Questões de Concursos Fonoaudiologia

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302Q845751 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Prefeitura de Arapongas PR Fonoaudiólogo 30h, FAFIPA, 2020

Com relação à gagueira, analise as asserções e a seguir assinale a alternativa CORRETA:
( ) A gagueira é um distúrbio da comunicação que se caracteriza por uma ruptura involuntária no fluxo da fala. As disfluências mais comuns na gagueira são as repetições de sílabas e de sons, os prolongamentos e os bloqueios. São também comuns na gagueira os comportamentos motores associados como piscar de olhos, projeção da língua e alterações na velocidade e na intensidade da fala. ( ) A gagueira apresenta diferentes estágios de evolução, do leve ao severo, pode ser intermitente e progressiva, com níveis variados de tensão. Os comportamentos associados ao quadro variam de indivíduo para indivíduo. ( ) Muitos gagos aprendem desde cedo que o desejável é não gaguejar. A sociedade os recompensa pela fluência. Disto decorre que quando não se fala fluentemente, está se fazendo algo errado. E do erro, origina-se a culpa, por não conseguir falar como desejado e de acordo com o que os outros esperam que se fale. Entretanto, a gagueira não sofre interferência de variáveis situacionais e emocionais. ( ) O planejamento terapêutico da atuação Fonoaudiológica com pacientes gagos incluem redução da tensão por meio de exercícios cervicais e mobilidade dos órgãos fonoarticulatórios, treino da velocidade de fala, melodia e entonação, treino de suavidade da emissão, treinamento auditivo enfatizando as habilidades de detecção, discriminação, reconhecimento e memória auditiva.
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303Q801520 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir acerca dos prováveis achados obtidos na imitanciometria, procedimento eletroacústico integrante da bateria de avaliação audiológica. Curvas dos tipos “Ar” e “As” sugerem pouca mobilidade do sistema tímpano-ossicular, sendo compatíveis com aumento da rigidez da cadeia ossicular.
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304Q846832 | Fonoaudiologia, Audiologia, Prefeitura de Centenário do Sul PR Fonoaudiólogo, FAUEL, 2020

“A timpanometria e? uma medida objetiva, dina?mica, que avalia a mobilidade do conjunto ti?mpano-ossicular em resposta a graduais variac?o?es de pressa?o no meato acu?stico externo” (ENDO; CURI, 1998). As curvas timpanométricas são sugestivas de diferentes condições de orelha média. As curvas do tipo A, Ar, B e C são associadas, respectivamente, à:
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305Q803352 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Guaíra PR, CETRO

A contração dos músculos supra-hióideos, faríngeos, laríngeos e linguais pertence a

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306Q841019 | Fonoaudiologia, Saúde Coletiva, Fonoaudiólogo, SES DF, IADES, 2020

A equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), composta por fonoaudióloga, enfermeira, psicólogo, fisioterapeuta e o médico da família, conduzem, às quartas-feiras, grupos de gestantes de acordo com a distribuição das equipes de saúde da família que atendem a determinado território. Nos grupos, são apresentadas estratégias em grupo para discussão de aspectos referentes à saúde materna, ao parto, ao puerpério e a respeito do desenvolvimento global do bebê. 

No que tange a esse atendimento, julgue os itens a seguir. 
O trabalho em grupo realizado pelo NASF tem como principal objetivo lidar com a alta demanda de atendimentos na Atenção Básica e podem ser motivacionais, operativos e terapêuticos.
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307Q802636 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, SESAU RO, FUNRIO, 2017

O processo de aquisição de linguagem que inclui diversas categorias, envolvendo aspectos funcionais da comunicação, atos de fala, trocas de turno e funções comunicativas denomina-se:
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308Q801688 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Juatuba MG, CONSULPLAN

São problemas de linguagem escolar relacionados à aprendizagem, EXCETO:
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309Q146342 | Fonoaudiologia, Legislação e Ética Profissional, Analista Judiciário Fonoaudiólogo, TJ AP, FCC

Segundo o Código de Ética do Fonoaudiólogo, o fonoaudiólogo deve

I. Informar ao cliente sua qualificação, responsabilidades e funções, bem como dos demais membros da equipe, quando necessário.

II. Permitir o acesso do cliente ao prontuário, relatório, exame, laudo ou parecer elaborados pelo fonoaudiólogo, dando explicações necessárias a sua compreensão.

III. Desligar de seu atendimento o cliente que estiver sendo atendido simultaneamente por outro fonoaudiólogo.

Está correto o que se afirma em

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310Q803328 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Nova União MG, FUMARC

R.S.L, 8 anos, chegou a uma clínica fonoaudiológica para atendimento com as seguintes queixas: criança desorganizada, apresenta distúrbio articulatório, dificuldade de aprendizagem de leitura e escrita, habilidades de fala ruim e dificuldades em sequencializar e organizar estímulos verbais e não-verbais. Sobre essa criança, pode-se dizer que apresenta características de um quadro de:

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311Q143794 | Fonoaudiologia, Legislação e Ética Profissional, Analista Judiciário Fonoaudiólogo, TJ AP, FCC

Para analisar as afirmativas abaixo, considere o documento sobre o "Exercício Profissional do Fonoaudiólogo", do CFFa, em relação às áreas de competência do Fonoaudiólogo.

I. Diagnóstico fonoaudiológico: deve-se obter a história clínica do paciente/cliente, por meio de coleta de dados de entrevista ou anamnese, ou procedimento similar, tais como questionários impressos. A avaliação do paciente/cliente é realizada por meio de exame clínico e/ou pela observação de comportamentos relacionados à linguagem oral e escrita, voz, fluência da fala, articulação da fala, função auditiva periférica e central, função vestibular, sistema miofuncional orofacial e cervical, deglutição e seus transtornos.

II. Terapia: refere-se à competência para realizar terapia fonoaudiológica da linguagem oral e escrita, voz, fluência da fala, articulação da fala, função auditiva periférica e central, função vestibular, sistema miofuncional orofacial e cervical e deglutição, tanto no que diz respeito à habilitação, quanto à reabilitação de pacientes/clientes.

III. Para orientação do paciente/ cliente, o fonoaudiólogo deve escutá-lo, esclarecer os problemas existentes e suas consequências, explicar a anatomia e a fisiologia dos sistemas envolvidos na comunicação e na deglutição, assim como explicar o desenvolvimento da comunicação humana. Além disso, deve explicar e demonstrar os procedimentos, as rotinas e as técnicas fonoaudiológicas.

Está correto o que se afirma em

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312Q802697 | Fonoaudiologia, Técnico Municipal, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE

O uso adequado do mascaramento é essencial na realização dos testes audiométricos que, por sua vez, são parte integrante da avaliação audiológica. Uma vez que o objetivo da avaliação audiológica é a obtenção de resultados válidos e fidedignos, os fonoaudiólogos devem saber lidar com os vários procedimentos de mascaramento clínico para avaliar cada orelha de forma independente e precisa. Acerca desse assunto, julgue os próximos itens.

Deve-se sempre utilizar o mascaramento na pesquisa da via aérea.

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313Q844952 | Fonoaudiologia, Audiologia, Prefeitura de Arapongas PR Fonoaudiólogo 30h, FAFIPA, 2020

O processo de diagnóstico e intervenção em bebês e crianças pequenas deficientes auditivas coloca diante do fonoaudiólogo o desafio de estabelecer clinicamente a relação entre capacidade e desempenho auditivo. Portanto, preencha as lacunas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa CORRETA:
_________________________ é um conceito abstrato do potencial anatomofuncional de um sujeito, a partir de exames que avaliam a integridade e/ou funcionamento dos órgãos. Os exames objetivos da audição determinam as expectativas com relação às respostas auditivas das crianças e, consequentemente, o prognóstico quanto à aquisição da linguagem oral. _________________________ é aquilo que a criança “mostra” e está sujeito à influência de alguns fatores e da interação entre eles, uma vez que envolve comportamentos de diversas naturezas, que implicam não só ouvir, mas ter a possibilidade cognitiva e afetiva de demonstrar _________________________. Quanto melhor for a observação clínica do/da ________________________, melhor refletirá a/o _____________________________ da criança, já que sujeitos com exames idênticos podem apresentar características bastante diferentes na utilização desse potencial.
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314Q846057 | Fonoaudiologia, Voz, Prefeitura de Centenário do Sul PR Fonoaudiólogo, FAUEL, 2020

“A doença de Parkinson (DP) é uma das afecções degenerativas mais frequentes do sistema nervoso central. Suas principais manifestações clínicas envolvem o sistema motor e incluem: tremor de repouso, rigidez muscular, acinesia e alterações posturais. Em fases mais avançadas da DP, pode haver significativo comprometimento da produção da voz e articulação dos sons de maneira a prejudicar a comunicação oral” (DIAS; LIMONGI, 2003). Na Doença de Parkinson, os distúrbios da voz decorrem de três fatores principais, que são eles:
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315Q211465 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, ENADE, INEP

Uma criança nasceu com fissura transforame incisivo unilateral esquerda e foi encaminhada para acompanhamento em um centro de referência. Realizou as cirurgias plásticas primárias no tempo preconizado como ideal, bem como o enxerto ósseo secundário em rebordo alveolar. Foi submetida ao tratamento ortopédico transversal e sagitalmente, no final da dentição decídua. Atualmente está com 18 anos e continua seu acompanhamento especializado. Em sua última consulta fonoaudiológica, os resultados da avaliação foram: substituição dos pontos articulatórios dos fonemas labiodentais e linguodentais, por ponto bilabial e ponto linguolabial, respectivamente, ceceio anterior nos fonemas alveolares e fraca pressão intraoral nos fonemas plosivos, além de hipernasalidade moderada. Foi observada projeção anterior de língua durante a deglutição, nas três consistências de alimentos oferecidos. Apresentou qualidade vocal velada, com pitch muito agudo; ao longo do discurso, percebeu-se intensidade de voz reduzida, soprosidade assistemática e fadiga vocal (com resultado de exame laringológico, laudado por otorrinolaringologista, sem alterações estruturais).

Diante dos resultados da última avaliação, em relação à hipótese diagnóstica fonoaudiológica e aos encaminhamentos interdisciplinares necessários, assinale a opção correta.

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316Q801806 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, AMEAS PR, Prosperity

Assinale a alternativa incorreta:
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317Q802837 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, CISNOP PR, FAFIPA

A linguagem é considerada com funcionamento de natureza simbólica, tem papel constitutivo e é fruto de um processo interacional. Pode-se dizer ainda que a fala existe como tal porque alguém assim a reconhece. Assinale a alternativa CORRETA referente a essa teoria:
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318Q803376 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

As atividades que devem ser desenvolvidas no ambiente escolar pelo fonoaudiólogo incluem realizar atendimento terapêutico dos alunos que apresentarem alterações na triagem fonoaudiológica.
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319Q802162 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

O estudo de física e biofísica na fonoaudiologia tem o objetivo de compreender e conceituar os fenômenos físicos e psicoacústicos na produção dos sons, acústica da audição e fonação. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.

A velocidade de qualquer onda mecânica, transversal ou longitudinal, não depende das propriedades inerciais do meio (para armazenar energia cinética) nem das suas propriedades elásticas (para armazenar energia potencial).

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320Q844988 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Prefeitura de Bagé RS Fonoaudiólogo, FUNDATEC, 2020

Analise as assertivas abaixo com base no que afirma Ribas (2015) sobre fonoterapia da fala com enfoque fonológico:
I. O trabalho com dificuldades de linguagem oral necessita de ênfase na informação auditiva escrita e, por isso, sugere-se o uso de palavras escritas associadas a figuras trabalhadas em terapia. II. O modelo de terapia que tem como objetivos a conscientização do alvo a ser trabalhado (sons ou combinação de sons) e a articulação adequada destes, viabilizando a estimulação e a produção é chamado, Modelo de Ciclos. III. O modelo de Oposições Múltiplas é fundamentado na abordagem contrastiva e é utilizado com pacientes cuja fala é abundante em homônimos; os alvos tratados são aqueles em que o sistema fonológico da criança não mostra a contrastividade necessária.
Quais estão corretas?
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