Início

Questões de Concursos Fonoaudiologia

Resolva questões de Fonoaudiologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


241Q801646 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir acerca de procedimentos relacionados à administração da dieta do paciente disfágico, que devem ser executados pelo fonoaudiólogo antes de proceder à avaliação dos mecanismos de alimentação, a ser realizada na avaliação clínica. Deve-se avaliar se a condição respiratória do paciente permite a administração da dieta.
  1. ✂️
  2. ✂️

242Q803584 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, SESPA PA, CESPE CEBRASPE

Alguns fatores causam ou colaboram para que ocorram os distúrbios da motricidade oral, como por exemplo: hábitos orais inadequados; hábitos alimentares inadequados; problemas respiratórios, anatômicos, neurológicos; deglutição atípica. Com relação aos hábitos orais inadequados, julgue os itens subseqüentes.

Hábitos da criança que envolvam a região oral — por exemplo: sucção de dedo, chupeta, lábios, língua ou bochecha — e problemas respiratórios, são considerados hábitos orais inadequados.

  1. ✂️
  2. ✂️

243Q859206 | Fonoaudiologia, Legislação e Ética Profissional da Fonoaudiologia, Prefeitura de Cuitegi PB Fonoaudiólogo, CPCON, 2020

De acordo com o código de ética da Fonoaudiologia, é CORRETO afirmar que constituem direitos gerais do fonoaudiólogo, nos limites de sua competência e atribuições:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

244Q841543 | Fonoaudiologia, Legislação e Ética Profissional da Fonoaudiologia, Multiprofissional em Saúde da Família Fonoaudiologia, SES DF, IADES, 2020

Com a implementação do Programa de Saúde da Família (PSF) e a respectiva consolidação como uma Estratégia de Saúde da Família (ESF), foi possível ampliar a universalização do acesso à saúde, gerando a necessidade de mudanças e consolidando um novo modelo de atenção à saúde fundamentado nos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).  

Com relação à atuação do fonoaudiólogo no PSF, julgue o item a seguir.

Não cabe ao fonoaudiólogo de uma unidade de saúde da família realizar visitas domiciliares para detecção de fatores ambientais e familiares que possam gerar agravos à saúde geral e da comunicação humana.

  1. ✂️
  2. ✂️

245Q803325 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Quanto aos procedimentos e cuidados na aplicação da audiometria tonal, julgue os itens a seguir. Deve-se optar, na realização da audiometria, por uma apresentação ritmada dos estímulos apresentados.
  1. ✂️
  2. ✂️

246Q802561 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia

Alterações no frênulo lingual podem ocasionar transtornos na fala. A mensuração com paquímetro da abertura máxima da boca sem interferência do apoio da língua (medida 1) e com o ápice da língua tocando a papila incisiva (medida 2) constitui uma das etapas do Protocolo de Avaliação do Frênulo Lingual, descrito no capítulo: “Falar – habilidade que aproxima ou afasta as pessoas”, do “Novo Tratado de Fonoaudiologia”, FILHO, O. L. (2013).

Com base na afirmativa acima, complete as lacunas da frase abaixo.

A regra de três utilizada para o cálculo da proporção entre as medidas 1 e 2 considera o valor de _____ mm dentro da faixa de normalidade na abertura máxima da boca no caso da medida 1 e _____% como sendo sua respectiva porcentagem.

Para se completarem corretamente as lacunas da frase acima, têm de ser usadas, respectivamente, as medidas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

248Q803819 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, acerca da hipernasalidade em pacientes portadores de fissura lábio-palatina. Pacientes com fissura lábio-palatina frequentemente apresentam hipernasalidade devido, exclusivamente, ao insucesso na reconstrução da velofaringe.
  1. ✂️
  2. ✂️

249Q859116 | Fonoaudiologia, Audiologia, Prefeitura de Passira PE Fonoaudiólogo, CONTEMAX, 2020

A perilinfa localiza-se entre o labirinto membranoso e o ósseo com função de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

250Q803841 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, HUGG UNIRIO RJ, IBFC

Com relação à comunicação suplementar e alternativa, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Apenas crianças são possíveis usuários da comunicação suplementar e alternativa.

II. O tempo necessário para o usuário aprender a usar os sistemas efetivamente para sua comunicação é de no máximo três meses.

III. Os recursos de símbolos para a comunicação suplementar e alternativa são bastante limitados e são apresentados apenas de forma isolada.

Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

251Q801891 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Quanto às modificações acústicas dos moldes auriculares, que têm como objetivo alterar a curva ou resposta da prótese auditiva, julgue os itens subsequentes. A ventilação reduz a sensação de plenitude auricular e minimiza o efeito de oclusão.
  1. ✂️
  2. ✂️

252Q842597 | Fonoaudiologia, Voz, Prefeitura de Arapongas PR Fonoaudiólogo 30h, FAFIPA, 2020

Os indivíduos com fissura palatina ou com outras alterações craniofaciais podem apresentar distúrbios articulatórios relacionados a uma variedade de causas como fístula palatal, má-oclusão, perda auditiva flutuante ou crônica e hipertrofia das amígdalas, causas essas não limitadas à disfunção velofaríngea (DVF). Alguns distúrbios são obrigatórios na DVF, decorrentes de uma alteração estrutural, exceto em qual caso?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

253Q845751 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Prefeitura de Arapongas PR Fonoaudiólogo 30h, FAFIPA, 2020

Com relação à gagueira, analise as asserções e a seguir assinale a alternativa CORRETA:
( ) A gagueira é um distúrbio da comunicação que se caracteriza por uma ruptura involuntária no fluxo da fala. As disfluências mais comuns na gagueira são as repetições de sílabas e de sons, os prolongamentos e os bloqueios. São também comuns na gagueira os comportamentos motores associados como piscar de olhos, projeção da língua e alterações na velocidade e na intensidade da fala. ( ) A gagueira apresenta diferentes estágios de evolução, do leve ao severo, pode ser intermitente e progressiva, com níveis variados de tensão. Os comportamentos associados ao quadro variam de indivíduo para indivíduo. ( ) Muitos gagos aprendem desde cedo que o desejável é não gaguejar. A sociedade os recompensa pela fluência. Disto decorre que quando não se fala fluentemente, está se fazendo algo errado. E do erro, origina-se a culpa, por não conseguir falar como desejado e de acordo com o que os outros esperam que se fale. Entretanto, a gagueira não sofre interferência de variáveis situacionais e emocionais. ( ) O planejamento terapêutico da atuação Fonoaudiológica com pacientes gagos incluem redução da tensão por meio de exercícios cervicais e mobilidade dos órgãos fonoarticulatórios, treino da velocidade de fala, melodia e entonação, treino de suavidade da emissão, treinamento auditivo enfatizando as habilidades de detecção, discriminação, reconhecimento e memória auditiva.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

254Q843977 | Fonoaudiologia, Disfagia e Mastigação, Prefeitura de São Francisco MG Fonoaudiólogo, COTEC, 2020

Dificuldades alimentares na infância são extremamente comuns. Estudos realizados em diferentes regiões do mundo mostram que a queixa de não comer está entre as principais situações, não apenas nos consultórios de pediatras como também na clínica de especialistas, como gastroenterologistas e fonoaudiólogos. O modo como uma mãe comunica com seu filho no momento de alimentá-lo, e a reação a cada mensagem que ele emitirá, fará a diferença no desenvolvimento da alimentação dessa criança. Para ofertar uma efetiva terapia, o fonoaudiólogo deve ter conhecimento sobre refeição e sobre a sua relação com aspectos físicos, sensoriais, de aprendizado e de comunicação. Para uma comunicação acontecer, é necessário sintonia entre os pares. Em um momento de refeição de uma criança, quando lhe é ofertado o alimento e ela chora, empurra a colher ou joga o alimento no chão, o que essa criança está querendo dizer?

I - “Doi quando eu como...” - provavelmente algumas crianças podem recusar alimentos muito específicos porque não se sentem bem fisicamente.

II - “Eu não consigo comer isso...” - isso pode ser devido a alguma alteração na motricidade orofacial.

III - Eu me sinto desconfortável com esse tipo de alimento...” - dificuldades sensoriais impactam a alimentação quando, por exemplo, a criança não processa a textura.

IV - Eu tenho medo de comer...” - nenhuma memória de desconforto vivenciada durante o ato de comer pode gerar mudança no comportamento como ansiedade e aversão àquela situação.

V - Eu não quero assim. Eu quero comer do meu jeito...” - a criança é aversa à imitação, prefere o seu jeito personalizado de ser.

Analisando a queixa da criança e a sua provável associação, podemos afirmar que estão CORRETAS as assertivas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

255Q843225 | Fonoaudiologia, Saúde Coletiva, Prefeitura de Coronel Freitas SC Fonoaudiólogo, FEPESE, 2020

Uma das áreas de concentração da Saúde Coletiva é a Epidemiologia. Na área da Epidemiologia, é fundamental que o Fonoaudiólogo conheça, especialmente, alguns conceitos.
É correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

256Q840568 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, Prefeitura de Centenário do Sul PR Fonoaudiólogo, FAUEL, 2020

Carlos é professor do ensino infantil há 10 anos. Procurou um(a) fonoaudiólogo(a) com a queixa de que, nos últimos três anos, tem perdido a voz com frequência ou ficado com voz rouca, sentindo fadiga vocal e dificuldade em manter a intensidade, principalmente no final do dia e no decorrer da semana. Considerando a conduta fonoaudiológica frente a queixa de Carlos, são CORRETAS as afirmações:
l. o(a) fonoaudiólogo(a) deve realizar avaliação vocal, iniciar a terapia e realizar orientações pertinentes a rotina de Carlos. II. o(a) fonoaudiólogo(a) deve investigar o uso da voz além do âmbito profissional e os hábitos da rotina de Carlos. III. o(a) fonoaudiólogo(a) deve encaminhá-lo para avaliação otorrinolaringológica. IV. orientar que Carlos solicite remanejamento para outra função, com menor esforço vocal, para que a terapia fonoaudiológica seja eficaz.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

257Q845181 | Fonoaudiologia, Voz, Prefeitura de Massaranduba SC Fonoaudiólogo, FURB, 2020

Sobre a ação do músculo Tireoaritenoideo da laringe, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

258Q802304 | Fonoaudiologia

A presença de sulcos longitudinais na língua, normalmente dois ou três, é indicativa da existência de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

259Q802816 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, SES DF, FUNIVERSA

No que se refere ao processo de seleção e adaptação de próteses auditivas, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

260Q842309 | Fonoaudiologia, Audiologia, Prefeitura de Barra dos Coqueiros SE Fonoaudiólogo, CESPE CEBRASPE, 2020

O processamento da informação auditiva é realizado por uma rede de neurônios complexa do sistema nervoso auditivo central (SNAC). Os testes de processamento auditivo são alocados em categorias diferentes, segundo a forma com que os sinais são apresentados às orelhas, as características das tarefas auditivas solicitadas e o método ou a abordagem utilizados. No Brasil, foi desenvolvida uma versão de um dos testes aplicados na avaliação do processamento auditivo, cujo estímulo provém de uma flauta transversal e é composto por tons musicais longos (2000 ms) e curtos (500 ms) com frequência de 440 Hz. São aplicadas dez sequências de três estímulos e dez sequências de quatro estímulos. Trata-se do
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.