Questões de Concursos Fonoaudiologia

Resolva questões de Fonoaudiologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

261Q801796 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Médico Residente, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES

As teorias linguísticas quanto à aquisição e ao desenvolvimento de linguagem apresentam vertentes diversas e aspectos teóricos, muitas vezes, controversos. De acordo com as várias linhas teóricas, julgue os itens a seguir. Para a linha construtivista, a linguagem é uma função cognitiva, semiótica, fruto de uma evolução contínua que envolve processos de acomodação e de assimilação.
  1. ✂️
  2. ✂️

263Q842802 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, Multiprofissional em Saúde Mental, SES DF, IADES, 2020

Uma criança de 8 anos e 4 meses de idade foi encaminhada para o serviço de fonoaudiologia por apresentar atraso no desenvolvimento da linguagem oral. Encontra-se em acompanhamento por equipe especializada composta por neuropediatra e psiquiatra da infância, ainda em processo de investigação diagnóstica. Em entrevista inicial, a mãe relata que a criança apresenta dificuldade em executar comandos e fala de difícil compreensão. 
A respeito desse caso clínico e dos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.
A terapia de linguagem tem como objetivo principal instalar os fonemas em que a criança possui dificuldade.
  1. ✂️
  2. ✂️

264Q846418 | Fonoaudiologia, Neonatologia, Multiprofissional em Saúde da Criança Fonoaudiologia, SES DF, IADES, 2020

Atualmente, um número maior de bebês prematuros e (ou) sindrômicos tem sobrevivido, o que leva, consequentemente, ao aumento na utilização de sondas e aos problemas a elas relacionados até a completa transição para a alimentação por via oral.

Com base no exposto e nos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir  
O método canguru é um modelo de assistência ao recémnascido prematuro, internado na UTI neonatal, que reúne estratégias de intervenção, reduzindo a presença dos pais na unidade neonatal e (minimizando) o acesso e a participação deles nos cuidados com o filho.
  1. ✂️
  2. ✂️

265Q803075 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, SESPA PA, CESPE CEBRASPE

Antônio, que tem 42 anos de idade e trabalha em uma marcenaria há 20 anos, apresentou-se para uma avaliação audiológica queixando-se de queda auditiva progressiva bilateral e declarando não possuir antecedente familiar com queixa de perda auditiva.

Com base na situação hipotética acima, julgue se cada item a seguir lista uma constatação provável de ser obtida em uma avaliação audiológica de Antônio.

Teste de imitanciometria com timpanograma com curvas do tipo A nas duas orelhas e ausência do reflexo estapediano ipsi e contra-lateral a partir da freqüência de 3 kHz.

  1. ✂️
  2. ✂️

266Q841792 | Fonoaudiologia, Saúde Coletiva, Fonoaudiólogo, SES DF, IADES, 2020

A pandemia da Covid-19 instaurou uma série de medidas sanitárias envolvendo todos os âmbitos sociais e, principalmente, os ambientes relacionados à saúde. Uma quarentena, que restringiu a abertura de clínicas de saúde, permitiu que fossem descritas normas de biossegurança para o funcionamento dessas instituições, de forma a preservar da contaminação tanto os profissionais quanto os pacientes que necessitassem de atendimentos eletivos após a reabertura das clínicas, ainda durante a pandemia. O Conselho Federal de Fonoaudiologia atualizou a publicação preexistente e lançou recentemente um novo manual de biossegurança.

Com relação a essa temática, julgue os itens a seguir.
Contaminação cruzada refere-se à infecção entre os membros de uma equipe de saúde e seus pacientes, e vice-versa, podendo ocorrer por contato direto ou por contato com objetos utilizados por um ou por outro, sem a adequada higienização.
  1. ✂️
  2. ✂️

267Q840568 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, Prefeitura de Centenário do Sul PR Fonoaudiólogo, FAUEL, 2020

Carlos é professor do ensino infantil há 10 anos. Procurou um(a) fonoaudiólogo(a) com a queixa de que, nos últimos três anos, tem perdido a voz com frequência ou ficado com voz rouca, sentindo fadiga vocal e dificuldade em manter a intensidade, principalmente no final do dia e no decorrer da semana. Considerando a conduta fonoaudiológica frente a queixa de Carlos, são CORRETAS as afirmações:
l. o(a) fonoaudiólogo(a) deve realizar avaliação vocal, iniciar a terapia e realizar orientações pertinentes a rotina de Carlos. II. o(a) fonoaudiólogo(a) deve investigar o uso da voz além do âmbito profissional e os hábitos da rotina de Carlos. III. o(a) fonoaudiólogo(a) deve encaminhá-lo para avaliação otorrinolaringológica. IV. orientar que Carlos solicite remanejamento para outra função, com menor esforço vocal, para que a terapia fonoaudiológica seja eficaz.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

268Q845181 | Fonoaudiologia, Voz, Prefeitura de Massaranduba SC Fonoaudiólogo, FURB, 2020

Sobre a ação do músculo Tireoaritenoideo da laringe, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

269Q843977 | Fonoaudiologia, Disfagia e Mastigação, Prefeitura de São Francisco MG Fonoaudiólogo, COTEC, 2020

Dificuldades alimentares na infância são extremamente comuns. Estudos realizados em diferentes regiões do mundo mostram que a queixa de não comer está entre as principais situações, não apenas nos consultórios de pediatras como também na clínica de especialistas, como gastroenterologistas e fonoaudiólogos. O modo como uma mãe comunica com seu filho no momento de alimentá-lo, e a reação a cada mensagem que ele emitirá, fará a diferença no desenvolvimento da alimentação dessa criança. Para ofertar uma efetiva terapia, o fonoaudiólogo deve ter conhecimento sobre refeição e sobre a sua relação com aspectos físicos, sensoriais, de aprendizado e de comunicação. Para uma comunicação acontecer, é necessário sintonia entre os pares. Em um momento de refeição de uma criança, quando lhe é ofertado o alimento e ela chora, empurra a colher ou joga o alimento no chão, o que essa criança está querendo dizer?

I - “Doi quando eu como...” - provavelmente algumas crianças podem recusar alimentos muito específicos porque não se sentem bem fisicamente.

II - “Eu não consigo comer isso...” - isso pode ser devido a alguma alteração na motricidade orofacial.

III - Eu me sinto desconfortável com esse tipo de alimento...” - dificuldades sensoriais impactam a alimentação quando, por exemplo, a criança não processa a textura.

IV - Eu tenho medo de comer...” - nenhuma memória de desconforto vivenciada durante o ato de comer pode gerar mudança no comportamento como ansiedade e aversão àquela situação.

V - Eu não quero assim. Eu quero comer do meu jeito...” - a criança é aversa à imitação, prefere o seu jeito personalizado de ser.

Analisando a queixa da criança e a sua provável associação, podemos afirmar que estão CORRETAS as assertivas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

270Q803819 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, acerca da hipernasalidade em pacientes portadores de fissura lábio-palatina. Pacientes com fissura lábio-palatina frequentemente apresentam hipernasalidade devido, exclusivamente, ao insucesso na reconstrução da velofaringe.
  1. ✂️
  2. ✂️

271Q803841 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, HUGG UNIRIO RJ, IBFC, 2017

Com relação à comunicação suplementar e alternativa, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Apenas crianças são possíveis usuários da comunicação suplementar e alternativa.

II. O tempo necessário para o usuário aprender a usar os sistemas efetivamente para sua comunicação é de no máximo três meses.

III. Os recursos de símbolos para a comunicação suplementar e alternativa são bastante limitados e são apresentados apenas de forma isolada.

Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

272Q803596 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir acerca de procedimentos relacionados à administração da dieta do paciente disfágico, que devem ser executados pelo fonoaudiólogo antes de proceder à avaliação dos mecanismos de alimentação, a ser realizada na avaliação clínica. Para pacientes em ambiente hospitalar, o serviço de enfermagem, munido do equipamento necessário, deverá estar pronto para socorrer o paciente em caso de aspiração.
  1. ✂️
  2. ✂️

273Q803325 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Quanto aos procedimentos e cuidados na aplicação da audiometria tonal, julgue os itens a seguir. Deve-se optar, na realização da audiometria, por uma apresentação ritmada dos estímulos apresentados.
  1. ✂️
  2. ✂️

274Q801530 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito à utilização da voz humana como estímulo, o conceito psicofísico de limiar teve que ser adaptado, de forma a especificar o tipo de resposta que se solicita do paciente. Quanto aos diferentes tipos de limiares logoaudiométricos, e suas utilizações clínicas, julgue os itens seguintes. O limiar de detecção de voz é definido como a quantidade de energia na qual o observador torna-se capaz de identificar a(s) palavra(s) ouvida(s).
  1. ✂️
  2. ✂️

275Q802816 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, SES DF, FUNIVERSA

No que se refere ao processo de seleção e adaptação de próteses auditivas, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

276Q801538 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, acerca da hipernasalidade em pacientes portadores de fissura lábio-palatina. O aumento na duração do fluxo aéreonasal é reflexo do esforço respiratório aumentado e resposta ativa à necessidade de manter a pressão intraoral adequada, na presença de inadequação da velofaringe.
  1. ✂️
  2. ✂️

277Q207908 | Fonoaudiologia, Especialista em Saúde Fonoaudiologia, SES DF, FUNIVERSA

Segundo Jerger (1970), a timpanometria é uma medida dinâmica da imitância acústica, que verifica a mudança na complacência, decorrente da variação de pressão do ar no conduto auditivo externo. Trata-se de um método que avalia a mobilidade da membrana timpânica e das condições funcionais da orelha média. O gráfico resultante é conhecido como timpanograma e pode ser classificado em cinco tipos de curvas timpanométricas. O fonoaudiólogo, que é o profissional habilitado para a realização desse procedimento, deve conhecer o significado de cada uma das curvas timpanométricas. Considerando essas informações, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

278Q842597 | Fonoaudiologia, Voz, Prefeitura de Arapongas PR Fonoaudiólogo 30h, FAFIPA, 2020

Os indivíduos com fissura palatina ou com outras alterações craniofaciais podem apresentar distúrbios articulatórios relacionados a uma variedade de causas como fístula palatal, má-oclusão, perda auditiva flutuante ou crônica e hipertrofia das amígdalas, causas essas não limitadas à disfunção velofaríngea (DVF). Alguns distúrbios são obrigatórios na DVF, decorrentes de uma alteração estrutural, exceto em qual caso?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

279Q801526 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE

Uma criança de 4 anos compareceu à clínica para avaliação audiológica infantil. A mãe relatou que a criança mostra-se muito desatenta e frequentemente pede que repita o que lhe foi dito. Nega otalgia e episódios de otorreia. A hipótese etiológica levantada pelo médico otorrinolaringologista é de otite média secretora. A audiometria lúdica evidenciou perda auditiva condutiva de grau leve à orelha direita e audição normal à esquerda.

Com base nestas informações, analise as afirmativas abaixo, considerando-se uma avaliação audiológica compatível com a hipótese etiológica:

1. A criança pode apresentar um índice de reconhecimento de fala (IRF) de 80% à orelha direita e de 96% à orelha esquerda.

2. O limiar de reconhecimento de fala (LRF) deverá ser encontrado numa intensidade igual à média tritonal de 500, 1000 e 2000Hz ou até 10dB acima da média, bilateralmente.

3. A imitanciometria evidenciará curva timpanométrica do tipo B à orelha direita e do tipo A à orelha esquerda

4. O reflexo acústico ipsilateral direito estará presente.

5. O reflexo acústico contralateral esquerdo estará ausente por eferência.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

280Q842309 | Fonoaudiologia, Audiologia, Prefeitura de Barra dos Coqueiros SE Fonoaudiólogo, CESPE CEBRASPE, 2020

O processamento da informação auditiva é realizado por uma rede de neurônios complexa do sistema nervoso auditivo central (SNAC). Os testes de processamento auditivo são alocados em categorias diferentes, segundo a forma com que os sinais são apresentados às orelhas, as características das tarefas auditivas solicitadas e o método ou a abordagem utilizados. No Brasil, foi desenvolvida uma versão de um dos testes aplicados na avaliação do processamento auditivo, cujo estímulo provém de uma flauta transversal e é composto por tons musicais longos (2000 ms) e curtos (500 ms) com frequência de 440 Hz. São aplicadas dez sequências de três estímulos e dez sequências de quatro estímulos. Trata-se do
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.