Questões de Concursos Fonoaudiologia

Resolva questões de Fonoaudiologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q146527 | Fonoaudiologia, Linguagem, Analista Judiciário Fonoaudiólogo, TJ AP, FCC

A afasia é um dos importantes quadros que acometem indivíduos que procuram avaliação e terapia fonoaudiológica. Pode-se afirmar corretamente que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q31363 | Fonoaudiologia, Auxiliar Administrativo, CREFONO, QUADRIX

Assinale a alternativa que contraria o disposto pela Lei nº 6.965.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q802835 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

A audiometria e a logoaudiometria são procedimentos que se complementam na avaliação audiológica. Há uma relação direta entre os resultados desses dois exames, o que fornece subsídios ao clínico para confirmar e interpretar esses resultados. Dentre os procedimentos de logoaudiometria, o índice (percentual) de reconhecimento de fala (IRF ou IPRF) é um procedimento que avalia a inteligibilidade da fala. Tendo como base a correlação clínica entre a audiometria e o IPRF, considere as afirmativas abaixo.

I A melhora do reconhecimento da fala com o aumento da intensidade do estímulo é conhecida como fenômeno de Rollover e é encontrada em perdas sensorioneurais.

 II O IPRF em perdas auditivas condutivas varia de acordo com o grau da perda, podendo ser registrados índices que denotam moderada dificuldade de inteligibilidade (60 a 75%).

III Quando há um desempenho no IPRF incompatível com os resultados da audiometria tonal, suspeita-se de uma alteração retrococlear na audição.

IV O IPRF em perdas auditivas sensorioneurais apresenta uma redução no desempenho do sujeito proporcional ao grau da perda auditiva.

Em relação à correlação clínica entre a audiometria e o IPRF, estão corretas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q211809 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, ENADE, INEP

Os estudos sobre o processo de aquisição de linguagem tiveram grande impulso no século XX. Entre as principais teorias que surgiram, podemos destacar a Inatista, a Behaviorista, o Cognitivismo Construtivista e a Sociointeracionista. Considerando as diferentes implicações dessas teorias nas propostas de atuação fonoaudiológica, a aquisição da linguagem,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q840961 | Fonoaudiologia, Audiologia, Prefeitura de Delmiro Gouveia AL Fonoaudiólogo, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir: I. As disfonias são classificadas em três grandes categorias: disfonia orgânica, caracterizada por alteração vocal independente do uso da voz, podendo ser causada por diversos processos, com consequência direta sobre a voz; disfonia funcional, que é a alteração vocal decorrente do próprio uso da voz; e disfonia organofuncional, caracterizada por alteração vocal decorrente de lesão benigna secundária ao comportamento vocal inadequado ou alterado. II. O audiograma deve ser construído como uma grade, na qual as frequências, em Hertz (Hz), estão representadas em escala logarítmica na abscissa, e o nível de audição (NA), em decibel (dB), na ordenada. Para garantir dimensão padronizada do audiograma, cada oitava na escala de frequências deve ser equivalente ao espaço correspondente a 20 dB na escala do nível de audição. O eixo da abscissa deve incluir as frequências de 125 Hz a 8.000 Hz, com a legenda de “Frequência em Hertz (Hz)”. O eixo da ordenada deve incluir níveis de audição de -10 dB a 120 dB NA (de acordo com a saída máxima de cada equipamento) com a legenda de “Nível de Audição em Decibel (dB NA)”. Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q146430 | Fonoaudiologia, Motricidade Orofacial, Analista Judiciário Fonoaudiólogo, TJ AP, FCC

Assinale a alternativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q140884 | Fonoaudiologia, Audição, Analista Judiciário Fonoaudiólogo, TJ AP, FCC

Nas Perdas Auditivas Induzidas por Ruídos (PAIR) é necessário priorizar o controle dos efeitos auditivos, definindo e estabelecendo práticas de proteção da audição. Dentre elas, espera-se que as empresas empregadoras providenciem Programas de Conservação Auditiva

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q211658 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, ENADE, INEP

Uma jovem professora recém-formada, leciona em duas escolas de ensino médio de sua cidade. Após os primeiros meses no emprego, procurou o serviço de fonoaudiologia de uma Unidade Básica de Saúde, pois seus alunos reclamam que não conseguem entender o que ela diz durante as aulas. Ela acredita que isso ocorre porque sua voz é fraca. A avaliação fonoaudiológica revelou que ela não possui distúrbio orgânico de comunicação, porém sua fala caracteriza-se por articulação com amplitude reduzida e velocidade de fala aumentada. Na anamnese, ela reconheceu que é uma pessoa tímida e que sempre falou dessa forma, porém isso não lhe havia trazido problemas anteriormente. Além disso, referiu que os ambientes em que dá aula são ruidosos e, quando tenta falar mais forte, sente fadiga.

A partir do caso descrito, avalie as seguintes condutas a serem adotadas pelo fonoaudiólogo.

I. Encaminhá-la ao serviço de psicologia, para que possa enfrentar sua timidez, que é a causa principal de seu problema.

II. Orientá-la quanto aos diferentes fatores identificados, que estão prejudicando a efetividade da comunicação entre ela e seus alunos.

III. Propor tratamento fonoaudiológico semanal, que priorize os problemas vocais, pois estudos indicam que o risco de professores desenvolverem disfonias é elevado.

IV. Indicar acompanhamento por meio de programa de aprimoramento da comunicação, de efetividade conhecida, que favoreça o aperfeiçoamento dos padrões de fala, voz e linguagem.

V. Encaminhá-la para investigação neurológica, já que a redução da amplitude articulatória e da velocidade da fala são manifestações que ocorrem com frequência nos quadros de disartria.

É correto apenas o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q212619 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, ENADE, INEP

Um fonoaudiólogo foi convidado a assessorar um grupo de canto coral durante a turnê de apresentações. Nesse período, além do trabalho de condicionamento vocal, ele deveria ministrar pequenas palestras, com orientações ao grupo. Nessa situação, o trabalho de condicionamento vocal e os temas das palestras deveriam abranger, respectivamente,

I. exercícios vocais com empuxo e orientações sobre tipo respiratório.

II. exercícios vocais com sons vibrantes em escalas ascendentes e descendentes e orientações sobre saúde vocal.

III. exercícios vocais de ressonância e de projeção da voz e orientações sobre relação corpo-voz.

IV. exercícios de trato vocal semiocluído e orientações sobre higiene vocal.

É correto apenas o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q836816 | Fonoaudiologia, Audiologia, FSPSS Fonoaudiólogo, FSPSS, 2021

Pela classificação do grau de perda auditiva para crianças de até 7 anos de idade (Northern e Downs, 2002), a média tonal de 51 - 70dB indica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

31Q859444 | Fonoaudiologia, Audiologia, Prefeitura de Cuitegi PB Fonoaudiólogo, CPCON, 2020

Com base na anatomofisiologia do órgão da audição e do equilíbrio, analise as proposições e coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso:

( ) Parte da orelha externa se encontra alojada dentro do osso temporal, sendo constituída pelo pavilhão auricular, pelo meato acústico externo e pela membrana timpânica.
( ) Acadeia ossicular, localizada na orelha interna, é constituída por três ossículos que são considerados os menores ossos do corpo, martelo, bigorna e estribo.
( ) Os canais semicirculares, que fazem parte do labirinto ósseo, possuem função de detecção e orientação da cabeça no espaço.

Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q841469 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Prefeitura de Bagé RS Fonoaudiólogo, FUNDATEC, 2020

Analise as assertivas abaixo sobre afasias:
I. A Afasia Transcortical Motora é um tipo de afasia fluente, cuja principal característica é o aumento de fala. A compreensão geralmente está alterada. II. As afasias infantis não são classificadas como as dos adultos, sendo apenas divididas em afasias emissivas e receptivas. III. Uma das manifestações das afasias é a parafasia semântica, que é a troca de um vocábulo por outro, estando os dois relacionados semanticamente.
Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q845839 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Prefeitura de Arapongas PR Fonoaudiólogo 30h, FAFIPA, 2020

Qual é o processo fonológico que a criança realiza ao falar “save” para “chave” e “zelo” para “gelo”?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q143498 | Fonoaudiologia, Audição, Analista Judiciário Fonoaudiólogo, TJ AP, FCC

Considerando as ações de saúde auditiva, assinale a afirmativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q843030 | Fonoaudiologia, Audiologia, Prefeitura de Massaranduba SC Fonoaudiólogo, FURB, 2020

A respeito dos reflexos acústicos, assinale a afirmativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q147331 | Fonoaudiologia, Voz, Analista Judiciário Fonoaudiólogo, TJ AP, FCC

Nas alterações vocais é INCORRETO afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q841258 | Fonoaudiologia, Neonatologia, Prefeitura de Bagé RS Fonoaudiólogo, FUNDATEC, 2020

As afirmativas abaixo dizem respeito à triagem auditiva neonatal universal (TANU). Assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso, segundo os ideais Lewis e Chapchap (2014).
( ) No registro das emissões otoacústicas (EOA) por estímulos transientes é possível identificar perdas auditivas > 30 dB. ( ) Deficiências auditivas de origem coclear podem apresentar EOA em algumas bandas de frequência isoladas, o que não pode ser caracterizado como função coclear preservada/normal. ( ) A fase de reteste deve ser realizada para o RN de baixo e alto risco, num período entre 30 e 60 dias. ( ) Crianças maiores de 3 meses de idade, e que permaneceram por este período na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), podem ser imediatamente encaminhadas para avaliação diagnóstica, assim como aquelas com malformação de orelha externa.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q840040 | Fonoaudiologia, Audiologia, Prefeitura de Barra dos Coqueiros SE Fonoaudiólogo, CESPE CEBRASPE, 2020

Na avaliação audiológica infantil, o princípio do cross-check é mandatório, ou seja, o profissional deve definir protocolos de avaliação envolvendo procedimentos eletroacústicos, eletrofisiológicos e comportamentais para a definição do diagnóstico audiológico. Com relação à avaliação audiológica na população infantil, assinale a opção que apresenta o teste a ser empregado para crianças a partir de seis meses de idade, cujo comportamento condicionado é o reflexo de orientação, ou seja, virar a cabeça em direção ao som.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q836422 | Fonoaudiologia, Disfagia e Mastigação, FSPSS Fonoaudiólogo, FSPSS, 2021

Analise as afirmativas, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os músculos dos lábios participam ativamente das funções estomatognáticas e são auxiliares na mastigação. São eles: orbicular dos lábios, zigomático maior e menor e o bucinador. ( ) As estruturas envolvidas na fonação (pulmões, traqueia, laringe, cavidades nasal e bucal) possuem outras funções específicas - respiração, mastigação, deglutição - que, do ponto de vista biológico, são mais importantes do que falar. ( ) Uma das características da deglutição adulta (madura) é a contração da musculatura perioral. ( ) Alguns problemas neurológicos, como a paralisia cerebral e algumas síndromes, levam a alterações de tônus, postura e mobilidade de órgãos fonoarticulatórios.
A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

40Q842542 | Fonoaudiologia, Voz, Prefeitura de Massaranduba SC Fonoaudiólogo, FURB, 2020

Com relação à reabilitação fonoaudiológica das disfonias, assinale a afirmativa que descreve as premissas do método de competência fonatória:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.