uma alteração miofuncional orofacial, é preciso examinar os constituintes do sistema estomatognático e as funções orofaciais, identificando não mais que as alterações morfológicas. ( ) Além do exame presencial junto ao paciente, análises mais refinadas ou detalhadas podem ser realizadas por meio de fotos, no que diz respeito às estruturas estáticas, como também por meio de filmagens, para os aspectos dinâmicos. ( ) Assimetrias musculares podem estar relacionadas principalmente à mastigação unilateral crônica, cuja possível etiologia relaciona-se à presença de mordida cruzada posterior, dor nos dentes, falhas dentárias ou contato dentário prematuro. ( ) O frênulo lingual também deve ser avaliado, podendo ser classificado quanto à sua extensão e fixação. O indivíduo com frênulo curto pode apresentar dificuldade na mobilidade de língua, dificultando a lateralidade do bolo alimentar durante a mastigação, bem como na fala, principalmente na produção do fonema /r/.
A sequência CORRETA de classificação de cima para baixo é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

167Q845635 | Fonoaudiologia, Saúde Coletiva, Prefeitura de Conceição de Macabu RJ Fonoaudiólogo, GUALIMP, 2020

Sobre os procedimentos em fonoaudiologia, considere a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

168Q801785 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Quanto à determinação dos limiares auditivos por via aérea e por via óssea, julgue os itens que se seguem. A força causada pela pressão do vibrador ósseo sobre a área do crânio em que está colocado deve ser de 500 mg, aproximadamente.
  1. ✂️
  2. ✂️

169Q802317 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, HUJB UFCG PB, AOCP

Assinale a alternativa que contém o principal Nervo Craniano envolvido na Paralisia Facial Periférica (PFP).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

170Q801566 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Médico Multiprofissional, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES, 2018

Um fonoaudiólogo, enquanto assiste os próprios pacientes, deve se preocupar com uma série de condutas básicas para o controle de infecções. Diante do risco biológico, são estabelecidas medidas de precaução-padrão, que devem ser aplicadas no cuidado a todos os pacientes.

No que se refere ao caso e aos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir.

As mãos devem ser higienizadas antes e após o contato com o paciente, antes de calçar as luvas e após a remoção destas, entre os cuidados de um paciente e outro, entre procedimentos com um mesmo paciente, após contato com qualquer fluido corporal, após contato com qualquer artigo ou equipamento contaminado, no início e no final do turno de trabalho.
  1. ✂️
  2. ✂️

172Q143493 | Fonoaudiologia, Voz, Analista Judiciário Fonoaudiólogo, TJ AP, FCC

As medidas de jitter e de shimmer representam as variações que ocorrem na frequência fundamental. Considere as seguintes alternativas:

I. O jitter indica a variabilidade ou perturbação da frequência fundamental e altera-se principalmente com a falta de controle de vibração de pregas vocais.

II. O shimmer refere-se a perturbação da frequência fundamental, relacionada à amplitude da onda sonora, ou intensidade da emissão vocal. O shimmer altera-se com a redução da resistência glótica e lesões de massa nas pregas vocais, estando correlacionada com a presença de ruído à emissão e com a soprosidade.

III. Somente pela análise do jitter e do shimmer é que se chega ao diagnóstico de disfonia infantil.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

173Q842608 | Fonoaudiologia, Audiologia, Prefeitura de Conceição de Macabu RJ Fonoaudiólogo, GUALIMP, 2020

Assinale a alternativa que descreve, corretamente, o exame Ganho de Inserção:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

174Q803631 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Campinas SP, IMES

O desenvolvimento, visto no sentido da construção do conhecimento por meio da elaboração contínua de novas estruturas, é o:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

175Q801796 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Médico Residente, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES

As teorias linguísticas quanto à aquisição e ao desenvolvimento de linguagem apresentam vertentes diversas e aspectos teóricos, muitas vezes, controversos. De acordo com as várias linhas teóricas, julgue os itens a seguir. Para a linha construtivista, a linguagem é uma função cognitiva, semiótica, fruto de uma evolução contínua que envolve processos de acomodação e de assimilação.
  1. ✂️
  2. ✂️

176Q212268 | Fonoaudiologia, Linguagem, Fonoaudiólogo, MS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A atuação do fonoaudiólogo na área da linguagem visa à
prevenção e à reabilitação dos transtornos que acometem a
comunicação, compreensão e expressão. Acerca desse assunto,
julgue os itens a seguir.

Com relação ao desenvolvimento normal da linguagem é correto afirmar que, entre seis e nove meses de vida, algumas vocalizações emitidas pelo bebê começam a adquirir características de linguagem propriamente dita, com entonação, ritmo e tom.

  1. ✂️
  2. ✂️

177Q859199 | Fonoaudiologia, Legislação e Ética Profissional da Fonoaudiologia, Prefeitura de Passira PE Fonoaudiólogo, CONTEMAX, 2020

De acordo com o Conselho Federal de Fonoaudiologia - CFFa, a Avaliação de Organização Perceptiva é definida como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

178Q843346 | Fonoaudiologia, Saúde Coletiva, Multiprofissional em Saúde da Família Fonoaudiologia, SES DF, IADES, 2020

O acompanhamento fonoaudiológico da pessoa idosa na Atenção Básica de Saúde deve ser interdisciplinar junto à equipe multiprofissional da Estratégia Saúde da Família (ESF) e aos demais profissionais inseridos no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), contando com a retaguarda dos serviços de referência na rede de atenção fonoaudiológica quando assim se fizer necessário. 

Acerca dessa temática, julgue o item a seguir.

A criação do NASF, em 2008, incluiu o fonoaudiólogo na composição da equipe mínima, de forma obrigatória.

  1. ✂️
  2. ✂️

179Q802669 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Quanto aos procedimentos e cuidados na aplicação da audiometria tonal, julgue os itens a seguir. O audiologista deverá refazer o exame toda vez que tiver dúvidas sobre a consistência das respostas, no mesmo dia, evitando retornos.
  1. ✂️
  2. ✂️

180Q840073 | Fonoaudiologia, Audiologia, Prefeitura de São Francisco MG Fonoaudiólogo, COTEC, 2020

A audição é o primeiro dos sentidos a apresentar perdas funcionais detectadas objetivamente. Embora a perda auditiva instale-se de maneira lenta, seu impacto na vida do indivíduo idoso é considerável, já que nessa época o somatório de problemas de saúde confere novas dimensões às perdas auditivas. Considerando essas informações, avalie as assertivas a seguir.

I - A diminuição da audição nos idosos deve-se a fatores tóxicos, metabólicos, mecânicos, neurais, vasculares, ambientais. Tanto a transmissão do material sonoro até o órgão sensorial quanto sua percepção e decodificação encontram-se comprometidas com o passar do tempo.

II - A acuidade auditiva declina mais em homens do que em mulheres, predominando as perdas nas frequências agudas, gerando um leve declínio da inteligibilidade de fala em ambientes com condições sonoras ideais.

III - O zumbido é queixa frequente entre idosos, ou seja, de 3% na segunda década de vida e de 10% na sexta. Sendo que sons altos e vozes de grande intensidade são pouco tolerados.

IV - O nível sonoro expresso em decibéis é percebido como pressão no aparelho auditivo. Acima de 100 decibéis, nossos ouvidos começam a estar em situação de risco. Aos 120 decibéis, encontram-se em perigo e, aos 150 decibéis, reagem com dor.

É CORRETO o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.